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CTBJ/UFPI213 - EXTENSÃO RURAL - Turma: 02 (2025.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina / Palestra mercado de trabalho (26/08/2025 - 26/08/2025)
Fundamentos da Extensão Rural (02/09/2025 - 02/09/2025)
   Aula_1_Fundamentos_da_Extensão_Rural 
Caracterização de produtores rurais (09/09/2025 - 09/09/2025)
Estrutura agrícola do Brasil (16/09/2025 - 16/09/2025)
Métodos de aprendizagem e treinamento (23/09/2025 - 23/09/2025)
SIACC (30/09/2025 - 30/09/2025)
Semana da agropecuária (07/10/2025 - 07/10/2025)
Processos de comunicação e difusão de inovações (14/10/2025 - 14/10/2025)
Planejamento e avaliação de programas de extensão (21/10/2025 - 21/10/2025)
Desenvolvimento de comunidades (28/10/2025 - 28/10/2025)
Desenvolvimento de comunidades (04/11/2025 - 04/11/2025)
Palestra BNB – programas de fomento à agricultura familiar (ENEM) (11/11/2025 - 11/11/2025)
Palestra – A profissão do extensionista: evolução histórica, diversidade de funções e dificuldades atuais (ENEM) (18/11/2025 - 18/11/2025)
Apresentação dos projetos (25/11/2025 - 25/11/2025)
Apresentação dos projetos (02/12/2025 - 02/12/2025)
Recuperação e Exame final (09/12/2025 - 09/12/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET Total
26 02 09
1 2024300**** 0 0 0 0
2 2024300**** 0 0 0 0
3 2025300**** 0 0 3 3
4 2025300**** 0
5 2025300**** 0 0 0 0
6 2025300**** 0 0 0 0
7 2025300**** 3 3 0 6
8 2024300**** 0 0 0 0
9 2025300**** 0 0 0 0
10 2025300**** 0 0 0 0
11 2025300**** 0 0 0 0
12 2024300**** 0 0 0 0
13 2025300**** 3 0 0 3
14 2025300**** 0 0 0 0
15 2024300**** 0 0 0 0
16 2024300**** 0 3 0 3
17 2024300**** 0 0 0 0
18 2024300**** 0 0 0 0
19 2024300**** 0 3 0 3
Notas da Turma

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos da Extensão Rural; Caracterização de produtores rurais; Estrutura agrícola do Brasil. Métodos de aprendizagem e treinamento; Processos de comunicação e difusão de inovações; Planejamento e avaliação de programas de extensão; Desenvolvimento de comunidades. A profissão do extensionista: evolução histórica, diversidade de funções e dificuldades atuais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As aulas teóricas serão realizadas utilizando slides em Power point, projetados por meio de Data show, o conteúdo será abordado de forma dinâmica e interativa buscando explorar o pensamento crítico e a construção do conhecimento do aluno. Essas aulas não serão realizadas exclusivamente nas “salas de aula”, esporadicamente poderão ser realizadas em outros espaços adequados à sua execução como setor de campo, ginásio poliesportivo etc.;
- Nas aulas teóricas e/ou práticas poderão ser apresentados vídeos que contemplem situações teórico/práticas que os alunos irão se deparar no desenvolvimento da sua profissão, sempre em consonância com os conteúdos da ementa da disciplina ou da realidade social da comunidade;
- Aulas práticas serão realizadas no setor de campo do Colégio Técnico de Bom Jesus (UFPI) e, sempre que possível, em propriedades da região. As atividades práticas serão direcionadas e adequadas aos conteúdos abordados na disciplina e de acordo com a estrutura e disponibilidade dos locais de realização destas;
- A realização das aulas práticas será orientada por um “Guia de aula prática”, sempre que possível, elaborado de acordo com o tema trabalhado e as atividades programadas, que definirá o desenvolvimento da aula, materiais, metodologia e, principalmente, os cuidados que todos precisam observar durante a atividade. As aulas práticas envolverão atividades de manejo, tratos, cuidados, produção de materiais, acompanhamento de procedimentos e análise de dados.
– Reconhecendo a importância do desenvolvimento de determinadas habilidades e competências com meios tecnológicos que os alunos devem desenvolver, poderão ser empregadas estratégias de ensino-aprendizagem utilizando recursos de ensino remoto e/ou à distância. Ferramentas como chats, fóruns, videoaulas e encontros síncronos podem ser utilizadas como instrumentos facilitadores do processo de ensino e aprendizagem do componente.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Atendidos os critérios exigidos no Regimento Escolar, será considerado aprovado o discente que obtiver média final, igual ou superior a 6,0 (seis) na disciplina e frequência mínima de 75%.

• AULA TEÓRICA: Será realizada a observação e análise de desempenho dos alunos durante a aula, por meio de avaliação da participação, pontualidade e assiduidade.
• AULA PRÁTICA: Os alunos serão avaliados individualmente através de relatório escrito sobre as atividades realizadas nas aulas práticas;
• PROVAS: Ao final de cada aula será aplicada uma atividade avaliativa sobre o conteúdo abordado, podendo ser individuais ou em grupo. Neste tipo de avaliação os alunos serão avaliados de forma contínua e processual. Os aspectos avaliados durante a aula serão: assiduidade, participação, interesse, capacidade argumentativa e interpretativa. A avaliações serão elaboradas a fim de evidenciar o grau de aprendizagem dos discentes com relação aos conteúdos abordados e discutidos, buscando assim, contemplar as principais formas de ação pedagógica. A avaliação será diagnóstica, formativa e contínua, acontecendo durante todo o processo de ensino e aprendizagem. A avaliação será elaborada com questões objetivas e/ou discursivas, em forma de estudo dirigido, ou em outros formatos como resenha, grupo de discussão, seminários e outros. Aos discentes que não atingirem a nota igual ou superior a 6,0 (seis) ao final do curso, será dada ao mesmo a oportunidade à Atividade de Recuperação e ao Exame Final.
Horário de atendimento: 08:00h às 10:00h
Bibliografia: BÁSICA
ARAUJO NETO, S. E. Extensão rural. Editora Brazil Publishing; 1ª ed. 2020. 128p.
BIASI, C. A. F; GARBOSSA NETO; SILVESTRE F.S.; ANZUATEGUI, I. A. Métodos e
meios de comunicação para a Extensão Rural. Volume I e II, Curitiba, 1979.
PAULO FREIRE. Extensão ou comunicação? Trad. Rosisca Darcy de Oliveira. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1983.
SILVA, R. C. Extensão rural. Editora Érica; 1ª ed. 2013. 120p.

COMPLEMENTAR
BORSATTO, R. S. O Papel da Extensão Rural no Fortalecimento da Agricultura Familiar e da Agroecologia: Textos Introdutórios. Editora Edufscar; 1ª ed. 2017. 55p.
MORAES, C. S. Uma revolução científica da extensão rural e a emergência de novo paradigma. Editora Appris; 1ª ed. 2018. 139p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/08/2025
26/08/2025
Apresentação da disciplina / Palestra mercado de trabalho
02/09/2025
02/09/2025
Fundamentos da Extensão Rural
09/09/2025
09/09/2025
Caracterização de produtores rurais
16/09/2025
16/09/2025
Estrutura agrícola do Brasil
23/09/2025
23/09/2025
Métodos de aprendizagem e treinamento
30/09/2025
30/09/2025
SIACC
07/10/2025
07/10/2025
Semana da agropecuária
14/10/2025
14/10/2025
Processos de comunicação e difusão de inovações
21/10/2025
21/10/2025
Planejamento e avaliação de programas de extensão
28/10/2025
28/10/2025
Desenvolvimento de comunidades
04/11/2025
04/11/2025
Desenvolvimento de comunidades
11/11/2025
11/11/2025
Palestra BNB – programas de fomento à agricultura familiar (ENEM)
18/11/2025
18/11/2025
Palestra – A profissão do extensionista: evolução histórica, diversidade de funções e dificuldades atuais (ENEM)
25/11/2025
25/11/2025
Apresentação dos projetos
02/12/2025
02/12/2025
Apresentação dos projetos
09/12/2025
09/12/2025
Recuperação e Exame final
Avaliações
Data Descrição
23/09/2025 1ª Avaliação
28/10/2025 2ª Avaliação
25/11/2025 3ª Avaliação
02/12/2025 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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