IGHO LEONARDO DO NASCIMENTO CARVALHO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM/CAFS

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igho leonardo do nascimento carvalho

EFO - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM/CAFS

CCB/CEAD018 - PRINCÍPIOS BÁSICOS DE SAÚDE PÚBLICA, EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA - Turma: 10A (2025.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (16/08/2025 - 16/09/2025)

https://ichef.bbci.co.uk/ace/ws/642/cpsprodpb/8EA3/production/_113051563_brazil_deaths22jun_portuguese_640-nc.png.webp

Caro(a) aluno(a),

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor: Bruno Guedes Alcoforado Aguiar

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo:

Bruno Guedes é biomédico, graduado pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí. Concluiu mestrado em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Université Laval, Canadá. É professor do Departamento de Medicina Comunitária da UFPI e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde da UFPI. Atua como coordenador científico do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) e é fundador do Núcleo de Evidências Nev CIATEN, oficializado pelo Ministério da Saúde, com foco na tradução de evidências científicas para gestão em saúde. Coordena projetos financiados pela FAPEPI e pelo CNPq, conduzindo estudos voltados à microbiologia, biologia molecular e tradução de conhecimento para políticas públicas em saúde informados por evidências. É membro da Cochrane 2025-2026.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/4066712816178814  

 

   PLANO_DE_DISCIPLINA-ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO E SAÚDE INTEGRAL(1) (2).pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (16/08/2025 - 16/09/2025)

  

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (16/08/2025 - 16/09/2025)

     ●        Determinação social da saúde e processo saúde-doença

     ●        Saúde como direito: histórico, modelos de atenção e políticas públicas

     ●        Organização do SUS: princípios, redes de atenção e participação social

     ●        Fundamentos da epidemiologia e indicadores básicos (incidência, prevalência, surto, endemia, pandemia)

     ●        Vigilância em saúde: epidemiológica, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador

     ●        Análise e interpretação de dados em saúde: gráficos, mapas e sistemas de informação (SIM, SINASC, SINAN)

Compreender os fundamentos da saúde pública, reconhecendo a saúde como fenômeno socialmente determinado, analisando a organização do SUS, os princípios da vigilância em saúde e os conceitos básicos da epidemiologia, com ênfase na leitura crítica de dados e na atuação territorial para a promoção da saúde e prevenção de doenças.

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm

- VÍDEOS

https://fiocruz.br/video/brasil-aqui-tem-sus-sao-pedro-do-piaui

 

https://www.youtube.com/watch?v=16RZ6QonGls&ab_channel=CONASEMS

 

-  LINKS DE ARTIGO

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8142.htm

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7508.htm

Você sabia 1

Curiosidade do SUS no Piauí – Projeto pioneiro em Teresina!

Você sabia que Teresina desenvolveu um projeto inovador para atrair homens às Unidades Básicas de Saúde (UBS)? A ação nasceu da constatação de que muitos homens evitam procurar atendimento por barreiras culturais e estruturais, como o machismo, o medo do diagnóstico, o tempo de espera e o ambiente predominantemente feminino nas salas de espera.

🩺 Resultado? Detecção precoce de hipertensão, diabetes, alterações na próstata, casos depressivos e até questões familiares — tudo sem custo extra, apenas com reorganização da equipe e escuta qualificada.

📽️ Você pode assistir ao vídeo completo no canal do CONASEMS:

🔗 Brasil, aqui tem SUS – Teresina/PI

 

https://www.youtube.com/watch?v=16RZ6QonGls&ab_channel=CONASEMS


Você sabia 2

Em São Pedro do Piauí, o SUS transforma vidas por meio da saúde mental!

Você sabia que um projeto do CAPS está revolucionando a forma de cuidar da saúde mental no interior do Piauí?

O que começou com a inquietação de profissionais diante de pacientes invisibilizados, transformou-se em uma experiência premiada de cuidado integral, reinserção social e promoção de autonomia.

Destaques da experiência:

     ●        Busca ativa: profissionais foram até as casas e famílias de pacientes para entender suas histórias e necessidades.

     ●        Apoio afetivo e longitudinal: acolhimento diário, com escuta, afeto e vínculo contínuo com pacientes e familiares.

     ●        Atividades terapêuticas: oficinas de artesanato, pintura, atividades físicas, psicoterapia e clínica integradas, com apoio da ESF e do NASF.

     ●        Resultados extraordinários: pacientes como André, antes em situação de rua e agressivo, hoje são afetuosos, participativos e ajudam outros usuários.

     ●        Casos como o de Luís e Pequena, que se apaixonaram no CAPS, se casaram, tiveram uma filha e construíram uma nova vida, mostram que amor e saúde mental podem caminhar juntos.

🎨 “Hoje eu vendo minhas coisas. Faço artesanato. Minha vida mudou totalmente.”

👪 “Eles só precisavam de cuidado, acolhimento e de alguém que acreditasse neles.”

📽️ Quer ver essa história completa?
 Assista ao vídeo da experiência no canal do CONASEMS:


https://www.youtube.com/watch?v=mlW3rWX0n3M&ab_channel=VideoSa%C3%BAdeDistribuidoradaFiocruz

 

É esperado que cada aluno possa:

 

  1. Reconhecer que a saúde é socialmente determinada e identificar exemplos de doenças influenciadas por fatores sociais, econômicos e ambientais.
  2. Diferenciar promoção, prevenção e recuperação da saúde, relacionando-as a situações práticas do território.
  3. Explicar a evolução histórica da saúde como direito no Brasil, destacando as mudanças a partir da Constituição Federal de 1988.
  4. Descrever a organização do SUS, seus princípios doutrinários e organizativos, redes de atenção e níveis de atenção.
  5. Identificar mecanismos de participação social no SUS, como conselhos e conferências de saúde, e reconhecer seus representantes.
  6. Aplicar conceitos básicos de epidemiologia para interpretar e compreender problemas de saúde pública.
  7. Definir e diferenciar incidência, prevalência, surto, endemia, epidemia e pandemia.
  8. Analisar gráficos e mapas com dados epidemiológicos, extraindo conclusões sobre a situação de saúde.
  9. Reconhecer as áreas da vigilância em saúde e explicar seu papel no controle e prevenção de doenças e agravos.
  10. Utilizar informações provenientes dos sistemas SIM, SINASC e SINAN para compreensão da situação de saúde de uma população.
    
Inicia em 13/08/2025 às 0h 0 e finaliza em 15/09/2025 às 23h 59
   FÓRUM 1
Período de Habilitação: 16/08/2025 às 00:00 a 16/09/2025 às 23:59
   Fórum 2 – Quem representa a sua cidade no Conselho de Saúde?
Período de Habilitação: 21/08/2025 às 00:00 a 30/09/2025 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (16/08/2025 - 16/09/2025)

A nota final será composta por:

  • Participação ativa nos fóruns e discussões: 20%
  • Realização das tarefas e atividades assíncronas: 30%

Avaliação final (de 05/09/2025 a 07/09/2025): 50%

    
Inicia em 05/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 07/09/2025 às 23h 59
    
Inicia em 09/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 15/09/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (16/08/2025 - 16/09/2025)
AVALIAÇÃO FINAL (16/08/2025 - 16/09/2025)
Frequências da Turma

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Notas da Turma

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Plano de Curso

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Notícias da Turma
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Título

Data
Link da aula 2 03/09/2025
Censo CEAD/UFPI 29/08/2025
Censo das Especializações CEAD/UFPI 16/08/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1399 18/09/2025 06:43