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CQ/CEAD027 - NOVAS TECNOLOGIAS AO ENSINO DE QUÍMICA - Turma: 5A (2025.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (02/01/2025 - 31/01/2025)

Fonte: Elaboração própria (Ferramenta: Canva Education)

 

Caro(a) aluno(a),

As tecnologias estão cada vez mais presentes em nossas vidas e, como professores, sabemos o quanto a educação é significativamente afetada por essa “onda”. Inúmeros estudos apontam os benefícios oriundos do uso das tecnologias em tais contextos, contudo, sinalizam a necessidade de preparação voltada ao planejamento e condução adequada como condições para o seu sucesso. Nesse sentido, pensando em você, docente, um dos elos mais importante nesse processo, é que iniciativas como o curso de Especialização em Ensino de Química e suas tecnologias foi idealizado. Nesta disciplina, em particular, pretende-se discutir os elementos que norteiam a atuação docente diante dessa revolução tecnológica, em especial como podemos usá-las em benefício do ensinar e aprender química.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora Luciana Nobre de Abreu Ferreira 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2006), mestrado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo - IQSC/USP (2009) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2012). É docente da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Química do Centro de Ciências da Natureza e coordena o Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências - NUPEC/CCN/UFPI. Atua, em nível de graduação, nos cursos de Química e Ciências da Natureza, e em nível de pós-graduação, no Programa de Pós-graduação em Química, no qual orienta investigações na área de ensino de ciências/química.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8964577964173620

   NOVAS_TECNOLOGIAS_PLANO_DE_DISCIPLINA_2024_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (02/01/2025 - 31/01/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I - SEMANA 1 (02/01/2025 - 31/01/2025)

UNIDADE I - Introdução ao estudo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para o processo de ensino e aprendizagem

 

SEMANA 1: Histórico e fundamentação teórica relacionada às TDIC na educação

Fonte: Elaboração própria (Fonte: Canva Education)

Semana 1

  • Introdução
  • Histórico do uso de TDIC
  • Noções teóricas relacionadas ao uso de TDIC para o ensino

Semana 1

Conhecer o percurso histórico da inserção das tecnologias na educação; Ter acesso às teorias educacionais necessárias à compreensão de ações educativas sustentadas em tecnologias.

FERREIRA, V. F. As tecnologias interativas no ensino. Química Nova, v. 21, n. 6, p. 780-786, 1998. Disponível em < https://quimicanova.sbq.org.br/audiencia_pdf.asp?aid2=2704&nomeArquivo=Vol21No6_780_v21_n6_(18).pdf>. Acesso em 15 dez. 2024.

Texto 2:

Ribeiro, A. A.; Greca, I. M. Simulações computacionais e ferramentas de modelização em educação química: uma revisão de literatura publicada. Química Nova, v. 26, n. 4, p. 542-549, 2003. Disponível em < https://quimicanova.sbq.org.br/audiencia_pdf.asp?aid2=4640&nomeArquivo=Vol26No4_542_16.pdf>. Acesso em 15 dez. 2024.

Texto 3: (Ler tópico 2.1 – A epistemologia genética)

LINDNER, E. L. Uma arquitetura pedagógica apoiada em tecnologias da informação e comunicação: processos de aprendizagem em química no ensino médio. 2009. 126 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/17715/000723722.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 15 dez. 2024.

 

Material complementar: 

Vídeo:

As novas tecnologias em sala de aula. Disponível em < https://youtu.be/2s861rPUAEY>. Acesso em 15 dez. 2024.

Disponível em: https://usp-br.academia.edu/MoranJoseManuel.

 

Você conhece o Professor José Manoel Moran? Saiba que ele é educador e mentor de projetos de transformação na educação, com ênfase nas metodologias ativas, modelos híbridos, tecnologias digitais, mentoria e projeto de vida. Foi professor de Novas Tecnologias na Universidade de São Paulo (USP) e um dos fundadores em 1989 da Escola do Futuro, projeto de pesquisa da mesma universidade. Ele é responsável pela implantação e gerenciamento de vários programas de Ensino Híbrido e de Educação a Distância.

 

Tão interessante quanto sua biografia, é saber que ele compartilha suas ideias na forma de textos, entrevistas e vídeos, dentre outras informações, em seu blog Educação Transformadora (Disponível em https://moran.eca.usp.br/).

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 01/01/2025 às 00:00 a 17/01/2025 às 23:59
UNIDADE I - SEMANA 2 (02/01/2025 - 31/01/2025)

UNIDADE I - Introdução ao estudo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para o processo de ensino e aprendizagem

 

SEMANA 2: O papel do professor frente às TDIC e a visão crítica sobre seu uso

Fonte: Elaboração própria (Fonte: Canva Education).

Semana 2

  • O papel do professor frente às tecnologias
  • Visão crítica sobre o uso das TDIC na educação

Conhecer possibilidades de atuação docente apoiadas nos recursos das TDIC; Discutir as vantagens, possibilidades e limites da realização de práticas educacionais apoiadas no uso de TDIC; Refletir sobre o papel do professor e de diferentes tecnologias digitais como mediadores do processo de ensino e da aprendizagem em química.

Texto 4:

MELO, J. R. F. Formação inicial do professor de química e o uso das novas tecnologias para o ensino: Um olhar através de suas necessidades. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) Natal – RN, 2007. Disponível em < https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16039/1/JoaoRicardoFM.pdf>. Acesso em 15 dez. 2024.

Texto 5:

CUNHA, R. M. R.; BRAZ, S. G. B.; DUTRA, P. O.; CHAMON, E. M. Q. O. O uso dos recursos didático-tecnológicos como potencializadores da interdisciplinaridade no espaço escolar. Revista Ciências Humanas – UNITAU, v. 5, n. 1-2-especial, p. 87-108, 2012. Disponível em < https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/download/42/35>. Acesso em 15 dez. 2024.

Texto 6:

CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? Informática Educativa, v. 12, n. 1, p. 11-24, 1999. Disponível em < https://www.academia.edu/3015019/Novas_tecnologias_na_sala_de_aula_melhoria_do_ensino_ou_inova%C3%A7%C3%A3o_conservadora>. Acesso em 15 dez. 2024.

 

Material complementar: 

Vídeo:

Live: Como ensinar ativamente com tecnologias, hoje? Disponível em < https://youtu.be/UYdEldXBi-w>. Acesso em 15 dez. 2024.

Artigo:

COSTA NETO, F. N. Uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos como inovações na Educação Básica. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 36, 2022. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/36/uso-de-metodologias-ativas-e-recursos-tecnologicos-como-inovacoes-na-educacao-basica>. Acesso em 15 dez. 2024.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.

 

Você sabia que na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica – contempla o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais? Para saber mais, leia o texto “Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades”, disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades?highlight=WyJocSJd.

Caso queira acessar o documento da BNCC, acesse http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

    
Inicia em 01/01/2025 às 0h 0 e finaliza em 17/01/2025 às 23h 59
UNIDADE II - SEMANA 3 (02/01/2025 - 31/01/2025)

UNIDADE II - Recursos tecnológicos e planejamento didático em química com tecnologias

 

SEMANA 3: Os objetivos digitais de aprendizagem e o planejamento didático em química com o uso de TDIC.

Fonte: Elaboração própria (Fonte: Canva Education).

Semana 3

  • Objetivos digitais de aprendizagem
  • Planejamento didático em química com o uso de TDIC
    • A escolha das tecnologias
    • A finalidade das diferentes TDIC
    • A organização do plano de atividades

Semana 3

Conhecer possibilidades de atuação docente apoiadas nos recursos das TDIC; Analisar, selecionar e elaborar atividades com o uso de diferentes tecnologias digitais condizentes com contextos de ensino de química específicos.

 

Texto 7:

REBOUÇAS, A. D.; MAIA, D. L.; SCAICO, P. D. Objetos de aprendizagem: da definição ao desenvolvimento, passando pela sala de aula. Disponível em < https://ceie.sbc.org.br/livrodidatico/index.php/objetos-aprendizagem/. Acesso em 15 dez. 2024.

 

Texto 8:

MACEDO, L. N. MACEDO, A. A. M.; CASTRO FILHO, J. A. F. Avaliação de um Objeto de Aprendizagem com Base nas Teorias Cognitivas. Anais Do XXVII Congresso Brasileiro da SBC, 2007. Disponível em < http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kalinke/grupos-de-pesquisa/grupos-de-pesquisa/pdf/2014/teorias_cognitivas_e_OA.pdf>. Acesso em 15 dez. 2024.

 

Material complementar: 

Vídeo:

Química em Tablet. Primeira temporada – Episódio 1. Disponível em <  https://www.youtube.com/watch?v=jWL1Quobjyc >. Acesso em 15 dez. 2024. 

Disponível em: https://artesanatoeducacional.com.br/produto/mobilidade-tecnologica-e-planejamento-didatico/

 

Para aprofundar essas questões, especialmente sobre as nuances do planejamento didático  à luz do uso de tecnologias, você poderá acessar parte do e-book “Mobilidade tecnológica e planejamento didático”, de autoria de Marilene Garcia, pelo link: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=uKc3DwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT16&dq=planejamento+did%C3%A1tico+com+tic&ots=b_3E1kqiwf&sig=WhSBy_YKy3RwH_RN29etqEZXUOI#v=onepage&q=planejamento%20did%C3%A1tico%20com%20tic&f=false.

O livro oferece orientações sobre como desenvolver planejamentos de ensino e projetos educacionais nos quais as tecnologias móveis podem ter um papel de destaque para a qualidade da aprendizagem e do ensino.

UNIDADE II - SEMANA 4 (02/01/2025 - 31/01/2025)

UNIDADE II - Recursos tecnológicos e planejamento didático em química com tecnologias

 

SEMANA 4: Recursos didático-tecnológicos para o ensino de química e possibilidades de aplicação.

Fonte: Elaboração própria (Fonte: Canva Education).

Semana 4

  • Exemplos de recursos didático-tecnológicos
  • Possibilidades de aplicação de TDIC para o ensino de química

Analisar, selecionar e elaborar atividades com o uso de diferentes tecnologias digitais condizentes com contextos de ensino de química específicos.

Texto 9:

ARROYO, A.; GIORDAN, M. R. O vídeo educativo: aspectos da organização do ensino. Química Nova na Escola, v. 24, 2006. Disponível em <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc24/eqm1.pdf>. Acesso em 15 dez. 2024.

Texto 10:

KHALIL, R. F. Uso de softwares educacionais, objetos de aprendizagem e simulações no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, 2016. Disponível em < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_2/03-QS-76-14.pdf>. Acesso em 15 dez. 2024.

Texto 11:

MORENO, E. L. HEIDELMAN, S. P. Recursos instrucionais inovadores para o ensino de química. Química Nova na Escola, v. 39, n. 1, 2017. Disponível em < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_1/04-EQM-17-16.pdf>. Acesso em 15 dez. 2024.

 

Material complementar: 

Vídeo:

COMO INSTALAR o CmapTools? Produção: Paulo Correia. 2010. 1 vídeo (7 min). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=LiSaVWWEp4o>. Acesso em 15 dez. 2024.

Artigo:

GRANDO, J. W.; CLEOPHAS, M. G. Aprendizagem móvel no ensino de química: apontamentos sobre a Realidade Aumentada Informática Educativa. Química Nova na Escola, v. 43, n. 2, 2021. Disponível em < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc43_2/03-EQM-1-20.pdf>. Acesso em 15 dez. 2024.

Livro:

SOUSA, R. P.; MOITA, F. M. C. S. C.; CARVALHO, A. B. G. (Orgs.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011. Disponível em < https://www.google.com.br/books/edition/Tecnologias_digitais_na_educação/LYE-AAAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover>. Acesso em 15 dez. 2024.

Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/

 

Você sabia que o PhET é uma plataforma da Universidade do Colorado que oferece simulações de ciências e matemática divertidas, gratuitas, interativas e baseadas em pesquisa? Conforme consta na plataforma, cada simulação foi testada e avaliada extensivamente para garantir a eficácia educacional, com testes que incluíram entrevistas com alunos e observação do uso da simulação em salas de aula. As simulações são escritas em HTML5 (com algumas simulações legadas em Java ou Flash), e podem ser executadas online ou baixadas para o seu computador. Todas as simulações são de código aberto. Vários patrocinadores apoiam o projeto PhET, permitindo que esses recursos sejam gratuitos para alunos e professores (Disponível em https://phet.colorado.edu/pt_BR/).

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (02/01/2025 - 31/01/2025)

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a verificação da aprendizagem. Esta envolverá as noções teórico-práticas desenvolvidas e discutidas ao longo da disciplina e será realizada por meio de um questionário eletrônico. Para um melhor desempenho possível, considere as seguintes recomendações:

  • Reserve tempo hábil para responder ao teste
  • Leia atentamente as questões
  • O teste ocorrerá nas datas de 19 a 20/01/25.
    
Inicia em 19/01/2025 às 0h 0 e finaliza em 20/01/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (02/01/2025 - 31/01/2025)
    
Inicia em 22/01/2025 às 0h 0 e finaliza em 23/01/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (02/01/2025 - 31/01/2025)
    
Inicia em 24/01/2025 às 0h 0 e finaliza em 25/01/2025 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024201**** 9,0 8,5 9,0 8.9 0 MATRICULADO
2 2024201**** 6,0 8,5 7,9 6.9 0 MATRICULADO
3 2024201**** 8,0 8,5 10,0 8.5 0 MATRICULADO
4 2024201**** 10,0 8,5 7,5 9.2 0 MATRICULADO
5 2024201**** 8,0 8,5 8,0 8.1 0 MATRICULADO
6 2024201**** 9,0 10,0 9,6 9.3 0 MATRICULADO
7 2024201**** 5,0 0,0 0,0 3.0 0 MATRICULADO
8 2024201**** 5,0 9,0 10,0 6.8 0 MATRICULADO
9 2024201**** 7,0 8,5 9,0 7.7 0 MATRICULADO
10 2024201**** 7,0 10,0 8,7 7.9 0 MATRICULADO
11 2024201**** 8,0 8,5 10,0 8.5 0 MATRICULADO
12 2024201**** 8,0 8,5 8,6 8.2 0 MATRICULADO
13 2024201**** 8,0 8,5 9,4 8.4 0 MATRICULADO
14 2024201**** 9,0 9,0 9,4 9.1 0 MATRICULADO
15 2024201**** 8,0 9,0 8,0 8.2 0 MATRICULADO
16 2024201**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
17 2024201**** 8,0 8,5 9,0 8.3 0 MATRICULADO
18 2024201**** 8,0 8,5 10,0 8.5 0 MATRICULADO
19 2024201**** 9,0 8,5 10,0 9.1 0 MATRICULADO
20 2024201**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
21 2024201**** 9,0 8,5 7,4 8.6 0 MATRICULADO
22 2024201**** 8,0 9,0 9,7 8.5 0 MATRICULADO
23 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
24 2024201**** 6,0 8,5 10,0 7.3 0 MATRICULADO
25 2024201**** 7,0 8,5 6,5 7.2 0 MATRICULADO
26 2024201**** 9,0 8,5 10,0 9.1 0 MATRICULADO
27 2024201**** 6,0 8,5 9,5 7.2 0 MATRICULADO
28 2024201**** 4,0 8,5 10,0 6.1 0 MATRICULADO
29 2024201**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
30 2024201**** 9,0 8,5 6,5 8.4 0 MATRICULADO
31 2024201**** 7,0 8,5 6,5 7.2 0 MATRICULADO
32 2024201**** 7,0 8,5 6,5 7.2 0 MATRICULADO
33 2024201**** 6,0 8,5 10,0 7.3 0 MATRICULADO
34 2024201**** 8,0 8,5 0,0 6.5 0 MATRICULADO
35 2024201**** 9,0 8,5 8,0 8.7 0 MATRICULADO
36 2024201**** 8,0 8,5 8,0 8.1 0 MATRICULADO
37 2024201**** 7,0 8,5 7,5 7.4 0 MATRICULADO
38 2024201**** 8,0 8,5 10,0 8.5 0 MATRICULADO
39 2024201**** 7,0 9,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
40 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
41 2024201**** 8,0 8,5 5,5 7.6 0 MATRICULADO
42 2024201**** 8,0 8,5 8,6 8.2 0 MATRICULADO
43 2024201**** 8,0 8,5 10,0 8.5 0 MATRICULADO
44 2024201**** 7,0 9,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
45 2024201**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
46 2024201**** 9,0 8,5 9,0 8.9 0 MATRICULADO
47 2024201**** 8,0 8,5 8,7 8.2 0 MATRICULADO
48 2024201**** 7,0 9,0 9,6 7.9 0 MATRICULADO
49 2024201**** 9,0 8,5 9,1 8.9 0 MATRICULADO
50 2024201**** 6,0 8,5 10,0 7.3 0 MATRICULADO
51 2024201**** 8,0 8,5 6,5 7.8 0 MATRICULADO
52 2024201**** 8,0 8,5 9,7 8.4 0 MATRICULADO
53 2024201**** 5,0 8,5 8,3 6.4 0 MATRICULADO
54 2024201**** 8,0 8,5 7,7 8.0 0 MATRICULADO
55 2024201**** 9,0 8,5 10,0 9.1 0 MATRICULADO
56 2024201**** 9,0 8,5 7,0 8.5 0 MATRICULADO
57 2024201**** 7,0 10,0 8,0 7.8 0 MATRICULADO
58 2024201**** 7,0 8,5 6,5 7.2 0 MATRICULADO
59 2024202**** 7,0 8,5 9,0 7.7 0 MATRICULADO

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Título

Data
Link para 2° aula síncrona 17/01/2025
Gravação da Aula 1 12/01/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1345 02/07/2025 10:10