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eduardo costa girao

FIS - DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCN

CA/CEAD068 - TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO LOCAL - Turma: 49A (2025.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (16/08/2025 - 16/09/2025)

 

A disciplina em questão objetiva proporcionar a compreensão das múltiplas perspectivas e abordagens sobre a categoria “desenvolvimento”, tornando tal categoria instrumento analítico para a observação das estruturas de reprodução das relações de produção (econômicas, políticas, sociais, culturais, ambientais, etc.) de cada especificidade territorial/comunitária. A oferta do presente componente curricular fundamenta-se no debate desenvolvido observando territórios subdesenvolvidos, compreendendo que o desenvolvimento, para ser acessado e, assim, proporcionar alguma razão de bem-estar para as populações locais, deve ser expressado, para além da acumulação econômica abstrata e da industrialização comandada por atores externos, observando as especificidades culturais e as demandas locais, assim, dirigida junto com atores locais.

Caro(a) aluno(a),

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa sobre as perspectivas do desenvolvimento local ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor: Hugo Feitosa Gonçalves

CONHEÇA O PROFESSOR:

Hugo Feitosa Gonçalves.

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) (2013). Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) (2016). Doutor na linha "Estado, Governo e Sociedade", pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi Professor do Departamento de Economia da Universidade Regional de Cariri (URCA) - CE (2022-2023). Professor permanente de Teoria e História Econômica da Universidade Federal do Piauí (a partir de 2023). Nascido em 22/03/1989. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6323-1648.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0587543569789428

   PLANO DE ENSINO TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO LOCAL CEAD_UFPI 2025.2 assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (16/08/2025 - 16/09/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (16/08/2025 - 16/09/2025)

Unidade I: Perspectivas do desenvolvimento regional (de fatores exógenos) e do desenvolvimento local (de fatores endógenos) (Bellingieri, 2017).

Unidade II: O Mito do Desenvolvimento Econômico (Furtado, 1998) e Desenvolvimento como Liberdade (Sen, 2000).

Proporcionar a compreensão das múltiplas perspectivas e abordagens sobre a categoria “desenvolvimento”, tornando tal categoria instrumento analítico para a observação das estruturas de reprodução das relações de produção (econômicas, políticas, sociais, culturais, ambientais, etc.) de cada especificidade territorial/comunitária.

 

 

Você sabia que o Nordeste brasileiro é apontado como a região mais atrativa para investimentos em produção de energias renováveis? Que perspectiva de desenvolvimento está inserido nesse discurso?

Ver em: <https://aterraeredonda.com.br/nordeste-um-novo-cenario/>. Acesso em: 11 ago. 2025.

Tomamos como meta central promover a reflexão sobre os caminhos (perspectivas) sobre o(s) desenvolvimento(s): as escalas territoriais; os objetivos; as diretrizes; as barreiras; o papel do Estado; o papel dos atores e fatores locais.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 16/08/2025 às 00:00 a 16/09/2025 às 23:59
    
Inicia em 16/08/2025 às 0h 0 e finaliza em 16/09/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (16/08/2025 - 16/09/2025)
    
Inicia em 10/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 12/09/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (16/08/2025 - 16/09/2025)
    
Inicia em 15/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 16/09/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (16/08/2025 - 16/09/2025)
    
Inicia em 15/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 18/09/2025 às 23h 59
Sociedade, grupos e instituições (24/03/2017 - 31/03/2017)

Sociedades e Instituições 

https://pt.slideshare.net/angelaguimaraespedreira/compndio-de-anlise-institucional-e-outras-correntes

  Sociedade e Instituições 
Conceitos e concepções para pensar a sociedade, os grupos e as instuições na prática médica
  Plano de ensino 
SEGUE PLANO DE ENSINO E ATIVIDADES PROPOSTAS NO MÓDULO.
Sociedade, grupos e instituições (31/03/2017 - 31/03/2017)
Medicina Social (07/04/2017 - 07/04/2017)
  Aula sobre Medicina Social 
Caros/as alunos/as: segue, em anexo, o texto para nossa próxima aula (07/03). Leitura obrigatória das págs. 47 - 57. Texto: O Nascimento da Medicina Social, do livro Microfísica do Poder de Michel Foucault. Boa leitura.
  SLIDES DA AULA SOBRE O NASCIMENTO DA MEDICINA SOCIAL 
SLIDES DA AULA SOBRE O NASCIMENTO DA MEDICINA SOCIAL
Normal e patológico (05/05/2017 - 05/05/2017)
Biopolítica e biopoder (12/05/2017 - 12/05/2017)
  

Caminhando com Tim Tim

Vídeo e texto de Genifer Gerhardt

"(...) o tempo é senhor de delicadezas, e desafios, e novidades constantes e intermináveis."
Sobre caminhos, caminhares e destinos: "que o chegar não é mais valioso que a andança; que o encontro é precioso"
O meu encontro, hoje, precisa ser comigo mesma...

www.inescozzo.com Publicado em 15 de dez de 2014  Licença padrão do YouTub

  

Guernica

Guernica (Alain Resnais e Robert Hessens (1950). Texto de Paul Eluard. Guernica é um filme baseado em pinturas desenhos e esculturas feitos por Picasso entre os anos 1902 e 1949. “Guernica”, pintado durante a Guerra Civil Espanhola, ocupa o foco principal deste documentário.

Subjetividade e saúde (19/05/2017 - 19/05/2017)
  Hamilton 
Avaliação (19/05/2017 - 19/05/2017)
Planejamento (Pesquisa qualitativa: etnografia) (26/05/2017 - 26/05/2017)
  TEXTO 01 PARA AULA DE ETNOGRAFIA 
Segue o texto 01 da nossa próxima aula para leitura, dia 26/05/17.
  TEXTO 02 PARA AULA DE ETNOGRAFIA 
TEXTO 02 PARA AULA DE ETNOGRAFIA EM SAÚDE
  Slides da aula e orientações para AV 1 
Slides da aula e orientações para AV 1
Pesquisa qualitativa (Atividade) (02/06/2017 - 02/06/2017)
TEMA: Corpo e saúde (09/06/2017 - 09/06/2017)
  CORPO E SAÚDE 
SLIDES
Medicalização do viver (16/06/2017 - 16/06/2017)
Mercantilização da saúde (23/06/2017 - 23/06/2017)
Avaliação (30/06/2017 - 30/06/2017)
Exame Final (07/07/2017 - 07/07/2017)
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (16/08/2025 - 16/09/2025)

 

A disciplina em questão objetiva proporcionar a compreensão das múltiplas perspectivas e abordagens sobre a categoria “desenvolvimento”, tornando tal categoria instrumento analítico para a observação das estruturas de reprodução das relações de produção (econômicas, políticas, sociais, culturais, ambientais, etc.) de cada especificidade territorial/comunitária. A oferta do presente componente curricular fundamenta-se no debate desenvolvido observando territórios subdesenvolvidos, compreendendo que o desenvolvimento, para ser acessado e, assim, proporcionar alguma razão de bem-estar para as populações locais, deve ser expressado, para além da acumulação econômica abstrata e da industrialização comandada por atores externos, observando as especificidades culturais e as demandas locais, assim, dirigida junto com atores locais.

Caro(a) aluno(a),

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa sobre as perspectivas do desenvolvimento local ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor: Hugo Feitosa Gonçalves

CONHEÇA O PROFESSOR:

Hugo Feitosa Gonçalves.

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) (2013). Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) (2016). Doutor na linha "Estado, Governo e Sociedade", pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi Professor do Departamento de Economia da Universidade Regional de Cariri (URCA) - CE (2022-2023). Professor permanente de Teoria e História Econômica da Universidade Federal do Piauí (a partir de 2023). Nascido em 22/03/1989. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6323-1648.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0587543569789428

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (16/08/2025 - 16/09/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (16/08/2025 - 16/09/2025)

Unidade I: Perspectivas do desenvolvimento regional (de fatores exógenos) e do desenvolvimento local (de fatores endógenos) (Bellingieri, 2017).

Unidade II: O Mito do Desenvolvimento Econômico (Furtado, 1998) e Desenvolvimento como Liberdade (Sen, 2000).

Proporcionar a compreensão das múltiplas perspectivas e abordagens sobre a categoria “desenvolvimento”, tornando tal categoria instrumento analítico para a observação das estruturas de reprodução das relações de produção (econômicas, políticas, sociais, culturais, ambientais, etc.) de cada especificidade territorial/comunitária.

 

 

Você sabia que o Nordeste brasileiro é apontado como a região mais atrativa para investimentos em produção de energias renováveis? Que perspectiva de desenvolvimento está inserido nesse discurso?

Ver em: <https://aterraeredonda.com.br/nordeste-um-novo-cenario/>. Acesso em: 11 ago. 2025.

Tomamos como meta central promover a reflexão sobre os caminhos (perspectivas) sobre o(s) desenvolvimento(s): as escalas territoriais; os objetivos; as diretrizes; as barreiras; o papel do Estado; o papel dos atores e fatores locais.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 16/08/2025 às 00:00 a 16/09/2025 às 23:59
    
Inicia em 16/08/2025 às 0h 0 e finaliza em 16/09/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (16/08/2025 - 16/09/2025)
    
Inicia em 10/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 12/09/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (16/08/2025 - 16/09/2025)
    
Inicia em 15/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 16/09/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (16/08/2025 - 16/09/2025)
    
Inicia em 15/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 18/09/2025 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma

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Plano de Curso

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Título

Data
SEMINÁRIO DESENVOLVIMENTO 360o 16/09/2025
BIBLIOGRAFIA DA AULA DO DIA 13/09 RETIFICADA 11/09/2025
BIBLIOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 13/09/2025 11/09/2025
BIBLIOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 13/09/2025 11/09/2025
RESUMO: Para o Polo Pedro II 08/09/2025
AVISO TAREFA I 19/08/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1399 17/09/2025 21:44