PATRICIA DA CUNHA GONZAGA

DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO/CCE

Ir ao Menu Principal

patricia da cunha gonzaga

FUN - DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO/CCE

PPGCOM007 - METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (13/03/2025 - 13/03/2025)
   Plano de curso Metodologia da Pesquisa em Comunicação 2025.docx.pdf 
A metodologia científica como produção de conhecimento (03/04/2025 - 03/04/2025)
  A metodologia na prática de pesquisa em Comunicação: análise de teses e dissertações da região sul 
Resumo O texto apresenta resultados parciais de estudo7 sobre desenvolvimento metodológico do campo da Comunicação. Parte-se da perspectiva de que a Comunicação possui espaços legitimados de produção de conhecimento, cujos trabalhos, ao serem discutidos através da pesquisa metodológica, se tornam um aporte fundamental para a formação na área. O corpus deste artigo refere-se aos PPGS da região sul do país, filiados à Compós, e mais bem avaliados pela Capes (quadriênio 2013-2016), num total de 787 trabalhos. Os resultados apontam para o desenvolvimento do campo com certa consolidação epistemológica no que tange às problematizações. No âmbito teórico, verifica-se uma pluralidade de subáreas e conceitos mobilizados, além de predomínio de estudos de jornalismo. Na dimensão metódica e técnica, destacam-se as combinações de diferentes procedimentos, entrelaçados às problemáticas investigadas.
  Atravessamentos metodológicos na pesquisa em Comunicação 
Resumo O texto1 assume a centralidade da metodologia para a configuração do conhecimento comunicacional, a partir das suas processualidades investigativas. Ou seja, toma a metodologia não como um a priori, mas como um processo em que o pesquisador, ao configurar uma investigação, é também configurado por ela. O enfoque é discutir os processos de aprender e ensinar metodologia na Comunicação, formado por três atravessamentos: epistemológicos, políticos e subjetivos. A exploração dessas dimensões indica que o amadurecimento metodológico do campo comunicacional passa pelo debate da dependência epistêmica, das vinculações entre teoria e metodologia e da reflexividade, além do estímulo à curiosidade epistemológica e à configuração de lugares de escuta.
  O OBJETO E A PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: UMA ABORDAGEM RELACIONA 
A Metodologia, em um trabalho de pesquisa, é resultado de uma série de definições: a inserção em uma área de conhecimento – no nosso caso, a Comunicação –, a adoção de uma determinada compreensão de seu objeto de estudo – o processo comunicacional – e a construção da questão-problema. Este artigo propõe uma concepção relacional e praxiológica da comunicação (cf. Louis Quéré) para orientação de pesquisas na área, tomando-a como um processo de globalidade, em que sujeitos interlocutores, inseridos em uma dada situação, e através da linguagem, produzem e estabelecem sentidos, conformando uma relação e posicionando-se dentro dela.
  Sobre a imaterialidade do objeto de estudo do Jornalismo 
A busca por uma teoria que não importe recursos conceituais e teóricos de outros campos e se concentre na formulação e estudo de seu próprio objeto se coloca como desafio persistente na pesquisa do Jornalismo. Ao tentar demarcar seu objeto, esta subárea reproduz atitudes epistemológicas muito vistas no campo maior da Comunicação, num movimento pendular entre a opção pela eleição da centralidade da técnica, meio e formação profissional – a investigação do Jornalismo para resolver problemas desta prática social – ou pela crítica e abordagem transdisciplinar – para formular problemas e compreender este fenômeno comunicativo. Tais opções, quando excludentes, são apontadas como responsáveis pela fragilidade teórica das pesquisas em Jornalismo. Este artigo discute impasses em se localizar o objeto de estudo do Jornalismo exclusivamente nas especificidades de seus produtos materiais, no caso o jornal, a revista, o telejornal, o radiojornal e os sítios de notícia. As incontáveis manifestações empíricas do objeto não devem ser tomadas particularmente pelo próprio objeto, este sempre construído teoricamente e maior do que suas expressões materiais. Confundimo-nos quando falamos em objetos do Jornalismo, no plural. O objeto de estudo do Jornalismo deve ser um e para reconhecê- lo em suas múltiplas manifestações empíricas necessitamos aprimorar aparatos metodológicos e conceituais, a começar pelo próprio conceito de objeto.
    
Inicia em 04/04/2025 às 19h 30 e finaliza em 09/04/2025 às 23h 59
    
Inicia em 04/04/2025 às 19h 30 e finaliza em 09/04/2025 às 23h 59
  Rádio e epistemologia: distanciamento e aproximações nos GTs da Compós de 2000 a 2022 
Este artigo faz um movimento de aproximação do rádio com a epistemologia envolvendo inquietações para compreender como a produção de conhecimento em rádio contribui para o debate epistemológico tendo por base os GT'S da Compós. Considerando a dificuldade de identificar os textos aprovados sobre rádio, nos últimos 23 congressos, buscou-se, metodologicamente, termos que funcionassem como operadores semânticos paralastrear a investigação. Após um pré-teste com busca de palavras no sistema de três Anais em distintos anos, percebeu-se um maior número de respostas nos operadores: rádio, radiojornalismo, áudio e sonoro(a). Como conclusão, identificou-se uma presença significativa de artigos sobre o rádio e a ausência, até agora, de uma discussão mais epistemológica do universo radiofônico. Ao identificar dispersão, fez-se a aproximação, para promover um debate que aponte a importância de questões epistemológicas nos estudos de rádio.
  METODOLOGIAS EM CIRCULAÇÃO EM ARTIGOS SOBRE RÁDIO NA COMPÓS 
A proposta deste trabalho é sistematizar uma reflexão sobre metodologias em artigos que estudam o rádio apresentados no Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), de 2000 a 2022. O objetivo é traçar uma arquitetura metodológica dos textos, observando como a metodologia aparece no resumo, palavra-chave, introdução, desenvolvimento e referência. Realizou-se uma pesquisa exploratória por meio de um estudo de caso cujos procedimentos metodológicos foram elaborados com base na metodologia Revisão Sistemática. Para investigar o corpus, replicamos, com os devidos ajustes, o Livro de Códigos (2023) que lastreia o projeto Metodologias para os Estudos Radiofônicos:desafios para entender o campo (2023). Como resultado, percebe-se que, em parte expressiva dos artigos, a metodologia não é sistematizada com nitidez e não é alçada à relevância que deveria ter nos estudos de um rádio cada vez mais complexo e que se reconfigura a cada momento.
A Pergunta de pesquisa (24/04/2025 - 24/04/2025)

O tema da pesquisa dialoga com a Comunicação?

O Desenho da pesquisa (08/05/2025 - 08/05/2025)
Metodologias de Pesquisa e as possibilidades do uso de software de análise de dados (15/05/2025 - 15/05/2025)
  O SOFTWARE IRAMUTEQ COMO RECURSO PARA A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA 
Este artigo teve como objetivo evidenciar a forma como o uso do software IRaMuTeQ contribuiu para os procedimentos da metodologia Análise Textual Discursiva. Para isso, recorreu-se a um corpus textual construído por respostas geradas a partir de uma indagação proposta para estudantes de mestrado, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Univesidade Estadual de Santa Cruz, e que já havia passado pelos procedimentos da metodologia sem a utilização do software. Os resultados demonstraram que o IRaMuTeQ agilizou os procedimentos iniciais da ATD e auxiliou diretamente na aquisição das categorias intermediárias, por meio das classes obtidas das análises. Além disso, os diagramas em árvore e a distribuição das classes, através de um plano cartesiano, se apresentaram como uma nova possibilidade de apresentação das classes, contribuindo para as interpretações que viabilizam a construção de categorias finais e ampliando a imersão do pesquisador sobre os dados obtidos
  ANÁLISES QUANTITATIVAS DE DADOS QUALITATIVOS: USO DE TÉCNICAS DE MINERAÇÃO DE TEXTOS PARA A CLÍNICA MUSICOTERAPÊUTICA 
Resumo: A mineração de textos é um processo de mineração de dados que tem como objetivo extrair informações úteis de conjuntos de dados não estruturados ou semiestruturados, como e-mails, arquivos HTML ou transcrições. Este estudo propõe a utilização de técnicas de mineração de textos para avaliar a comunicação verbal em sessões de musicoterapia. Para tanto, foram transcritas sessões realizadas pelo projeto Efeitos de Intervenções Musicoterapêuticas na Qualidade de Vida de mulheres negras. As técnicas de nuvem de palavras, modelagem por tópicos e análise de sentimentos foram empregadas nesta pesquisa. A modelagem por tópicos identificou quatro agrupamentos de palavras denominados de “Mulheres Negras”, “Reflexões”, “Musicoterapia” e “Dores”. Por sua vez, a análise de sentimentos identificou uma distribuição ampla de sentimentos, com predominância de sentenças neutras ou positivas, fortemente enviesada para a direita e concentrada em torno da média, com poucas sentenças extremamente negativas ou positivas. Estes dados sugerem que as sessões trataram de questões sentimentais relacionadas às mulheres negras participantes e promoveram bem-estar para esta população. De acordo com os relatos das participantes em resposta a um questionário ao fim dos atendimentos musicoterapêuticos, os resultados da mineração de textos estão em consonância com a percepção das participantes. Neste sentido, a mineração de textos é uma técnica promissora para a compreensão da comunicação verbal em atendimentos musicoterapêuticos, e pode ser utilizada em futuras pesquisas para investigar, com mais evidências, estas e outras possibilidades para a prática clínica da musicoterapêutica.
  PERSPECTIVAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA 
Este artigo objetiva descrever as perspectivas do uso da Inteligência Artificial (IA) ChatGPT (Chat Generative Pre-Trained Transformer) como ferramenta no processo da Análise Textual Discursiva (ATD), para tratar informações coletadas conforme estudos do Projeto de Pesquisa Análises Textuais na Pesquisa Qualitativa com uso de software QDA – Qualitative Data Analysis, de uma universidade pública no Sul da Bahia. Enquanto justificativa, essa ferramenta apresenta funcionalidades para identificação de nuances linguísticas e captura de contexto. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória com fonte bibliográfica, cujos resultados prévios sinalizam que a IA utilizada no apoio durante o tratamento de informações pode auxiliar na ampliação de análises textuais, oferecendo maior profundidade nas unitarizações, possibilitando compreensões e reformulações dos discursos aliando velocidade e gerenciamento via prompt. Os resultados desse uso ensejam a economia de tempo sem dispensar os compromissos éticos quanto à confiabilidade e validade dos dados auxiliados pelo uso da IA.
  LINGÜÍSTICA DE CORPUS: HISTÓRICO E PROBLEMÁTICA 
O presente trabalho oferece uma retrospectiva da Lingüística de Corpus, uma área de pesquisa que tem experimentado um crescimento vertiginoso nos últimos anos e que tem tido um impacto considerável na lingüística. A retrospectiva inclui tanto um painel histórico quanto um posicionamento em relação aos debates correntes e desenvolvimentos futuros da área. Os conceitos principais em voga na área são apresentados e discutidos. O trabalho ainda comenta os fatos mais marcantes na Lingüística de Corpus em relação à teoria e à prática, elencando os principais corpora em existência bem como as mais importantes contribuições no campo de programas de computador para análise e exploração desses corpora. PALAVRAS-CHAVE: Lingüística de Corpus, corpora, história da Lingüística de Corpus, teoria da Lingüística de Corpus.
  A comunicação na perspectiva dialógica da prática interprofissional colaborativa em saúde na Atenção Primária à Saúde 
O objetivo deste estudo foi analisar a comunicação enquanto domínio da prática interprofissional colaborativa em Saúde no processo de trabalho das equipes da Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, cujos dados constituem um recorte de dissertação de mestrado, realizado em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de um município do noroeste do estado do Paraná, Brasil, com 84 profissionais de equipes da Atenção Primária à Saúde (APS). Os dados foram coletados por grupos focais, organizados pela classificação hierárquica descendente do software IRaMuTeQ®, submetidos à análise lexical e discutidos pela Teoria da Ação Dialógica. Levantaram-se cinco classes de léxicos que, quando agrupados, revelaram como ocorre a comunicação entre as equipes da Atenção Primária à Saúde. A comunicação, de caráter interprofissional e colaborativo, ainda é um desafio para as equipes de saúde conduzirem um processo de trabalho compartilhado, dialógico e transformador.
  Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ B 
O presente tutorial tem o objetivo de oferecer ao usuário de língua portuguesa as principais indicações para o uso do IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Ele não é completo, em vista da grande gama de procedimentos envolvida na aplicação deste software. O foco deste tutorial é na análise de corpus textual.
  Exploring the Use of Artificial Intelligence for Qualitative Data Analysis: The Case of ChatGPT 
The potential use of artificial intelligence programs such as a ChatGPT to analyze qualitative data raises any number of questions, most notably whether it is possible to produce similar results without the demanding process of manual coding. In addition, there are questions about both the simplicity of using ChatGPT for qualitative data analysis and the potential time savings that it might provide This article addresses these questions by using ChatGPT to reinvestigate two qualitative datasets that were previously analyzed by more traditional methods. In particular, it examines the extent to which the responses from ChatGPT can recreate the themes that were originally chosen to summarize the two previous analyses. The results show that ChatGPT performed reasonably well, but in both cases it was less successful at locating subtle, interpretive themes, and more successful at reproducing concrete, descriptive themes. In doing so, the program was quite easy to use and required very little effort in comparison to approaches that rely on manual coding. It is important to recognize, however, that both coding and approaches based on artificial intelligence are simply tools that must be applied within a larger analytic process. Overall, this exploration suggests that artificial intelligence may well have the power to disrupt the coding of data segments as a dominant paradigm for qualitative data analysis. Keywords qualitative data analysis, artificial intelligence, ChatGPT, coding
  USO DE VISUALIZAÇÃO E MINERAÇÃO DE TEXTO NO PROCESSO DE ANÁLISE QUALITATIVA: UM ESTUDO DE VIABILIDADE 
Contexto: análise qualitativa é um método científico que permite compreender detalhadamente dados qualitativos ajudando, portanto, sua análise. Esse tipo de análise é trabalhosa, demorada e subjetiva, e, em geral é conduzida pela técnica de codificação. Objetivo: O objetivo deste artigo é expor como o uso de visualização e mineração de texto pode auxiliar na codificação de diversos documentos simultaneamente, o que pode facilitar a padronização da codificação e, consequentemente, tonar a condução do processo de análise dos dados mais eficiente. Método: para viabilizar o uso de visualização e mineração de texto no processo de codificação, esses recursos estão sendo implementados na ferramenta Insight. Para avaliar a proposta, um estudo de viabilidade foi conduzido para verificar se a proposta oferece benefícios durante o processo e melhora o resultado da análise. Resultados: os resultados indicam que os participantes que utilizaram a proposta criaram códigos mais padronizados e foram mais eficientes se comparados com os participantes que conduziram o processo sem a utilização de visualização e mineração de texto. Conclusão: embora o estudo tenha sido conduzido num contexto limitado (poucos participantes e um domínio de dados genérico), os resultados obtidos encorajam a evolução da proposta e da ferramenta que a torna viável.
Metodologia - passeando entre dissertações do PPGCOM (15/05/2025 - 15/05/2025)
Atravessamentos metodológicos e a metodologia na prática das pesquisas em Comunicação (22/05/2025 - 22/05/2025)
A imaterialidade do objeto de estudo na pesquisa em Comunicação e o espaço da metodologia nas pesquisas em rádio (29/05/2025 - 29/05/2025)
As metodologias no campo da Comunicação (05/06/2025 - 05/06/2025)
O método e a técnica da pesquisa (12/06/2025 - 12/06/2025)
    
Inicia em 12/06/2025 às 0h 0 e finaliza em 30/06/2025 às 23h 59
Redesenhando pré-projetos (26/06/2025 - 26/06/2025)
Redesenhando pré-projetos (03/07/2025 - 03/07/2025)
Apresentação do projetos (10/07/2025 - 10/07/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
13 03 10 24 08 15 12 26
1 2025100**** 0 0 4 0 0 0 0 4 8
2 2025100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 4
3 2025100**** 0 4 0 2 0 0 0 4 10
4 2025100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4
5 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 4
6 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2025100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4
8 2025100**** 0 0 4 0 0 0 0 4 8
9 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 4
10 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 4
11 2025100**** 0 4 4 3 0 4 0 4 19
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula 15/05/2025 14/05/2025
Próxima aula 07/05/2025
Aula do dia 27/03 25/03/2025
Proxima aula 18/03/2025
Inicio das aulas 12/03/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1345 02/07/2025 03:03