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CTF/UFPI373 - ORIENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - Turma: TE 2 (2025.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de disciplina. Objetivos de aprendizagem. O que é relatório de estágio? Modelo de relatório do CTF/UFPI (04/08/2025 - 04/08/2025)
   CTF - TENF - Modelo Relatório Estágio 2025.docx 
Observação e análise de situações reais de ensino e aprendizagem nos campos de estágio (11/08/2025 - 11/08/2025)
Reuniões com docente orientador/a para acompanhamento, discussão e socialização das experiências do estágio (18/08/2025 - 24/11/2025)
PROF VERBENA: ORIENTAÇÃO E DISCUSSÃO SOBRE ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO (25/08/2025 - 25/08/2025)
Entrega do relatório de Estágio Supervisionado I e II (01/12/2025 - 01/12/2025)
    
Inicia em 01/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 01/12/2025 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Normas de elaboração de relatório de estágio. Produção de dados sobre as atividades desenvolvidas nos campos de estágio. Elaboração do relatório parcial de estágios do curso técnico. Orientação da escrita do relatório.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina baseia-se no método indutivo-dedutivo, no qual para cada conteúdo, direciona-se o que saber, onde buscar o conhecimento e o que fazer num processo de descoberta onde o estudante é o agente da aprendizagem. A utilização de técnica de registro adequadas a partir da literatura específica da área de Enfermagem e da segurança do paciente. O Pretende-se, assim, que os estudantes participem efetivamente das discussões e aulas teórico-práticas.<br />Será utilizada a seguinte metodologia: Elaboração de relatórios; Pesquisa bibliográfica; Leitura de texto relacionada com o conteúdo programático; Produção textual; Atividade em grupo; Leitura compartilhada; <br />Verificações de aprendizagens formais: serão atribuídos conceitos de acordo com as normas da Instituição e suas datas obedecerão ao Calendário Acadêmico.<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do desempenho dos estudantes será numa dimensão formativa, contínua, e somativa individualmente e em grupo observando os seguintes aspectos qualitativos e quantitativos: participação nas atividades propostas observando: responsabilidade, criticidade, interesse, ética/tempo, desenvoltura, argumentação, fundamentação teórica, participação, compromisso com as atividades, autonomia, pontualidade, assiduidade, espirito de equipe, aparência pessoal, receptividade às críticas e qualidade dos trabalhos produzidos.<br />A sistemática de avaliação da aprendizagem ocorrerá de modo processual e permanente, considerando-se os aspectos qualitativos e quantitativos, sendo entendida nesta disciplina como um processo formativo de diagnóstico, realizado pelo professor, sobre as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos, assim como sobre os conhecimentos por estes adquiridos. A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob forma de relatório escrito.
Horário de atendimento:
Bibliografia: <br />BÁSICAS: <br /> <br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: Referências. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. <br /> <br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação e documentação: Resumo, resenha e recensão – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. <br /> <br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação: Citações em documentos: Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2023. <br /> <br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação: Trabalhos Acadêmicos: Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. <br /> <br />BRASIL. Lei n. 9.394, de 23 de dezembro de 1996, que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: seção 1. Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996. <br /> <br />BRASIL. Lei n.11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943, e a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis n. 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6º da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1. Brasília, DF, p. 3, 26 set. 2008. <br /> <br /> <br />COMPLEMENTARES: <br /> <br />CASTRO, C. M. Como redigir e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Pearson do Brasil, 2011. <br /> <br />GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Ed. atlas, 2022. <br /> <br />LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 9. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2021. <br /> <br />LUDWIG, A.C.W. Fundamentos e prática de metodologia científica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. <br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/08/2025
04/08/2025
Apresentação do plano de disciplina. Objetivos de aprendizagem. O que é relatório de estágio? Modelo de relatório do CTF/UFPI
11/08/2025
11/08/2025
Observação e análise de situações reais de ensino e aprendizagem nos campos de estágio
18/08/2025
24/11/2025
Reuniões com docente orientador/a para acompanhamento, discussão e socialização das experiências do estágio
25/08/2025
25/08/2025
PROF VERBENA: ORIENTAÇÃO E DISCUSSÃO SOBRE ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO
01/12/2025
01/12/2025
Entrega do relatório de Estágio Supervisionado I e II
Avaliações
Data Descrição
01/12/2025 1ª Avaliação
08/12/2025 2ª Avaliação
15/12/2025 3ª Avaliação
22/12/2025 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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