-

DAA0335 - ESTAGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA II- ALFABETIZAÇÃO - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de curso e Organização do Estágio nas escolas e solicitação de preenchimento do termo de compromisso. Distribuição dos Grupos nas escolas. (11/03/2025 - 11/03/2025)
   OFICIO 
Estudo de texto (15/03/2025 - 15/03/2025)
• Refletindo sobre o Processo de Alfabetização – Alfabetização e Letramento e sua indissociabilidade. • Discussão e reflexão sobre as temáticas abordadas no texto (18/03/2025 - 18/03/2025)
Estudo de texto (22/03/2025 - 22/03/2025)
Discussão e reflexão sobre as temáticas abordadas no texto (25/03/2025 - 25/03/2025)
Prepração e planejamento das observações participantes (29/03/2025 - 29/03/2025)
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina (01/04/2025 - 01/04/2025)
Prepração e planejamento das observações participantes (05/04/2025 - 05/04/2025)
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina (08/04/2025 - 08/04/2025)
Prepração e planejamento das observações participantes (12/04/2025 - 12/04/2025)
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina (15/04/2025 - 15/04/2025)
FERIADO (19/04/2025 - 19/04/2025)
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina (22/04/2025 - 22/04/2025)
Elaboração do relatórico para socialização das observações participantes (26/04/2025 - 26/04/2025)
Socialização das experiências de observação participante/ planejamento das regências/ Orientação para elaboração das regências. (29/04/2025 - 29/04/2025)
Preparação e elaboração de material para regências (03/05/2025 - 03/05/2025)
Intervenção nas situações de aprendizagem (06/05/2025 - 06/05/2025)
Elaboração de mateiral e planos de aula para regências (10/05/2025 - 10/05/2025)
Intervenção nas situações de aprendizagem (13/05/2025 - 13/05/2025)
Elaboração de mateiral e planos de aula para regências (17/05/2025 - 17/05/2025)
Intervenção nas situações de aprendizagem (20/05/2025 - 20/05/2025)
Elaboração de mateiral e planos de aula para regências (24/05/2025 - 24/05/2025)
Intervenção nas situações de aprendizagem (27/05/2025 - 27/05/2025)
Elaboração de mateiral e planos de aula para regências (31/05/2025 - 31/05/2025)
Intervenção nas situações de aprendizagem (03/06/2025 - 03/06/2025)
Elaboração de mateiral e planos de aula para regências (07/06/2025 - 07/06/2025)
Intervenção nas situações de aprendizagem (10/06/2025 - 10/06/2025)
Elaboração de mateiral e planos de aula para regências (14/06/2025 - 14/06/2025)
Intervenção nas situações de aprendizagem (17/06/2025 - 17/06/2025)
Produção do relatório do Estágio - Orientação (21/06/2025 - 21/06/2025)
Produção do relatório do Estágio - Orientação (24/06/2025 - 24/06/2025)
Produção do relatório do Estágio - Orientação (28/06/2025 - 28/06/2025)
Avaliação final da disciplina e entrega do trabalho final (01/07/2025 - 01/07/2025)
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina de Estágio Supervisionado II – Alfabetização será realizada de forma presencial. Neste contexto, propomos atividades de reflexão sobre práticas, além de vivências na escola a partir do planejamento, execução e avaliação de aulas, mediadas pela produção de recursos didáticos. Propomos uma metodologia participativa, fundada em uma prática dialógica, compartilhada, reflexiva e crítica.A frequência nas práticas a serem desenvolvidas na escola-campo serão registradas em fichas assinadas pelo(a) supervisor(a) do estágio, professor(a) da escola-campo, e pela apresentação das ações em relatório. Esperamos que essa experiência seja significativa, tanto para docentes quanto para os discentes do Curso de Pedagogia, oportunizando novos aprendizados relacionados com o processo ensino-aprendizagem. Procedimentos:
 Socialização e discussão do plano de ensino da disciplina de forma dialogada entre professoras e estudantes;
 Aulas expositivas dialogadas;
 Estudo de textos;
 Elaboração e análise de planos de aula;
 Participação em fóruns;
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Elegemos uma avaliação que tenha caráter diagnóstico e formativo, considerando a participação e desempenho nas atividades individuais e grupais. A avaliação segue a normativa 177/2012 – CEPEX – UFPI, assim como o PPC do Curso de Pedagogia. Portanto, será “aprovado por média o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade sejam satisfeitos, ou seja, obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular”. Nesse sentido, teremos 4 notas considerando as atividades realizadas no decorrer da disciplina, que serão definidas segundo a natureza dos conteúdos trabalhados e distribuídos abaixo:
AP1 – Diagnóstico de escrita da turma;
AP2 – Observação participante na sala de aula e Regências (Práticas);
AP3 – Produção de materiais para as práticas e planos de aula;
AP4 - Relatório final do estágio e socialização.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Bibliografia Básica:
CORRÊA, Cintia Chung Marquês. Formação de professores e o estágio supervisionado: tecendo diálogos, mediando a aprendizagem. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, 2021.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
MASSABNI, Vânia G. Os conflitos de licenciandos e o desenvolvimento profissional docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 793-808, dez. 2011.
MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de Escrita Alfabético. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
PIOL, Cristiane Lozer; KULNIG, Rita de Cássia Mitleg. Problematizando a Formação do Alfabetizador a Partir da Análise de Alguns Aspectos de um Curso de Pedagogia. Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo. Vol. 9 - nº 1 • jan/jun, 2016 - 23-38.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever. São Paulo: Contexto, 2021.

COMPLEMENTAR
FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO, Suely Amaral (Org.). O Mundo da Escrita no Universo da Pequena Infância. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
FERREIRO, Emília. Passado e Presente dos Verbos Ler e Escrever. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 39. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (Org.). Cultura Escrita e Letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
MENEGOLLA, Maximiliano; SANTANNA, Ilza Martins. Por que Planejar? Como Planejar? Currículo, área, aula. 14.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/03/2025
11/03/2025
Apresentação do plano de curso e Organização do Estágio nas escolas e solicitação de preenchimento do termo de compromisso. Distribuição dos Grupos nas escolas.
15/03/2025
15/03/2025
Estudo de texto
18/03/2025
18/03/2025
• Refletindo sobre o Processo de Alfabetização – Alfabetização e Letramento e sua indissociabilidade. • Discussão e reflexão sobre as temáticas abordadas no texto
22/03/2025
22/03/2025
Estudo de texto
25/03/2025
25/03/2025
Discussão e reflexão sobre as temáticas abordadas no texto
29/03/2025
29/03/2025
Prepração e planejamento das observações participantes
01/04/2025
01/04/2025
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina
05/04/2025
05/04/2025
Prepração e planejamento das observações participantes
08/04/2025
08/04/2025
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina
12/04/2025
12/04/2025
Prepração e planejamento das observações participantes
15/04/2025
15/04/2025
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina
19/04/2025
19/04/2025
FERIADO
22/04/2025
22/04/2025
Observação dos ambientes de aprendizagem e rotina
26/04/2025
26/04/2025
Elaboração do relatórico para socialização das observações participantes
29/04/2025
29/04/2025
Socialização das experiências de observação participante/ planejamento das regências/ Orientação para elaboração das regências.
03/05/2025
03/05/2025
Preparação e elaboração de material para regências
06/05/2025
06/05/2025
Intervenção nas situações de aprendizagem
10/05/2025
10/05/2025
Elaboração de mateiral e planos de aula para regências
13/05/2025
13/05/2025
Intervenção nas situações de aprendizagem
17/05/2025
17/05/2025
Elaboração de mateiral e planos de aula para regências
20/05/2025
20/05/2025
Intervenção nas situações de aprendizagem
24/05/2025
24/05/2025
Elaboração de mateiral e planos de aula para regências
27/05/2025
27/05/2025
Intervenção nas situações de aprendizagem
31/05/2025
31/05/2025
Elaboração de mateiral e planos de aula para regências
03/06/2025
03/06/2025
Intervenção nas situações de aprendizagem
07/06/2025
07/06/2025
Elaboração de mateiral e planos de aula para regências
10/06/2025
10/06/2025
Intervenção nas situações de aprendizagem
14/06/2025
14/06/2025
Elaboração de mateiral e planos de aula para regências
17/06/2025
17/06/2025
Intervenção nas situações de aprendizagem
21/06/2025
21/06/2025
Produção do relatório do Estágio - Orientação
24/06/2025
24/06/2025
Produção do relatório do Estágio - Orientação
28/06/2025
28/06/2025
Produção do relatório do Estágio - Orientação
01/07/2025
01/07/2025
Avaliação final da disciplina e entrega do trabalho final
Avaliações
Data Descrição
08/04/2025 1ª Avaliação
13/05/2025 2ª Avaliação
03/06/2025 3ª Avaliação
01/07/2025 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1258 14/03/2025 04:34