
● Determinação social da saúde e processo saúde-doença
● Saúde como direito: histórico, modelos de atenção e políticas públicas
● Organização do SUS: princípios, redes de atenção e participação social
● Fundamentos da epidemiologia e indicadores básicos (incidência, prevalência, surto, endemia, pandemia)
● Vigilância em saúde: epidemiológica, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador
● Análise e interpretação de dados em saúde: gráficos, mapas e sistemas de informação (SIM, SINASC, SINAN)

Compreender os fundamentos da saúde pública, reconhecendo a saúde como fenômeno socialmente determinado, analisando a organização do SUS, os princípios da vigilância em saúde e os conceitos básicos da epidemiologia, com ênfase na leitura crítica de dados e na atuação territorial para a promoção da saúde e prevenção de doenças.

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm
- VÍDEOS

https://fiocruz.br/video/brasil-aqui-tem-sus-sao-pedro-do-piaui

https://www.youtube.com/watch?v=16RZ6QonGls&ab_channel=CONASEMS
- LINKS DE ARTIGO
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8142.htm
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7508.htm

Você sabia 1
Curiosidade do SUS no Piauí – Projeto pioneiro em Teresina!
Você sabia que Teresina desenvolveu um projeto inovador para atrair homens às Unidades Básicas de Saúde (UBS)? A ação nasceu da constatação de que muitos homens evitam procurar atendimento por barreiras culturais e estruturais, como o machismo, o medo do diagnóstico, o tempo de espera e o ambiente predominantemente feminino nas salas de espera.
🩺 Resultado? Detecção precoce de hipertensão, diabetes, alterações na próstata, casos depressivos e até questões familiares — tudo sem custo extra, apenas com reorganização da equipe e escuta qualificada.
📽️ Você pode assistir ao vídeo completo no canal do CONASEMS:
🔗 Brasil, aqui tem SUS – Teresina/PI
https://www.youtube.com/watch?v=16RZ6QonGls&ab_channel=CONASEMS
Você sabia 2
Em São Pedro do Piauí, o SUS transforma vidas por meio da saúde mental!
Você sabia que um projeto do CAPS está revolucionando a forma de cuidar da saúde mental no interior do Piauí?
O que começou com a inquietação de profissionais diante de pacientes invisibilizados, transformou-se em uma experiência premiada de cuidado integral, reinserção social e promoção de autonomia.
✨ Destaques da experiência:
● Busca ativa: profissionais foram até as casas e famílias de pacientes para entender suas histórias e necessidades.
● Apoio afetivo e longitudinal: acolhimento diário, com escuta, afeto e vínculo contínuo com pacientes e familiares.
● Atividades terapêuticas: oficinas de artesanato, pintura, atividades físicas, psicoterapia e clínica integradas, com apoio da ESF e do NASF.
● Resultados extraordinários: pacientes como André, antes em situação de rua e agressivo, hoje são afetuosos, participativos e ajudam outros usuários.
● Casos como o de Luís e Pequena, que se apaixonaram no CAPS, se casaram, tiveram uma filha e construíram uma nova vida, mostram que amor e saúde mental podem caminhar juntos.
🎨 “Hoje eu vendo minhas coisas. Faço artesanato. Minha vida mudou totalmente.”
👪 “Eles só precisavam de cuidado, acolhimento e de alguém que acreditasse neles.”
📽️ Quer ver essa história completa?
Assista ao vídeo da experiência no canal do CONASEMS:

https://www.youtube.com/watch?v=mlW3rWX0n3M&ab_channel=VideoSa%C3%BAdeDistribuidoradaFiocruz

É esperado que cada aluno possa:
- Reconhecer que a saúde é socialmente determinada e identificar exemplos de doenças influenciadas por fatores sociais, econômicos e ambientais.
- Diferenciar promoção, prevenção e recuperação da saúde, relacionando-as a situações práticas do território.
- Explicar a evolução histórica da saúde como direito no Brasil, destacando as mudanças a partir da Constituição Federal de 1988.
- Descrever a organização do SUS, seus princípios doutrinários e organizativos, redes de atenção e níveis de atenção.
- Identificar mecanismos de participação social no SUS, como conselhos e conferências de saúde, e reconhecer seus representantes.
- Aplicar conceitos básicos de epidemiologia para interpretar e compreender problemas de saúde pública.
- Definir e diferenciar incidência, prevalência, surto, endemia, epidemia e pandemia.
- Analisar gráficos e mapas com dados epidemiológicos, extraindo conclusões sobre a situação de saúde.
- Reconhecer as áreas da vigilância em saúde e explicar seu papel no controle e prevenção de doenças e agravos.
- Utilizar informações provenientes dos sistemas SIM, SINASC e SINAN para compreensão da situação de saúde de uma população.
Inicia em 13/08/2025 às 0h 0 e finaliza em 15/09/2025 às 23h 59