-

PPGCOM018 - TÓPICOS ESPECIAIS EM JORNALISMO II - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Aula 1 (14/03/2025 - 14/03/2025)
Recepção aos alunos: dinâmica de acolhimento. Apresentação do plano de curso. Globalização: antecedentes, aspectos conceituais e impactos na área de comunicação.
Aula 2 (21/03/2025 - 21/03/2025)
O global e o regional. Reflexões sobre regionalização e mídia.
Aula 3 (28/03/2025 - 28/03/2025)
Seminários: regionalização da mídia.
Aula 4 (04/04/2025 - 04/04/2025)
Estudos de casos de regionalização no contexto midiático. Apresentação de dissertação já defendida no PPGCOM\UFPI.
Aula 5 (11/04/2025 - 11/04/2025)
Seminários: regionalização midiática.
Aula 6 (25/04/2025 - 25/04/2025)
Aula sobre artigo científico para planejamento e elaboração da avaliação final da disciplina.
Aula 7 (02/05/2025 - 02/05/2025)
Atividade prática: elaboração do artigo científico. Temáticas no âmbito da regionalização midiática.
Aula 8 (09/05/2025 - 09/05/2025)
Seminários: Regionalização midiática.
Aula 9 (16/05/2025 - 16/05/2025)
Apresentação pelos mestrandos do estágio em que se encontra o artigo científico. Etapas trilhadas, autores consultados e desafios.
Aula 10 (23/05/2025 - 23/05/2025)
Seminários - Evento Coordenado pela Profa. Dra. Lívia Barroso
Aula 11 (06/06/2025 - 06/06/2025)
Encerramento - Finalização artigo científico.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
14 21 28 04 11 25 02 09 16 23 30 06 13 27 04
1 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2025100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025100**** 8,5 8.5 0 AM
2 2025100**** 9,5 9.5 0 AM
3 2024100**** 9,5 9.5 0 AM
4 2025100**** 9,5 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Relações entre Jornalismo, Economia e Sociedade; Economia Política da Comunicação e do Jornalismo. Meios de Comunicação (indústrias culturais) e participação política. Produção, distribuição e consumo da comunicação e do jornalismo em um novo espaço público e nas mídias digitais. Políticas de comunicação, jornalismo e cidadania. Jornalismo e estruturas socioeconômicas. Tecnologias digitais de comunicação, as estratégias de mercado e os movimentos contra hegemônicos nos marcos do capitalismo reconfigurado. *Atualizada em fevereiro de 2018.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas presenciais, expositivas e dialogadas. O formato on line, remoto, poderá ser utilizado em situações excepcionais. Discussão de textos, uso de slides e estudo de casos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: * A avaliação formativa, de cunho qualitativo, será realizada paralelamente ao desenvolvimento do conteúdo programado para cada unidade, tendo como finalidade favorecer a percepção das reações do(a) pós-graduando(a) quanto: ao método pedagógico adotado, à apreensão de conteúdos teóricos desenvolvidos em aula, à realização de estudos sistemáticos, ao cumprimento das atividades / tarefas previstas e ao desenvolvimento de habilidades expositivas e argumentativas. Serão considerados aspectos como a freqüência mínima exigida e a participação nas atividades propostas.
* A avaliação somativa, de caráter quantitativo, visa a aferir o conhecimento do(a) aluno(a) nas diversas etapas do desenvolvimento da disciplina, em datas pré-definidas, abrangendo avaliação individual e em grupo (por meio de seminários e produção de artigo científico).

Proposta:
Participação: 1,0 ponto
Seminário: 2,0 pontos
Artigo científico: 7,0 pontos
Horário de atendimento: Terça 9h
Bibliografia: Bibliografia

AGUIAR, Sonia. Territórios do jornalismo: Geografias da mídia local e regional no Brasil. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016.

BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999.

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

CANCLINI, Néstor Garcia. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2016.

CASTELLS, Manuel. O Poder da Comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

CASTELO BRANCO, S. Internacionalização da mídia brasileira: a trajetória da Gazeta
Mercantil. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, ano 23, n. 37, p. 145-166, 1o. sem. 2002.

CASTELO BANCO, S. Regionalização midiática e Folkcomunicação: reflexões e diálogos.
In: LIMA, Maria Érica de Oliveira; NOBRE, Itamar de Morais. Cartografia da Folkcomunicação: o pensamento regional brasileiro e o itinerário de internacionalização. Campina Grande, EDUEPB, 2019.

COELHO, Pedro Manuel Rouxinol Samina. A TV de proximidade e os novos desafios do espaço público: um estudo sobre a situação portuguesa. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa, 2003.

DIEGUES JÚNIOR. Manuel. Regiões culturais para o estudo do folclore brasileiro. In: MARQUES DE MELO, José; Fernandes, Guilherme Moreira. (Org.) Metamorfose da folkcomunicação ?Antologia brasileira. São Paulo: EditaE Cultural, 2013.

DOURADO, Jacqueline Lima (org.). Economia política do Jornalismo: campo, objeto, convergências e regionalismo. Teresina. EDUFPI, 2013.

FABBRI JÚNIOR, Duilio. A tensão entre o global e Local: Os limites de um noticiário regional na TV. Campinas, SP. Akademica, 2006.

FADUL, Anamaria. Mídia regional no Brasil: elementos para uma análise. In: FADUL, A.;
GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 23-40.

FADUL, Anamaria; GOBBI, Maria Cristina (Org). Mídia e região na era digital: diversidade cultural, convergência midiática. São Paulo. Arte e ciência, 2006.

GOMES, Paulo César da Costa. O conceito de região e sua discussão. In: Geografia: conceitos e temas. CASTRO, Iná Elias de Castro, GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. 2a. ed. ? Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2000. p. 50-76.

HAESBAERT, Rogério. Regional Global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

HAESBAERT, Rogério (org.). Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo.
Niterói: EdUff, 2013.

IANNI, Octávio. Nacionalismo, regionalismo e globalismo. In: BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999. p. 29-50.

JAGUARIBE, Elisabete; MATTOS Geísa; QUEZADO, Ana (Orgs.). Nordeste, Memórias e Narrativas da Mídia. Fortaleza: Edições Iris/ Expressão Gráfica Editora, 2010.

LIMA, Maria Érica de Oliveira. Mídia regional: indústria, mercado e cultura. Natal: EDUFRN, 2010.

LIMA, Maria Érica de Oliveira. Comunicação Local/Regional. In: GADINI, Sérgio Luiz; WOITOWICZ, Karina Janz. Noções básicas de Folkcomunicação: uma introdução aos principais termos, conceitos e expressões. Ponta Grossa/PR: Editora UEPG, 2007.

LIMA, Maria Érica de Oliveira. Comunicação meso-regional: Rede Bahia de Comunicação: um exemplo de mídia regional. In: MARQUES DE MELO, José; GOBBI, Maria Cristina; SOUSA, Cidoval Morais (orgs). Regionalização midiática: estudos sobre comunicação e desenvolvimento regional. Rio de Janeiro: Sotese, 2006.

LIMA, Maria Érica de Oliveira. Mídia Regional: indústria, mercado e cultura. Natal, RN: Editora da UFRN, 2010.

MATTELART, Armand. Comunicação-mundo: história das idéias e das estratégias. Petrópolis: Vozes, 2. ed, 1996.

MARÇOLA, Rosângela e OLIVEIRA, Roberto Reis de (Org). Estudos de mídia regional, local e comunitária. São Paulo: Arte e Ciência, 2008.

MORAES, Dênis de. Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997.

MORAES, Gislane da Conceição Lima Camelo de. Regionalização da mídia piauiense: um olhar sobre os programas especiais da TV Cidade Verde. Teresina, 2016. 165 f. Dissertação (Mestrado) ? Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação (CCE), Departamento de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Teresina, 2016.

MOREIRA, Sonia Virgínia. Por que Geografias, no plural, para a Comunicação? In: MOREIRA, Sonia Virgínia (Org.). Geografias da Comunicação: espaço de observação de
mídia e de culturas. São Paulo: Intercom, 2012, p. 09-17.

PERUZZO, Cecilia. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, ano 26, n. 43, p. 67-84, set. 2005.

REIS, Thays Assunção. Jornalismo Regional: uma leitura a partir dos critérios de noticiabilidade do jornal O Progresso. In: Estudos em Jornalismo e Mídia. Vol. 15 Nº 1. Janeiro a Junho de 2018. ISSNe 1984-6924

SALOMÃO, V. Rede de televisão e regionalização da produção audiovisual no Brasil: o caso EPTV. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 159-174.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2017.

SENE, E. de. Globalização e espaço geográfico. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

SILVA, Julimar Pereira da. Regionalização televisiva: a proposta da Rede Meio Norte. 2018. 496 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) ? Programa de Pós-Graduação em
Comunicação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2018.

SILVA, Mayara da Costa. Regionalização no webjornalismo piauiense: estudo do Portal
Cidade Verde, Teresina ? Piauí. 2017. 205 f. Dissertação (Mestrado) ? Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação (CCE), Departamento de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Teresina, 2017.

SILVA, Robson Bastos da. Limites e possibilidades da TV Regional. In: MARQUES DE MELO, José; SOUSA, Cidoval Morais; GOBBI, Maria Cristina (orgs). Regionalização midiática: estudos sobre comunicação e desenvolvimento regional. Rio de Janeiro: Sotese, 2006.

SIMÕES, C. F. Televisão regional e globalização. In: SOUSA, C. M. (Org.) Televisão regional, globalização e cidadania. Rio de Janeiro: Sotese, 2006. p. 15-46.

SOUSA, C. M. (Org.). Televisão regional, globalização e cidadania. Rio de Janeiro: Sotese, 2006. p. 129-137.

THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Ed.
Vozes, 1998.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/03/2025
14/03/2025
Aula 1
21/03/2025
21/03/2025
Aula 2
28/03/2025
28/03/2025
Aula 3
04/04/2025
04/04/2025
Aula 4
11/04/2025
11/04/2025
Aula 5
25/04/2025
25/04/2025
Aula 6
02/05/2025
02/05/2025
Aula 7
09/05/2025
09/05/2025
Aula 8
16/05/2025
16/05/2025
Aula 9
23/05/2025
23/05/2025
Aula 10
06/06/2025
06/06/2025
Aula 11
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1353 16/07/2025 03:04