Metodologia: |
EMENTA Ecologia, Ciência e Educação Ambiental, Impacto ambiental OBJETIVOS Reforçar conhecimentos em Ecologia e Ciência Ambiental Identificar os principais problemas ambientais Propor as soluções mais viáveis para o desenvolvimento sustentável DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO Problemas ambientais (causas e sustentabilidade) Clima e biodiversidade Ecologia e sustentabilidade Funcionamento de ecossistemas Biodiversidade e sustentabilidade Aplicação da ecologia de populações, comunidades, ecossistemas e sustentabilidade Recursos e qualidade ambiental Sustentabilidade de sociedades humanas. METODOLOGIA Aulas expositivas com o auxílio de recursos áudio-visuais; seminários; palestras. RECURSOS DIDÁTICOS Quadro branco e pincel, transparências, projetor multimídia BIBLIOGRAFIA BÁSICA Milller, G. T. 2007. Ciência ambiental. São Paulo. Thomson Learning. 501p. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Branco, S. M. 1989. Ecossistêmica: uma abordagem integrada de problemas de meio ambiente. São Paulo. Edgard Blucher. 141p. Dorst, J. 2001. Antes que a natureza morra 6ª.Ed. Edgard Blucher. 392p. Lenko, K. Insetos no folclore. Milller, G. T. 2007. Ciência ambiental. São Paulo. Thomson Learning. 501p. Philippi JR, A. Pelicioni, M. C. F. (Eds.). 2000. Educação ambiental: Desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo. Universidade de São Paulo, FSP. Signus. 350p. Ruschmann, D; Philippi JR, A. 2009. Gestao ambiental e sustentabilidade no turismo. Manole. 1050p. Thoureau, H. Walden, ou a vida nos bosques. Weisman, A. 2007. O mundo sem nós. Planeta do Brasil. 328p.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão três notas: Avaliação 1: relatórios Avaliação 2: relatórios Avaliação 3: seminários Média: (Avaliação 1 + Avaliação 2 + Avaliação 3)/3 Até o dia 4/04 serão divulgadas as notas dessas avaliações. Regras para seminários 1) O grupo deve responder o questionário do capítulo do livro (perguntas do início do capítulo e raciocínio crítico) e entregar individualmente e manuscrito para o professor. Vale como relatório dia para o grupo que está apresentando o seminário. 2) Os slides devem ser sintéticos com um mínimo de texto (tópicos), de preferência, poucos slides 3) Os slides devem ser mostrados obrigatoriamente ao professor no mínimo uma aula antes da apresentação para correções. 4) Tempo de seminário: 20 a 25 minutos por pessoa sem interrupção 5) Passar durante apresentação questões aos alunos que estão assistindo (2 questões por pessoa, 4 por grupo). Essas questões valerão como relatório da aula do dia para as pessoas que estão assistindo os seminários. 6) Debate: 10 minutos (comentários e perguntas do professor e colegas) 7) Tempo por grupo 50 a 60 minutos (40 a 50 minutos de apresentação mais 10 minutos de debate).
Pontuação Item 2 Responder questionário do livro 2 Mostrar slides para o professor pelo menos uma aula antes 2 Apresentar seminário adequadamente e no prazo 2 Passar questões e respostas para os colegas 2 Produzir debate Total: 10
|