-

CMR0047 - ESTAGIO SUPERVISIONADO I- LICENCIATURA EM BIOLOGIA - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina (10/12/2012 - 10/12/2012)

Dinâmica para integração da turma; Entrega do Plano de Curso aos alunos; Apresentação da discilina, seus objetivos, forma de avaliação.

 

   ATIVIDADE .docx 
Leiam com atenção a atividade proposta! Respondam individualmente para ser entregue no dia 23 de janeiro.
O Estágio Supervisionado (12/12/2012 - 12/12/2012)

Apresentação da estrutura das disciplinas de Estágio Supervisionado no Curso de Ciências Biológicas da UFPI/CP; Discussão sobre os tipos de Estágio, aspectos que são trabalhados neste espaço, fundamentado pelo primeiro capítulo do livro: PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

Leitura (15/12/2012 - 15/12/2012)

Reflexão sobre o que foi trabalhado na semana e leitura de texto para a próxima aula.

Não Haverá Aula (17/12/2012)

Aula será reposta no final de janeiro

Não Haverá Aula (19/12/2012)

Aula será reposta no final de janeiro

Não Haverá Aula (22/12/2012)

Férias docente

Não Haverá Aula (02/01/2013)

Férias docente

Não Haverá Aula (05/01/2013)

Férias docente

Ciências Biológicas, Ciências e Biologia: as áreas e suas especificidades (07/01/2013 - 07/01/2013)

Discussão sobre o contexto histórico que propiciou o surgimento e consolidação da área de conhecimento de Ciências Biológicas; O contexto histórico da criação das disciplinas escolares de Ciências e de Biologia; Modificações que ocorreram em suas formas de trabalho ao longo dos anos, fundamentado pelo artigo de Mirian Krasilchik: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9805.pdf

A pesquisa na formação do professor de Ciências e Biologia (09/01/2013 - 09/01/2013)

Trabalhar o conceito de pesquisa, como utilizá-la na forma formação do docente e nas escolas de ensino básico como ferramenta de aprendizagem para o aluno.

Atividade (12/01/2013 - 12/01/2013)

Desenvolvimento de atividade sobre Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia

Transposição Didática (14/01/2013 - 14/01/2013)
Yoga na Sala de Aula (16/01/2013 - 16/01/2013)

A percepção fragmentada de mundo é apontada por alguns autores como causa da complexa crise que vive hoje a humanidade, levando a uma percepção fragmentada também do nosso ser. A sala de aula é um espaço que historicamente negligencia o corpo dos alunos em sua integridade. A separação entre o físico e o mental acontece seja quando desejamos que os alunos permaneçam sentados por horas calados, atentos e concentrados no que falamos ou nos conteúdos estudados que compartimentaliza os conhecimentos. As consequências disso aparecem na dificuldade de aprendizagem, indisciplina, falta de concentração, as maiores reclamações dos professores, já formados ou em formação. O yoga é uma pratica milenar que tem por essência a integração entre corpo, mente e espirito, que considera o ser humano como um todo e pode ser vivenciada na escola. Utilizando técnicas de respiração, exercícios de relaxamento, posturas psicofísicas e outros princípios do yoga, o professor pode conseguir bons resultados no processo de aprendizagem dos alunos, aumentando a concentração, desenvolvendo o sentimento de pertencimento ao espaço, auto-estima e criatividade.

  yoga da sala de aula.docx 
Esse texto apresenta alguns exercícios fundamentados no Yoga que podem ser utilizados pelos professores em sala de aula para melhorar a concentração, relação, postura, raciocínio.
Leitura e elaboração de atividade proposta (19/01/2013 - 19/01/2013)
Espaços Formais, Não - Formais e Informais de ensino (21/01/2013 - 21/01/2013)

Será trabalhado com os alunos os conceitos e possibilidades de trabalhos nesses espaços onde ocorrem processos de ensino-aprendizagem.

Vivência nos espaços de ensino Não-Formal e Informal (23/01/2013 - 23/01/2013)

Carga horária destinada a Vivência nos espaços de ensino Não-Formal e Informal para elaboração de travalho avaliativo.

Vivência nos espaços de ensino Não-Formal e Informal (26/01/2013 - 26/01/2013)

Carga horária destinada a vivência nos espaços de ensino Não-Formal e Informal para elaboração de trabalho avaliativo

Vivência nos espaços de ensino Não-Formal e Informal (28/01/2013 - 28/01/2013)

Carga horária destinada a vivência nos espaços de ensino Não-Formal e Informal para elaboração de atividade avaliativa.

1ª Avaliação (29/01/2013 - 29/01/2013)
Apresentação da atividade sobre espaços Não - Formal e Informal de ensino.
Modalidade didática e Recurso didático (30/01/2013 - 30/01/2013)

Discussão sobre os tipos de Modalidades Didáticas existentes e Recursos didáticos para uma diversificação do trabalho docente. Para fundamentar será utilizado um capítulo do livro "Prática de Ensino em Biologia", de Mirian Krasischik.

O uso das Novas Tecnologias no Ensino de Ciências e Biologia (31/01/2013 - 31/01/2013)
Aula Extra.
Atividade de Planejamento (02/02/2013 - 02/02/2013)

Elaboração de Plano de Aula que será ministrada na Atividade de Simulação de Regência.

Usar como referência o livro: 

MENGOLLA, M.; SANT'ANNA, F. M. Por que planejar? Como planejar? Currículo - Área - Aula. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

Atividade de Simulação de Regência (04/02/2013 - 04/02/2013)

Atividade de Simulação de Regência -  cada dupla irá ministrar uma aula de 20 minutos, para Esino Fundamental. 

Atividade de Simulação de Regência (06/02/2013 - 06/02/2013)

Atividade de Simulação de Regência -  cada dupla irá ministrar uma aula de 20 minutos, para Esino Fundamental. 

Elaboração de atividade (09/02/2013 - 09/02/2013)
Elaboração de Atividade (13/02/2013 - 13/02/2013)
Elaboração de Atividade (16/02/2013 - 16/02/2013)
V Semana de Biologia (18/02/2013 - 23/02/2013)

Participação na V Semana de Biologia.

Simulação de Regência (25/02/2013 - 04/03/2013)

Os alunos, em dupla, deverão elaborar e apresentar uma aula com tema relacionado ao Ensino Fundamental. Atividade avaliativa.

Metodologia de Projetos (06/03/2013 - 06/03/2013)

Discussão teórica sobre o tema Metodologia de Projetos, fundamentado por texto.

Elaboração de atividade (09/03/2013 - 09/03/2013)
Metodologia de Projetos (11/03/2013 - 13/03/2013)

Em grupo, os alunos deverão elaborar um Projeto, sob supervisão da professora de Estágio. Deverá seguir os princípios da Metodologia de Projeto.

Metodologia de Projetos (16/03/2013 - 30/03/2013)

Carga horária destinada à aplicação dos projetos desenvolvidos em escolas de ensino básico da cidade.

Metodologia de Projetos (01/04/2013 - 03/04/2013)

Apresentação dos projetos desenvolvidos nas escolas para todos os alunos de Estágio.

Elaboração de atividade (06/04/2013 - 06/04/2013)
Simulação de Regência (08/04/2013 - 10/04/2013)

Os alunos, em dupla, deverão elaborar e apresentar uma aula com tema relacionado ao Ensino Fundamental. Atividade avaliativa.

Elaboração de atividade (13/04/2013 - 13/04/2013)
Simulação de Regência (15/04/2013 - 17/04/2013)

Os alunos, em dupla, deverão elaborar e apresentar uma aula com tema relacionado ao Ensino Fundamental. Atividade avaliativa.

Elaboração de atividade (20/04/2013 - 20/04/2013)

Os alunos, em dupla, deverão elaborar e apresentar uma aula com tema relacionado ao Ensino Fundamental. Atividade avaliativa.

Simulação de Regência (22/04/2013 - 22/04/2013)

Os alunos, em dupla, deverão elaborar e apresentar uma aula com tema relacionado ao Ensino Fundamental. Atividade avaliativa.

Avaliação da disciplina (24/04/2013 - 24/04/2013)

Entrega de notas e avaliação da disciplina.

Frequências da Turma
# Matrícula DEZ JAN FEV MAR ABR Total
10 12 15 22 07 09 12 14 16 19 21 23 26 28 29 30 31 02 04 06 09 13 16 18 20 23 25 27 02 04 06 09 11 13 16 18 20 23 25 27 30 01 03 06 08 10 13 15 17 20 22 24
1 20073**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 50
2 20109**** 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
3 20094**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
6 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
7 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 10
9 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 20094**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
12 20109**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 12
13 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 20083**** 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 14
15 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 8
16 20083**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
20 20094**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 18
21 20094**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 10
22 20083**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
23 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 52
24 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
25 20109**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
26 20109**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
27 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
29 20109**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
30 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
31 20094**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
32 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 20094**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
34 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 12
35 20083**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
36 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
37 20094**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 12
38 20073**** 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
39 20094**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 12
40 20083**** 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 2 2 0 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 53
41 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 5
42 20094**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 18
43 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 4
44 20094**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 12
45 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
46 20083**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
47 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
48 20094**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
49 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
50 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
51 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
52 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
53 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
54 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
55 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
56 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
57 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
58 20094**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 10
59 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
60 20109**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
61 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
62 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
63 201010**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 10
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20073**** 7,8 0,0 0,0 2.6 0 RN
2 201011**** 7,8 8,0 7,8 7.9 0 AM
3 20094**** 7,5 7,0 6,8 7.1 0 AM
4 20083**** 7,8 0,0 0,0 2.6 0 RN
5 20109**** 7,5 8,7 6,7 7.6 0 AM
6 20083**** 7,8 7,5 6,8 7.4 0 AM
7 20083**** 7,5 0,0 0,0 2.5 0 RN
8 20094**** 8,0 8,0 7,2 7.7 0 AM
9 20109**** 7,0 7,5 8,0 7.5 0 AM
10 20109**** 7,7 8,0 7,4 7.7 0 AM
11 20094**** 7,6 7,5 7,3 7.5 0 AM
12 201011**** 8,3 7,5 7,8 7.9 0 AM
13 20109**** 8,5 7,5 8,0 8.0 0 AM
14 20109**** 7,8 8,0 7,9 7.9 0 AM
15 201011**** 7,0 7,5 8,0 7.5 0 AM
16 20109**** 8,5 7,5 7,8 7.9 0 AM
17 20083**** 7,8 7,5 6,8 7.4 0 AM
18 20094**** 7,2 7,0 6,7 7.0 0 AM
19 20094**** 7,5 7,5 7,2 7.4 0 AM
20 201011**** 7,0 7,5 7,5 7.3 0 AM
21 20094**** 7,8 8,0 7,2 7.7 0 AM
22 20109**** 8,5 7,5 7,3 7.8 0 AM
23 20109**** 7,0 7,5 7,4 7.3 0 AM
24 20094**** 7,6 7,5 7,2 7.4 0 AM
25 201010**** 7,5 8,7 8,0 8.1 0 AM
26 20109**** 7,8 8,0 7,8 7.9 0 AM
27 20109**** 7,0 7,5 7,5 7.3 0 AM
28 201010**** 8,3 7,5 7,8 7.9 0 AM
29 20109**** 8,5 7,5 7,8 7.9 0 AM
30 201010**** 8,3 7,5 7,8 7.9 0 AM
31 201011**** 7,8 8,0 7,9 7.9 0 AM
32 20094**** 7,5 7,5 7,2 7.4 0 AM
33 20109**** 7,5 8,7 7,8 8.0 0 AM
34 201010**** 7,0 7,5 8,2 7.6 0 AM
35 20109**** 8,5 7,5 7,3 7.8 0 AM
36 20109**** 8,5 7,5 8,0 8.0 0 AM
37 20109**** 7,5 8,7 8,0 8.1 0 AM
38 20094**** 7,8 8,0 7,5 7.8 0 AM
39 20094**** 8,5 7,5 8,2 8.1 0 AM
40 20094**** 7,6 7,5 7,3 7.5 0 AM
41 20094**** 7,5 7,5 7,7 7.6 0 AM
42 20094**** 7,3 8,0 7,5 7.6 0 AM
43 20083**** 7,8 7,5 7,1 7.5 0 AM
44 20094**** 7,8 8,0 7,2 7.7 0 AM
45 20094**** 7,5 7,5 6,8 7.3 0 AM
46 20094**** 7,8 8,0 7,5 7.8 0 AM
47 20073**** 7,5 7,5 7,2 7.4 0 AM
48 20094**** 7,6 7,5 7,7 7.6 0 AM
49 20083**** 7,8 7,5 7,1 7.5 0 AM
50 20083**** 7,2 7,5 6,7 7.1 0 AM
51 20109**** 8,3 7,5 7,2 7.7 0 AM
52 20083**** 7,2 7,5 7,2 7.3 0 AM
53 20094**** 7,3 8,0 7,0 7.4 0 AM
54 20109**** 8,5 7,5 8,2 8.1 0 AM
55 20109**** 7,5 8,7 7,8 8.0 0 AM
56 20094**** 7,5 7,5 7,2 7.4 0 AM
57 20094**** 7,6 7,5 8,0 7.7 0 AM
58 20083**** 7,8 7,5 7,3 7.5 0 AM
59 20094**** 8,1 8,0 8,0 8.0 0 AM
60 20109**** 8,3 7,5 7,8 7.9 0 AM
61 20094**** 7,8 8,0 7,2 7.7 0 AM
62 20083**** 7,6 7,5 6,7 7.3 0 AM
63 20109**** 7,5 8,7 7,2 7.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Processo de formação e a trajetória da profissionalização docente e suas instâncias constitutivas; Laboratório e oficinas de: Planejamento, ação docente e avaliação; construção de materiais didáticos; utilização das novas tecnologias em educação (internet, TV, escola).
Objetivos: OBJETIVO GERAL: Planejar, Refletir e Investigar a prática pedagógica em Ciencias Biológicas buscando a produçao de conhecimento. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Propiciar ao aluno um sólido conhecimento sobre o ensino de Biologia incluindo o estudo sistemático dos fatos, conceitos e teorias fundamentais sob o ponto de vista crítico; - Desenvolver a capacidade de compreender e aprofundar as explicaçoes atualizadas de processos e conceitos biológicos, a importância da ciencia e tecnologia na vida moderna; - Obter conhecimento relativo as propostas curriculares em Biologia, considerando as experiencias do cotidiano e importância da biologia na formaçao do cidadao.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas, leituras, discussões, estudo em grupo, debates, seminários, vivências.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será realizada ao longo do curso, levando-se em consideração a assiduidade, a participação nos debates e discussões, a pontualidade na entrega dos trabalhos, a realização de atividades, simulações de regência.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/12/2012
10/12/2012
Apresentação da Disciplina
12/12/2012
12/12/2012
O Estágio Supervisionado
15/12/2012
15/12/2012
Leitura
17/12/2012
17/12/2012
Não Haverá Aula
19/12/2012
19/12/2012
Não Haverá Aula
22/12/2012
22/12/2012
Não Haverá Aula
02/01/2013
02/01/2013
Não Haverá Aula
05/01/2013
05/01/2013
Não Haverá Aula
07/01/2013
07/01/2013
Ciências Biológicas, Ciências e Biologia: as áreas e suas especificidades
09/01/2013
09/01/2013
A pesquisa na formação do professor de Ciências e Biologia
12/01/2013
12/01/2013
Atividade
14/01/2013
14/01/2013
Transposição Didática
16/01/2013
16/01/2013
Yoga na Sala de Aula
19/01/2013
19/01/2013
Leitura e elaboração de atividade proposta
21/01/2013
21/01/2013
Espaços Formais, Não - Formais e Informais de ensino
23/01/2013
23/01/2013
Vivência nos espaços de ensino Não-Formal e Informal
26/01/2013
26/01/2013
Vivência nos espaços de ensino Não-Formal e Informal
28/01/2013
28/01/2013
Vivência nos espaços de ensino Não-Formal e Informal
29/01/2013
29/01/2013
1ª Avaliação
30/01/2013
30/01/2013
Modalidade didática e Recurso didático
31/01/2013
31/01/2013
O uso das Novas Tecnologias no Ensino de Ciências e Biologia
02/02/2013
02/02/2013
Atividade de Planejamento
04/02/2013
04/02/2013
Atividade de Simulação de Regência
06/02/2013
06/02/2013
Atividade de Simulação de Regência
09/02/2013
09/02/2013
Elaboração de atividade
13/02/2013
13/02/2013
Elaboração de Atividade
16/02/2013
16/02/2013
Elaboração de Atividade
18/02/2013
23/02/2013
V Semana de Biologia
25/02/2013
04/03/2013
Simulação de Regência
06/03/2013
06/03/2013
Metodologia de Projetos
09/03/2013
09/03/2013
Elaboração de atividade
11/03/2013
13/03/2013
Metodologia de Projetos
16/03/2013
30/03/2013
Metodologia de Projetos
01/04/2013
03/04/2013
Metodologia de Projetos
06/04/2013
06/04/2013
Elaboração de atividade
08/04/2013
10/04/2013
Simulação de Regência
13/04/2013
13/04/2013
Elaboração de atividade
15/04/2013
17/04/2013
Simulação de Regência
20/04/2013
20/04/2013
Elaboração de atividade
22/04/2013
22/04/2013
Simulação de Regência
24/04/2013
24/04/2013
Avaliação da disciplina
Avaliações
Data Descrição
28/01/2013 1ª Avaliação
01/04/2013 2ª Avaliação
22/04/2013 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Simulação de Regência 04/02/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 10:36