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PPGENF005 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E FILOSÓFICOS DO CUIDAR EM ENFERMAGEM - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
Exposição: Acerca de la Filosofía de la Investigación en Enfermería (13/09/2024 - 13/09/2024)
Apresentação da disciplina; Dinâmica: Conceitos e a representação do mundo observado Leitura e discussão: Dallaire C. Revisiting the roots of nursing philosophy and critical theory: Past, present and future. Nursing Philosophy. 2018;19:e12204. DOI: 10.1111/nup.12204 Leitura para a aula seguinte: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes I a VI ? pág 22 a 60. Partes VII e VIII? pág 109 a 135.
   plano 
Exposição: História das ciências: os paradigmas de Thomas Khun e os Programas de Pesquisa de Lakatos (20/09/2024 - 20/09/2024)
Referência: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes I a VI ? pág 22 a 60. Partes VII e VIII? pág 109 a 135. Leitura e discussão: Guimarães, GL., et al. Por uma proprosta de avaliação da pós-graduação em enfermagem a partir de Thomas Khun. Texto e contexto enferm. V.29; e20190090, 2020. Leitura para a aula seguinte: Referências MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. P 117 a 195 ATIVIDADE ASSÍNCRONA PRODUÇÃO DOS TEXTOS E PREPARO DOS SEMINÁRIOS Preparo: Cada doutorando deverá escolher uma teoria alinhada ao objeto de tese e construir uma reflexão que contenha: Descrição dos conceitos e estrutura da teoria, fundamentação da teoria, articulação da teoria com o objeto de estudo. Os textos serão apresentados presencialmente nos dias em que a disciplina ocorrerá em Lima.
Modelos clássicos e análise de teoria de enfermagem (27/09/2024 - 27/09/2024)
Referências: MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. P 117 a 195. Leitura e discussão: IM E . -O. ( 2015) The current status of theory evaluation in nursing. Journal of Advanced Nursing 71(10), 2268?2278. doi: 10.1111/jan.12698 Leitura para a aula seguinte: Referência: Carvalho, V. Acerca de las bases teóricas, filosóficas, epistemológicas de la investigación científica ? el caso de la enfermería. Rio de Janeiro, UFRJ/EEAN, 2013.
Epistemologia de enfermagem na ótica de Vilma de Carvalho (04/10/2024 - 04/10/2024)
Leitura e discussão: Carvalho, V. Acerca de las bases teóricas, filosóficas, epistemológicas de la investigación científica ? el caso de la enfermería. Rio de Janeiro, UFRJ/EEAN, 2013. Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências ? uma contribuição para a enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem 2003 julho-agosto; 11(4):420-8. Leitura para a aula seguinte Referência: Eun-Ok I., et al. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156?164. doi: 10.1111/j.1547-5069.2012.01440.x
Tendências atuais das teorias de enfermagem (11/10/2024 - 11/10/2024)
Referência: Eun-Ok I., et al. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156?164. doi: 10.1111/j.1547-5069.2012.01440.x Leitura e discussão: Villalobos, María Mercedes durán de. La teoría, soporte de la ciencia y práctica de enfermería: tendencias. av.enferm., XXX (1): 9-12, 2012
Construção de teorias de enfermagem de médio alcance (18/10/2024 - 18/10/2024)
Leitura e discussão: Brandão, M. A. G., Martins, J. S. de A., Peixoto, M. de A. P., Lopes, R. O. P., & Primo, C. C.. (2017). Reflexões teóricas e metodológicas para a construção de teorias de médio alcance de enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, 26(4). https://doi.org/10.1590/0104-07072017001420017
Apresentação do texto reflexivo (25/10/2024 - 25/10/2024)
Apresentação do texto reflexivo (01/11/2024 - 01/11/2024)
Apresentação do texto reflexivo (08/11/2024 - 08/11/2024)
Apresentação do texto reflexivo (22/11/2024 - 22/11/2024)
Apresentação do texto reflexivo (29/11/2024 - 29/11/2024)
Apresentação do texto reflexivo (06/12/2024 - 06/12/2024)
Apresentação do texto reflexivo (06/12/2024 - 06/12/2024)
Apresentação do texto reflexivo (13/12/2024 - 13/12/2024)
Apresentação do texto reflexivo (20/12/2024 - 20/12/2024)
Apresentação do texto reflexivo (10/01/2025 - 10/01/2025)
Apresentação do texto reflexivo (17/01/2025 - 17/01/2025)
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA - Encerramento (24/01/2025 - 24/01/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
13 20 27 04 11 18 25 01 08 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24
1 2024100**** 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
2 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024101**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2024101**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2024101**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2024101**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Evolução do pensamento filosófico e do conhecimento científico e suas implicações no processo do cuidar da saúde e na construção do saber em enfermagem. As principais Teorias de Enfermagem e a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) como fundamento para a prática,ensino e pesquisa. Análise crítica da produção científica na enfermagem e sua aplicação na prática assistencial.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As atividades serão realizadas presencialmente ou remotamente por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação. Aulas expositivas e dialogadas; os alunos estudarão os textos base da disciplina antes de cada conferência. Serão realizadas atividades que interceptam o objeto de pesquisa do aluno ao quadro teórico estudado. Os alunos irão produzir material reflexivo acerca dos objetos de tese com uma teoria ou marco conceitual.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: De acordo com as NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, aprovada pelo CEPEX e em vigor desde 2012; em seu Capítulo I (Da Avaliação Da Aprendizagem E Da Assiduidade em Disciplinas):
- Art. 111: “Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que: I – Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) [ou seja, 45 horas de frequência, o limite máximo de faltas são 03 (três) dias de aula] da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais; II –Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.”
- Art. 113: “É reprovado no componente curricular o aluno cuja média final for menor que 4,0 (quatro). Neste caso o aluno não se poderá se submeter ao exame final”.
- Para as avaliações serão adotados processos avaliativos construtivistas: Assiduidade e participação nas webaulas serão indicadoras de qualificação das notas. Os alunos terão três notas que serão compostas por cinco atividades:
Horário de atendimento: 14h
Bibliografia: BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e linguagem. Petrópolis(RJ): Vozes, 2004.
CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993.
CARVALHO, V. Para uma epistemologia de enfermagem: tópicos de crítica e contribuição. Rio de Janeiro: UFRJ/EEAN, 2013.
MELEIS, A. I. Theoretical Nursing: development & progress. Wolters Kluwer Lippincott Williams & Wilkins. 5 ed. Philadelphia, 2012.
Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.
BRANDÃO MAG et al. Estratégias de análise de conceito para o desenvolvimento de teorias de enfermagem de médio alcance. Texto Contexto Enferm. 2019; 28:e20180390.
LEANDRO TA, et al. Desenvolvimento das teorias de médio alcance na enfermagem. Rev Bras Enferm. 2020;73(1):e20170893
BRANDÃO MAG et al. Reflexões teóricas e metodológicas para a construção de teorias de médio alcance de enfermagem. Texto Contexto Enferm, 2017; 26(4):e1420017
MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/09/2024
13/09/2024
Exposição: Acerca de la Filosofía de la Investigación en Enfermería
20/09/2024
20/09/2024
Exposição: História das ciências: os paradigmas de Thomas Khun e os Programas de Pesquisa de Lakatos
27/09/2024
27/09/2024
Modelos clássicos e análise de teoria de enfermagem
04/10/2024
04/10/2024
Epistemologia de enfermagem na ótica de Vilma de Carvalho
11/10/2024
11/10/2024
Tendências atuais das teorias de enfermagem
18/10/2024
18/10/2024
Construção de teorias de enfermagem de médio alcance
25/10/2024
25/10/2024
Apresentação do texto reflexivo
01/11/2024
01/11/2024
Apresentação do texto reflexivo
08/11/2024
08/11/2024
Apresentação do texto reflexivo
22/11/2024
22/11/2024
Apresentação do texto reflexivo
29/11/2024
29/11/2024
Apresentação do texto reflexivo
06/12/2024
06/12/2024
Apresentação do texto reflexivo
06/12/2024
06/12/2024
Apresentação do texto reflexivo
13/12/2024
13/12/2024
Apresentação do texto reflexivo
20/12/2024
20/12/2024
Apresentação do texto reflexivo
10/01/2025
10/01/2025
Apresentação do texto reflexivo
17/01/2025
17/01/2025
Apresentação do texto reflexivo
24/01/2025
24/01/2025
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA - Encerramento
Avaliações
Data Descrição
27/09/2024 1ª Avaliação
26/10/2024 2ª Avaliação
24/01/2025 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Cadastro da discipina no SIGAA 31/01/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1294 09/05/2025 01:07