UNIDADE II - SEMANA 4 (01/01/2025 - 31/01/2025)
UNIDADE II - Recursos tecnológicos e planejamento didático em química com tecnologias
SEMANA 4: Recursos didático-tecnológicos para o ensino de química e possibilidades de aplicação.

Fonte: Elaboração própria (Fonte: Canva Education).

Semana 4
- Exemplos de recursos didático-tecnológicos
- Possibilidades de aplicação de TDIC para o ensino de química

Analisar, selecionar e elaborar atividades com o uso de diferentes tecnologias digitais condizentes com contextos de ensino de química específicos.

Texto 9:
ARROYO, A.; GIORDAN, M. R. O vídeo educativo: aspectos da organização do ensino. Química Nova na Escola, v. 24, 2006. Disponível em <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc24/eqm1.pdf>. Acesso em 15 dez. 2024.
Texto 10:
KHALIL, R. F. Uso de softwares educacionais, objetos de aprendizagem e simulações no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, 2016. Disponível em < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_2/03-QS-76-14.pdf>. Acesso em 15 dez. 2024.
Texto 11:
MORENO, E. L. HEIDELMAN, S. P. Recursos instrucionais inovadores para o ensino de química. Química Nova na Escola, v. 39, n. 1, 2017. Disponível em < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_1/04-EQM-17-16.pdf>. Acesso em 15 dez. 2024.
Material complementar:
Vídeo:
COMO INSTALAR o CmapTools? Produção: Paulo Correia. 2010. 1 vídeo (7 min). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=LiSaVWWEp4o>. Acesso em 15 dez. 2024.
Artigo:
GRANDO, J. W.; CLEOPHAS, M. G. Aprendizagem móvel no ensino de química: apontamentos sobre a Realidade Aumentada Informática Educativa. Química Nova na Escola, v. 43, n. 2, 2021. Disponível em < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc43_2/03-EQM-1-20.pdf>. Acesso em 15 dez. 2024.
Livro:
SOUSA, R. P.; MOITA, F. M. C. S. C.; CARVALHO, A. B. G. (Orgs.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011. Disponível em < https://www.google.com.br/books/edition/Tecnologias_digitais_na_educação/LYE-AAAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover>. Acesso em 15 dez. 2024.


Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/
Você sabia que o PhET é uma plataforma da Universidade do Colorado que oferece simulações de ciências e matemática divertidas, gratuitas, interativas e baseadas em pesquisa? Conforme consta na plataforma, cada simulação foi testada e avaliada extensivamente para garantir a eficácia educacional, com testes que incluíram entrevistas com alunos e observação do uso da simulação em salas de aula. As simulações são escritas em HTML5 (com algumas simulações legadas em Java ou Flash), e podem ser executadas online ou baixadas para o seu computador. Todas as simulações são de código aberto. Vários patrocinadores apoiam o projeto PhET, permitindo que esses recursos sejam gratuitos para alunos e professores (Disponível em https://phet.colorado.edu/pt_BR/).