Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
As aulas serão desenvolvidas buscando-se implementar metodologias ativas. Neste cenário, buscar-se-á o protagonismo do aluno pela colaboração, ação reflexiva, solução de problemas, pensamento crítico, curiosidade e imaginação. Cita-se como estratégia de ensino aprendizagem, a adoção do método de Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos; Caso empático; Grupo de Discussão; Estudo Dirigido; Construção de tecnologias leves em saúde. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
De acordo com o Projeto Político Pedagógico do curso técnico em agente comunitário de saúde, as competências de um profissional são o resultado da combinação de conhecimentos (saber), habilidades (fazer) e comportamento (ser), considerados ideais para a sua formação. Deste modo, as avaliações iram mensurar os parâmetros anteriormente descritos e formar 04 notas. <br />A 1° e a 3ª notas serão dadas pela realização de um teste teórico que valerá 10 pontos.<br />A 2º e a 4ª notas serão compostas pelo somatório de 05 atividades em que cada uma valerá 02 pontos cada. As atividades consistem na apresentação de projetos com potencial resolutivo para problemas epidemiológicos. <br />Será aprovado o aluno que obtiver média final igual ou maior a 6 pontos, obtidos através da média aritmética das quatro avaliações; comparecer a 75 % das aulas. |
Horário de atendimento:
| 07:30 às 09:20 |
Bibliografia:
| BÁSICAS:<br />BONITA, R; BEAGLEHOLE, R; KELLSTROM, J. Epidemiologia Básica. 2. ed. São Paulo: Santos, 2010.<br />CARVALHO, C. A; PINHO, J. R. O; GARCIA, P. T. Epidemiologia: conceitos e aplicabilidade no SUS. São Luís: <br />EDUFMA, 2017.MEDRONHO, R. Epidemiologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.<br />ROUQUAYROL, M. Z; GURGEL, M. Epidemiologia e Saúde. 8. ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 2017.<br />COMPLEMENTARES:<br />FORATTINI, O. P. Epidemiologia Geral. São Paulo: Artes Médicas, 2000.<br />GOMES, E. C. S. Conceitos e ferramentas da epidemiologia. Recife: UFPE, 2015. |