-

CMR0016 - FILOSOFIA DA EDUCACAO - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
Plano de ensino. (10/12/2012 - 10/12/2012)

Plano de ensino.

Apresentação pessoal e da disciplina. (11/12/2012 - 11/12/2012)
A grécia arcaica e a mitologia. (17/12/2012 - 17/12/2012)

A grécia arcaica e a mitologia.

O nascimento da filosofia ocidental. (18/12/2012 - 18/12/2012)

O nascimento da filosofia ocidental.

Platão e o mito da caverna. (07/01/2013 - 07/01/2013)

Paltão e o mito da caverna.

Platão e o mito da caverna. (08/01/2013 - 08/01/2013)

Platão e o mito da caverna.

A educação na idade média. São Tomás e Santo Agostinho. (14/01/2013 - 14/01/2013)

A educação na idade média. São Tomás e Santo Agostinho.

A educação na idade média. São Tomás e Santo Agostinho. (15/01/2013 - 15/01/2013)

A educação na idade média. São Tomás e Santo Agostinho.

O Emílio de Rousseau. (21/01/2013 - 21/01/2013)

O Emílio de Rousseau.

Rousseau e a natureza humana frente a educação. (22/01/2013 - 22/01/2013)

Rousseau e a natureza humana frente a educação.

Nietzsche e a educação: educação como processo. (28/01/2013 - 28/01/2013)

Nietzsche e a educação: educação como processo.

Nietzsche e a educação: educação como processo. (29/01/2013 - 29/01/2013)

Nietzsche e a educação: educação como processo.

apresentação de seminário. (04/02/2013 - 04/02/2013)

Apresentação de seminário.

Linhas gerais do pensamento de Lev Vigotsky: interacionismo. (05/02/2013 - 05/02/2013)

Linhas gerais do pensamento de Lev Vigotsky: interacionismo.

Apresentação de seminário. (18/02/2013 - 18/02/2013)

Apresentação de seminário.

Linhas gerais do pensamento de Jean Piaget: biologia e conhecimento. (19/02/2013 - 19/02/2013)

Linhas gerais do pensamento de Jean Piaget: biologia e conhecimento.

Apresentação de seminário. (25/02/2013 - 25/02/2013)

Apresentação de seminário.

Continuidade e interação na educação. (26/02/2013 - 26/02/2013)

Continuidade e interação na educação.

Apresentação de seminário. (04/03/2013 - 04/03/2013)

Apresentação de seminário.

Tecnologia e educação. O caso do ensino à distância. (05/03/2013 - 05/03/2013)

Tecnologia e educação. O caso do ensino à distância.

Apresentação de seminário. (11/03/2013 - 11/03/2013)

Apresentação de seminário.

A importância do método científico na educação segundo Dewey. (12/03/2013 - 12/03/2013)

A importância do método científico na educação segundo Dewey.

Apresentação de seminário. (18/03/2013 - 18/03/2013)

Apresentação de seminário.

Os meios e as metas da educação em John Dewey. (19/03/2013 - 19/03/2013)

Os meios e as metas da educação em John Dewey.

Apresentação de seminário. (25/03/2013 - 25/03/2013)

Apresentação de seminário.

John Dewey e o conceito de experiência na educação. (26/03/2013 - 26/03/2013)

John dewey e o oconceito de experiência na educação.

O sistema de ensino finlandês e suas bases pragmáticas. (01/04/2013 - 01/04/2013)

Exposição de vídeo e debate sobre o sistema de ensino finlandês, modelo reconhecidamente bem sucedido de educação pública.

Apresentação de seminário. (02/04/2013 - 02/04/2013)

Capítulo VIII de Educação e experiência de John Dewey.

Apresentação de seminário. Natureza do propósito educaional em Dewey. (08/04/2013 - 08/04/2013)

Apresentação de seminário.

Apresentação de seminário. A organização progressiva do currículo escolar em John Dewey. (09/04/2013 - 09/04/2013)

Apresentação de seminário. A organização progressiva do currículo escolar em John Dewey.

Críticas de Hannah Arendt ao pragmatismo na educação. (15/04/2013 - 15/04/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula DEZ JAN FEV MAR ABR Total
10 11 17 18 07 08 14 15 21 22 28 29 04 05 18 19 25 26 04 05 11 12 18 19 25 26 01 02 08 09 15 16 22
1 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 20125**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 201297**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 0 2 0 0 0 50
12 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 20125**** 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 46
26 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 6
39 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 2 2 0 2 0 0 0 12
44 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
45 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 2 0 0 0 8
46 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
47 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201297**** 8,0 9,0 7,0 8.0 0 AM
2 20125**** 7,0 9,0 8,0 8.0 0 AM
3 201297**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 201297**** 8,0 9,0 8,0 8.3 0 AM
5 201297**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
6 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 20124**** 7,0 10,0 7,0 8.0 0 AM
8 20125**** 9,0 8,0 7,0 8.0 0 AM
9 20125**** 7,0 8,0 8,0 7.7 0 AM
10 20124**** 7,0 10,0 9,0 8.7 0 AM
11 20125**** 9,0 10,0 7,0 8.7 0 AM
12 20116**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
13 201297**** 8,0 7,0 7,0 7.3 0 AM
14 201297**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
15 20125**** 9,0 9,0 7,0 8.3 0 AM
16 20125**** 7,0 10,0 8,0 8.3 0 AM
17 20125**** 7,0 10,0 7,0 8.0 0 AM
18 201297**** 7,0 9,0 7,0 7.7 0 AM
19 20124**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
20 20115**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
21 20125**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
22 20125**** 7,0 9,0 9,0 8.3 0 AM
23 20125**** 7,0 10,0 9,0 8.7 0 AM
24 20125**** 9,0 9,0 7,0 8.3 0 AM
25 201297**** 7,0 7,0 9,0 7.7 0 AM
26 20125**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
27 201297**** 7,0 9,0 8,0 8.0 0 AM
28 201297**** 7,0 9,0 7,0 7.7 0 AM
29 20125**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
30 201297**** 8,0 7,0 7,0 7.3 0 AM
31 20125**** 7,0 8,0 7,0 7.3 0 AM
32 20125**** 9,0 8,0 7,0 8.0 0 AM
33 20125**** 7,0 10,0 8,0 8.3 0 AM
34 20125**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
35 201297**** 7,0 9,0 8,0 8.0 0 AM
36 20125**** 7,0 8,0 7,0 7.3 0 AM
37 201297**** 9,0 10,0 9,5 9.5 0 AM
38 20125**** 9,0 8,0 7,0 8.0 0 AM
39 20125**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
40 20124**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
41 20125**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
42 20125**** 7,0 9,0 7,0 7.7 0 AM
43 201297**** 7,0 8,0 8,0 7.7 0 AM
44 201297**** 8,0 7,0 7,0 7.3 0 AM
45 20125**** 7,0 8,0 7,0 7.3 0 AM
46 20125**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
47 20125**** 7,0 9,0 8,0 8.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: 1.Filosofia e filosofia da Educação: concepções e especificidades da Filosofia; concepções de Educação; tarefas da Filosofia da Educação; relação entre Educação, Pedagogia, ensino; 2.Filosofia da Educação do/a professor/a; 3.Ideologia e educação; 4.Tendências pedagógicas da Educação Brasileira
Objetivos: Desenvolver uma postura crítica diante da realidade educacional brasileira; Contribuir para a compreensao, a importância e a necessidade da reflexao filosófica na formaçao do educador; Discutir sobre a ideologia na sociedade e, particularmente, na área educacional brasileira; Analisar as tendencias pedagógicas da Educaçao Brasileira, identificando seus pressupostos sócio-político e filosófico.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina transcorrerá de acordo com o andamento de aulas expositivas dialogadas e com o desenvolvimento de debates coletivos acerca dos temas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem na disciplina consiste de três elementos específicos: um exercício escrito individual, um seminário elaborado e apresentado em equipe de no máximo 05 integrantes e, além disso, uma nota de participação geral que levará em conta a contribuição de cada aluno nos processos pedagógicos normais. Todas as avaliações são de caráter obrigatório salvo justificativa legal apresentada para segundas chamadas.
Horário de atendimento: A combinar com a turma.
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/12/2012
10/12/2012
Plano de ensino.
11/12/2012
11/12/2012
Apresentação pessoal e da disciplina.
17/12/2012
17/12/2012
A grécia arcaica e a mitologia.
18/12/2012
18/12/2012
O nascimento da filosofia ocidental.
07/01/2013
07/01/2013
Platão e o mito da caverna.
08/01/2013
08/01/2013
Platão e o mito da caverna.
14/01/2013
14/01/2013
A educação na idade média. São Tomás e Santo Agostinho.
15/01/2013
15/01/2013
A educação na idade média. São Tomás e Santo Agostinho.
21/01/2013
21/01/2013
O Emílio de Rousseau.
22/01/2013
22/01/2013
Rousseau e a natureza humana frente a educação.
28/01/2013
28/01/2013
Nietzsche e a educação: educação como processo.
29/01/2013
29/01/2013
Nietzsche e a educação: educação como processo.
04/02/2013
04/02/2013
apresentação de seminário.
05/02/2013
05/02/2013
Linhas gerais do pensamento de Lev Vigotsky: interacionismo.
18/02/2013
18/02/2013
Apresentação de seminário.
19/02/2013
19/02/2013
Linhas gerais do pensamento de Jean Piaget: biologia e conhecimento.
25/02/2013
25/02/2013
Apresentação de seminário.
26/02/2013
26/02/2013
Continuidade e interação na educação.
04/03/2013
04/03/2013
Apresentação de seminário.
05/03/2013
05/03/2013
Tecnologia e educação. O caso do ensino à distância.
11/03/2013
11/03/2013
Apresentação de seminário.
12/03/2013
12/03/2013
A importância do método científico na educação segundo Dewey.
18/03/2013
18/03/2013
Apresentação de seminário.
19/03/2013
19/03/2013
Os meios e as metas da educação em John Dewey.
25/03/2013
25/03/2013
Apresentação de seminário.
26/03/2013
26/03/2013
John Dewey e o conceito de experiência na educação.
01/04/2013
01/04/2013
O sistema de ensino finlandês e suas bases pragmáticas.
02/04/2013
02/04/2013
Apresentação de seminário.
08/04/2013
08/04/2013
Apresentação de seminário. Natureza do propósito educaional em Dewey.
09/04/2013
09/04/2013
Apresentação de seminário. A organização progressiva do currículo escolar em John Dewey.
15/04/2013
15/04/2013
Críticas de Hannah Arendt ao pragmatismo na educação.
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:18