Unidade I A Química do Cotidiano.

Fonte: Capa do livro “Every Day, Chemistry”, escrito por Julia Sooy, e ilustrado por Bonnie Pang. ()

UNIDADE I: A Química do Cotidiano
Parte I
- A Química das Águas
- A Química dos Alimentos
- A Química dos Combustíveis
Parte II
- A Química dos detergentes e sanitizantes
- A Química dos Cosméticos
- A Química dos Medicamentos

Tem-se como objetivo propor metodologias de ensino que visam melhor compreensão dos alunos aos conteúdos de química associando com temas do cotidiano como: Água, Alimentos e Combustíveis.

Livros didáticos
- ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
- CHAGAS, A. P. Como se faz Química: Uma reflexão sobre a Química e a atividade do químico. 2.ed. Campinas: UNICAMP, 2006.
- CHASSOT, A. A ciência através dos Tempos. São Paulo: Moderna, 1994.
Link(s) para pasta(s) que direciona(m) para Slides, vídeos e artigos:
https://drive.google.com/drive/folders/1BMwihfMhY2TX5AU6YBadVVFkpLyi5iIT?usp=sharing

Por que a cebola faz chorar?
Quando cortamos uma cebola, rompemos suas células, liberando enzimas que reagem com compostos sulfurados presentes na cebola. Essa reação forma um gás irritante chamado ácido sulfênico, que rapidamente se transforma em sulfóxido de propanotial. Ao entrar em contato com nossos olhos, esse gás reage com a umidade e forma ácido sulfúrico em pequenas quantidades, causando ardência e lacrimejamento como defesa natural do organismo.
Como usar isso em sala de aula?
Uma estratégia didática interessante seria propor aos alunos que testem diferentes formas de reduzir o efeito lacrimejante, como cortar a cebola sob água corrente, resfriá-la antes do corte ou usar óculos de proteção. Em seguida, discutir com a turma os motivos químicos por trás de cada estratégia!
Essa abordagem conecta um fenômeno cotidiano à química, tornando o aprendizado mais envolvente e aplicável.

Metas da Unidade I da Disciplina "Química do Cotidiano":
Contextualização: Aproximar os conceitos químicos do dia a dia, demonstrando sua aplicação em fenômenos e produtos comuns.
Desenvolvimento Crítico: Estimular o pensamento crítico e a compreensão dos impactos sociais, ambientais e tecnológicos da química.
Capacitação Didática: Formar professores capazes de planejar aulas e sequências didáticas inovadoras, integrando a química ao cotidiano dos alunos.
Experimentação e Inovação: Incentivar a prática experimental e o uso de metodologias ativas para tornar o ensino mais significativo e interativo.
FÓRUM I
Período de Habilitação:
01/03/2025 às 00:00
a
15/03/2025 às 23:59
Inicia em 01/03/2025 às 0h 0 e finaliza em 15/03/2025 às 23h 59