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CLI/CEAD155 - TRABALHO-EDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E DIDÁTICOS II - Turma: 1A (2025.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (03/05/2025 - 30/05/2025)


 

Caro(a) aluno(a),

A disciplina Trabalho-Educação: Fundamentos Teóricos e Didáticos II tem como objetivo abordar o princípio pedagógico do trabalho, as potencialidades e as possibilidades de efetivação da escola unitária, da omnilateralidade e da politecnia. Sobre o ensino integrado, abordará as definições, os obstáculos, as tensões e os avanços teóricos e práticos. Falará, ainda, sobre a práxis transformadora, as perspectivas e as oportunidades emancipatórias frente ao panorama atual do mundo do trabalho, implicações, protagonismos e contribuições da prática docente, da gestão e da EaD.

 

–Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor: Wilamis Kleiton Nunes da Silva

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Possui graduação em Licenciatura Plena em Computação pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2006), pós-graduação em Educação pelo Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu - ISESJT (2008), Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB (2010), Mestre em Ciências da Computação UFERSA/UERN (2017). Atualmente é professor efetivo do Colégio Técnico de Floriano - CTF/UFPI (2010) e Doutorando em Ciências da Computação – CESAR (2023). Tem experiência em programação (Java) e interesse em Aprendizagem de Máquina e Inteligência Computacional.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1996011935348421

  

Quem sou eu

Sou Wilamis Kleiton Nunes da Silva, professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, e apaixonado pelo universo da computação, principalmente por Aprendizagem de Máquina, Inteligência Computacional e também pela área de Gestão, que me instiga pelos desafios de liderança, estratégia e tomada de decisão. Além da carreira acadêmica, cultivo duas grandes paixões: o bom churrasco e o Flamengo.

CONHEÇA A TUTORIA:

 MAUREA  ANA OLIVEIRA 

Minicurrículo: Possuo Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Santo Agostinho, e Especializações em: Gestão e Supervisão escolar (Faculdade Santo Agostinho), Psicopedagogia Clinica e Institucional – UESPI, e Gênero e Diversidade na Escola - Universidade Federal do Piauí – UFPI. Tenho atuação como orientadora de TCC em Cursos de Graduação, e Pós – Graduação (especialização), pelo Centro de Educação Aberta e a Distância CEAD/UFPI, Instituto Federal do Piauí, Instituto Federal do Maranhão, e Faculdade de Ensino Superior do Piauí – FAESPI, ainda algumas experiências como professora tutora presencial em curso de Licenciatura em Filosofia CEAD – UFPI, Projeto Alvorada – Inclusão Social e Produtiva de Pessoas Egressas do Sistema Prisional, do Colégio Técnico de Floriano, vinculado a Universidade Federal do Piauí, exercendo a função de Tutora do Curso de Mecânica de Motocicleta no Colégio Técnico de Teresina – CTT, atuei como tutora EaD no curso de Atendimento Educacional Especializado CEAD-UFPI em 2024. Atualmente, sou professora da Educação infantil pela rede municipal de Timon – Maranhão, e no presente momento sou Tutora do curso de especialização em Docência em Educação Profissional e Tecnológica – CEAD-UFPI, Polo de Bom Jesus – Piauí.

 Saiba mais no Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0645685479351005

Quem sou eu

Sou Maurea Oliveira, mãe e educadora, amo meu oficio de professora, sou formadora de professores com experiência também na educação básica, gosto e aprecio arte e cultura, e acredito na capacidade transformadora das artes integradas para o desenvolvimento integral da vida.

JOSELUCIA PEREIRA DE SOUSA ARARIPE

Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA pela Universidade Estadual do Piauí (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação Montenegro (2009).

Saiba mais no Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7274979761877379 


Conteúdo Unidade I:


   PLANO DE ENSINO TRABALHO-EDUCAÇÃO-FUNDAMENTOS TEÓRICOS E DIDÁTICOS II.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (03/05/2025 - 30/05/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

    Aula 09/05 (Site) 
    Aula 10/05 (Site) 
UNIDADES (03/05/2025 - 30/05/2025)

CAPÍTULOS I e II voltados para:

O princípio pedagógico do trabalho, potencialidades e possibilidades de efetivação da escola  unitária, da omnilateralidade e da politecnia. Ensino integrado: definições, obstáculos, tensões e avanços teóricos e práticos.

CAPÍTULO III voltado para:

Práxis transformadora: perspectivas e oportunidades emancipatórias frente ao panorama atual do mundo do trabalho, implicações, protagonismos e contribuições da prática docente, da gestão e da EaD.

Propiciar, em continuidade à introdução da Unidade Temática I, discussões e reflexões que envolvam as marcas, os desafios e os avanços da relação entre trabalho e educação no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.

 

 

Link do Livro Digital da Disciplina: https://sgmdnute.sites.ufsc.br/setec-materiais//trabalho-educacao-2/index.html 

Bibliografia básica:

 

CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos?. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187-205, jan.-abr. 2014 Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303 . Acesso em: 21 jan. 2024.

 

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Politecnia, escola unitária e trabalho: lições do passado e do presente. Revista Trabalho Necessário, ano 13, n. 20, p. 234-251, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.22409/tn.13i20.p8620 . Acesso em: 21 jan. 2024.

 

MACHADO, Lucília Regina de Souza. O trabalho como referência para a formação e a democracia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v.1, n.26, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15167 . Acesso em: 20 jan. 2024.

 

MARTINS, Marcos Francisco. Gramsci, Educação e Escola Unitária. Educação e Pesquisa, v. 47, p. e226099, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226099 . Acesso em: 20 jan. 2024.

 

MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Holos, Natal, v. 2, p. 1-27, 2007. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11. Acesso em: 20 jan. 2024.

 

RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: da conceituação à operacionalização. Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, ano 11, v. 19, n. 39, p. 15-29, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/10243 . Acesso em: 20 jan. 2024.

 

RAMOS, Marise Nogueira. Filosofia da Práxis e práticas pedagógicas de formação de trabalhadores. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, MG, v. 23, n. 1, p. 207-218, jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9306 .

Acesso em: 20 jan. 2024.

 

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?lang=pt. Acesso em: 03 jan. 2024.

Bibliografia complementar:

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de; SÁ, Giedre Teresinha Ragnini de. Políticas educacionais e pesquisa acadêmica: uma reflexão sobre a escola unitária em Antonio Gramsci enquanto um objeto de investigação. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, n.40, p. 223–237, jul./dez. 2015. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/876 . Acesso em: 20 jan. 2024.

ALVES, Leandro Marcos Salgado; PLÁCIDO, Reginaldo Leandro; FARIA, Filipe Pereira; ROHR, Michel Luís. Retalhos de experiências exitosas em educação profissional e tecnológica. Debates em Educação, Maceió, v. 11, n. 24, mai.-ago. 2019. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/ojs2-somente- consulta/index.php/debateseducacao/article/view/6910 . Acesso em: 20 jan. 2024.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, 2005. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122 . Acesso em: 20 jan. 2024.

CHISTÉ, Priscila de Souza. Educação Profissional no Brasil: reflexões sobre o ensino médio integrado. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 4, n. 2, p. 86 - 113, 2014. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/78. Acesso em: 02 fev. 2024.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. A politecnia nos debates pedagógicos soviéticos das décadas de 20 e 30. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n.18, 2020, p. 1-26. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9575/2568. Acesso em: 8 jan. 2024.

MOURA, Dante Henrique. A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Revista Labor, v.1, n.7, 2012.

Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/23326/1/2012_art_drmoura.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.

 

OLIVEIRA, Ramon de. Ensino médio integrado: desafios para os que lutam por uma escola emancipatória. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s. l.], v. 1, n.

23, p. e14688, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14688. Acesso em: 20 jan. 2024.

RAMOS, Marise Nogueira. Escola Unitária. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, pp. 341-347, 2012. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.

 

RAMOS, Marise Nogueira. Práxis e pragmatismo: referências contrapostas dos saberes profissionais. In: SÁ, Maria Roseli Gomes Brito de; FARTES, Vera Lúcia Bueno (Orgs.).

Currículo, formação e saberes profissionais: a (re)valorização epistemológica da experiência. Salvador: EDUFBA, p. 221, 2010. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39226. Acesso em: 20 jan. 2024.

SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. A formação humana na perspectiva histórico- ontológica. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 15, n. 45, p. 422-590, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/yXjXQvzWfhSp5VNhX6KqKLh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 jan. 2024.

 

SILVA, Deise Rosálio. A perspectiva pedagógica de Antonio Gramsci. In: BOTO, Carlota. Clássicos do pensamento pedagógico: olhares entrecruzados [online]. Uberlândia: EDUFU, História, Pensamento, Educação Collection. Novas Investigações series, v. 9. pp. 141-170, 2019. Disponível em: http://books.scielo.org/id/fjnhs/pdf/boto-9786558240273- 08.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.

 

Recursos educacionais:

 

BRAGA, Osório Esdras Guimarães; PRATES, Admilson Eustáquio. O trabalho como princípio educativo no Ensino Médio Integrado do IFNMG. Montes Claros: IFNMG/ProfEPT. Youtube, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YIgGbazhirg. Acesso em: 08 jan. 2024.

SILVA, Marilene Veiga da; BRASILEIRO, Beatriz Gonçalves. Os sentidos do trabalho e os conceitos essenciais da EPT: um guia para estudantes, professores e gestores, 2023.

Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740867. Acesso em: 09 jan. 2024.

 

ANTUNES, Ricardo. Trabalho intermitente e o trabalhador hoje no Brasil. Youtube, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UMYovnOhk_A. Acesso em: 30 jan 2024.

Material Complementar:

- Biblioteca Virtual:

https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730637?mode=full

    
Inicia em 26/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 29/05/2025 às 23h 59
CAPÍTULOS (03/05/2025 - 30/05/2025)

Capítulo 1 – O trabalho como princípio educativo e a Escola Unitária – de onde viemos e para onde vamos? 

O primeiro capítulo discute o trabalho como princípio educativo, fundamentado na perspectiva histórico-dialética e na teoria de Gramsci, onde o trabalho é visto como essencial para a formação humana. Aborda também o conceito de Escola Unitária, como forma de superar a dualidade educacional típica da sociedade capitalista, que mantém desigualdades estruturais. São discutidos temas como formação omnilateral, politecnia, alienação do trabalho e os desafios da EPT para uma proposta emancipatória.

Capítulo 2 – O ensino integrado e a efetivação do trabalho como princípio educativo na EPT

Neste capítulo, é explorada a trajetória histórica da dualidade educacional no Brasil e o surgimento do ensino integrado como uma alternativa crítica. A criação dos Institutos Federais e a Lei nº 11.892/2008 são destacadas como marcos importantes para a estruturação da EPT. São apresentadas as dimensões da formação integral, os limites de uma visão economicista da educação, experiências exitosas de ensino integrado e os principais desafios para sua consolidação como estratégia transformadora.

Capítulo 3 – Práxis transformadora na EPT: avançar na caminhada

O último capítulo retoma a crítica marxista ao trabalho alienado e propõe sua superação por meio da práxis, entendida como ação consciente e transformadora. A EPT é apresentada como espaço privilegiado para essa transformação, especialmente quando articulada ao ensino integrado e à formação humana integral. São discutidas iniciativas práticas na docência e gestão, voltadas a uma educação comprometida com a emancipação social

   FÓRUM - Atividade avaliativa I
Período de Habilitação: 03/05/2025 às 00:00 a 11/05/2025 às 23:59
    
Inicia em 03/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 18/05/2025 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
2 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
3 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
4 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
5 2025200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
6 2025200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
7 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
8 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
9 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
10 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
11 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
12 2025200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
13 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
14 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
15 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
16 2025200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
17 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
18 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
19 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
20 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
21 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
22 2025200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
23 2025200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
24 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
25 2025200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
26 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
27 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
28 2025200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
29 2025200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
30 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
31 2025200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
32 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
33 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
34 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
35 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
36 2025200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
37 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
38 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
39 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
40 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
41 2025200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
42 2025200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
43 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
44 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
45 2025200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
46 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
47 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
48 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
49 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
50 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
51 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
52 2025200**** 9,0 8,0 9,0 8.8 0 MATRICULADO
53 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
54 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
55 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
56 2025200**** 9,5 8,0 9,5 9.2 0 MATRICULADO
57 2025200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
58 2025200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
59 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
60 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
61 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
62 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
63 2025200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
64 2025200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
65 2025200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
66 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
67 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
68 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
69 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
70 2025200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO

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Título

Data
RECUPERAÇÃO DAS UNIIDADES TEMÁTICAS 17/05/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1345 02/07/2025 07:57