• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

PEDRO DE ALCANTARA DOS SANTOS NETO

DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO/CCN

Ir ao Menu Principal

pedro de alcantara dos santos neto

INF - DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO/CCN

CPPGAN/CCS013 - APRIMORAMENTO DIDÁTICO - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Planejamento e organização da disciplina (04/06/2025 - 04/06/2025)
   PLANO DE DISCIPLINA.pdf 
Apresentação: disciplina e proposta de ementa e conteúdos (06/06/2025 - 06/06/2025)

Dinâmica de apresentação dos participantes e docente

Miniexposição interativa: Concepções e práticas pedagógicas (11/06/2025 - 11/06/2025)
Miniexposição interativa: Fundamentos teóricos do ensino; O papel da Didática na prática pedagógica (13/06/2025 - 13/06/2025)
Miniexposição interativa Como elaborar plano de aula Métodos e técnicas educacionais (18/06/2025 - 18/06/2025)
Miniexposição interativa: Avaliação no processo pedagógico (25/06/2025 - 25/06/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula JUN Total
04 06 11 13 18 25
1 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0
2 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0
3 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0
4 2022100**** 0 2 0 0 0 0 2
5 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0
6 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0
7 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0
8 2025101**** 0 2 0 0 1 0 3
9 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0
10 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0
11 2023101**** 0 0 3 3 0 3 9
12 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0
13 2025101**** 0 0 0 0 0 1 1
14 2024100**** 0 0 0 3 3 0 6
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos teóricos e metodológicos. O papel da Didática na prática pedagógica. A aula e as técnicas de ensino superior. Interação professor/aluno no processo ensino/aprendizagem. Planejamento pedagógico: o Plano de Ensino. Avaliação no processo pedagógico. Desenvolvimento em atividades de ensino na graduação sob supervisão do orientador.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Esta disciplina será desenvolvida utilizando-se:

1. Métodos ativos: dinâmica de apresentação dos alunos e professor: sensibilidade; proposta de calendário; dinâmicas: reproduzir na memória (experiência em docência)

2. Miniexposições interativas:
2.1 Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino
3.2 Métodos e técnicas educacionais: PBL, problematização, roda de conversa (vídeos/filmes), Estudo dirigido, estudo de casos, seminário, outros.
3.2 Avaliação de processos educativos
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação dar-se-á por meio de observação, ativação individual e coletiva nos processos de desenvolvimento de teorias e práticas de ensino, com entrega de relatório da atividade.
Será atribuída nota nas referidas atividades.
Horário de atendimento: durante o horário da disciplina
Bibliografia:
1. BEZERRA, JAB. Educação alimentar e nutricional: articulação de saberes / Fortaleza: Edições UFC, 2018, 120p.:il. ISBN: 978-85-7282-744-7.
2. BRASIL. Metodologias participativas para ações de Educação Alimentar e Nutricional. Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição - Universidade de Brasília (OPSAN/UnB), Brasília, 2016.
3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção Básica. ? 2. ed., 1. reimpr. ? Brasília: ministério da saúde, 2014. 156 p.
4. BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. ? Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012. 68 p.
5. BRIGHENTI J, BIAVATTI VT, SOUZA TR. Metodologias de ensino aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos. Revista GUAL, Florianópolis, v. 8, n. 3, -304, set. 2015, 281 p.
6. DIEZ-GARCIA RW, CERVATO-MANCUSO AM. Mudança alimentares e educação nutricional. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
7. HOFFANN J. O jogo do contrário em avaliação. 10 Ed. Porto Alegre: Mediação, 2018. 144 p.
8. MACEDO KDS, et al. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Esc Anna Nery, v. 22, n. 3, p. e20170435, 2018.
9. MADEIRA RAMM. Ensino por problemas: uma abordagem para o desenvolvimento do aluno. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 2, p. 403-418, 2012.
10. MITRE SM, BATISTA SR, GIRARDI-DE-MENDONÇA JM, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Temas Livres. Ciênc. saúde coletiva 13 (suppl 2). Dez 2008.
11. NOBRE NERI L, et al. Livro de atividades para promoção da alimentação saudável na escola: ensino fundamental I [recurso eletrônico] / 1. ed. Diamantina, UFVJM, 2020. 184 p.
12. RONZANI TM, LEITE J, PAIVA FS. Metodologias Participativas em Saúde Comunitária. Revista Psicologia em Pesquisa, v. 11, n. 2, 2017.
13. SIMINO LAP. Educação alimentar e nutricional Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 160 p.
14. VALE d. (Org.) Temas e jogos digitais para educação alimentar e nutricional de adolescentes [livro eletrônico]. Tutóia, MA: Diálogos, 2022.
15. VEIGA IPAC. Metodologia Participativa e as Técnicas de Ensino-Aprendizagem. 1ed. Curitiba: Editora CRV, 2017.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/06/2025
04/06/2025
Planejamento e organização da disciplina
06/06/2025
06/06/2025
Apresentação: disciplina e proposta de ementa e conteúdos
11/06/2025
11/06/2025
Miniexposição interativa: Concepções e práticas pedagógicas
13/06/2025
13/06/2025
Miniexposição interativa: Fundamentos teóricos do ensino; O papel da Didática na prática pedagógica
18/06/2025
18/06/2025
Miniexposição interativa Como elaborar plano de aula Métodos e técnicas educacionais
25/06/2025
25/06/2025
Miniexposição interativa: Avaliação no processo pedagógico
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ajuste de horário dia 02 de julho 25/06/2025
Ínicio das aulas 30/05/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1345 02/07/2025 00:38