
Na unidade 01 serão trabalhados os fundamentos biofísicos e fisiológicos das funções orgânicas, com foco na compreensão integrada dos processos como transporte de substâncias, condução do impulso nervoso, contração muscular e regulação térmica. Serão introduzidos conceitos essenciais da biofísica aplicados à fisiologia humana, utilizando ferramentas tecnológicas como simulações e sensores digitais para explorar esses fenômenos. Ao final, os participantes serão convidados a aplicar os conhecimentos em atividades práticas com recursos interativos, promovendo o entendimento dinâmico e visual dos processos fisiológicos.
Na unidade 02 o foco será o uso pedagógico das ferramentas tecnológicas no ensino das funções orgânicas. Serão abordadas estratégias de ensino investigativo com o uso de softwares educativos, simulações digitais e sensores aplicados aos sistemas respiratório, circulatório, digestório, excretor e endócrino. Os participantes irão desenvolver propostas didáticas com base nas tecnologias exploradas, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. A unidade se encerra com a elaboração de planos de aula e atividades interativas voltadas ao ensino das ciências na educação básica, com ênfase na aplicação prática dos recursos tecnológicos apresentados.

Objetivo Geral
Capacitar os profissionais da educação para a utilização de ferramentas tecnológicas no ensino dos aspectos biofísicos e fisiológicos das funções orgânicas, promovendo uma abordagem investigativa e interdisciplinar no contexto da educação básica.
Objetivos Específicos
- Conhecer e aplicar recursos tecnológicos para o estudo das funções fisiológicas e biofísicas do corpo humano.
- Compreender os princípios fundamentais dos processos biofísicos relacionados à fisiologia humana.
- Relacionar o uso de tecnologias educacionais à construção de saberes científicos no ensino das Ciências da Natureza.
Elaborar estratégias pedagógicas que integrem ferramentas digitais à mediação dos conteúdos fisiológicos no ensino básico.

Artigo 1-Os laboratórios virtuais de fisiologia são eficazes para a aprendizagem dos alunos?
https://journals.physiology.org/doi/full/10.1152/advan.00016.2021
Propomos que o discente leia o artigo como uma reflexão sobre a utilização de metodologias alternativas as aulas práticas em laboratórios com instrumentação real. Esse é um momento para refletir sobre como atividades de aulas práticas virtuais podem complementar o estudo de forma inclusiva oportunizando ao discente uma forma diferente de fixar conceitos teóricos.
Artigo 2 – Simulações de laboratório virtual baseadas em computador: LabHEART fisiologia cardíaca prática.
chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://journals.physiology.org/doi/prev/20210902-aop/epdf/10.1152/advan.00094.2021
Propomos que o discente leita o artigo no sentido de observar uma possibilidade de atividade prática inovadora baseada em simulações computacionais para o ensino de fisiologia cardíaca, utilizando o software LabHEART. Ele oferece uma alternativa ética, acessível e altamente interativa ao uso de modelos animais, permitindo que os alunos explorem em detalhes a eletrofisiologia cardíaca, o acoplamento excitação-contração e efeitos de fármacos. Esta abordagem pode ser aplicada em sala de aula ou online, promovendo o aprendizado ativo e o pensamento crítico. Para atividades práticas, os estudantes podem simular potenciais de ação, manipular concentrações iônicas e observar os efeitos fisiológicos de fármacos e mutações genéticas, consolidando o conhecimento teórico por meio da experimentação virtual

Curiosidade da Fisiologia Humana: Qual a semelhança do coração com uma bomba hidráulica?
Você sabia que o coração funciona como uma bomba hidráulica altamente eficiente, capaz de gerar e modular ondas de pressão que impulsionam o sangue por todo o corpo? Talvez esse assunto seja algo exaustivamente trabalhado quando se fala sobre fisiologia de circulação. Mas que tal construir um sistema que possa simular um coração e os efeitos hemodinâmicos? Um estudo publicado na revista Scientific Reports apresenta um simulador cardiovascular que reproduz com precisão a dinâmica da pressão arterial humana, destacando o papel do coração como gerador de ondas de pressão. Os pesquisadores desenvolveram uma aorta artificial feita de silicone biomimético, com formato e rigidez semelhantes aos da aorta humana. Essa estrutura foi integrada a uma câmara de complacência que aplica pressão extravascular, evitando distorções na forma da onda de pressão arterial. O simulador reproduziu ondas de pressão com valores de 80–120 mmHg, velocidade de onda de pulso de 6,58 m/s e índice de aumento de 13,3%, todos dentro dos padrões fisiológicos humanos. Interessante, não?
Esse modelo permite estudar como variáveis como frequência cardíaca, volume sistólico e resistência periférica influenciam a forma da onda de pressão arterial. Assim, o coração não apenas bombeia sangue, mas também gera padrões de pressão que se propagam pelas artérias, regulando o fluxo sanguíneo de maneira dinâmica e adaptativa. Esse tipo de estudo torna-se muito interessante para o desenvolvimento de atividades práticas na área sem a manipulação de seres vivos.
Para saber mais sobre esse estudo, acesse o artigo completo: Reproduction of human blood pressure waveform using physiology-based cardiovascular simulator. Quer saber mais? Leia o artigo na integra: https://www.nature.com/articles/s41598-023-35055-1.
Além disso, você pode explorar simulações interativas da fisiologia cardiovascular em plataformas como o BioDigital Human e o Visible Body, que oferecem modelos 3D detalhados do sistema circulatório. Esses sistemas são virtuais e podem auxiliar no desenvolvimento de FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS – ASPECTOS BIOFÍSICOS E FISIOLÓGICOS.
Curiosidade/Questionamento problematizador (Você conhece? Você Sabia?)
(Utilizar linguagem dialógica, fundamentar e dispor link, mídia, vídeo, entre outros)

1- Compreender como simuladores virtuais e plataformas digitais podem ser utilizados no estudo das funções orgânicas humanas, com ênfase nos aspectos biofísicos e fisiológicos.
2- Identificar os principais recursos tecnológicos aplicados ao ensino da fisiologia, como softwares interativos, modelos computacionais e realidade aumentada, reconhecendo suas potencialidades pedagógicas.
3- Analisar fenômenos fisiológicos complexos — como potencial de ação, contração muscular e regulação cardiovascular — com o apoio de ferramentas tecnológicas baseadas em dados reais e simulações.
4- Desenvolver habilidades para interpretar e correlacionar dados obtidos por meio de ferramentas digitais com os princípios fisiológicos e biofísicos subjacentes.
5- Aplicar os conhecimentos adquiridos por meio das ferramentas tecnológicas no reconhecimento de alterações funcionais e na resolução de problemas fisiológicos simulados ou reais.
FÓRUM I
Período de Habilitação:
12/05/2025 às 00:00
a
27/06/2025 às 23:59
FÓRUM II
Período de Habilitação:
12/05/2025 às 00:00
a
27/06/2025 às 23:59
Inicia em 12/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 27/06/2025 às 23h 59
Inicia em 12/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 27/06/2025 às 23h 59