• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

francisco ferreira barbosa filho

FIS - DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCN

CPPGL/CCHL051 - LETRAMENTOS ACADÊMICOS - Turma: 01 (2025.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (13/08/2025 - 13/08/2025)
   Plano de Curso 
Introdução à perspectiva dos Novos Estudos de Letramento (20/08/2025 - 20/08/2025)
  Leitura Obrigatória 1 
STREET, B. V. What's "new" in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, v. 5, n. 2, p. 77-91, May 2003.
  Leitura Obrigatória 2 
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014 [1995]. p. 17-61.
  Leitura Complementar 
GEE, James Paul. The new literacy studies: from ‘socially situated’ to the work of the social. In: BARTON, David; HAMILTON, Mary; IVANIC, Roz. Situated literacies: reading and writing in context. London: Routledge, 1999. p. 180-196.
Letramentos acadêmicos sob a perspectiva dos Novos Estudos de Letramento (27/08/2025 - 27/08/2025)
  Leitura Obrigatória 1 
LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014 [2006]. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Publicado originalmente em 2006.
  Leitura Obrigatória 2 
FISCHER, Adriana; DIONÍSIO, Maria de Lourdes. Perspectivas sobre letramento(s) no ensino superior: objetos de estudo em pesquisas acadêmicas. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 79-93, maio 2011.
Não Haverá Aula (03/09/2025)

CONVALLE

Diálogos com os Estudos Retóricos de Gênero (10/09/2025 - 10/09/2025)
  Leitura Obrigatória 
RUSSEL, David R.; LEA, Mary; PARKER, Jan; STREET, Brian; DONAHUE, Tiane. Exploring Notions of Genre in “Academic Literacies” and “Writing Across the Curriculum”: Approaches Across Countries and Contexts. BAZERMAN, Charles; BONINI, Adair; FIGUEIREDO, Debora (Eds.). Genre in a changing world. Exploring Notions of Genre in “Academic Literacies” and “Writing Across the Curriculum”: Approaches Across Countries and Contexts. Colorado: The WAC Clearinghouse. Ler p. 399-427.
  Leitura Complementar 1 
BEZERRA, Benedito Gomes. Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 9, n. 4, p. 247-258, out./dez. 2012.
  Leitura Complementar 2 
STREET, Brian. ‘Academic Literacies approaches to Genre’?. RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 347-361, 2010.
Diálogos com a Teoria do Caos e da Complexidade. (17/09/2025 - 17/09/2025)
  Leitura Obrigatória 
CATTELL, Karin. “Fit for change”: a preliminary exploration of the relationship between academic literacy practitioners and disciplinary specialists as a complex system. Perspectives in Education, v. 31, n. 4, p. 5-14, 2013.
  Leitura Complementar 
LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON; L. Complex systems and applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008. LER CAPÍTULO 8
Letramentos acadêmicos, identidades e relações de poder (17/09/2025 - 17/09/2025)
Dimensões escondidas nas práticas de letramentos acadêmicos (24/09/2025 - 24/09/2025)
Leitura e produção de textos nas práticas de letramentos acadêmicos: conflitos e aproximações entre o que é esperado e o que é realizado (01/10/2025 - 01/10/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET Total
13 20 27 10 17
1 2025100**** 0 0 0 0 0 0
2 2025100**** 0 0 0 4 0 4
3 2024100**** 4 0 0 4 4 12
4 2025100**** 0 0 0 0 0 0
5 2025100**** 0 0 0 0 4 4
6 2025100**** 0 0 0 0 0 0
7 2025100**** 0 0 0 0 0 0
8 2025100**** 0 4 0 4 0 8
9 2025100**** 0 0 0 0 0 0
10 2025100**** 0 4 4 0 0 8
11 2025100**** 0 0 0 0 0 0
12 2025100**** 0 0 0 0 0
13 2025100**** 0 0 4 0 0 4
14 2025100**** 0 4 4 0 0 8
15 2025100**** 0 0 0 0 0 0
16 2025100**** 0 0 0 4 0 4
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Perspectivas teóricas para os estudos de letramentos acadêmicos. Modelos de letramentos acadêmicos. Letramentos Acadêmicos, identidades e relações de poder. Gêneros acadêmicos e BNCC. Tensões e aproximações entre práticas de letramentos no ensino básico e no ensino superior. Dimensões escondidas nas práticas de letramento acadêmico.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Aulas expositivas e dialogadas;<br />- Leitura e análise de textos teóricos;<br />- Atividades de articulação teórico-prática.<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: - UNIDADE 1: Para avaliar a compreensão teórica e a capacidade de articulação entre diferentes perspectivas, os alunos deverão produzir ensaio que estabeleça relações entre diferentes abordagens para o estudo dos letramentos acadêmicos;<br />- UNIDADE 2: Para avaliar a aplicação prática dos referenciais teóricos à análise de situações reais, os alunos deverão realizar atividade de análise de narrativas de letramentos acadêmicos;<br />- UNIDADE 3: Para avaliar a capacidade de propor ações fundamentadas, com base nas discussões e análises da disciplina, os alunos deverão elaborar proposta de intervenção ou ação pedagógica.<br /><br />IMPORTANTE: A frequência mínima nas aulas deverá ser de 75%. Cada avaliação principal da unidade corresponderá a 8 pontos. Os 2 pontos restantes serão computados a partir das miniapresentações de leitura realizadas ao longo da disciplina.<br />
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/08/2025
13/08/2025
Apresentação da disciplina
20/08/2025
20/08/2025
Introdução à perspectiva dos Novos Estudos de Letramento
27/08/2025
27/08/2025
Letramentos acadêmicos sob a perspectiva dos Novos Estudos de Letramento
03/09/2025
03/09/2025
Não Haverá Aula
10/09/2025
10/09/2025
Diálogos com os Estudos Retóricos de Gênero
17/09/2025
17/09/2025
Letramentos acadêmicos, identidades e relações de poder
17/09/2025
17/09/2025
Diálogos com a Teoria do Caos e da Complexidade.
24/09/2025
24/09/2025
Dimensões escondidas nas práticas de letramentos acadêmicos
01/10/2025
01/10/2025
Leitura e produção de textos nas práticas de letramentos acadêmicos: conflitos e aproximações entre o que é esperado e o que é realizado
Avaliações
Data Descrição
10/09/2025 1ª Avaliação
22/10/2025 2ª Avaliação
26/11/2025 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Textos para a próxima aula 29/08/2025
Acesso aos materiais da disciplina 15/08/2025
Início das aulas da nossa disciplina 12/08/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1399 17/09/2025 22:30