Metodologia: |
A disciplina baseia-se no método indutivo-dedutivo, no qual para cada conteúdo, direciona-se o que saber, onde buscar o conhecimento e o que fazer num processo de descoberta onde o estudante é o agente da aprendizagem. A utilização de técnica de registro adequadas a partir da literatura específica da área de Enfermagem e da segurança do paciente. O Pretende-se, assim, que os estudantes participem efetivamente das discussões e aulas teórico-práticas.<br />Será utilizada a seguinte metodologia: Elaboração de relatórios; Pesquisa bibliográfica; Leitura de texto relacionada com o conteúdo programático; Produção textual; Atividade em grupo; Leitura compartilhada; <br />Verificações de aprendizagens formais: serão atribuídos conceitos de acordo com as normas da Instituição e suas datas obedecerão ao Calendário Acadêmico.<br /> |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do desempenho dos estudantes será numa dimensão formativa, contínua, e somativa individualmente e em grupo observando os seguintes aspectos qualitativos e quantitativos: participação nas atividades propostas observando: responsabilidade, criticidade, interesse, ética/tempo, desenvoltura, argumentação, fundamentação teórica, participação, compromisso com as atividades, autonomia, pontualidade, assiduidade, espirito de equipe, aparência pessoal, receptividade às críticas e qualidade dos trabalhos produzidos.<br />A sistemática de avaliação da aprendizagem ocorrerá de modo processual e permanente, considerando-se os aspectos qualitativos e quantitativos, sendo entendida nesta disciplina como um processo formativo de diagnóstico, realizado pelo professor, sobre as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos, assim como sobre os conhecimentos por estes adquiridos. A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob forma de relatório escrito. |
Bibliografia:
| <br />BÁSICAS: <br /> <br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: Referências. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. <br /> <br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação e documentação: Resumo, resenha e recensão apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. <br /> <br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação: Citações em documentos: Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2023. <br /> <br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação: Trabalhos Acadêmicos: Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. <br /> <br />BRASIL. Lei n. 9.394, de 23 de dezembro de 1996, que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: seção 1. Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996. <br /> <br />BRASIL. Lei n.11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943, e a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis n. 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6º da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1. Brasília, DF, p. 3, 26 set. 2008. <br /> <br /> <br />COMPLEMENTARES: <br /> <br />CASTRO, C. M. Como redigir e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Pearson do Brasil, 2011. <br /> <br />GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Ed. atlas, 2022. <br /> <br />LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 9. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2021. <br /> <br />LUDWIG, A.C.W. Fundamentos e prática de metodologia científica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. <br /> |