Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
- As aulas teóricas serão realizadas utilizando slides em Power point, projetados por meio de Data show, o conteúdo será abordado de forma dinâmica e interativa buscando explorar o pensamento crítico e a construção do conhecimento do aluno. Essas aulas não serão realizadas exclusivamente nas ?salas de aula?, esporadicamente poderão ser realizadas em outros espaços adequados à sua execução como setor de campo, ginásio poliesportivo etc.; - Nas aulas teóricas e/ou práticas poderão ser apresentados vídeos que contemplem situações teórico/práticas que os alunos irão se deparar no desenvolvimento da sua profissão, sempre em consonância com os conteúdos da ementa da disciplina ou da realidade social da comunidade; - Aulas práticas serão realizadas no setor de campo do Colégio Técnico de Bom Jesus (UFPI) e, sempre que possível, em propriedades da região. As atividades práticas serão direcionadas e adequadas aos conteúdos abordados na disciplina e de acordo com a estrutura e disponibilidade dos locais de realização destas; - A realização das aulas práticas será orientada por um ?Guia de aula prática?, sempre que possível, elaborado de acordo com o tema trabalhado e as atividades programadas, que definirá o desenvolvimento da aula, materiais, metodologia e, principalmente, os cuidados que todos precisam observar durante a atividade. As aulas práticas envolverão atividades de manejo, tratos, cuidados, produção de materiais, acompanhamento de procedimentos e análise de dados. ? Reconhecendo a importância do desenvolvimento de determinadas habilidades e competências com meios tecnológicos que os alunos devem desenvolver, poderão ser empregadas estratégias de ensino-aprendizagem utilizando recursos de ensino remoto e/ou à distância. Ferramentas como chats, fóruns, videoaulas e encontros síncronos podem ser utilizadas como instrumentos facilitadores do processo de ensino e aprendizagem do componente. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Atendidos os critérios exigidos no Regimento Escolar, será considerado aprovado o discente que obtiver média final, igual ou superior a 6,0 (seis) na disciplina e frequência mínima de 75%.
? AULA TEÓRICA: Será realizada a observação e análise de desempenho dos alunos durante a aula, por meio de avaliação da participação, pontualidade e assiduidade. ? AULA PRÁTICA: Os alunos serão avaliados individualmente através de relatório escrito sobre as atividades realizadas nas aulas práticas; ? PROVAS: Ao final de cada aula será aplicada uma atividade avaliativa sobre o conteúdo abordado, podendo ser individuais ou em grupo. Neste tipo de avaliação os alunos serão avaliados de forma contínua e processual. Os aspectos avaliados durante a aula serão: assiduidade, participação, interesse, capacidade argumentativa e interpretativa. A avaliações serão elaboradas a fim de evidenciar o grau de aprendizagem dos discentes com relação aos conteúdos abordados e discutidos, buscando assim, contemplar as principais formas de ação pedagógica. A avaliação será diagnóstica, formativa e contínua, acontecendo durante todo o processo de ensino e aprendizagem. A avaliação será elaborada com questões objetivas e/ou discursivas, em forma de estudo dirigido, ou em outros formatos como resenha, grupo de discussão, seminários e outros. Aos discentes que não atingirem a nota igual ou superior a 6,0 (seis) ao final do curso, será dada ao mesmo a oportunidade à Atividade de Recuperação e ao Exame Final. |
Horário de atendimento:
| 08:00h às 10:00h |
Bibliografia:
| BÁSICA ARAUJO NETO, S. E. Extensão rural. Editora Brazil Publishing; 1ª ed. 2020. 128p. BIASI, C. A. F; GARBOSSA NETO; SILVESTRE F.S.; ANZUATEGUI, I. A. Métodos e meios de comunicação para a Extensão Rural. Volume I e II, Curitiba, 1979. PAULO FREIRE. Extensão ou comunicação? Trad. Rosisca Darcy de Oliveira. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1983. SILVA, R. C. Extensão rural. Editora Érica; 1ª ed. 2013. 120p.
COMPLEMENTAR BORSATTO, R. S. O Papel da Extensão Rural no Fortalecimento da Agricultura Familiar e da Agroecologia: Textos Introdutórios. Editora Edufscar; 1ª ed. 2017. 55p. MORAES, C. S. Uma revolução científica da extensão rural e a emergência de novo paradigma. Editora Appris; 1ª ed. 2018. 139p. |