-

CTBJ/UFPI039 - PROGRAMAÇÃO I - Turma: 02 (2025.2)

Tópicos Aulas
1- LINGUAGEM JAVA (06/08/2025 - 20/08/2025)

● O QUE É JAVA?

● JAVA VIRTUAL MACHINE (JVM)

● PARA QUE SERVE O JAVA?

● EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

2-CONCEITOS INICIAIS DA PROGRAMAÇÃO EM JAVA (22/08/2025 - 05/09/2025)

● ESTRUTURA BÁSICA DE UM PROGRAMA JAVA

● DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS, TIPOS DE DADOS E PALAVRAS RESERVADAS

● JAVA ENTRADA/SAÍDA

● OPERADORES

● EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

3- ESTRUTURAS CONDICIONAIS (10/09/2025 - 17/09/2025)

● IF

● ELSE

● IF - ELSE IF - ELSE

● SWITCH

● EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

● EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

    
Inicia em 17/10/2025 às 8h 40 e finaliza em 17/10/2025 às 10h 20
   Atividade 3 - Estrutura switch.docx 


Atividade escrita sobre a estrutura condicional switch em Java.

Data de entrega: 24/10/2025 (escanear e enviar pelo whatsapp)

5- PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS (POO) (12/09/2025 - 12/12/2025)

● INTRODUÇÃO A POO

● CLASSES E OBJETOS

● ENCAPSULAMENTO

● CONSTRUTORES

● EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

● EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

4- ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO (19/09/2025 - 10/10/2025)

● FOR

● WHILE

● DO - WHILE

● EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

● EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

. (29/10/2025 - 29/10/2025)
Aula Extra.
. (31/10/2025 - 31/10/2025)
Aula Extra.
. (05/11/2025 - 05/11/2025)
Aula Extra.
. (12/11/2025 - 12/11/2025)
Aula Extra.
. (14/11/2025 - 14/11/2025)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
06 13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 01 03 08 29 31 05 12 14 19
1 2025300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
2 2025300**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 8
3 2025300**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2025300**** 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
5 2025300**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 22
6 2025300**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2025300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
8 2025300**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 2 0 0 2 0 2 14
9 2025300**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 6
10 2025300**** 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
11 2025300**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
12 2025300**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 6
13 2025300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025300**** 7,9 6,5 10,0 8,2 8.1 0 AM
2 2025300**** 7,9 9,5 10,0 9,1 9.1 0 AM
3 2025300**** 9,7 8,5 10,0 9,4 9.4 0 AM
4 2025300**** 9,7 6,0 10,0 8,6 8.6 0 AM
5 2025300**** 9,7 4,5 10,0 8,0 8.1 0 AM
6 2025300**** 9,7 10,0 10,0 9,9 9.9 0 AM
7 2025300**** 9,7 5,0 10,0 8,2 8.2 0 AM
8 2025300**** 9,7 5,5 10,0 8,4 8.4 0 AM
9 2025300**** 9,7 6,0 10,0 8,5 8.6 0 AM
10 2025300**** 8,9 9,5 10,0 9,4 9.5 0 AM
11 2025300**** 9,7 6,5 10,0 9,7 9.0 0 AM
12 2025300**** 8,9 5,0 10,0 7,9 8.0 0 AM
13 2025300**** 9,7 9,0 10,0 9,5 9.6 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Importância de se aprender Java. Plataformas Java (JavaSE, JavaME, JavaEE). Introdução à linguagem de programação Java. Ambiente de programação. Recursos básicos da linguagem (declaração de variáveis, estruturas de decisão, estruturas de repetição, operadores aritméticos, operadores relacionais, operadores lógicos, conversão entre tipos, comentários, vetores e matrizes). Introdução à Programação Orientada a Objetos. Elementos básicos da Programação Orientada a Objetos. Os pilares da Programação Orientada a Objetos. Introdução à Interface Gráfica com Usuário – GUI.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Nossa metodologia adota uma abordagem eminentemente prática e "mão na massa", onde cada conceito teórico é imediatamente aplicado na resolução de problemas reais. O aprendizado é construído de forma incremental, utilizando ferramentas e boas práticas do mercado desde a primeira aula. A avaliação é contínua, com exercícios práticos e desafios de código. O curso culmina em um projeto final integrador que simula um desafio profissional. O objetivo é capacitar o aluno a pensar como programador e a desenvolver soluções funcionais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem será contínua e processual, focando na aplicação prática do conhecimento. O processo inclui listas de exercícios semanais para fixar o conteúdo e uma prova prática individual para medir a resolução de problemas. A principal avaliação será um projeto final em grupo, simulando um desafio real do mercado de trabalho. A nota final será a média ponderada dessas atividades, valorizando a evolução e o domínio técnico. A participação ativa e a colaboração em aula também serão consideradas na composição da avaliação.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/08/2025
20/08/2025
1- LINGUAGEM JAVA
22/08/2025
05/09/2025
2-CONCEITOS INICIAIS DA PROGRAMAÇÃO EM JAVA
10/09/2025
17/09/2025
3- ESTRUTURAS CONDICIONAIS
12/09/2025
12/12/2025
5- PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS (POO)
19/09/2025
10/10/2025
4- ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO
29/10/2025
29/10/2025
.
31/10/2025
31/10/2025
.
05/11/2025
05/11/2025
.
12/11/2025
12/11/2025
.
14/11/2025
14/11/2025
.
Avaliações
Data Descrição
29/08/2025 1ª Avaliação
26/09/2025 2ª Avaliação
31/10/2025 3ª Avaliação
28/11/2025 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1477 01/12/2025 19:49