larissa maria feitosa gonçalves

M0R - DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA/CCS

DAA0276 - DIDATICA DA MATEMATICA - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
? Apresentação do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação. (11/03/2025 - 11/03/2025)
? Apresentação do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação.
   programa disci_didatica da matematica 2025.1.doc 
• Introdução a História dos números (13/03/2025 - 13/03/2025)
• Conhecendo a História dos números: civilização egípcia, chinesa, romana, maia e hindu-arábica. (18/03/2025 - 18/03/2025)
• Estudo e leitura do texto: Como a criança constrói o conceito de número com o texto: Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Autora: Ana Cristina Rangel. (20/03/2025 - 20/03/2025)
continuação da aula (25/03/2025 - 25/03/2025)
• Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação, seriação, inclusão, sequência e comparação. (27/03/2025 - 27/03/2025)
• Atividades práticas sobre as relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação, seriação, inclusão, sequência e comparação. (01/04/2025 - 01/04/2025)
• continuação da aula (03/04/2025 - 03/04/2025)
• • Finalização das apresentações sobre as noções de classificação, conservação, etc. (08/04/2025 - 08/04/2025)
• Discussão do texto- HIGINO, Z. A criança e a escrita numérica. Brasília: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, 168 (71) p 125 –140. Maio/Ago,1990. (10/04/2025 - 10/04/2025)
Orientação para realização de trabalho de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação). • Trabalho de campo – realização da entrevista com as crianças sobre a escrita dos números. • Orientação da elaboração do banner VIRTUAL para socialização das entrevistas. (15/04/2025 - 15/04/2025)
• Discussão do texto – “Aprender Pensando”- divisão dos grupos para os recursos de – ábaco, quadro valor de lugar, e material dourado. • Orientação para realização de trabalho de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação). • Trabalho de campo – realização da entrevista com as crianças sobre a escrita dos números. • Orientação da elaboração do banner VIRTUAL para socialização das entrevistas. (17/04/2025 - 17/04/2025)
• Estudar como a criança aprende o sistema de numeração decimal: contagem, agrupamentos e reagrupamentos. • (Utilização do ábaco, quadro valor de lugar e outros recursos). (22/04/2025 - 22/04/2025)
• Orientação para elaboração das microaulas sobre o SND, o ábaco, material dourado e quadro valor de lugar. (24/04/2025 - 24/04/2025)
• Continuação das discussões sobre o SND e o Valor posicional do número. • Orientações sobre como utilizar o ábaco e material dourado no ensino das 4 operações fundamentais ( adição, subtração, multiplicação e divisão). – Essa parte será realiza pelo grupo com uma apresentação prática de forma e estratégia para utilizar o ábaco e material dourado e outros recursos. (29/04/2025 - 29/04/2025)
• Continuação da aula sobre SND com a apresentação dos grupos sobre os recursos do ábaco, material dourado e quadro valor de lugar (01/05/2025 - 01/05/2025)
• continuação da aula (06/05/2025 - 06/05/2025)
• Estudo e leitura sobre Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração) e classificação de problemas (08/05/2025 - 08/05/2025)
• Discussão do texto e tema: Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração). (13/05/2025 - 13/05/2025)
• Orientação das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos. (15/05/2025 - 15/05/2025)
• Orientação das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos. (20/05/2025 - 20/05/2025)
• Orientação das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos. (22/05/2025 - 22/05/2025)
• Orientação das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos. (27/05/2025 - 27/05/2025)
• Orientação das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos. (29/05/2025 - 29/05/2025)
• Apresentação da pesquisa de campo. (03/06/2025 - 03/06/2025)
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Literatura ensino de matemática através da resolução de problemas. (teórico) (05/06/2025 - 05/06/2025)
aula de preparação de microaula (10/06/2025 - 10/06/2025)
• aula de preparação de microaula (12/06/2025 - 12/06/2025)
• EMAS DAS APRESENTAÇÕES - Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (teórico) (17/06/2025 - 17/06/2025)
TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (prático) (19/06/2025 - 19/06/2025)
TEMAS DAS APRESENTAÇÕES- estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central). -(Teórico e prático) (24/06/2025 - 24/06/2025)
TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução aos conceitos básicos das medidas (massa, volume, comprimento). - (teórico) (26/06/2025 - 26/06/2025)
TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução aos conceitos básicos das medidas (massa, volume, comprimento). - (prático) (01/07/2025 - 01/07/2025)
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução à geometria – círculo, triângulo e quadrado. (Teorico e prático) (03/07/2025 - 03/07/2025)
Entrega de trabalho e avaliação da disciplina (08/07/2025 - 08/07/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
11 13 18 20 25 27 01 03 08 10 15 22 24 06 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 24 26 01
1 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
2 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
3 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 8
4 2017902**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 16
5 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2023901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 8
7 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
8 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2023902**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
10 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 6
11 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 8
13 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 6
14 2023900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2023901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 8
16 2023902**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 8
17 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
18 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
20 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 4
21 2023900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
22 2023900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
23 2023901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
24 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
25 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
27 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
28 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2023902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
31 2023902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 6
32 2023901**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
33 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
34 2023901**** 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023900**** 9,5 8,9 10,0 9.5 2 MATRICULADO
2 2023902**** 8,8 9,5 10,0 9.4 6 MATRICULADO
3 2023902**** 8,8 8,5 10,0 9.1 10 MATRICULADO
4 2023900**** 9,0 8,8 10,0 9.3 4 MATRICULADO
5 2023900**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 MATRICULADO
6 2023900**** 8,8 8,8 10,0 9.2 4 MATRICULADO
7 2023901**** 8,8 8,9 10,0 9.2 4 MATRICULADO
8 2023900**** 8,8 8,8 10,0 9.2 8 MATRICULADO
9 2023900**** 9,0 8,2 10,0 9.1 4 MATRICULADO
10 2023900**** 8,8 8,9 10,0 9.2 4 MATRICULADO
11 2023900**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 MATRICULADO
12 2023901**** 9,0 8,8 10,0 9.3 4 MATRICULADO
13 2023902**** 9,0 8,2 10,0 9.1 8 MATRICULADO
14 2023901**** 9,5 8,9 10,0 9.5 8 MATRICULADO
15 2023900**** 9,0 8,5 10,0 9.2 4 MATRICULADO
16 2023901**** 9,0 8,8 10,0 9.3 6 MATRICULADO
17 2023902**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 MATRICULADO
18 2023901**** 8,8 8,9 10,0 9.2 6 MATRICULADO
19 2017902**** 8,5 10,0 16 MATRICULADO
20 2020900**** 8,8 9,0 10,0 9.3 2 MATRICULADO
21 2023901**** 9,0 8,9 10,0 9.3 2 MATRICULADO
22 2023901**** 8,9 8,2 10,0 9.0 4 MATRICULADO
23 2023902**** 9,0 8,2 10,0 9.1 4 MATRICULADO
24 2023902**** 8,9 9,0 10,0 9.3 8 MATRICULADO
25 2023900**** 8,8 8,5 10,0 9.1 0 MATRICULADO
26 2023902**** 8,9 9,0 10,0 9.3 8 MATRICULADO
27 2023900**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 MATRICULADO
28 2023901**** 8,9 9,0 10,0 9.3 12 MATRICULADO
29 2023900**** 8,9 9,0 10,0 9.3 2 MATRICULADO
30 2023900**** 8,9 9,0 10,0 9.3 4 MATRICULADO
31 2023901**** 9,0 8,2 10,0 9.1 8 MATRICULADO
32 2023900**** 9,5 9,5 10,0 9.7 2 MATRICULADO
33 2023900**** 8,9 9,0 10,0 9.3 2 MATRICULADO
34 2023901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 6 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No decorrer do semestre realizaremos leituras e discussão de textos referentes aos conteúdos a serem estudados, bem como seminários e oficinas com o grupo classe com o objetivo de realizar um aprofundamento maior pelos alunos. Com isto, pretendemos proporcionar uma familiarização com o processo ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos e com a prática pedagógica, visto que estamos formando futuros professores.
Desenvolveremos também, trabalhos de campo com entrevista com crianças com o objetivo de compreender como a criança constrói o conceito de número e também com o objetivo de aproximar os alunos com a vivência escolar e com o ensino de matemática desenvolvido nas escolas.
Além disso, realizaremos momentos de produção de material/ seminários e video aulas através do estudo teórico e prático de conteúdos matemáticos com o objetivo de refletir sobre diversos métodos de ensinar e aprender os conceitos matemáticos referentes ao ensino infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Com isso, pretendemos discutir com os alunos os diversos recursos existentes para trabalhar os conteúdos matemáticos, como os jogos, e a importância de diversificar as estratégias de ensino buscando consequentemente, uma qualidade deste.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do curso será contínua e processual, tomando por base a produção do conhecimento individual e coletiva. Isto implica num acompanhamento de situações teórico-práticas vivenciadas ao longo do curso, acerca do ensino, com vistas a um redirecionamento crítico–reflexivo (técnico-político) da prática docente. Esclarecemos que o processo avaliativo desta disciplina segue a Resolução CEPEX-UFPI Nº 177/2012 e suas atualizações, assim como o PPC do Curso de Pedagogia. Portanto, será “aprovado por média o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade sejam satisfeitos, ou seja, obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular”. Nesse sentido, desenvolveremos três notas, que seguiram a seguinte sistemática de avaliação durante a disciplina e constará de verificação do desempenho dos alunos nas seguintes atividades:

Atividades individuais
Resenhas, prova, observação e registro de aula no ensino.

Atividades em grupo
Planejamento/execução/avaliação de seminários e oficinas práticas;
Produção de trabalhos escritos de pesquisa, dentre outros

Critérios de avaliação
Assiduidade, pontualidade e participação nos encontros na universidade;
Leitura e produção de textos (apresentando os critérios de sistematização teórico-prática, fundamentação lógica, contextualização, crítica, criatividade).

Horário de atendimento:
Bibliografia: BRASIL, MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO . Guia do Livro Didático (PNLD 2001).
BRASIL, Ministério da Educação e Desporto - Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF,1997.
CARRAHER, T., Carraher, D.e Schilemann, A. Na Vida Dez na Escola Zero. São Paulo – Ed. Cortez, 1988.
CARRAHER, T., Carraher, Aprender Pensando, Petrópolis:Vozes,1986.
DEHEINZELIN, M. A fome com a vontade de comer: uma proposta curricular de educação infantil. Petrópolis: vozes,p: 80-104,1994.
DIAS,F.R.T.S. e FARIA,VL.B. Como a criança constrói o concito de número. Caderno AMAE 1, p.19-25, 1988
DUHALDE, M. E. Encontros Iniciais com a Matemática: contribuições à educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas,1998.

GUELLI, O. Contando a história da matemática: 1- A invenção dos números; 2- Equação: o idioma da álgebra; 3 – História da equaçõa de 2° grau; 4 – História de potências e raízes; 5 – Jogando com a matemática – São Paulo- Ed. Ática, 1992.
HIGINO,Z. A criança e a escrita numérica. Brasília: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, 168 (71) p 125 –140. Maio/Ago,1990.
KAMII,C. A Criança e o Número . Campinas – Papirus, 1984.
LEMOS,M.P.F.Professorandos analisando atividades de interpretação de gráficos de barras.2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
MAGINA, S.; CAMPOS, T. M. M.; NUNES, T.; GITIRANA, V. Repensando adição, subtração: contribuições da teoria dos campos conceituais. 1ª ed. São Paulo: PROEM, 2001.
NUNES, T., CAMPOS,T., MAGINA,S. E BRYANT,P. Introdução à educação matemática. SP: PROEM, 2001.
RANGEL, A. C. Educação Matemática e a Construção do Número pela Criança. Porto Alegre: Artes Médicas,1992.
SELVA, A.C. número com sabor das letras. AMAE Educando, n°282,pp.12-15,1999.


7.1 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


BRASIL, SECRETARIA DE EDCUAÇÃO A DISTÂNCIA . Caderno TV ESCOLA 1 e 2. Brasília. MEC/SEF,2000.
CARRAHER, T. O Método Clínico: Usando os Exames de Piaget Petrópolis – Ed: Vozes,1983.
KAMII,C. Reinventando a Aritmética: Implicações da Teoria de Jean Piaget. Campinas Papirus, 1985.
MACHADO, S. D. A. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999.
MACHADO, N. Matemática e Realidade. São Paulo : Cortez,1987.
NUNES, T. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas,1997.
OLIVEIRA,J.B.A. Os livros descartáveis: exigência pedagógica ou apenas um bom negócio?. Caderno Pesquisa , São Paulo (44): 90-94, Fev,1983.
SINCLAIR, H. A notação numérica na criança. A Produção da Notação na Criança. Cap. II – São Paulo: Cortez,1989.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/03/2025
11/03/2025
? Apresentação do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação.
13/03/2025
13/03/2025
• Introdução a História dos números
18/03/2025
18/03/2025
• Conhecendo a História dos números: civilização egípcia, chinesa, romana, maia e hindu-arábica.
20/03/2025
20/03/2025
• Estudo e leitura do texto: Como a criança constrói o conceito de número com o texto: Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Autora: Ana Cristina Rangel.
25/03/2025
25/03/2025
continuação da aula
27/03/2025
27/03/2025
• Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação, seriação, inclusão, sequência e comparação.
01/04/2025
01/04/2025
• Atividades práticas sobre as relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação, seriação, inclusão, sequência e comparação.
03/04/2025
03/04/2025
• continuação da aula
08/04/2025
08/04/2025
• • Finalização das apresentações sobre as noções de classificação, conservação, etc.
10/04/2025
10/04/2025
• Discussão do texto- HIGINO, Z. A criança e a escrita numérica. Brasília: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, 168 (71) p 125 –140. Maio/Ago,1990.
15/04/2025
15/04/2025
Orientação para realização de trabalho de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação). • Trabalho de campo – realização da entrevista com as crianças sobre a escrita dos números. • Orientação da elaboração do banner VIRTUAL para socialização das entrevistas.
17/04/2025
17/04/2025
• Discussão do texto – “Aprender Pensando”- divisão dos grupos para os recursos de – ábaco, quadro valor de lugar, e material dourado. • Orientação para realização de trabalho de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação). • Trabalho de campo – realização da entrevista com as crianças sobre a escrita dos números. • Orientação da elaboração do banner VIRTUAL para socialização das entrevistas.
22/04/2025
22/04/2025
• Estudar como a criança aprende o sistema de numeração decimal: contagem, agrupamentos e reagrupamentos. • (Utilização do ábaco, quadro valor de lugar e outros recursos).
24/04/2025
24/04/2025
• Orientação para elaboração das microaulas sobre o SND, o ábaco, material dourado e quadro valor de lugar.
29/04/2025
29/04/2025
• Continuação das discussões sobre o SND e o Valor posicional do número. • Orientações sobre como utilizar o ábaco e material dourado no ensino das 4 operações fundamentais ( adição, subtração, multiplicação e divisão). – Essa parte será realiza pelo grupo com uma apresentação prática de forma e estratégia para utilizar o ábaco e material dourado e outros recursos.
01/05/2025
01/05/2025
• Continuação da aula sobre SND com a apresentação dos grupos sobre os recursos do ábaco, material dourado e quadro valor de lugar
06/05/2025
06/05/2025
• continuação da aula
08/05/2025
08/05/2025
• Estudo e leitura sobre Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração) e classificação de problemas
13/05/2025
13/05/2025
• Discussão do texto e tema: Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração).
15/05/2025
15/05/2025
• Orientação das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos.
20/05/2025
20/05/2025
• Orientação das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos.
22/05/2025
22/05/2025
• Orientação das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos.
27/05/2025
27/05/2025
• Orientação das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos.
29/05/2025
29/05/2025
• Orientação das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos.
03/06/2025
03/06/2025
• Apresentação da pesquisa de campo.
05/06/2025
05/06/2025
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Literatura ensino de matemática através da resolução de problemas. (teórico)
10/06/2025
10/06/2025
aula de preparação de microaula
12/06/2025
12/06/2025
• aula de preparação de microaula
17/06/2025
17/06/2025
• EMAS DAS APRESENTAÇÕES - Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (teórico)
19/06/2025
19/06/2025
TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (prático)
24/06/2025
24/06/2025
TEMAS DAS APRESENTAÇÕES- estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central). -(Teórico e prático)
26/06/2025
26/06/2025
TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução aos conceitos básicos das medidas (massa, volume, comprimento). - (teórico)
01/07/2025
01/07/2025
TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução aos conceitos básicos das medidas (massa, volume, comprimento). - (prático)
03/07/2025
03/07/2025
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução à geometria – círculo, triângulo e quadrado. (Teorico e prático)
08/07/2025
08/07/2025
Entrega de trabalho e avaliação da disciplina
Avaliações
Data Descrição
12/04/2025 1ª Avaliação
13/05/2025 2ª Avaliação
17/06/2025 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1352 11/07/2025 07:20