-

PPGENF034 - FUNDAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR - Turma: 02 (2025.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina. Leiitura e discussão do artigo - Didática e docência no ensino superior (11/08/2025 - 11/08/2025)
   Plano de Ensino 
  Texto 01 
Produção coletiva. Experiências na educação superior. Socialização. (18/08/2025 - 18/08/2025)
Considerações acerca da educação superior no Peru: uma pauta a ser discutida na comunidade latina. (25/08/2025 - 25/08/2025)
  Texto Complementar 
Leitura e reflexão.
Elaboração de aulas didáticas para o Ensino Superior. (01/09/2025 - 01/09/2025)
Elaboração de aulas didáticas para o Ensino Superior. (08/09/2025 - 08/09/2025)
Estudo e organização dos painéis. (15/09/2025 - 15/09/2025)
Leitura e Fórum de Discussão sobre as diretrizes e o órgão regulador de ensino superior do Peru -SUNEDU (Superintendencia Nacional de Educación Superior Universitaria) (22/09/2025 - 22/09/2025)
Atividade complementar. Livro: Docência na educação superior, de Pimenta e Anastasiou (2003). (29/09/2025 - 29/09/2025)
  Texto 02 
Aula expositiva – discussão sobre ENSINAR, APRENDER, APREENDER E PROCESSOS DE ENSINAGEM. (06/10/2025 - 06/10/2025)
  Texto 03 
Apresentação de aulas didáticas para o Ensino superior. (13/10/2025 - 13/10/2025)
Apresentação de aulas didáticas para o Ensino superior. (20/10/2025 - 20/10/2025)
Estudo e organização dos painéis. (27/10/2025 - 27/10/2025)
Contribuições da disciplina didática para a formação em saúde coletiva: relato de experiência (03/11/2025 - 03/11/2025)
  Texto 04 
Metodologia da Problematização e Pesquisa Convergente Assistencial: proposta de práxis em pesquisa (10/11/2025 - 10/11/2025)
  Texto 05 
Reflexões da disciplina formação didático-pedagógica em saúde e enfermagem para formação de docentes. (17/11/2025 - 17/11/2025)
  Texto 06 
Encerramento das atividades. (24/11/2025 - 24/11/2025)
Entrega dos resultados. (01/12/2025 - 01/12/2025)
Exame Final. (08/12/2025 - 08/12/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT Total
15 22 29 06 13 20
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0
2 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0
3 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0
4 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0
5 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0
6 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 10,0 10,0 0 MATRICULADO
2 2025100**** 10,0 10,0 0 MATRICULADO
3 2024101**** 10,0 10,0 0 MATRICULADO
4 2024101**** 10,0 10,0 0 MATRICULADO
5 2024101**** 10,0 10,0 0 MATRICULADO
6 2024101**** 10,0 10,0 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Correntes teórico-filosóficas da educação. Habilidades pedagógicas e conhecimentos didáticos ao desempenho da função docente. Análise crítica da preparação e formação profissional do professor-educador. Políticas e práticas de educação em Enfermagem.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A dinâmica das atividades a serem desenvolvidas, considerando o aporte da pesquisa-colaborativa-crítica (PIMENTA, 2006; FRANCO, 2025), terá como suporte um trabalho de reflexão sobre a prática dos sujeitos nela envolvidos, de modo a constituir um grupo com objetivos e metas comuns, bem como busca de alternativas para a ressignificação dos processos de ensino-aprendizagem em saúde. Nesta perspectiva, busca-se vivenciar a dimensão da totalidade em todos os encontros de formação, caracterizados por momentos de mobilização, construção e síntese dos conhecimentos, como elementos constituintes do movimento da prática educativa a ser realizada. Os movimentos a seguir resumem as ações que serão constantemente exercitadas por todos, professores e estudantes, na sala de aula: exposição dialogada; leitura, análise e debates de textos; trabalhos individuais e coletivos, sendo disponibilizados por meio do SIGAA e WhatsApp.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: De acordo com as NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, aprovada pelo CEPEX e em vigor desde 2012; em seu Capítulo I (Da Avaliação da Aprendizagem e da Assiduidade em Disciplinas):
- Art. 111: “Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que: I – Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), ou seja, 45 horas de frequência, o limite máximo de faltas são 03 (três) dias de aula da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais; II –Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.”
- Art. 113: “É reprovado no componente curricular o aluno cuja média final for menor que 4,0 (quatro).
Neste caso, o aluno não poderá se submeter ao exame final”.
- Os alunos terão três notas que serão compostas por atividades individuais e em grupos.
Horário de atendimento: Quintas 17h-21h
Bibliografia: ANASTASIOU, L. C; PESSATE, A. L. Processos de ensinagem na universidade. Joinville, SC, Univille, 2003.
BRASIL. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, licenciatura e bacharelado. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n.º 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2001.

CONCEIÇÃO H.N, et. al. Contribuições da disciplina Didática para a formação em saúde coletiva: relato de experiência. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2021[cited 2022 Sep 10]; 35:1-9.

CORTES, L.F; PADOIN, S.M.M; BERBEL. N.A.N. Metodologia da problematização e pesquisa convergente assistencial: proposta de práxis em pesquisa. Revista Brasileira de Enfermagem, v.71, n.2: p. 440-5, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. Saberes Pedagógicos: perspectivas & tendências. São Paulo: Edições Hipótese, 2018, p. 49-65.

PIMENTA, S.; ANASTASIOU, L. Docência no ensino superior. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

TANAJURA H.F.A., et al, Reflexões da disciplina Formação Didático-Pedagógica em saúde e enfermagem para formação de docentes. In: Silva GTR (Org.). Concepções, estratégias pedagógicas e metodologias ativas na formação em saúde: desafios, oportunidades e aprendizados. Brasília, DF: Editora ABen; 2022. 62-8 p. https://doi.org/10.51234/aben.22.e17.c07
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/08/2025
11/08/2025
Apresentação da disciplina. Leiitura e discussão do artigo - Didática e docência no ensino superior
18/08/2025
18/08/2025
Produção coletiva. Experiências na educação superior. Socialização.
25/08/2025
25/08/2025
Considerações acerca da educação superior no Peru: uma pauta a ser discutida na comunidade latina.
01/09/2025
01/09/2025
Elaboração de aulas didáticas para o Ensino Superior.
08/09/2025
08/09/2025
Elaboração de aulas didáticas para o Ensino Superior.
15/09/2025
15/09/2025
Estudo e organização dos painéis.
22/09/2025
22/09/2025
Leitura e Fórum de Discussão sobre as diretrizes e o órgão regulador de ensino superior do Peru -SUNEDU (Superintendencia Nacional de Educación Superior Universitaria)
29/09/2025
29/09/2025
Atividade complementar. Livro: Docência na educação superior, de Pimenta e Anastasiou (2003).
06/10/2025
06/10/2025
Aula expositiva – discussão sobre ENSINAR, APRENDER, APREENDER E PROCESSOS DE ENSINAGEM.
13/10/2025
13/10/2025
Apresentação de aulas didáticas para o Ensino superior.
20/10/2025
20/10/2025
Apresentação de aulas didáticas para o Ensino superior.
27/10/2025
27/10/2025
Estudo e organização dos painéis.
03/11/2025
03/11/2025
Contribuições da disciplina didática para a formação em saúde coletiva: relato de experiência
10/11/2025
10/11/2025
Metodologia da Problematização e Pesquisa Convergente Assistencial: proposta de práxis em pesquisa
17/11/2025
17/11/2025
Reflexões da disciplina formação didático-pedagógica em saúde e enfermagem para formação de docentes.
24/11/2025
24/11/2025
Encerramento das atividades.
01/12/2025
01/12/2025
Entrega dos resultados.
08/12/2025
08/12/2025
Exame Final.
Avaliações
Data Descrição
25/09/2025 1ª Avaliação
14/10/2025 2ª Avaliação
16/10/2025 3ª Avaliação
13/11/2025 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1434 31/10/2025 05:18