-

CA/CEAD026 - CRIATIVIDADE, INSPIRAÇÃO E INOVAÇÃO: ROMPENDO OS PARADIGMAS - Turma: 8A (2024.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (23/06/2025 - 04/07/2025)

Mapa Mental da Disciplina Criatividade, Inspiração e Inovação: rompendo os paradigmas

 

Fonte: Elaborado pela professora (2025)

Caro(a) aluno(a),

Olá!!!

 

Inicialmente, parabéns por estarem aqui e sejam bem-vind@s a nossa disciplina de Processos Criativos e Formação para o Trabalho.

 

Essa disciplina possibilita, dentre outras coisas, render ótimas discussões e insights teóricos e práticos para projetos e aplicações em sala de aula.

 

Todo o conteúdo disponibilizado foi cuidadosamente preparado para que você tenha um excelente desempenho sobre os assuntos abordados.

Sendo assim, vamos juntos pensar “fora da caixinha”?

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível, com muito conteúdo e aprendizado, onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora: Cyjara Orsano

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Minicurrículo: Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Especialista em Gestão Empresarial, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Bacharel em Administração pelo instituto Camillo Filho (ICF). Professor efetivo do curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS). Desenvolve pesquisas no âmbito das ciências administrativas relacionadas aos seguintes temas: Marketing, Comportamento do Consumidor, Novas Tecnologias na Administração e Inovação.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7303813745917686

   ESPECIALIZAÇÃO - PLANO DA DISCIPLINA PARA PREENCHIMENTO DO PROFESSOR.pdf 
  Aula 1 
  Aula 2 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (23/06/2025 - 04/07/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (23/06/2025 - 04/07/2025)

PROCESSOS CRIATIVOS, ENSINO E APRENDIZAGEM

- Aspectos gerais relacionados aos processos criativos.

- Bloqueadores e facilitadores da criatividade.

- Criatividade e o processo de ensino-aprendizagem.

COMO CRIATIVIDADE É FUNDAMENTAL

- Definições e manifestações da criatividade.

- Desenvolvimento e comportamento criativo.

- Características do comportamento criativo

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE I

·         Contextualizar e definir os conceitos de criatividade, e os processos criativos com o comportamento humano

·         Identificar os bloqueadores e facilitadores da criatividade no contexto social.

·         Reconhecer a importância da criatividade e do processo ensino-aprendizagem, suas manifestações e características do comportamento criativo.

 

MAPA MENTAL DA DISCIPLINA CRIATIVIDADE, INSPIRAÇÃO E INOVAÇÃO: ROMPENDO OS PARADIGMAS

 

CATMIJLL, Ed; WALLACE, Amy. Criatividade S.A.: Superando as

forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2014.

GRADWELL, Malcolm. Fora de série: outliers. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

PIROLO, A. C. I. S. Processo da criatividade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016. Disponível em: http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201601/INTERATIVAS_2_0/PROCESSO_DA_CRIATIVIDADE/U1/LIVRO_UNICO.pdf . Acesso: 18 set. 2022.

OLIVEIRA, A. B. F; LIMA, A. I. B. Vigotski e os processos criativos de professores ante a realidade atual. Educação & Realidade, v. 42, n. 4, p. 1399-1419, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/T38MhGkwn35JLT33Zhct4Cr/?format=pdf&lang=pt . Acesso: 18 set. 2022.

Materiais complementares:

HARVARD BUSINESS SCHOOL PRESS. Implementando a inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

 

Vídeo: Criatividade na prática: O que é ser criativo?

Link: https://www.youtube.com/watch?v=__0TXg2tvGo

 

Nesta unidade você aprendeu sobre os aspectos gerais relacionados aos processos criativos, definindo-os e elencando os principais bloqueadores e facilitadores da criatividade. Além disso, foi possível estudar sobre como a criatividade é importante no processo ensino-aprendizagem.

    
Inicia em 26/06/2025 às 0h 0 e finaliza em 03/07/2025 às 23h 59
UNIDADE II (23/06/2025 - 04/07/2025)

ORGANIZAÇÃO DA INOVAÇÃO E DO EMPREENDEDORISMO

- Criatividade, empreendedorismo e inovação.

- Desenvolvimento das competências pessoais.

- Processos e ambiente da criação.

EMPREENDEDORISMO SOCIAL E INOVAÇÃO

- Desafios na gestão do empreendedorismo Social e da Inovação.

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE II

·         Identificar os fenômenos e os processos da inovação e do empreendedorismo na organização.

·         Debater, por meio de uma visão crítica do conhecimento científico, o desenvolvimento das competências pessoais no processo criativo.

·         Diagnosticar os desafios na gestão do empreendedorismo social e da inovação.

Materiais complementares:

BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.

FARFUS, D; ROCHA, M. C. S. Inovação social: um conceito em construção. In: FARFUS, D; ROCHA, M. C. S. (Org.). Inovações sociais. Curitiba: SESI/SENAI/IEL/UNINDUS, 2007, p. 13-34. Disponível em: http://arquivos.portaldaindustria.com.br/app/conteudo_18/2012/05/15/569/20130904104218759870i.pdf#page=13 . Acesso: 22 nov. 2021

Artigo: Inovação social além da tecnologia social: constructos em discussão

Link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6228745 

Artigo: O que é a Inovação Social? Maleabilidade Conceitual e Implicações Práticas

Link: https://www.scielo.br/j/dados/a/TgyQQ73yL9qF5R3xvSS3J9L/?format=html&lang=pt 

Video: Inovação Social e Impacto | Gabriela Werner

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ILLMtWlwZ-Q 

 

MAPA MENTAL DA DISCIPLINA CRIATIVIDADE, INSPIRAÇÃO E INOVAÇÃO: ROMPENDO OS PARADIGMAS

Fonte: Elaborada pela professora (2025)


 

 Nesta unidade você se aprofundou a respeito da importância da inovação no empreendedorismo, suas competências pessoais e os processos e ambiente da criação. Foi abordado também a relevância do empreendedorismo social e os seus desafios no seu gerenciamento.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 23/06/2025 às 00:00 a 04/07/2025 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (23/06/2025 - 04/07/2025)
    
Inicia em 03/07/2025 às 0h 0 e finaliza em 05/07/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (04/07/2025 - 04/07/2025)
    
Inicia em 06/07/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/07/2025 às 19h 0
AVALIAÇÃO FINAL (04/07/2025 - 04/07/2025)
    
Inicia em 08/07/2025 às 0h 0 e finaliza em 09/07/2025 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
2 2024201**** 6,0 10,0 6,0 6.8 0 AM
3 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2024201**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
7 2024201**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
8 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2024201**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 AM
10 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
12 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2024201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
16 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
17 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2024201**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
20 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2024201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
23 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
24 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
25 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2024201**** 0,0 0,0 10,0 2.0 0 RN
28 2024201**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM
29 2024201**** 10,0 0,0 8,0 7.6 0 AM
30 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2024201**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM
32 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2024201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
34 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2024201**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
1ª Aula - Criatividade, Inspiração e Inovação: Rompendo os paradigmas - 25/06/25 - 19h 23/06/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1353 14/07/2025 20:18