-

CMR0018 - PSICOLOGIA DA EDUCACAO - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina (11/12/2012 - 11/12/2012)
   PERÍODO ANTIGO.pptx 
Filme Ponto de Mutação (12/12/2012 - 12/12/2012)
Não Haverá Aula (18/12/2012)

Queridos e Queridas

Não haverá aula devido a compromisso anteriormente agendado

Grata

Ester Melo

 

Não Haverá Aula (19/12/2012)

Queridos e Queridas

Não haverá aula devido a compromisso anteriormente agendado

Grata

Ester Melo

 

Paradigmas epistemológicos do ensino: período antigo Paradigma platônico,paradigma aristotélico, paradigma agostiniano e paradigma medieval (08/01/2013 - 08/01/2013)
PASCUAL,J.G;DIAS,A.M.I.Fragmentos: filosofia, sociologia, psicologia: o que isso interessa a Educação ? Fortaleza, Brasil Tropical,2004.p. 11-38
Paradigmas epistemológicos do ensino: período moderno Paradigma racionalista cartesiano e empirista (09/01/2013 - 09/01/2013)
PASCUAL,J.G;DIAS,A.M.I.Fragmentos: filosofia, sociologia, psicologia: o que isso interessa a Educação ? Fortaleza, Brasil Tropical,2004.p.39-60
Paradigmas epistemológicos do ensino: período moderno Paradigma do ensino na modernidade e epistemologico histórico cultural (15/01/2013 - 15/01/2013)
PASCUAL,J.G;DIAS,A.M.I.Fragmentos: filosofia, sociologia, psicologia: o que isso interessa a Educação ? Fortaleza, Brasil Tropical,2004.p. 61-123.
Paradigmas epistemológicos do ensino: período contemporâneo Paradigma semântico (16/01/2013 - 16/01/2013)
PASCUAL,J.G;DIAS,A.M.I.Fragmentos: filosofia, sociologia, psicologia: o que isso interessa a Educação ? Fortaleza, Brasil Tropical,2004.p. 124-140.
Construtivismo (22/01/2013 - 22/01/2013)
FRANÇA,M.L.R.O desenvolvimento moral na perspectiva construtivista. In DIAS,A.M.I;PASCUAL, J.G Fragmentos: filosofia, sociologia, psicologia: o que isso interessa a Educação ? Fortaleza, Brasil Tropical,2006.p. 65-92
Construtivismo (23/01/2013 - 23/01/2013)
FRANÇA,M.L.R.O desenvolvimento moral na perspectiva construtivista. In DIAS,A.M.I;PASCUAL, J.G Fragmentos: filosofia, sociologia, psicologia: o que isso interessa a Educação ? Fortaleza, Brasil Tropical,2006.p. 65-92
O positivismo e pragmatismo (29/01/2013 - 29/01/2013)
DIAS,A.M.I;PASCUAL, J.G . O positivismo. In DIAS,A.M.I;PASCUAL, J.G . Fragmentos: filosofia, sociologia, psicologia: o que isso interessa a Educação ? Fortaleza, Brasil Tropical,2005.p.13-22. DIAS,A.M.I;PASCUAL, J.G . O pradigmatismo In DIAS,A.M.I;PASCUAL, J.G . Fragmentos: filosofia, sociologia, psicologia: o que isso interessa a Educação ? Fortaleza, Brasil Tropical,2005.p.23-43
Teoria crítica e Teoria Pós critica (30/01/2013 - 30/01/2013)
DIAS,A.M.I;PASCUAL, J.G A teoria crítica In Fragmentos: filosofia, sociologia, psicologia: o que isso interessa a Educação ? Fortaleza, Brasil Tropical,2005.p.44-62. DIAS,A.M.I;PASCUAL, J.G A teoria pós- crítica In Fragmentos: filosofia, sociologia, psicologia: o que isso interessa a Educação ? Fortaleza, Brasil Tropical,2005.p.63-72.
FILME: NENHUM A MENOS (05/02/2013 - 05/02/2013)
Visita Institucional (06/02/2013 - 06/02/2013)
Antiguidade grega:a paideia (19/02/2013 - 19/02/2013)
ARANHA,M.L.A.Antiguidade grega:a paideia. ARANHA,M.H.A. História da educação e da pedagogia:geral e Brasil,São Paulo,Moderna,2006. p.57-75.
Idade Média:mediada pela fé. (20/02/2013 - 20/02/2013)
ARANHA,M.L.A.Idade Média:mediada pela fé. M.H.A. História da educação e da pedagogia:geral e Brasil,São Paulo,Moderna,2006. p.101-117.
Renascencia europeia (26/02/2013 - 26/02/2013)
ARANHA,M.L.A. Renascencia europeia.M.H.A. História da educação e da pedagogia:geral e Brasil,São Paulo,Moderna,2006. p. 123-145.
Pedagogia realista (27/02/2013 - 27/02/2013)
ARANHA,M.L.A.Pedagogia realista. M.H.A. História da educação e da pedagogia:geral e Brasil,São Paulo,Moderna,2006. p.149-167.
A pedagogia liberal e laica (05/03/2013 - 05/03/2013)
ARANHA,M.L.A. A pedagogia liberal e laica. M.H.A. História da educação e da pedagogia:geral e Brasil,São Paulo,Moderna,2006. p. 172-195.
Século XIX: a educação nacional (06/03/2013 - 06/03/2013)
ARANHA,M.L.A.Século XIX: a educação nacional. M.H.A. História da educação e da pedagogia:geral e Brasil,São Paulo,Moderna,2006. p. 199-216.
FILME:PRO DIA NASCER FELI (12/03/2013 - 12/03/2013)
Visita a Instituição de Ensino (13/03/2013 - 13/03/2013)
Brasil: de colônia a império (19/03/2013 - 19/03/2013)
ARANHA,M.L.A.Brasil: de colônia a império. ARANHA,M.H.A. História da educação e da pedagogia:geral e Brasil,São Paulo,Moderna,2006. P. 219-233.
Educação para a democracia (20/03/2013 - 20/03/2013)
ARANHA,M.L.A.Educação para a democracia. ARANHA,M.H.A. História da educação e da pedagogia:geral e Brasil,São Paulo,Moderna,2006. p. 239-253.
Educação para a democracia (26/03/2013 - 26/03/2013)
ARANHA,M.L.A. Educação para a democracia. ARANHA,M.H.A. História da educação e da pedagogia:geral e Brasil,São Paulo,Moderna,2006. p. 255-283
Brasil: educação contemporânea (27/03/2013 - 27/03/2013)
ARANHA,M.L.A. Brasil: educação contemporânea. ARANHA,M.H.A. História da educação e da pedagogia:geral e Brasil,São Paulo,Moderna,2006. p. 293-315.
Brasil: educação contemporânea. (02/04/2013 - 02/04/2013)
ARANHA,M.L.A. Brasil: educação contemporânea. ,M.H.A. História da educação e da pedagogia:geral e Brasil,São Paulo,Moderna,2006. p. 315-347.
FILME:ESCRITORES DA LIBERDADE (03/04/2013 - 03/04/2013)
Visita Institucional (09/04/2013 - 09/04/2013)
Educação Permanente em Saúde (10/04/2013 - 10/04/2013)
CECCIM, Ricardo Burg and FEUERWERKER, Laura C. Macruz. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, n.5, pp. 1400-1410. ISSN 0102-311X
O quadrilátero da formação para área de saúde:ensino, gestão, formação e controle social. (16/04/2013 - 16/04/2013)
CECCIM,R.B,FEUERWERKER,L.M. O quadrilátero da formação para área de saúde:ensino, gestão, formação e controle social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(1):41- 65, 2004.
Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário (17/04/2013 - 17/04/2013)
CECCIM.R.B.Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface.2000.
Prova Escrita (23/04/2013 - 23/04/2013)
Avaliação Final (24/04/2013 - 24/04/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula DEZ JAN FEV MAR ABR Total
11 12 15 16 22 23 29 30 05 06 13 19 20 26 27 05 06 12 13 19 20 26 27 02 03 09 10 16 17
1 20125**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 6
2 20125**** 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 20125**** 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
4 20116**** 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 12
5 20115**** 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 26
6 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4
7 20125**** 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
8 20125**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 20125**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
10 20125**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 10
11 20115**** 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 0 2 2 22
12 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
13 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 20124**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
15 20125**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 20125**** 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 10
17 20124**** 2 2 1 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 11
18 20125**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
19 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 20125**** 2 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 28
21 20125**** 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 20125**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 10
25 20125**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
26 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 20125**** 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 10
28 20115**** 2 2 0 0 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 20
29 20124**** 2 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 12
30 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4
31 20125**** 0 0 0 2 2 1 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 27
32 20124**** 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 20125**** 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 26
34 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
35 20116**** 0 0 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 16
36 20125**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
37 20125**** 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
38 20125**** 0 0 0 0 0 0 1 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 5
39 20125**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
40 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 20125**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20115**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
2 20124**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 20125**** 8,0 10,0 8,0 8.7 0 AM
4 20115**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
5 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
6 20116**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
7 20124**** 7,0 10,0 9,0 8.7 0 AM
8 20125**** 3,0 0,0 0,0 1.0 0 RN
9 20125**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
10 20124**** 8,0 10,0 7,0 8.3 0 AM
11 20125**** 8,0 10,0 9,0 9.0 0 AM
12 20125**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
13 20125**** 8,0 10,0 8,0 8.7 0 AM
14 20116**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
15 20125**** 7,0 10,0 7,0 8.0 0 AM
16 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 20125**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
18 20125**** 8,0 10,0 8,0 8.7 0 AM
19 20125**** 8,0 10,0 8,0 8.7 0 AM
20 20125**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
21 20125**** 9,0 0,0 0,0 3.0 0 RN
22 20125**** 8,0 10,0 8,0 8.7 0 AM
23 20124**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
24 20125**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
25 20125**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
26 20125**** 7,0 10,0 7,0 8.0 0 AM
27 20125**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
28 20125**** 8,0 10,0 7,0 8.3 0 AM
29 20124**** 8,0 10,0 8,0 8.7 0 AM
30 20125**** 7,0 10,0 7,0 8.0 0 AM
31 20125**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
32 20125**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
33 20125**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
34 20124**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
35 20125**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
36 20124**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 20115**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
38 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 20125**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
40 20125**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
41 20125**** 8,0 10,0 7,0 8.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia buscará a construção de um espaço de aprendizagem através de diálogos e espaços de troca de conhecimento entre professores e estudantes. As aulas envolveram atividades de campo, exposição dialogada, roda de conversas, discussões sobre textos, visita institucionais, diários de campo e relatório das atividades. A leitura prévia dos textos propostos consistirá um quesito obrigatório para o desenvolvimento satisfatório da disciplina, presença, envolvimento e participação. O estudante deverá participar de forma implicada das aulas teóricas e vivências de campo. O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa responsável por 50% da média final e certificativa responsável por 50% da média final. A avaliação formativa irá considerar participação em sala de aula e atividades de campo a partir dos seguintes dominios. Seguem os domínios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula colocando discussões trazidas pelas referências bibliograficas, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com professores e demais estudantes. Dessa forma a avaliação visa contemplar as dimensões do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. O objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas que estimule o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa com 50% e certificativa com 50%, através de uma média ponderada. As dimensões do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. A avaliação formativa considera participação em sala de aula a partir dos seguintes dominios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com o professore demais estudantes. O objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas que estive o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/12/2012
11/12/2012
Apresentação da Disciplina
12/12/2012
12/12/2012
Filme Ponto de Mutação
18/12/2012
18/12/2012
Não Haverá Aula
19/12/2012
19/12/2012
Não Haverá Aula
08/01/2013
08/01/2013
Paradigmas epistemológicos do ensino: período antigo Paradigma platônico,paradigma aristotélico, paradigma agostiniano e paradigma medieval
09/01/2013
09/01/2013
Paradigmas epistemológicos do ensino: período moderno Paradigma racionalista cartesiano e empirista
15/01/2013
15/01/2013
Paradigmas epistemológicos do ensino: período moderno Paradigma do ensino na modernidade e epistemologico histórico cultural
16/01/2013
16/01/2013
Paradigmas epistemológicos do ensino: período contemporâneo Paradigma semântico
22/01/2013
22/01/2013
Construtivismo
23/01/2013
23/01/2013
Construtivismo
29/01/2013
29/01/2013
O positivismo e pragmatismo
30/01/2013
30/01/2013
Teoria crítica e Teoria Pós critica
05/02/2013
05/02/2013
FILME: NENHUM A MENOS
06/02/2013
06/02/2013
Visita Institucional
19/02/2013
19/02/2013
Antiguidade grega:a paideia
20/02/2013
20/02/2013
Idade Média:mediada pela fé.
26/02/2013
26/02/2013
Renascencia europeia
27/02/2013
27/02/2013
Pedagogia realista
05/03/2013
05/03/2013
A pedagogia liberal e laica
06/03/2013
06/03/2013
Século XIX: a educação nacional
12/03/2013
12/03/2013
FILME:PRO DIA NASCER FELI
13/03/2013
13/03/2013
Visita a Instituição de Ensino
19/03/2013
19/03/2013
Brasil: de colônia a império
20/03/2013
20/03/2013
Educação para a democracia
26/03/2013
26/03/2013
Educação para a democracia
27/03/2013
27/03/2013
Brasil: educação contemporânea
02/04/2013
02/04/2013
Brasil: educação contemporânea.
03/04/2013
03/04/2013
FILME:ESCRITORES DA LIBERDADE
09/04/2013
09/04/2013
Visita Institucional
10/04/2013
10/04/2013
Educação Permanente em Saúde
16/04/2013
16/04/2013
O quadrilátero da formação para área de saúde:ensino, gestão, formação e controle social.
17/04/2013
17/04/2013
Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário
23/04/2013
23/04/2013
Prova Escrita
24/04/2013
24/04/2013
Avaliação Final
Avaliações
Data Descrição
05/02/2013 1ª Avaliação
12/03/2013 2ª Avaliação
23/04/2013 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Feliz 2013 e Aulas 01/01/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 10:43