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DAA0276 - DIDATICA DA MATEMATICA - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
? Apresentação do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação. (11/03/2025 - 11/03/2025)
? Apresentação do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação.
   programa disci_didatica da matematica 2025.1.doc 
• Introdução a História dos números (13/03/2025 - 13/03/2025)
• Conhecendo a História dos números: civilização egípcia, chinesa, romana, maia e hindu-arábica. (18/03/2025 - 18/03/2025)
• Estudo e leitura do texto: Como a criança constrói o conceito de número com o texto: Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Autora: Ana Cristina Rangel. (20/03/2025 - 20/03/2025)
continuação da aula (25/03/2025 - 25/03/2025)
• Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação, seriação, inclusão, sequência e comparação. (27/03/2025 - 27/03/2025)
• Atividades práticas sobre as relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação, seriação, inclusão, sequência e comparação. (01/04/2025 - 01/04/2025)
• Discussão do texto- HIGINO, Z. A criança e a escrita numérica. Brasília: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, 168 (71) p 125 –140. Maio/Ago,1990. (03/04/2025 - 03/04/2025)
• Orientação para realização de trabalho de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação). • Trabalho de campo – realização da entrevista com as crianças sobre a escrita dos números. • Orientação da elaboração do banner VIRTUAL para socialização das entrevistas. (08/04/2025 - 08/04/2025)
Frequências da Turma

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Notas da Turma

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No decorrer do semestre realizaremos leituras e discussão de textos referentes aos conteúdos a serem estudados, bem como seminários e oficinas com o grupo classe com o objetivo de realizar um aprofundamento maior pelos alunos. Com isto, pretendemos proporcionar uma familiarização com o processo ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos e com a prática pedagógica, visto que estamos formando futuros professores.
Desenvolveremos também, trabalhos de campo com entrevista com crianças com o objetivo de compreender como a criança constrói o conceito de número e também com o objetivo de aproximar os alunos com a vivência escolar e com o ensino de matemática desenvolvido nas escolas.
Além disso, realizaremos momentos de produção de material/ seminários e video aulas através do estudo teórico e prático de conteúdos matemáticos com o objetivo de refletir sobre diversos métodos de ensinar e aprender os conceitos matemáticos referentes ao ensino infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Com isso, pretendemos discutir com os alunos os diversos recursos existentes para trabalhar os conteúdos matemáticos, como os jogos, e a importância de diversificar as estratégias de ensino buscando consequentemente, uma qualidade deste.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do curso será contínua e processual, tomando por base a produção do conhecimento individual e coletiva. Isto implica num acompanhamento de situações teórico-práticas vivenciadas ao longo do curso, acerca do ensino, com vistas a um redirecionamento crítico–reflexivo (técnico-político) da prática docente. Esclarecemos que o processo avaliativo desta disciplina segue a Resolução CEPEX-UFPI Nº 177/2012 e suas atualizações, assim como o PPC do Curso de Pedagogia. Portanto, será “aprovado por média o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade sejam satisfeitos, ou seja, obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular”. Nesse sentido, desenvolveremos três notas, que seguiram a seguinte sistemática de avaliação durante a disciplina e constará de verificação do desempenho dos alunos nas seguintes atividades:

Atividades individuais
Resenhas, prova, observação e registro de aula no ensino.

Atividades em grupo
Planejamento/execução/avaliação de seminários e oficinas práticas;
Produção de trabalhos escritos de pesquisa, dentre outros

Critérios de avaliação
Assiduidade, pontualidade e participação nos encontros na universidade;
Leitura e produção de textos (apresentando os critérios de sistematização teórico-prática, fundamentação lógica, contextualização, crítica, criatividade).

Horário de atendimento:
Bibliografia: BRASIL, MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO . Guia do Livro Didático (PNLD 2001).
BRASIL, Ministério da Educação e Desporto - Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF,1997.
CARRAHER, T., Carraher, D.e Schilemann, A. Na Vida Dez na Escola Zero. São Paulo – Ed. Cortez, 1988.
CARRAHER, T., Carraher, Aprender Pensando, Petrópolis:Vozes,1986.
DEHEINZELIN, M. A fome com a vontade de comer: uma proposta curricular de educação infantil. Petrópolis: vozes,p: 80-104,1994.
DIAS,F.R.T.S. e FARIA,VL.B. Como a criança constrói o concito de número. Caderno AMAE 1, p.19-25, 1988
DUHALDE, M. E. Encontros Iniciais com a Matemática: contribuições à educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas,1998.

GUELLI, O. Contando a história da matemática: 1- A invenção dos números; 2- Equação: o idioma da álgebra; 3 – História da equaçõa de 2° grau; 4 – História de potências e raízes; 5 – Jogando com a matemática – São Paulo- Ed. Ática, 1992.
HIGINO,Z. A criança e a escrita numérica. Brasília: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, 168 (71) p 125 –140. Maio/Ago,1990.
KAMII,C. A Criança e o Número . Campinas – Papirus, 1984.
LEMOS,M.P.F.Professorandos analisando atividades de interpretação de gráficos de barras.2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
MAGINA, S.; CAMPOS, T. M. M.; NUNES, T.; GITIRANA, V. Repensando adição, subtração: contribuições da teoria dos campos conceituais. 1ª ed. São Paulo: PROEM, 2001.
NUNES, T., CAMPOS,T., MAGINA,S. E BRYANT,P. Introdução à educação matemática. SP: PROEM, 2001.
RANGEL, A. C. Educação Matemática e a Construção do Número pela Criança. Porto Alegre: Artes Médicas,1992.
SELVA, A.C. número com sabor das letras. AMAE Educando, n°282,pp.12-15,1999.


7.1 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


BRASIL, SECRETARIA DE EDCUAÇÃO A DISTÂNCIA . Caderno TV ESCOLA 1 e 2. Brasília. MEC/SEF,2000.
CARRAHER, T. O Método Clínico: Usando os Exames de Piaget Petrópolis – Ed: Vozes,1983.
KAMII,C. Reinventando a Aritmética: Implicações da Teoria de Jean Piaget. Campinas Papirus, 1985.
MACHADO, S. D. A. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999.
MACHADO, N. Matemática e Realidade. São Paulo : Cortez,1987.
NUNES, T. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas,1997.
OLIVEIRA,J.B.A. Os livros descartáveis: exigência pedagógica ou apenas um bom negócio?. Caderno Pesquisa , São Paulo (44): 90-94, Fev,1983.
SINCLAIR, H. A notação numérica na criança. A Produção da Notação na Criança. Cap. II – São Paulo: Cortez,1989.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/03/2025
11/03/2025
? Apresentação do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação.
13/03/2025
13/03/2025
• Introdução a História dos números
18/03/2025
18/03/2025
• Conhecendo a História dos números: civilização egípcia, chinesa, romana, maia e hindu-arábica.
20/03/2025
20/03/2025
• Estudo e leitura do texto: Como a criança constrói o conceito de número com o texto: Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Autora: Ana Cristina Rangel.
25/03/2025
25/03/2025
continuação da aula
27/03/2025
27/03/2025
• Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação, seriação, inclusão, sequência e comparação.
01/04/2025
01/04/2025
• Atividades práticas sobre as relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação, seriação, inclusão, sequência e comparação.
03/04/2025
03/04/2025
• Discussão do texto- HIGINO, Z. A criança e a escrita numérica. Brasília: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, 168 (71) p 125 –140. Maio/Ago,1990.
08/04/2025
08/04/2025
• Orientação para realização de trabalho de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação). • Trabalho de campo – realização da entrevista com as crianças sobre a escrita dos números. • Orientação da elaboração do banner VIRTUAL para socialização das entrevistas.
Avaliações
Data Descrição
12/04/2025 1ª Avaliação
13/05/2025 2ª Avaliação
17/06/2025 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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