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DBFI/CCS050 - FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS – ASPECTOS BIOFÍSIC - Turma: 8A (2024.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (12/05/2025 - 14/06/2025)

 

Caro(a) aluno(a),

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Neste componente curricular, vamos explorar como as tecnologias educacionais podem potencializar o ensino das funções fisiológicas e biofísicas do corpo humano. Utilizaremos recursos inovadores como plataformas de simulação, sensores fisiológicos e ambientes digitais interativos, sempre conectando teoria e prática de maneira interdisciplinar.

A proposta da disciplina é proporcionar um espaço de aprendizagem ativa e investigativa, no qual você será desafiado(a) a compreender conceitos fundamentais da fisiologia e da biofísica aplicados à educação básica, elaborando estratégias didáticas contextualizadas e fundamentadas em evidências científicas.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. As aulas, leituras, fóruns e atividades foram pensados para promover reflexões, desenvolver competências docentes e ampliar sua autonomia na utilização de ferramentas tecnológicas em sala de aula.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens. Sua participação ativa será essencial para que essa jornada seja rica, colaborativa e transformadora.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Aproveitem!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor Anderson Nogueira Mendes.

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo:

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004) , mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado no programa de Programa em Tecnologia de Processos Químico e Bioquímico - Escola de Química- UFRJ (2012). Em 2012, Foi premiado pelo Santander Universidades em uma categoria especial dedicada aos professores universitários brasileiros que dedicam a vida acadêmica em prol do ensino superior. Entre os anos 2016-2018 foi subchefe do departamento de Biofísica e Fisiologia e subcoordenador do curso de especialização em fisiologia do exercício. Entre 2018 e 2021 foi coordenador geral da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Estado do Piauí, tendo administrado o evento em mais de 20 cidades no Estado do Piauí. Entre os anos de 2018 e 2024 foi bolsista pelo programa de Bolsa de Produtividade em pesquisa da UFPI. Desde 2024 é bolsista de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT 2 pelo CNPq. Atualmente é professor Adjunto do departamento de Biofísica e Fisiologia e professor do programa de pós-graduação em Química da Universidade Federal do Piauí, membro efetivo do Programa de Doutorado em Biotecnologia Rede Nordeste de Biotecnologia e coordenador do Laboratório de Inovação em Ciências e Tecnologia (LACITEC), onde tem se dedicado ao desenvolvimento de pesquisas na área biotecnológica com enfoque em materiais poliméricos, nanociência e popularização da ciência. Consultor e Fundador da start-up Health Care Sensor (HCS) que atua no desenvolvimento de diferentes protótipos para aplicação na área de saúde alinhando nanotecnologia, polímeros e biosensores. Membro efetivo do NÚCLEO DE PESQUISA EM TUBERCULOSE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Possui conhecimento em áreas de interface tais como fisiologia, imunologia e biofísica, polímeros e nanotecnologia destacando os seguintes temas: câncer, inflamação, biotecnologia e nanotecnologia, com foco em liberação controlada de fármacos, desenho e aplicação de materiais poliméricos na área de saúde.

Saiba mais no Currículo Lattes:   http://lattes.cnpq.br/3475177618039218 

   TEMPLATE_FISIOLOGIA_HUMANA_NA_EDUCACAO_BASICA-PLANO_DISCIPLINA_%282%29_%283%29_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (12/05/2025 - 14/06/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (12/05/2025 - 14/06/2025)

Na unidade 01 serão trabalhados os fundamentos biofísicos e fisiológicos das funções orgânicas, com foco na compreensão integrada dos processos como transporte de substâncias, condução do impulso nervoso, contração muscular e regulação térmica. Serão introduzidos conceitos essenciais da biofísica aplicados à fisiologia humana, utilizando ferramentas tecnológicas como simulações e sensores digitais para explorar esses fenômenos. Ao final, os participantes serão convidados a aplicar os conhecimentos em atividades práticas com recursos interativos, promovendo o entendimento dinâmico e visual dos processos fisiológicos.

Na unidade 02 o foco será o uso pedagógico das ferramentas tecnológicas no ensino das funções orgânicas. Serão abordadas estratégias de ensino investigativo com o uso de softwares educativos, simulações digitais e sensores aplicados aos sistemas respiratório, circulatório, digestório, excretor e endócrino. Os participantes irão desenvolver propostas didáticas com base nas tecnologias exploradas, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. A unidade se encerra com a elaboração de planos de aula e atividades interativas voltadas ao ensino das ciências na educação básica, com ênfase na aplicação prática dos recursos tecnológicos apresentados.

Objetivo Geral
Capacitar os profissionais da educação para a utilização de ferramentas tecnológicas no ensino dos aspectos biofísicos e fisiológicos das funções orgânicas, promovendo uma abordagem investigativa e interdisciplinar no contexto da educação básica.

Objetivos Específicos

  1. Conhecer e aplicar recursos tecnológicos para o estudo das funções fisiológicas e biofísicas do corpo humano.
  2. Compreender os princípios fundamentais dos processos biofísicos relacionados à fisiologia humana.
  3. Relacionar o uso de tecnologias educacionais à construção de saberes científicos no ensino das Ciências da Natureza.

Elaborar estratégias pedagógicas que integrem ferramentas digitais à mediação dos conteúdos fisiológicos no ensino básico.

Artigo 1-Os laboratórios virtuais de fisiologia são eficazes para a aprendizagem dos alunos?

https://journals.physiology.org/doi/full/10.1152/advan.00016.2021

Propomos que o discente leia o artigo como uma reflexão sobre a utilização de metodologias alternativas as aulas práticas em laboratórios com instrumentação real. Esse é um momento para refletir sobre como atividades de aulas práticas virtuais podem complementar o estudo de forma inclusiva oportunizando ao discente uma forma diferente de fixar conceitos teóricos.

Artigo 2 – Simulações de laboratório virtual baseadas em computador: LabHEART fisiologia cardíaca prática.

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://journals.physiology.org/doi/prev/20210902-aop/epdf/10.1152/advan.00094.2021 

Propomos que o discente leita o artigo no sentido de observar uma possibilidade de atividade prática inovadora baseada em simulações computacionais para o ensino de fisiologia cardíaca, utilizando o software LabHEART. Ele oferece uma alternativa ética, acessível e altamente interativa ao uso de modelos animais, permitindo que os alunos explorem em detalhes a eletrofisiologia cardíaca, o acoplamento excitação-contração e efeitos de fármacos. Esta abordagem pode ser aplicada em sala de aula ou online, promovendo o aprendizado ativo e o pensamento crítico. Para atividades práticas, os estudantes podem simular potenciais de ação, manipular concentrações iônicas e observar os efeitos fisiológicos de fármacos e mutações genéticas, consolidando o conhecimento teórico por meio da experimentação virtual

Curiosidade da Fisiologia Humana: Qual a semelhança do coração com uma bomba hidráulica?

 

Você sabia que o coração funciona como uma bomba hidráulica altamente eficiente, capaz de gerar e modular ondas de pressão que impulsionam o sangue por todo o corpo? Talvez esse assunto seja algo exaustivamente trabalhado quando se fala sobre fisiologia de circulação. Mas que tal construir um sistema que possa simular um coração e os efeitos hemodinâmicos? Um estudo publicado na revista Scientific Reports apresenta um simulador cardiovascular que reproduz com precisão a dinâmica da pressão arterial humana, destacando o papel do coração como gerador de ondas de pressão. Os pesquisadores desenvolveram uma aorta artificial feita de silicone biomimético, com formato e rigidez semelhantes aos da aorta humana. Essa estrutura foi integrada a uma câmara de complacência que aplica pressão extravascular, evitando distorções na forma da onda de pressão arterial. O simulador reproduziu ondas de pressão com valores de 80–120 mmHg, velocidade de onda de pulso de 6,58 m/s e índice de aumento de 13,3%, todos dentro dos padrões fisiológicos humanos. Interessante, não?

Esse modelo permite estudar como variáveis como frequência cardíaca, volume sistólico e resistência periférica influenciam a forma da onda de pressão arterial. Assim, o coração não apenas bombeia sangue, mas também gera padrões de pressão que se propagam pelas artérias, regulando o fluxo sanguíneo de maneira dinâmica e adaptativa. Esse tipo de estudo torna-se muito interessante para o desenvolvimento de atividades práticas na área sem a manipulação de seres vivos.

Para saber mais sobre esse estudo, acesse o artigo completo: Reproduction of human blood pressure waveform using physiology-based cardiovascular simulator. Quer saber mais? Leia o artigo na integra: https://www.nature.com/articles/s41598-023-35055-1.

Além disso, você pode explorar simulações interativas da fisiologia cardiovascular em plataformas como o BioDigital Human e o Visible Body, que oferecem modelos 3D detalhados do sistema circulatório. Esses sistemas são virtuais e podem auxiliar no desenvolvimento de FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS – ASPECTOS BIOFÍSICOS E FISIOLÓGICOS.

 

Curiosidade/Questionamento problematizador (Você conhece? Você Sabia?)

(Utilizar linguagem dialógica, fundamentar e dispor link, mídia, vídeo, entre outros)

1-      Compreender como simuladores virtuais e plataformas digitais podem ser utilizados no estudo das funções orgânicas humanas, com ênfase nos aspectos biofísicos e fisiológicos.

 

2-      Identificar os principais recursos tecnológicos aplicados ao ensino da fisiologia, como softwares interativos, modelos computacionais e realidade aumentada, reconhecendo suas potencialidades pedagógicas.

 

3-      Analisar fenômenos fisiológicos complexos — como potencial de ação, contração muscular e regulação cardiovascular — com o apoio de ferramentas tecnológicas baseadas em dados reais e simulações.

 

4-      Desenvolver habilidades para interpretar e correlacionar dados obtidos por meio de ferramentas digitais com os princípios fisiológicos e biofísicos subjacentes.

 

5-      Aplicar os conhecimentos adquiridos por meio das ferramentas tecnológicas no reconhecimento de alterações funcionais e na resolução de problemas fisiológicos simulados ou reais.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 12/05/2025 às 00:00 a 27/06/2025 às 23:59
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 12/05/2025 às 00:00 a 27/06/2025 às 23:59
    
Inicia em 12/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 27/06/2025 às 23h 59
    
Inicia em 12/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 27/06/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (12/05/2025 - 14/06/2025)
SEGUNDA CHAMADA (12/05/2025 - 14/06/2025)
AVALIAÇÃO FINAL (12/05/2025 - 14/06/2025)
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025200**** 9,7 9,5 9,8 9.7 0 MATRICULADO
2 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
3 2025200**** 7,8 7,5 8,0 7.8 0 MATRICULADO
4 2025200**** 8,4 8,8 8,0 8.4 0 MATRICULADO
5 2025200**** 8,3 8,5 6.7 0 MATRICULADO
6 2025200**** 9,8 10,0 9,5 9.8 0 MATRICULADO
7 2025200**** 8,8 8,0 9,5 8.8 0 MATRICULADO
8 2025200**** 9,3 9,5 9,0 9.3 0 MATRICULADO
9 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
10 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
11 2025200**** 9,5 1.9 0 MATRICULADO
12 2025200**** 9,2 9,5 9,0 9.2 0 MATRICULADO
13 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
14 2025200**** 9,7 9,8 9,6 9.7 0 MATRICULADO
15 2025200**** 9,6 9,8 9,5 9.6 0 MATRICULADO
16 2025200**** 9,8 9,7 10,0 9.8 0 MATRICULADO
17 2025200**** 9,8 9,7 10,0 9.8 0 MATRICULADO
18 2025200**** 9,2 9,0 9,5 9.2 0 MATRICULADO
19 2025200**** 9,5 9,2 9,7 9.5 0 MATRICULADO
20 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
21 2025200**** 8,7 8,9 8,5 8.7 0 MATRICULADO
22 2025200**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 MATRICULADO
23 2025200**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 MATRICULADO
24 2025200**** 9,3 9,5 9,0 9.3 0 MATRICULADO
25 2025200**** 8,9 8,3 9,5 8.9 0 MATRICULADO
26 2025200**** 8,8 9,0 8,5 8.8 0 MATRICULADO
27 2025200**** 8,5 1.7 0 MATRICULADO
28 2025200**** 8,0 1.6 0 MATRICULADO
29 2025200**** 9,2 8,8 9,5 9.2 0 MATRICULADO
30 2025200**** 9,0 9,5 8,5 9.0 0 MATRICULADO
31 2025200**** 8,8 9,0 8,3 8.7 0 MATRICULADO
32 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
33 2025200**** 9,3 9,0 9,5 9.3 0 MATRICULADO
34 2025200**** 9,8 9,5 10,0 9.8 0 MATRICULADO
35 2025200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 MATRICULADO
36 2025200**** 9,3 10,0 8,5 9.3 0 MATRICULADO
37 2025200**** 8,9 9,0 8,8 8.9 0 MATRICULADO
38 2025200**** 8,8 8,5 9,0 8.8 0 MATRICULADO
39 2025200**** 8,5 9,0 8,0 8.5 0 MATRICULADO
40 2025200**** 9,8 9,0 10,0 9.7 0 MATRICULADO
41 2025200**** 9,2 9,5 8,8 9.2 0 MATRICULADO
42 2025200**** 8,8 9,0 8,5 8.8 0 MATRICULADO
43 2025200**** 8,0 8,5 7,5 8.0 0 MATRICULADO
44 2025200**** 8,5 8,3 8,8 8.5 0 MATRICULADO
45 2025200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
46 2025200**** 9,2 8,8 9,5 9.2 0 MATRICULADO
47 2025200**** 9,8 10,0 9,5 9.8 0 MATRICULADO
48 2025200**** 8,8 8,5 7.0 0 MATRICULADO
49 2025200**** 9,0 9,5 8,5 9.0 0 MATRICULADO
50 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
51 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
52 2025200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 MATRICULADO
53 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
54 2025200**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 MATRICULADO
55 2025200**** 9,6 9,5 9,7 9.6 0 MATRICULADO
56 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
57 2025200**** 9,7 9,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
58 2025200**** 8,9 9,0 8,7 8.9 0 MATRICULADO
59 2025200**** 8,9 9,0 8,7 8.9 0 MATRICULADO
60 2025200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
61 2025200**** 9,4 9,0 9,7 9.4 0 MATRICULADO
62 2025200**** 9,2 9,0 9,3 9.2 0 MATRICULADO
63 2025200**** 9,5 9,2 9,8 9.5 0 MATRICULADO
64 2025200**** 9,7 9,5 1,0 7.9 0 MATRICULADO
65 2025200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 MATRICULADO
66 2025200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 MATRICULADO
67 2025200**** 9,9 9,8 10,0 9.9 0 MATRICULADO
68 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
69 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
70 2025200**** 10,0 2.0 0 MATRICULADO
71 2025200**** 9,7 9,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
72 2025200**** 9,7 9,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
73 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
74 2025200**** 9,6 9,2 10,0 9.6 0 MATRICULADO
75 2025200**** 9,6 9,2 10,0 9.6 0 MATRICULADO
76 2025200**** 9,8 9,7 10,0 9.8 0 MATRICULADO
77 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
78 2025200**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 MATRICULADO
79 2025200**** 9,6 10,0 9,2 9.6 0 MATRICULADO
80 2025200**** 9,1 9,5 8,7 9.1 0 MATRICULADO
81 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
82 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
83 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
84 2025200**** 9,3 9,2 9,3 9.3 0 MATRICULADO
85 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
86 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
87 2025200**** 9,1 9,0 9,2 9.1 0 MATRICULADO
88 2025200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
89 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
90 2025200**** 9,0 8,8 9,3 9.0 0 MATRICULADO
91 2025200**** 9,8 9,5 10,0 9.8 0 MATRICULADO
92 2025200**** 9,3 9,0 9,5 9.3 0 MATRICULADO
93 2025200**** 8,8 8,5 9,0 8.8 0 MATRICULADO
94 2025200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
95 2025200**** 7,7 8,3 6.3 0 MATRICULADO
96 2025200**** 9,7 9,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
97 2025200**** 9,7 9,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
98 2025200**** 9,7 9,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
99 2025200**** 7,8 7,0 8,5 7.8 0 MATRICULADO
100 2025200**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 MATRICULADO
101 2025200**** 9,2 8,8 9,5 9.2 0 MATRICULADO
102 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
103 2025200**** 9,7 9,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
104 2025200**** 9,3 10,0 8,5 9.3 0 MATRICULADO
105 2025200**** 8,2 8,8 7,5 8.2 0 MATRICULADO
106 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
107 2025200**** 8,4 8,3 8,5 8.4 0 MATRICULADO
108 2025200**** 8,4 7,8 9,0 8.4 0 MATRICULADO
109 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
110 2025200**** 9,3 8,5 9,0 9.1 0 MATRICULADO
111 2025200**** 8,5 8,5 9,0 8.6 0 MATRICULADO
112 2025200**** 8,2 8,0 8,3 8.2 0 MATRICULADO
113 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
114 2025200**** 9,3 9,5 9,0 9.3 0 MATRICULADO
115 2025200**** 9,8 9,7 10,0 9.8 0 MATRICULADO
116 2025200**** 9,4 9,5 9,3 9.4 0 MATRICULADO
117 2025200**** 9,3 9,5 8,0 9.1 0 MATRICULADO
118 2025200**** 8,0 8,5 7,5 8.0 0 MATRICULADO

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LINK AULA 02 15/05/2025
LINK AULA 01 13/05/2025
Aulas - 12/05 e 14/05 12/05/2025

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