Metodologia: |
A disciplina de Estágio Supervisionado II Alfabetização será realizada de forma presencial. Neste contexto, propomos atividades de reflexão sobre práticas, além de vivências na escola a partir do planejamento, execução e avaliação de aulas, mediadas pela produção de recursos didáticos. Propomos uma metodologia participativa, fundada em uma prática dialógica, compartilhada, reflexiva e crítica.A frequência nas práticas a serem desenvolvidas na escola-campo serão registradas em fichas assinadas pelo(a) supervisor(a) do estágio, professor(a) da escola-campo, e pela apresentação das ações em relatório. Esperamos que essa experiência seja significativa, tanto para docentes quanto para os discentes do Curso de Pedagogia, oportunizando novos aprendizados relacionados com o processo ensino-aprendizagem. Procedimentos: Socialização e discussão do plano de ensino da disciplina de forma dialogada entre professoras e estudantes; Aulas expositivas dialogadas; Estudo de textos; Elaboração e análise de planos de aula; Participação em fóruns;
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Elegemos uma avaliação que tenha caráter diagnóstico e formativo, considerando a participação e desempenho nas atividades individuais e grupais. A avaliação segue a normativa 177/2012 CEPEX UFPI, assim como o PPC do Curso de Pedagogia. Portanto, será aprovado por média o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade sejam satisfeitos, ou seja, obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular. Nesse sentido, teremos 4 notas considerando as atividades realizadas no decorrer da disciplina, que serão definidas segundo a natureza dos conteúdos trabalhados e distribuídos abaixo: AP1 Diagnóstico de escrita da turma; AP2 Observação participante na sala de aula e Regências (Práticas); AP3 Produção de materiais para as práticas e planos de aula; AP4 - Relatório final do estágio e socialização.
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Bibliografia:
| Bibliografia Básica: CORRÊA, Cintia Chung Marquês. Formação de professores e o estágio supervisionado: tecendo diálogos, mediando a aprendizagem. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, 2021. FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: ARTMED, 1999. MASSABNI, Vânia G. Os conflitos de licenciandos e o desenvolvimento profissional docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 793-808, dez. 2011. MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de Escrita Alfabético. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012. PIOL, Cristiane Lozer; KULNIG, Rita de Cássia Mitleg. Problematizando a Formação do Alfabetizador a Partir da Análise de Alguns Aspectos de um Curso de Pedagogia. Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo. Vol. 9 - nº 1 jan/jun, 2016 - 23-38. SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever. São Paulo: Contexto, 2021.
COMPLEMENTAR FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO, Suely Amaral (Org.). O Mundo da Escrita no Universo da Pequena Infância. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. FERREIRO, Emília. Passado e Presente dos Verbos Ler e Escrever. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 39. ed. São Paulo: Cortez, 2000. MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (Org.). Cultura Escrita e Letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. MENEGOLLA, Maximiliano; SANTANNA, Ilza Martins. Por que Planejar? Como Planejar? Currículo, área, aula. 14.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
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