-

CH/CEAD054 - HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - Turma: 5A (2024.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (05/11/2024 - 30/11/2024)

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): 

Profa. Dra. Carla Silvino de Oliveira 

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2021), com a tese intitulada "A Base Nacional Comum Curricular: disputas em torno da seleção curricular para o Ensino de História". Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (2003), Especialização em Docência na Educação a Distância pela Universidade de Fortaleza (2011) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professora adjunta do curso de História da Universidade Federal do Piauí - CSHNB. Tem experiência na área de Ensino de História, com ênfase em Currículo, Didática, Formação e Práticas Pedagógicas.

   Carla1 1- PLANO_DE_DISCIPLINA- ENSINO de HISTÓRIA do BRASIL e do MUNDO CONTEMPORÂNEO (1) (1).pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (05/11/2024 - 30/11/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (05/11/2024 - 30/11/2024)

Na unidade 1 discutiremos a História do Ensino de História através das mudanças e permanências ocorridas do século XIX ao tempo presente. Para isso, analisaremos o conhecimento histórico entre o campo acadêmico e escolar; debateremos sobre o ensino de História nas humanidades clássicas e modernas e por fim, refletiremos sobre as possibilidade de uma História para além do modelo Quadripartite.

Identificar as mudanças e permanências na História do Ensino de História ocorridas do século XIX ao tempo presente

BITTENCOURT, C. F. Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados, [S. l.], v. 32, n. 93, p. 127-149, 2018. DOI: 10.5935/0103-4014.20180035. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152562 . Acesso em: 25 abr. 2024

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. História do ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. Revista de História de Educação – RHE, Porto Alegre, v. 16, n. 37, maio/ago, 2012, p. 73- 91.

NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetórias e perspectivas. In: Revista Brasileira de História, ANPUH/Marco Zero, São Paulo, no 25/26, setembro 92/agosto 93, p. 143-162.

FERNANDES, A. T. de C. Ensino de História e seus conteúdos. Estudos Avançados, [S. l.], v. 32, n. 93, p. 151-173, 2018. DOI: 10.5935/0103-4014.20180036. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152566.  Acesso em: 25 abr. 2024.

 

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. História do ensino de História no Brasil: uma 

 

Ao fim da unidade, o aluno deverá compreender as mudanças e permanências ocorridas na História do Ensino de História.

   FÓRUM I - História do Ensino de História entre mudanças e permanências
Período de Habilitação: 05/11/2024 às 00:00 a 15/11/2024 às 23:59
    
Inicia em 05/11/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/11/2024 às 23h 59
UNIDADE II (05/11/2024 - 30/11/2024)

Na unidade2 iremos relacionar as categorias: Currículo, conhecimento e cultura escolar. Para isso, discutiremos a construção histórico-social dos currículos do Ensino de História (1997-2023) e identificaremos o conhecimento história na BNCC História

Estudar as Políticas curriculares contemporâneas e seus reflexos no Ensino de História, com ênfase nas reformas curriculares atuais

OLIVEIRA, Carla Silvino de. Historiadores e a disputa em torno do componente curricular da BNCC História. In: Jaqueline Zarbato; Osvaldo Rodrigues Junior; Renilson Rosa Ribeiro. (Org.). Estágio, práticas e extensão: vivências dos professores de história no tempo das incertezas e esperanças. 1ed.Cuiabá: Paruna Editorial, 2022, v. 1, p. 229-241.

OLIVEIRA, Carla Silvino de; CABRAL, D. L. M. L. . O Lugar da História Local: da BNCC ao currículo estadual do Piauí Ensino Fundamental (anos finais). EMBORNAL - Revista Eletrônica da ANPUH-CE., Ceará-Fortaleza, p. 45 - 66, 30 jun. 2024.

 

Na Unidade II o aluno deverá compreender a História Social do Currículo de História ocorrida do período de redemocratização aos dias atuais.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 12/11/2024 às 00:00 a 22/11/2024 às 23:59
    
Inicia em 12/11/2024 às 0h 0 e finaliza em 22/11/2024 às 23h 59
UNIDADE III (05/11/2024 - 30/11/2024)

Na unidade 3 revisaremos as discussões realizadas nos encontros anteriores e discutiremos as mudanças ocorridas no PNLD de História, para isso refletiremos sobre as experiências dos alunos em relação a escolha e utilização do Livro Didático de História em Sala de Aula.

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (05/11/2024 - 30/11/2024)
    
Inicia em 28/11/2024 às 0h 0 e finaliza em 01/12/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (05/11/2024 - 30/11/2024)
AVALIAÇÃO FINAL (05/11/2024 - 30/11/2024)
    
Inicia em 02/12/2024 às 0h 0 e finaliza em 03/12/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024201**** 9,0 7,0 7,0 8.2 0 MATRICULADO
2 2024201**** 7,0 5,0 5,0 6.2 0 MATRICULADO
3 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
4 2024201**** 7,0 9,0 9,0 7.8 0 MATRICULADO
5 2024201**** 9,0 0,0 0,0 5.4 0 MATRICULADO
6 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
7 2024201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
8 2024201**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 MATRICULADO
9 2024201**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
10 2024201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
11 2024201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
12 2024201**** 10,0 7,0 7,0 8.8 0 MATRICULADO
13 2024201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
14 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
15 2024201**** 0,0 10,0 10,0 4.0 0 MATRICULADO
16 2024201**** 9,0 8,0 8,0 8.6 0 MATRICULADO
17 2024201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
18 2024201**** 10,0 8,0 8,0 9.2 0 MATRICULADO
19 2024201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
20 2024201**** 9,0 7,0 7,0 8.2 0 MATRICULADO
21 2024201**** 7,0 9,0 9,0 7.8 0 MATRICULADO
22 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
23 2024201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
24 2024201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
25 2024201**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
26 2024201**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
27 2024201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
28 2024201**** 9,0 7,0 7,0 8.2 0 MATRICULADO
29 2024201**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
30 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
31 2024201**** 7,0 6,0 6,0 6.6 0 MATRICULADO
32 2024201**** 10,0 8,0 8,0 9.2 0 MATRICULADO
33 2024201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
34 2024201**** 9,0 6,0 6,0 7.8 0 MATRICULADO
35 2024201**** 10,0 8,0 8,0 9.2 0 MATRICULADO
36 2024201**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 MATRICULADO
37 2024201**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 MATRICULADO
38 2024201**** 0,0 8,0 8,0 3.2 0 MATRICULADO
39 2024201**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
40 2024201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
41 2024201**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 MATRICULADO
42 2024201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
43 2024201**** 9,0 8,0 8,0 8.6 0 MATRICULADO
44 2024201**** 7,0 0,0 0,0 4.2 0 MATRICULADO
45 2024201**** 9,0 8,0 8,0 8.6 0 MATRICULADO
46 2024201**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 MATRICULADO
47 2024201**** 9,0 8,0 8,0 8.6 0 MATRICULADO
48 2024201**** 7,0 8,0 8,0 7.4 0 MATRICULADO
49 2024201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
50 2024201**** 10,0 8,0 8,0 9.2 0 MATRICULADO
51 2024201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
52 2024201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
53 2024201**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 MATRICULADO
54 2024201**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 MATRICULADO
55 2024201**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 MATRICULADO
56 2024201**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
57 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
58 2024201**** 9,0 0,0 0,0 5.4 0 MATRICULADO
59 2024201**** 0,0 10,0 10,0 4.0 0 MATRICULADO
60 2024201**** 10,0 6,0 6,0 8.4 0 MATRICULADO
61 2024201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
62 2024201**** 10,0 7,0 7,0 8.8 0 MATRICULADO
63 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
64 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
65 2024201**** 10,0 9,0 8,0 9.4 0 MATRICULADO
66 2024201**** 10,0 8,0 8,0 9.2 0 MATRICULADO
67 2024201**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
68 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
69 2024201**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 MATRICULADO
70 2024201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
71 2024201**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
72 2024201**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
73 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
74 2024201**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 MATRICULADO
75 2024201**** 8,0 5,0 5,0 6.8 0 MATRICULADO
76 2024201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
77 2024201**** 10,0 8,0 8,0 9.2 0 MATRICULADO
78 2024201**** 10,0 8,0 8,0 9.2 0 MATRICULADO
79 2024201**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
80 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
81 2024201**** 7,0 5,0 5,0 6.2 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Encontro da disciplina História do Ensino de História 19/11/2024
Encontro da disciplina História do Ensino de História 12/11/2024
Encontro da disciplina História do Ensino de História 08/11/2024
1ª Encontro da disciplina História do Ensino de História 04/11/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1353 13/07/2025 11:03