Bibliografia:
| Bibliografia
AGUIAR, Sonia. Territórios do jornalismo: Geografias da mídia local e regional no Brasil. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016.
BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
CANCLINI, Néstor Garcia. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2016.
CASTELLS, Manuel. O Poder da Comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
CASTELO BRANCO, S. Internacionalização da mídia brasileira: a trajetória da Gazeta Mercantil. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, ano 23, n. 37, p. 145-166, 1o. sem. 2002.
CASTELO BANCO, S. Regionalização midiática e Folkcomunicação: reflexões e diálogos. In: LIMA, Maria Érica de Oliveira; NOBRE, Itamar de Morais. Cartografia da Folkcomunicação: o pensamento regional brasileiro e o itinerário de internacionalização. Campina Grande, EDUEPB, 2019.
COELHO, Pedro Manuel Rouxinol Samina. A TV de proximidade e os novos desafios do espaço público: um estudo sobre a situação portuguesa. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa, 2003.
DIEGUES JÚNIOR. Manuel. Regiões culturais para o estudo do folclore brasileiro. In: MARQUES DE MELO, José; Fernandes, Guilherme Moreira. (Org.) Metamorfose da folkcomunicação ?Antologia brasileira. São Paulo: EditaE Cultural, 2013.
DOURADO, Jacqueline Lima (org.). Economia política do Jornalismo: campo, objeto, convergências e regionalismo. Teresina. EDUFPI, 2013.
FABBRI JÚNIOR, Duilio. A tensão entre o global e Local: Os limites de um noticiário regional na TV. Campinas, SP. Akademica, 2006.
FADUL, Anamaria. Mídia regional no Brasil: elementos para uma análise. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 23-40.
FADUL, Anamaria; GOBBI, Maria Cristina (Org). Mídia e região na era digital: diversidade cultural, convergência midiática. São Paulo. Arte e ciência, 2006.
GOMES, Paulo César da Costa. O conceito de região e sua discussão. In: Geografia: conceitos e temas. CASTRO, Iná Elias de Castro, GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. 2a. ed. ? Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2000. p. 50-76.
HAESBAERT, Rogério. Regional Global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
HAESBAERT, Rogério (org.). Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo. Niterói: EdUff, 2013.
IANNI, Octávio. Nacionalismo, regionalismo e globalismo. In: BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999. p. 29-50.
JAGUARIBE, Elisabete; MATTOS Geísa; QUEZADO, Ana (Orgs.). Nordeste, Memórias e Narrativas da Mídia. Fortaleza: Edições Iris/ Expressão Gráfica Editora, 2010.
LIMA, Maria Érica de Oliveira. Mídia regional: indústria, mercado e cultura. Natal: EDUFRN, 2010.
LIMA, Maria Érica de Oliveira. Comunicação Local/Regional. In: GADINI, Sérgio Luiz; WOITOWICZ, Karina Janz. Noções básicas de Folkcomunicação: uma introdução aos principais termos, conceitos e expressões. Ponta Grossa/PR: Editora UEPG, 2007.
LIMA, Maria Érica de Oliveira. Comunicação meso-regional: Rede Bahia de Comunicação: um exemplo de mídia regional. In: MARQUES DE MELO, José; GOBBI, Maria Cristina; SOUSA, Cidoval Morais (orgs). Regionalização midiática: estudos sobre comunicação e desenvolvimento regional. Rio de Janeiro: Sotese, 2006.
LIMA, Maria Érica de Oliveira. Mídia Regional: indústria, mercado e cultura. Natal, RN: Editora da UFRN, 2010.
MATTELART, Armand. Comunicação-mundo: história das idéias e das estratégias. Petrópolis: Vozes, 2. ed, 1996.
MARÇOLA, Rosângela e OLIVEIRA, Roberto Reis de (Org). Estudos de mídia regional, local e comunitária. São Paulo: Arte e Ciência, 2008.
MORAES, Dênis de. Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997.
MORAES, Gislane da Conceição Lima Camelo de. Regionalização da mídia piauiense: um olhar sobre os programas especiais da TV Cidade Verde. Teresina, 2016. 165 f. Dissertação (Mestrado) ? Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação (CCE), Departamento de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Teresina, 2016.
MOREIRA, Sonia Virgínia. Por que Geografias, no plural, para a Comunicação? In: MOREIRA, Sonia Virgínia (Org.). Geografias da Comunicação: espaço de observação de mídia e de culturas. São Paulo: Intercom, 2012, p. 09-17.
PERUZZO, Cecilia. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, ano 26, n. 43, p. 67-84, set. 2005.
REIS, Thays Assunção. Jornalismo Regional: uma leitura a partir dos critérios de noticiabilidade do jornal O Progresso. In: Estudos em Jornalismo e Mídia. Vol. 15 Nº 1. Janeiro a Junho de 2018. ISSNe 1984-6924
SALOMÃO, V. Rede de televisão e regionalização da produção audiovisual no Brasil: o caso EPTV. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 159-174.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2017.
SENE, E. de. Globalização e espaço geográfico. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
SILVA, Julimar Pereira da. Regionalização televisiva: a proposta da Rede Meio Norte. 2018. 496 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) ? Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2018.
SILVA, Mayara da Costa. Regionalização no webjornalismo piauiense: estudo do Portal Cidade Verde, Teresina ? Piauí. 2017. 205 f. Dissertação (Mestrado) ? Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação (CCE), Departamento de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Teresina, 2017.
SILVA, Robson Bastos da. Limites e possibilidades da TV Regional. In: MARQUES DE MELO, José; SOUSA, Cidoval Morais; GOBBI, Maria Cristina (orgs). Regionalização midiática: estudos sobre comunicação e desenvolvimento regional. Rio de Janeiro: Sotese, 2006.
SIMÕES, C. F. Televisão regional e globalização. In: SOUSA, C. M. (Org.) Televisão regional, globalização e cidadania. Rio de Janeiro: Sotese, 2006. p. 15-46.
SOUSA, C. M. (Org.). Televisão regional, globalização e cidadania. Rio de Janeiro: Sotese, 2006. p. 129-137.
THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Ed. Vozes, 1998. |