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CGBENF/CAFS005 - PRÁTICAS EDUCATIVAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de ensino e cronograma. Dinâmica de apresentação. Aula 01- Fundamentos das Práticas Educativas na APS (23/05/2025 - 23/05/2025)
   Plano_de_disciplina_PETS_2025.1_assinado_(1)_assinado.pdf 
Aula 02- Tecnologias Educacionais na APS: conceitos fundamentais (23/05/2025 - 23/05/2025)
Aula 03- Ações Estratégicas para Ampliar o Acesso às Ações Educativas. Atividade 1 - Fórum (24/05/2025 - 24/05/2025)
   Fórum Avaliativo- Caso Clínico Práticas Educativas e Tecnologias em Saúde
Período de Habilitação: 23/05/2025 às 17:50 a 30/05/2025 às 23:59
Aula 04 - Atividade 2: Construção de tecnologia em saúde em grupo (24/05/2025 - 24/05/2025)
Aula 05 - Avanços tecnológicos no SUS (06/06/2025 - 06/06/2025)
Aula 06 - Tecnologias educacionais utilizadas na APS (06/06/2025 - 06/06/2025)
    
Inicia em 29/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 09/06/2025 às 23h 59
Aula 07- Atividade 3: Realização de Curso UnaSUS de no mínimo 10h em plataforma (07/06/2025 - 07/06/2025)
Aula 08- Atividade 3: Realização de Curso UnaSUS de no mínimo 10h em plataforma (07/06/2025 - 07/06/2025)
    
Inicia em 25/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 06/06/2025 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN Total
23 24 06 07
1 2025200**** 0 0 0 0 0
2 2025200**** 0 0 0 0 0
3 2025200**** 0 0 0 0 0
4 2025200**** 8 7 8 7 30
5 2025200**** 4 0 0 0 4
6 2025200**** 4 0 0 0 4
7 2025200**** 8 7 8 7 30
8 2025200**** 8 0 4 0 12
9 2025200**** 0 0 0 0 0
10 2025200**** 0 0 8 0 8
11 2025200**** 8 7 8 7 30
12 2025200**** 0 0 0 0 0
13 2025200**** 4 0 0 0 4
14 2025200**** 0 0 0 0 0
15 2025200**** 8 7 8 7 30
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 30 MATRICULADO
2 2025200**** 10,0 9,7 10,0 9.9 0 MATRICULADO
3 2025200**** 8,0 9,8 10,0 9.3 4 MATRICULADO
4 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
5 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 30 MATRICULADO
6 2025200**** 10,0 9,7 10,0 9.9 8 MATRICULADO
7 2025200**** 8,0 9,8 10,0 9.3 0 MATRICULADO
8 2025200**** 8,0 9,7 10,0 9.2 12 MATRICULADO
9 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 30 MATRICULADO
10 2025200**** 9,0 9,7 10,0 9.6 4 MATRICULADO
11 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 MATRICULADO
12 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 30 MATRICULADO
13 2025200**** 8,0 9,8 10,0 9.3 0 MATRICULADO
14 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
15 2025200**** 10,0 9,7 10,0 9.9 0 MATRICULADO

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Conceitos e principais questões que envolvem a educação em saúde, gênero e sexualidade articulados à saúde da família e comunidade. Educação em saúde e sua contribuição para o processo de adoecimento e cuidado. Ações estratégicas para a ampliação do acesso dos sujeitos às ações educativas em saúde. Relações entre ciência, tecnologia e inovação; inovação em serviços de saúde; paradigmas e trajetórias tecnológicas no campo da saúde. Comunicação baseada no uso de tecnologias, destacando sistemas e ambientes de apoio à aprendizagem, mídias digitais, novas ferramentas de interação de informações.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina baseia-se nas metodologias ativas e na relação professor/aluno, onde cada um é considerado com suas bagagens e potencialidades e devem estar envolvidos em todo o processo, para que a aprendizagem ocorra sob um clima autêntico, permeável a trocas e propício ao desenvolvimento da capacidade de análise e crítica acerca do contexto sociopolítico no qual a saúde está inserida Desta forma, o educador pode mediar e incentivar o discente pela busca incessante de conhecimento, favorecendo situações de aprendizagem que primem pela indissociabilidade entre teoria e prática, concedendo lugar a atitudes criativas, críticas, reflexivas e transformadoras. As aulas serão expositivas dialogadas e ocorrerão nos dias e horários já previstos da disciplina em atendimento ao calendário letivo em vigor. A carga horária será cumprida integralmente. Acrescenta-se ainda outras estratégias de ensino, a saber: Conhecimento do grupo: dinâmicas de apresentações simples e trabalhos cooperativos. Aquisição de conhecimentos: aulas expositivas dialogadas; elaboração de relatórios; leituras de textos e fichamentos; resenhas de artigos. Desenvolvimento de habilidades: observação e análise das experiências; atividades em grupo e colaborativas, construção de tecnologias, infográficos, podcasts, elaboração de vídeos, etc. Desenvolvimento de atitudes: debates e simulações. Demais objetivos: confronto com a realidade, desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, a cooperação, a colaboração e a iniciativa de buscar informações. Acrescenta-se que as atividades poderão ocorrer na modalidade a distância, conforme preconizado pelo Artigo 42, parágrafo 2, da Resolução 177/12 de 5 de novembro de 2012, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPEX/UFPI que determina o percentual de 20,0% da carga horário total da disciplina. O upload de materiais de apoio para utilizar em aula (Power Point, PDF, vídeos dentre outros) será disponibilizado no SIGAA. A aula estará alinhada com o plano de ensino da disciplina e terá três etapas distintas: 1) Contextualização e explanação da temática a ser abordada; 2) Aplicação de atividades dirigidas à aprendizagem do conteúdo ministrado e 3) Feedback.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Todos os métodos de avaliação aqui descritos estão de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Atenção Primária à Saúde que diz na página 56 e 57:
As atividades avaliativas ficarão a critério do docente ministrante. Será reprovado o aluno que não frequentar no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total de uma disciplina que será registrada no SIGAA, lembrando que “A presença do aluno é registrada por sua frequência em cada 60 minutos de aula”. A nota mínima para o aluno ser aprovado por média será 7,0.
Nos casos em que for necessária a avaliação final do aproveitamento da disciplina ou atividade, será feita com atribuição de nota em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez), sendo exigida nota igual ou superior a 6 (seis) para aprovação, conforme art. nº 44 da Resolução nº100/2019 da CEPEX.
Sobre o Processo Avaliativo:
A disciplina irá realizar avaliação formativa. A avaliação da aprendizagem, para efeito de registro, obedecerá à proporcionalidade à carga horária da disciplina (45 horas) e será composta de quatro (03) atividades e/ou avaliações teóricas parciais de (0 a 10 pontos).
1ª Avaliação Parcial: Será realizado um Fórum discursivo (primeiro final de semana) e poderá valer entre (0 a 10 pontos) e das atividades propostas. Os conteúdos serão disponibilizados no Sistema SIGAA.
2ª Avaliação Parcial: Será realizada Elaboração de tecnologias em saúde (primeiro final de semana) e poderá valer entre (0 a 10 pontos) e das atividades propostas. Os conteúdos serão disponibilizados no Sistema SIGAA.
3ª Avaliação Parcial: Será realizado Curso através da plataforma UNASUS (segundo final de semana) e poderá valer entre (0 a 10 pontos) e das atividades propostas. Os conteúdos serão disponibilizados no Sistema SIGAA.
A Média Final das avaliações da disciplina será realizada de acordo com os cálculos abaixo: Média Final da Disciplina = Será realizado um somatório das notas (1ª Nota + 2ª Nota + 3ª Nota). Em seguida, será calculada a média simples. O Exame Final (EF), realizado com os alunos que não conseguiram aprovação por média, constará de todo o conteúdo ministrado na disciplina.
O discente que tiver algum impedimento de participar de qualquer avaliação, tem direito de requerer a oportunidade de realizá-las em segunda chamada. O(a) discente poderá requerer exame
de segunda chamada por si ou por procurador legalmente constituído. O requerimento
dirigido ao docente responsável pela disciplina, devidamente justificado e comprovado, deve ser protocolado à
coordenação a qual o aluno esteja vinculado no prazo de 3(três) dias úteis, contado este prazo a partir da data da avaliação não realizada.
Consideram-se motivos que justificam a ausência do discente às avaliações parciais e/ou ao exame final: a) doença; b) doença ou óbito de familiares diretos; c) Audiência Judicial; d) Militares, policiais e outros profissionais em missão oficial; e) Participação em congressos, reuniões oficiais ou eventos culturais representando a Universidade, o município ou estado; f) Outros motivos que, apresentados, possam ser julgados procedentes.
Horário de atendimento: 8h às 12h e 14h às 18h
Bibliografia: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
MIRANDA, S.M. R. C.; MALAGUTTI, W. Educação em Saúde. Bela Vista, SP: Phorte, 2010.
SANTOS, A. S.; PASCHOAL, V. D. Educação em Saúde e Enfermagem. Manole, 2017.
SOARES, A. N. et al. Dispositivo educação em saúde: reflexões sobre práticas educativas na atenção primária e formação em enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, v. 26, n. 3, e0260016, 2017. Disponível em: https://
TRINDADE, E. A incorporação de novas tecnologias nos serviços de saúde: o desafio da análise dos fatores em jogo. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 24(5):951-964, mai, 2008.
VASCONCELOS, M.; GRILLO, M. J. C.; SOARES, S. M. Práticas educativas e tecnologias em saúde. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2018.59 p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/05/2025
23/05/2025
Apresentação do plano de ensino e cronograma. Dinâmica de apresentação. Aula 01- Fundamentos das Práticas Educativas na APS
23/05/2025
23/05/2025
Aula 02- Tecnologias Educacionais na APS: conceitos fundamentais
24/05/2025
24/05/2025
Aula 03- Ações Estratégicas para Ampliar o Acesso às Ações Educativas. Atividade 1 - Fórum
24/05/2025
24/05/2025
Aula 04 - Atividade 2: Construção de tecnologia em saúde em grupo
06/06/2025
06/06/2025
Aula 05 - Avanços tecnológicos no SUS
06/06/2025
06/06/2025
Aula 06 - Tecnologias educacionais utilizadas na APS
07/06/2025
07/06/2025
Aula 08- Atividade 3: Realização de Curso UnaSUS de no mínimo 10h em plataforma
07/06/2025
07/06/2025
Aula 07- Atividade 3: Realização de Curso UnaSUS de no mínimo 10h em plataforma
Avaliações
Data Descrição
22/05/2025 1ª Avaliação
23/05/2025 2ª Avaliação
07/06/2025 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Aviso importante!! 04/06/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1344 01/07/2025 01:03