HUGO FEITOSA GONCALVES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CSHNB

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hugo feitosa goncalves

ADJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CSHNB

PPGS023 - METODOLOGIA DA PESQUISA I - Turma: 01 (2012.1)

Tópicos Aulas
TICs em Turismo (18/02/2019 - 14/05/2019)

Aulas expositivas e leituras de artigos internacionais

   Livro Agências do Futuro 
Prova Individual (27/05/2019 - 27/05/2019)

Prova teórica da disciplina, individual

ENTREGA DA SEGUNDA AVALIAÇÃO (28/05/2019 - 28/05/2019)

Os alunos que estão matriculados em Marketing Turístico deverão entregar o Plano de Marketing entregue ao professor Vinicius para mim neste dia (irei avaliar, técnicas de comunicação, os 4 Ps com a parte do uso das tecnologias, além das entratégias comunicacionais que serão utilizados no Plano de Marketing)

Os alunos que NÃO ESTÃO MATRICULADOS EM MKT TURÍSTICO, deverão me entregar neste mesmo dia um plano de uma StartUp relacionados com TICs e Turismo (podem variar de áreas e ações, mas sempre vinculados ao Turismo, Lazer ou Hospitalidade).

AULA - ORIENTAÇÃO DOS TRABALHOS (28/05/2019 - 03/06/2019)

14H NA SALA 717

ARTIGO EM DUPLA - data da entrega (04/06/2019 - 04/06/2019)

O artigo deverá ser enviado via SIGAA no formato em Word (com os nomes dos componentes), apenas 1 aluno da dupla envia o trabalho no formato de tarefa do SIGAA que será aberto em Junho de 2019.

Diretrizes para Autores

Características do artigo

I. Tema diretamente relacionado ao TICs, turismo, Comunicação (para quem faz a disciplina de Marketing é obrigatório o tema de Marketing do Artigo).

II. Tema relevante para o conhecimento teórico do turismo.

III. Tema ou abordagem inovadora em relação à literatura existente (leituras obrigatórias de 3 livros e artigos internacionais).

IV. Método de pesquisa com certo rigor científico (ver como exemplo outros artigos para ver que tipo de abordagem metodológica eles fizeram e utilizaram nas pesquisas deles).

V. Ter no máximo de 10 mil palavras (incluindo resumos, referências e todos demais elementos textuais)

VI. Nas referências ter no mínimo 3 livros citados e 7 artigos citados (preferencialmente artigos internacionais e de revistas científicas). Não serão aceitas citações de wikipedia e nem de dicionários!


Preparação do artigo

O arquivo principal do artigo deve ser enviado em formato Word (.doc/.docx) ou Writer (.odt) com tamanho máximo de até 2 Mb.

Devem ser tomadas todas as providências possíveis para assegurar a não identificação do(s) autor(es) durante o processo de avaliação:

Inserir o nome dos autores no manuscrito.

 

Os artigos devem obrigatoriamente conter os seguintes elementos:

I. Título: apresentado em português, inglês e espanhol.

II. Resumo: Deve conter, no máximo, 200 palavras e obrigatoriamente incluir ao menos os seguintes itens: Objetivo da pesquisa; Método/técnicas de pesquisa; Principais resultados

III. Palavras-chave: lista de 3 a 5 termos. Deve-se preferencialmente utilizar termos do Tesauro Brasileiro de Turismo (http://www2.eca.usp.br/tesauroturismo/).

IV. Referencial Teórico

V. Procedimentos Metodológicos ou Metodologia

VI. Resultados e Discussões ou Análises

VII. Considerações Finais

VIII. Referências: lista completa e exclusiva das obras citadas ao longo do texto.

 

Formatação

Fonte Calibri 12 e citação direta Calibri 10, parágrafos espaçamento normal, sem espaçamento entre os parágrafos ZERO. Algumas normas de formatação devem ser obrigatoriamente observadas:

I. Citações longas, com mais de 3 linhas, devem aparecer em parágrafos exclusivos com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10.

II. Os títulos das seções do manuscrito devem ser numerados sequencialmente.

III. Tabelas, quadros e figuras devem ser numeradas, receber título próprio e ser mencionadas no texto.

IV. Tabelas, quadros e fórmulas devem ser apresentados em formato editável.

V. Gráficos e diagramas devem ser preferencialmente elaborados em fundo branco e utilizar fonte Calibri, normal, tamanho 10, preta.

VI. Todas as imagens devem ser apresentadas em definição suficiente para perfeita visualização com zoom de 100%.

VII. Textos presentes em imagens devem ser legíveis.

VIII. Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas se forem imprescindíveis, com fonte tamanho 9.

Norma específica de formatação, sugere-se a norma da American Psychological Association (APA). Conforme apresentado a seguir.


Citações e referências

As citações ao longo do texto e a lista de referências das obras citadas constante ao final do texto devem seguir a 6ª edição das normas da American Psychological Association (APA).

Para auxílio na tarefa de formatação das citações e referências, recomenda-se o uso de um software de gestão de referências (ex.: Mendeley e Endnote). Além disso, existem vários manuais de padronização APA disponíveis na internet. Dois manuais recomendados são:

Expressões em inglês constantes na norma da APA devem ser traduzidas para o português [ex. “Fyall and Leask (2007)” deve ser traduzido para “Fyall e Leask (2007)”].

As citações no corpo do texto devem seguir o sistema autor/ano. Citações diretas devem indicar também o número da(s) página(s). Exemplos:

  • Beni (1998) ou (Beni, 1998)
  • Fyall e Leask (2007) ou (Fyall & Leask, 2007)
  • Ritchie e Crouch (2000, p. 6) ou (Ritchie & Crouch, 2000, p. 6)
  • Ballantyne, Packer e Falk (2011) ou (Ballantyne, Packer, & Falk, 2011)
  • Gössling, Hall, Ekström, Engeset e Aall (2012) ou (Gössling, Hall, Ekström, Engeset, & Aall, 2012)

Na primeira vez em que aparecer no texto, citações de obras com mais de três autores devem apresentar todos os sobrenomes. Nas citações subsequentes deve ser apresentado apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de et al. Exemplo:

  • (Ballantyne et al., 2011)
  • (Gössling et al., 2012)

A lista de referências deve ser apresentada no final do texto em ordem alfabética de autor, de acordo com norma APA. Exemplos:

Ballantyne, R., Packer, J., & Falk, J. (2011). Visitors’ learning for environmental sustainability: Testing short- and long-term impacts of wildlife tourism experiences using structural equation modelling. Tourism Management, 32(6), 1243–1252.

Beni, M. C. (1998). Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: SENAC.

Fyall, A., & Leask, A. (2007). Destination marketing: Future issues – strategic challenges. Tourism and Hospitality Research, 7(1), 50-63

Gössling, S., Hall, C. M., Ekström, F., Engeset, A. B., & Aall, C. (2012). Transition management: a tool for implementing sustainable tourism scenarios? Journal of Sustainable Tourism, 20(6), 899–916.

Ritchie, J.R.B., & Crouch, G. (2000). The competitive destination: A sustainability perspective. Tourism Management, 21(1), 1-7.

  Como fazer Artigos.pdf 
VEJAM AS DICAS DESSE TEXTO
    
Inicia em 03/06/2019 às 18h 10 e finaliza em 04/06/2019 às 22h 1
Apresentação do programa, professora e aluno/as. início unidade I (17/05/2012 - 17/05/2012)

UNIDADE 1

Conhecimento, Ciências, Cientificidade

 Ciência e cientificidade: unidade, diversidade e condições teóricas e históricas da produção científica. Conhecimento científico e outros tipos de conhecimento.  Ciência moderna, paradigmatologia, complexidade e Interdisciplinaridade. O campo da cientificidade.  

Cont. Unidade I (24/05/2012 - 24/05/2012)

UNIDADE 1

Conhecimento, Ciências, Cientificidade

 Ciência e cientificidade: unidade, diversidade e condições teóricas e históricas da produção científica. Conhecimento científico e outros tipos de conhecimento.  Ciência moderna, paradigmatologia, complexidade e Interdisciplinaridade. O campo da cientificidade.  

Cont. Unidade I (31/05/2012 - 31/05/2012)

UNIDADE 1

Conhecimento, Ciências, Cientificidade

 Ciência e cientificidade: unidade, diversidade e condições teóricas e históricas da produção científica. Conhecimento científico e outros tipos de conhecimento.  Ciência moderna, paradigmatologia, complexidade e Interdisciplinaridade. O campo da cientificidade.  

Conclusão Unidade I. Avaliação. (07/06/2012 - 07/06/2012)

UNIDADE 1

Conhecimento, Ciências, Cientificidade

 Ciência e cientificidade: unidade, diversidade e condições teóricas e históricas da produção científica. Conhecimento científico e outros tipos de conhecimento.  Ciência moderna, paradigmatologia, complexidade e Interdisciplinaridade. O campo da cientificidade.  

Início Unid. II (14/06/2012 - 14/06/2012)

 UNIDADE 2

Epistemologia das ciências e condições sociais de produção do conhecimento científico

Epistemologias interna e externa. Condições sociais da produção científica: interferências, resistência e autonomia da prática científica, nos processos de ruptura, construção e constatação. Paradigmatologia:  simplificação, complexidade, transversalidade. Introdução a uma epistemologia das ciências humanas e sociais

  4 sessões= 16 horas

Cont. Unidade II (21/06/2012 - 21/06/2012)

 UNIDADE 2

Epistemologia das ciências e condições sociais de produção do conhecimento científico

Epistemologias interna e externa. Condições sociais da produção científica: interferências, resistência e autonomia da prática científica, nos processos de ruptura, construção e constatação. Paradigmatologia:  simplificação, complexidade, transversalidade. Introdução a uma epistemologia das ciências humanas e sociais

  4 sessões= 16 horas

Cont. Unid. II (28/06/2012 - 28/06/2012)
Conclusão unidade II. Avalição (05/07/2012 - 05/07/2012)

 UNIDADE 2

Epistemologia das ciências e condições sociais de produção do conhecimento científico

Epistemologias interna e externa. Condições sociais da produção científica: interferências, resistência e autonomia da prática científica, nos processos de ruptura, construção e constatação. Paradigmatologia:  simplificação, complexidade, transversalidade. Introdução a uma epistemologia das ciências humanas e sociais

  4 sessões= 16 horas

não houve aula (12/07/2012 - 12/07/2012)
não houve aula (19/07/2012 - 19/07/2012)
não houve aula (26/07/2012 - 26/07/2012)
SESSÃO I – As ciências sociais (sociologia) no contexto geral das ciências (11/10/2012 - 11/10/2012)
Aula Extra.
SESSÃO II - Método dialético: do concreto dado ao concreto pensado, as determinações e contradições da totalidade. (18/10/2012 - 18/10/2012)
Aula Extra.
SESSÃO III – Método fenomenológico: o campo da consciência e suas relações com o objeto externo (25/10/2012 - 25/10/2012)
Aula Extra.
SESSÃO IV – Método hipotético-dedutivo e o critério da falseabilidade. / Surveys: os laboratórios da pesquisa social (08/11/2012 - 08/11/2012)
Aula Extra.
SESSÃO V – Positivismo / funcionalismo: a objetividade nas ciências sociais (10/11/2012 - 10/11/2012)
Aula Extra.
SESSÃO VI – Estruturalismo: a estrutura como construção lógica do pensamento e elemento organizador universal da vida social (13/11/2012 - 13/11/2012)
Aula Extra.
SESSÃO VII-Sociologia compreensiva; a busca de sentidos da ação social e interação social (20/11/2012 - 20/11/2012)
Aula Extra.
SESSÃO VIII- Abordagens recentes: pesquisa ação, pos-modernidade, epistemologia feminista (22/11/2012 - 22/11/2012)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL OUT NOV Total
12 19 26 03 10 17 24 31 14 21 28 05 12 19 26 11 18 25 08 10 13 20 22
1 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
2 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 32
3 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
4 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
5 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 4 4 4 20
6 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
7 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
8 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
9 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201210**** 8,7 8.7 4 AM
2 201210**** 8,2 8.2 8 AM
3 201210**** 8,0 8.0 12 AM
4 201210**** 7,0 7.0 26 RF
5 201210**** 0,0 0.0 48 RF
6 201210**** 9,0 9.0 4 AM
7 201210**** 8,7 8.7 4 AM
8 201210**** 9,0 9.0 8 AM
9 201210**** 8,7 8.7 8 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Ciência e cientificidade: unidade, diversidade e condições teóricas e históricas da produção científica, lato sensu, e das ciências sociais, em particular. Epistemologia interna: critérios de cientificidade com recurso aos instrumentos disciplinares, como a dimensão metodológico-sintáctica organizadora do discurso e a dimensão teórico-semântica que se debruça sobre a relação com os referentes. Epistemologia externa: estado da problemática do campo científico, a qual define problemas e conduz as pesquisas por recurso ao conjunto teórico, metodológico e técnico disponível: das redes de interação e de causalidade que articulam os processos científicos aos processos globais do contexto, nas dimensões de âmbito político, econômico, social, institucional, simbólico. Condições sociais da produção científica susceptíveis de interferir no plano da investigação em suas relações diferenciadas com os processos sociais, assim como as condições de resistência e de autonomia da prática científica, nos processos de ruptura, construção e constatação. Processos discursivos (dialética, fenomenologia, quantificação, método hipotético-dedutivo) e quadros de referência (positivismo, compreensão, funcionalismo, estruturalismo) clássicos e desenvolvimentos recentes (pesquisa ação; pós-modernismo; epistemologia feminista...) nas ciências sociais. Rupturas, ressonâncias e cruzamentos entre aspectos e dimensões analíticas de escolas de pensamento ou tradições epistemológicas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas, discursivas, seminários.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O sistema de avaliação acontecerá de forma processual e contínua e levará em conta a frequência às aulas, leitura e discussão dos textos, além de uma avaliação escrita, ao final da disciplina, associando o conteúdo ministrado com o objeto de pesquisa.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/05/2012
17/05/2012
Apresentação do programa, professora e aluno/as. início unidade I
24/05/2012
24/05/2012
Cont. Unidade I
31/05/2012
31/05/2012
Cont. Unidade I
07/06/2012
07/06/2012
Conclusão Unidade I. Avaliação.
14/06/2012
14/06/2012
Início Unid. II
21/06/2012
21/06/2012
Cont. Unidade II
28/06/2012
28/06/2012
Cont. Unid. II
05/07/2012
05/07/2012
Conclusão unidade II. Avalição
12/07/2012
12/07/2012
não houve aula
19/07/2012
19/07/2012
não houve aula
26/07/2012
26/07/2012
não houve aula
11/10/2012
11/10/2012
SESSÃO I – As ciências sociais (sociologia) no contexto geral das ciências
18/10/2012
18/10/2012
SESSÃO II - Método dialético: do concreto dado ao concreto pensado, as determinações e contradições da totalidade.
25/10/2012
25/10/2012
SESSÃO III – Método fenomenológico: o campo da consciência e suas relações com o objeto externo
08/11/2012
08/11/2012
SESSÃO IV – Método hipotético-dedutivo e o critério da falseabilidade. / Surveys: os laboratórios da pesquisa social
10/11/2012
10/11/2012
SESSÃO V – Positivismo / funcionalismo: a objetividade nas ciências sociais
13/11/2012
13/11/2012
SESSÃO VI – Estruturalismo: a estrutura como construção lógica do pensamento e elemento organizador universal da vida social
20/11/2012
20/11/2012
SESSÃO VII-Sociologia compreensiva; a busca de sentidos da ação social e interação social
22/11/2012
22/11/2012
SESSÃO VIII- Abordagens recentes: pesquisa ação, pos-modernidade, epistemologia feminista
Avaliações
Data Descrição
07/01/2013 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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