Metodologia: |
Esta disciplina será desenvolvida utilizando-se:
1. Métodos ativos: dinâmica de apresentação dos alunos e professor: sensibilidade; proposta de calendário; dinâmicas: reproduzir na memória (experiência em docência)
2. Miniexposições interativas: 2.1 Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino 3.2 Métodos e técnicas educacionais: PBL, problematização, roda de conversa (vídeos/filmes), Estudo dirigido, estudo de casos, seminário, outros. 3.2 Avaliação de processos educativos |
Bibliografia:
| 1. BEZERRA, JAB. Educação alimentar e nutricional: articulação de saberes / Fortaleza: Edições UFC, 2018, 120p.:il. ISBN: 978-85-7282-744-7. 2. BRASIL. Metodologias participativas para ações de Educação Alimentar e Nutricional. Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição - Universidade de Brasília (OPSAN/UnB), Brasília, 2016. 3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção Básica. ? 2. ed., 1. reimpr. ? Brasília: ministério da saúde, 2014. 156 p. 4. BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. ? Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012. 68 p. 5. BRIGHENTI J, BIAVATTI VT, SOUZA TR. Metodologias de ensino aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos. Revista GUAL, Florianópolis, v. 8, n. 3, -304, set. 2015, 281 p. 6. DIEZ-GARCIA RW, CERVATO-MANCUSO AM. Mudança alimentares e educação nutricional. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 7. HOFFANN J. O jogo do contrário em avaliação. 10 Ed. Porto Alegre: Mediação, 2018. 144 p. 8. MACEDO KDS, et al. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Esc Anna Nery, v. 22, n. 3, p. e20170435, 2018. 9. MADEIRA RAMM. Ensino por problemas: uma abordagem para o desenvolvimento do aluno. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 2, p. 403-418, 2012. 10. MITRE SM, BATISTA SR, GIRARDI-DE-MENDONÇA JM, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Temas Livres. Ciênc. saúde coletiva 13 (suppl 2). Dez 2008. 11. NOBRE NERI L, et al. Livro de atividades para promoção da alimentação saudável na escola: ensino fundamental I [recurso eletrônico] / 1. ed. Diamantina, UFVJM, 2020. 184 p. 12. RONZANI TM, LEITE J, PAIVA FS. Metodologias Participativas em Saúde Comunitária. Revista Psicologia em Pesquisa, v. 11, n. 2, 2017. 13. SIMINO LAP. Educação alimentar e nutricional Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 160 p. 14. VALE d. (Org.) Temas e jogos digitais para educação alimentar e nutricional de adolescentes [livro eletrônico]. Tutóia, MA: Diálogos, 2022. 15. VEIGA IPAC. Metodologia Participativa e as Técnicas de Ensino-Aprendizagem. 1ed. Curitiba: Editora CRV, 2017. |