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CLI/CEAD155 - TRABALHO-EDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E DIDÁTICOS II - Turma: 8A (2025.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (03/05/2025 - 30/05/2025)


 

Caro(a) aluno(a),

A disciplina Trabalho-Educação: Fundamentos Teóricos e Didáticos II tem como objetivo abordar o princípio pedagógico do trabalho, as potencialidades e as possibilidades de efetivação da escola unitária, da omnilateralidade e da politecnia. Sobre o ensino integrado, abordará as definições, os obstáculos, as tensões e os avanços teóricos e práticos. Falará, ainda, sobre a práxis transformadora, as perspectivas e as oportunidades emancipatórias frente ao panorama atual do mundo do trabalho, implicações, protagonismos e contribuições da prática docente, da gestão e da EaD.

 

–Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor: Wilamis Kleiton Nunes da Silva

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Possui graduação em Licenciatura Plena em Computação pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2006), pós-graduação em Educação pelo Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu - ISESJT (2008), Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB (2010), Mestre em Ciências da Computação UFERSA/UERN (2017). Atualmente é professor efetivo do Colégio Técnico de Floriano - CTF/UFPI (2010) e Doutorando em Ciências da Computação – CESAR (2023). Tem experiência em programação (Java) e interesse em Aprendizagem de Máquina e Inteligência Computacional.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1996011935348421

  

Quem sou eu

Sou Wilamis Kleiton Nunes da Silva, professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, e apaixonado pelo universo da computação, principalmente por Aprendizagem de Máquina, Inteligência Computacional e também pela área de Gestão, que me instiga pelos desafios de liderança, estratégia e tomada de decisão. Além da carreira acadêmica, cultivo duas grandes paixões: o bom churrasco e o Flamengo.

CONHEÇA A TUTORIA:

 

MARIA DO SOCORRO DE JESUS BEZERRA (POLO DE TERESINA)

 

Professora Socorro, tutora do polo Teresina. Trabalhei 31 anos em Educação na Rede Estadual do Piauí. Em 2017, aposentei-me por tempo de serviço. Graduada em Pedagogia. Especialista em: Educação-Supervisão Escolar (UESPI/2005); Gestão Escolar (UFPI/2008); Atendimento Educacional Especializado-AEE (UFC/2011); Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS (UFPI/2016); Docência do Ensino superior (FACAPI/2020). Atuei como Coordenadora Pedagógica (1999–2003) e Gestora Escolar (2004–2008) no CETI Martins Napoleão. Experiência em: Tutoria à distância no curso de Licenciatura em Pedagogia – EAD/UFPI/UAB, nos polos de apoio presencial de Alegrete/PI e Marcos Parente/PI; Supervisora de ensino na SEMEC em Campo Grande do Piauí (2008-2010); Professora substituta da UESPI (2011-2015). Tenho experiência ministrando aulas pelo PARFOR e professora formadora em disciplinas pedagógicas em EAD-NEAD-UESPI. Atualmente Teresina  – Piauí.

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9337065672473174

 

LUCIMAR  VIEIRA  DE OLIVEIRA (POLO DE TERESINA)


Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia - Habilitação em Magistério pela Universidade Estadual  do Piauí (2000),Pós  graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica – UESPI (2011), Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE), Trilha Formativa Educação Infantil e Alfabetização  - Universidade Federal do Piauí (UFPI-2024))Bacharelado em  Direito pela Faculdade Santo Agostinho (FSA),Advogada,13.974 OAB PI. Atualmente sou Assessora jurídica da 19ª Gerência Regional de Educação, jurisdicionada a Secretaria de Estado da Educação e Cultura - PI. Experiência na área da Educação,  docência no ensino fundamental e superior atuando principalmente em turmas de  graduação  e pós graduação, cursos de Pedagogia, Letras,   História. Professora efetiva  da  Rede Estadual de Educação  PI , desde de 2001,já fui tutora pela Uespi, (2013-2015) polos de Monsenhor Gil,Piripiri, e UFPI, (2015) polos de Canto do Buriti, Inhuma,Simões,atuei  em  turmas  Parfor,Uespi,polo de José de Freitas ,e Ensino Superior  em Faculdades particulares.

 saiba mais no Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/5046037743333468

 Quem sou eu?

Lucimar Vieira de Oliveira, tutora do polo de Teresina. Sou aquela pessoa que acredita no potencial do ser humano e suas múltiplas possiblidades de ser e de existir. Valorizo a família, e vejo que ela faz parte de nossa essência.

Gosta da justiça, não aprecio injustiças, batalho por mudanças. Aprecio os meus momentos particulares.  A Educação é uma porta de entrada para as mudanças que cada pessoa se propõe.

   PLANO DE ENSINO TRABALHO-EDUCAÇÃO-FUNDAMENTOS TEÓRICOS E DIDÁTICOS II.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (03/05/2025 - 30/05/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

    Aula 09/05 (Site) 
    Aula 10/05 (Site) 
UNIDADES (03/05/2025 - 30/05/2025)

CAPÍTULOS I e II voltados para:

O princípio pedagógico do trabalho, potencialidades e possibilidades de efetivação da escola  unitária, da omnilateralidade e da politecnia. Ensino integrado: definições, obstáculos, tensões e avanços teóricos e práticos.

CAPÍTULO III voltado para:

Práxis transformadora: perspectivas e oportunidades emancipatórias frente ao panorama atual do mundo do trabalho, implicações, protagonismos e contribuições da prática docente, da gestão e da EaD.

Propiciar, em continuidade à introdução da Unidade Temática I, discussões e reflexões que envolvam as marcas, os desafios e os avanços da relação entre trabalho e educação no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.

 

 

Link do Livro Digital da Disciplina: https://sgmdnute.sites.ufsc.br/setec-materiais//trabalho-educacao-2/index.html 

Bibliografia básica:

 

CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos?. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187-205, jan.-abr. 2014 Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303 . Acesso em: 21 jan. 2024.

 

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Politecnia, escola unitária e trabalho: lições do passado e do presente. Revista Trabalho Necessário, ano 13, n. 20, p. 234-251, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.22409/tn.13i20.p8620 . Acesso em: 21 jan. 2024.

 

MACHADO, Lucília Regina de Souza. O trabalho como referência para a formação e a democracia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v.1, n.26, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15167 . Acesso em: 20 jan. 2024.

 

MARTINS, Marcos Francisco. Gramsci, Educação e Escola Unitária. Educação e Pesquisa, v. 47, p. e226099, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226099 . Acesso em: 20 jan. 2024.

 

MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Holos, Natal, v. 2, p. 1-27, 2007. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11. Acesso em: 20 jan. 2024.

 

RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: da conceituação à operacionalização. Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, ano 11, v. 19, n. 39, p. 15-29, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/10243 . Acesso em: 20 jan. 2024.

 

RAMOS, Marise Nogueira. Filosofia da Práxis e práticas pedagógicas de formação de trabalhadores. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, MG, v. 23, n. 1, p. 207-218, jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9306 .

Acesso em: 20 jan. 2024.

 

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?lang=pt. Acesso em: 03 jan. 2024.

Bibliografia complementar:

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de; SÁ, Giedre Teresinha Ragnini de. Políticas educacionais e pesquisa acadêmica: uma reflexão sobre a escola unitária em Antonio Gramsci enquanto um objeto de investigação. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, n.40, p. 223–237, jul./dez. 2015. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/876 . Acesso em: 20 jan. 2024.

ALVES, Leandro Marcos Salgado; PLÁCIDO, Reginaldo Leandro; FARIA, Filipe Pereira; ROHR, Michel Luís. Retalhos de experiências exitosas em educação profissional e tecnológica. Debates em Educação, Maceió, v. 11, n. 24, mai.-ago. 2019. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/ojs2-somente- consulta/index.php/debateseducacao/article/view/6910 . Acesso em: 20 jan. 2024.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, 2005. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122 . Acesso em: 20 jan. 2024.

CHISTÉ, Priscila de Souza. Educação Profissional no Brasil: reflexões sobre o ensino médio integrado. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 4, n. 2, p. 86 - 113, 2014. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/78. Acesso em: 02 fev. 2024.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. A politecnia nos debates pedagógicos soviéticos das décadas de 20 e 30. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n.18, 2020, p. 1-26. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9575/2568. Acesso em: 8 jan. 2024.

MOURA, Dante Henrique. A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Revista Labor, v.1, n.7, 2012.

Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/23326/1/2012_art_drmoura.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.

 

OLIVEIRA, Ramon de. Ensino médio integrado: desafios para os que lutam por uma escola emancipatória. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s. l.], v. 1, n.

23, p. e14688, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14688. Acesso em: 20 jan. 2024.

RAMOS, Marise Nogueira. Escola Unitária. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, pp. 341-347, 2012. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.

 

RAMOS, Marise Nogueira. Práxis e pragmatismo: referências contrapostas dos saberes profissionais. In: SÁ, Maria Roseli Gomes Brito de; FARTES, Vera Lúcia Bueno (Orgs.).

Currículo, formação e saberes profissionais: a (re)valorização epistemológica da experiência. Salvador: EDUFBA, p. 221, 2010. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39226. Acesso em: 20 jan. 2024.

SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. A formação humana na perspectiva histórico- ontológica. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 15, n. 45, p. 422-590, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/yXjXQvzWfhSp5VNhX6KqKLh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 jan. 2024.

 

SILVA, Deise Rosálio. A perspectiva pedagógica de Antonio Gramsci. In: BOTO, Carlota. Clássicos do pensamento pedagógico: olhares entrecruzados [online]. Uberlândia: EDUFU, História, Pensamento, Educação Collection. Novas Investigações series, v. 9. pp. 141-170, 2019. Disponível em: http://books.scielo.org/id/fjnhs/pdf/boto-9786558240273- 08.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.

 

Recursos educacionais:

 

BRAGA, Osório Esdras Guimarães; PRATES, Admilson Eustáquio. O trabalho como princípio educativo no Ensino Médio Integrado do IFNMG. Montes Claros: IFNMG/ProfEPT. Youtube, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YIgGbazhirg. Acesso em: 08 jan. 2024.

SILVA, Marilene Veiga da; BRASILEIRO, Beatriz Gonçalves. Os sentidos do trabalho e os conceitos essenciais da EPT: um guia para estudantes, professores e gestores, 2023.

Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740867. Acesso em: 09 jan. 2024.

 

ANTUNES, Ricardo. Trabalho intermitente e o trabalhador hoje no Brasil. Youtube, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UMYovnOhk_A. Acesso em: 30 jan 2024.

Material Complementar:

- Biblioteca Virtual:

https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730637?mode=full

    
Inicia em 26/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 29/05/2025 às 23h 59
CAPÍTULOS (03/05/2025 - 30/05/2025)

Capítulo 1 – O trabalho como princípio educativo e a Escola Unitária – de onde viemos e para onde vamos? 

O primeiro capítulo discute o trabalho como princípio educativo, fundamentado na perspectiva histórico-dialética e na teoria de Gramsci, onde o trabalho é visto como essencial para a formação humana. Aborda também o conceito de Escola Unitária, como forma de superar a dualidade educacional típica da sociedade capitalista, que mantém desigualdades estruturais. São discutidos temas como formação omnilateral, politecnia, alienação do trabalho e os desafios da EPT para uma proposta emancipatória.

Capítulo 2 – O ensino integrado e a efetivação do trabalho como princípio educativo na EPT

Neste capítulo, é explorada a trajetória histórica da dualidade educacional no Brasil e o surgimento do ensino integrado como uma alternativa crítica. A criação dos Institutos Federais e a Lei nº 11.892/2008 são destacadas como marcos importantes para a estruturação da EPT. São apresentadas as dimensões da formação integral, os limites de uma visão economicista da educação, experiências exitosas de ensino integrado e os principais desafios para sua consolidação como estratégia transformadora.

Capítulo 3 – Práxis transformadora na EPT: avançar na caminhada

O último capítulo retoma a crítica marxista ao trabalho alienado e propõe sua superação por meio da práxis, entendida como ação consciente e transformadora. A EPT é apresentada como espaço privilegiado para essa transformação, especialmente quando articulada ao ensino integrado e à formação humana integral. São discutidas iniciativas práticas na docência e gestão, voltadas a uma educação comprometida com a emancipação social

   FÓRUM - Atividade avaliativa I
Período de Habilitação: 03/05/2025 às 00:00 a 11/05/2025 às 23:59
    
Inicia em 03/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 18/05/2025 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
2 2025200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
3 2025200**** 7,0 9,0 7,0 7.4 0 MATRICULADO
4 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
5 2025200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
6 2025200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
7 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
8 2025200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 MATRICULADO
9 2025200**** 9,5 10,0 9,5 9.6 0 MATRICULADO
10 2025200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
11 2025200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
12 2025200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
13 2025200**** 9,8 9,0 9,8 9.6 0 MATRICULADO
14 2025200**** 9,8 9,5 9,8 9.7 0 MATRICULADO
15 2025200**** 9,5 10,0 9,5 9.6 0 MATRICULADO
16 2025200**** 7,5 10,0 7,5 8.0 0 MATRICULADO
17 2025200**** 0,0 10,0 0,0 2.0 0 MATRICULADO
18 2025200**** 9,5 10,0 9,5 9.6 0 MATRICULADO
19 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
20 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
21 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
22 2025200**** 0,0 10,0 0,0 2.0 0 MATRICULADO
23 2025200**** 9,0 8,0 9,0 8.8 0 MATRICULADO
24 2025200**** 9,8 9,0 9,8 9.6 0 MATRICULADO
25 2025200**** 9,5 8,5 9,5 9.3 0 MATRICULADO
26 2025200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
27 2025200**** 9,8 9,5 9,8 9.7 0 MATRICULADO
28 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
29 2025200**** 9,5 9,0 9,5 9.4 0 MATRICULADO
30 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
31 2025200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
32 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
33 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
34 2025200**** 9,5 10,0 9,5 9.6 0 MATRICULADO
35 2025200**** 9,5 8,0 9,5 9.2 0 MATRICULADO
36 2025200**** 9,5 10,0 9,5 9.6 0 MATRICULADO
37 2025200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
38 2025200**** 9,5 10,0 9,5 9.6 0 MATRICULADO
39 2025200**** 7,5 10,0 7,5 8.0 0 MATRICULADO
40 2025200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
41 2025200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
42 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
43 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
44 2025200**** 9,5 10,0 9,5 9.6 0 MATRICULADO
45 2025200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 MATRICULADO
46 2025200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 MATRICULADO
47 2025200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
48 2025200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
49 2025200**** 8,5 9,0 8,5 8.6 0 MATRICULADO
50 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
51 2025200**** 9,5 10,0 9,5 9.6 0 MATRICULADO
52 2025200**** 9,0 0,0 9,0 7.2 0 MATRICULADO
53 2025200**** 0,0 9,0 0,0 1.8 0 MATRICULADO
54 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
55 2025200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
56 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
57 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
58 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
59 2025200**** 9,0 9,5 9,0 9.1 0 MATRICULADO
60 2025200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 MATRICULADO
61 2025200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 MATRICULADO
62 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
63 2025200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
64 2025200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
65 2025200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
66 2025200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
67 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
68 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
69 2025200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
70 2025200**** 9,8 9,5 9,8 9.7 0 MATRICULADO

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Título

Data
RECUPERAÇÃO DAS UNIIDADES TEMÁTICAS 17/05/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1345 02/07/2025 07:57