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marcelo prado santiago

CCTE/CT - COORDENAÇÃO DO C TEC EM ENFERMAGEM/CTF

CA/CEAD069 - PESQUISA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO - Turma: 27C (2025.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (17/09/2025 - 17/09/2025)

Seja muito bem-vindo(a) à disciplina "Pesquisa Aplicada ao Desenvolvimento Local"!

Nesta jornada acadêmica, você será convidado(a) a mergulhar nos fundamentos e nas práticas da pesquisa científica aplicada às realidades locais, com especial atenção às comunidades tradicionais. Nosso objetivo é despertar o olhar crítico, investigativo e transformador, preparando você para produzir conhecimento que dialogue com os territórios e que contribua para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Ao longo do percurso, exploraremos juntos temas como: Diferença entre senso comum e ciência; Referenciais teóricos e metodológicos; Técnicas de coleta e análise de dados; Aplicações da pesquisa no contexto do desenvolvimento local.

A participação ativa em fóruns, tarefas e encontros síncronos será fundamental para o seu crescimento. Estarei sempre ao seu lado, orientando e apoiando cada etapa dessa caminhada.

Vamos, juntos, transformar conhecimento em ação e pesquisa em prática para o desenvolvimento das comunidades locais!

Prof. Dr. Leonardo Pinheiro

CONHEÇA O PROFESSOR:

Dr. Leonardo Victor de Sá Pinheiro é Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Psicólogo pelo Centro Universitário Estácio de Teresina (CEUT). Professor efetivo do Curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e dos Mestrados Profissionais em Administração Pública (PROFIAP/UFPI) e Gestão Pública (PPGP). Membro permanente da Red Iberoamericana de Psicología de las Organizaciones y el Trabajo (RIPOT). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em Gestão e Sustentabilidade (GESUS) e do Núcleo de Pesquisa em Psicossociologia, Trabalho e Estudos Socioambientais (NUPYTES) em parceria com a PUC-Minas. Desenvolve pesquisas relacionadas aos seguintes temas: Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, Saúde Mental no Trabalho, Gestão Social, Gestão Pública, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Psicologia Ambiental, Nomofobia e Gestão em Contextos de Crises, Emergências e Desastres.

 

Saiba mais no Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8674914667876098   

   lista de verbos_2.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (17/09/2025 - 17/09/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (17/09/2025 - 17/09/2025)

  

Nesta primeira unidade, o foco será compreender os fundamentos que sustentam a pesquisa acadêmico-científica. Discutiremos a diferença entre senso comum e conhecimento científico, os aspectos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da pesquisa em ciências sociais aplicadas, além da definição de tema, problema, objeto e objetivos de investigação. Também será trabalhado o papel do referencial teórico como base para a construção do conhecimento científico. O objetivo é proporcionar ao aluno uma visão crítica e sólida sobre os pilares da pesquisa, estimulando a formulação de perguntas investigativas relevantes para o desenvolvimento local.

 

  • Diferenciar o senso comum do conhecimento científico, compreendendo seus limites e potencialidades.
  • Analisar os fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da pesquisa em ciências sociais aplicadas.
  • Refletir sobre a relevância social e científica de um tema de pesquisa voltado ao desenvolvimento local.
  • Elaborar um tema, problema, objeto e objetivos de pesquisa de forma clara e coerente.
  • Reconhecer a importância do referencial teórico como base para a construção do conhecimento.

- VÍDEOS:

Método e Metodologia: Link: https://www.youtube.com/watch?v=Ts_053Sd2jM

O que é Artigo Científico? Link: https://www.youtube.com/watch?v=9jp-n7SIW_4

Revisão Bibliográfica: Link: https://www.youtube.com/watch?v=7_CnkI6MnXM&t=4s

Quando e onde colocar citações? Link: https://www.youtube.com/watch?v=pGshErN6Atw

  

 

 

Você sabia que muitas práticas que hoje consideramos “ciência” já foram vistas como simples crença ou senso comum?

Por exemplo: durante séculos acreditou-se que doenças eram causadas por castigos divinos ou desequilíbrios de “humores” do corpo. Foi só com o avanço da pesquisa científica que descobrimos a relação entre micro-organismos e saúde, transformando completamente a forma de tratar e prevenir doenças.

Quer saber mais? Confira no site: https://www.youtube.com/watch?v=gbBPnh3wI-c

Ao concluir esta unidade, espera-se que o estudante seja capaz de:

  • Diferenciar o senso comum do conhecimento científico, reconhecendo seus limites e possibilidades.
  • Compreender os aspectos que fundamentam a pesquisa em ciências sociais aplicadas.
  • Identificar a relevância social e científica de um tema de pesquisa voltado ao desenvolvimento local.
  • Definir de forma clara e coerente tema, problema, objeto e objetivos de investigação.
  • Valorizar o papel do referencial teórico como base para a construção e sustentação do conhecimento científico.
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 17/09/2025 às 00:00 a 26/09/2025 às 23:59
    
Inicia em 17/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 26/09/2025 às 23h 59
UNIDADE II (17/09/2025 - 17/09/2025)

Nesta unidade II, avançaremos para a compreensão e aplicação prática dos diferentes tipos de pesquisa científica, fundamentais para o campo das ciências sociais aplicadas. Um enfoque especial será dado ao estudo de caso, por sua relevância no desenvolvimento local e na análise de realidades específicas. Também serão discutidas técnicas de coleta de dados, como entrevistas, questionários, observação, grupos focais e pesquisa documental, enfatizando a escolha adequada conforme o objeto de estudo. Por fim, serão abordados os aspectos éticos da pesquisa, fundamentais para garantir respeito às comunidades envolvidas e à produção de conhecimento responsável.

 

 

  • Diferenciar os principais tipos de pesquisa científica.
  • Compreender a importância e aplicabilidade do estudo de caso em contextos de desenvolvimento local.
  • Selecionar métodos e técnicas de coleta de dados adequados ao objeto de investigação.
  • Analisar criticamente as vantagens e limitações de cada abordagem metodológica.
  • Relacionar a escolha dos métodos às demandas concretas do desenvolvimento local, assegurando rigor científico e relevância social.

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- Como estruturar um artigo? Link: https://www.youtube.com/watch?v=ve91ttsCAN0 

 

 

Você já parou para pensar como diferentes pesquisas podem gerar resultados completamente distintos, mesmo quando estudam o mesmo tema? Além disso, a importância do diálogo entre os saberes dos povos tradicionais e o saber científico é fundamental!

Por exemplo: enquanto uma pesquisa quantitativa pode mostrar quantos turistas visitaram uma comunidade local, uma pesquisa qualitativa pode revelar por que eles escolheram aquele destino e como se sentiram na experiência, bem como conhecer os saberes locais possibilita entender melhor os modos de vida e cultura da comunidade.

Saiba Mais: https://www.youtube.com/watch?v=UQDSDzKClRE

Ao concluir esta unidade, espera-se que o estudante seja capaz de:

  • Diferenciar os principais tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa, experimental, social e participante.
  • Compreender o estudo de caso como estratégia central em ciências sociais aplicadas.
  • Selecionar e aplicar técnicas de coleta de dados de acordo com o objeto de investigação.
  • Relacionar os métodos e técnicas escolhidas à realidade do desenvolvimento local, garantindo pertinência e relevância social.
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 27/09/2025 às 00:00 a 11/10/2025 às 23:59
    
Inicia em 27/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 11/10/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (17/09/2025 - 17/09/2025)

 

Na terceira unidade, o foco está no tratamento e interpretação dos dados coletados, explorando técnicas de análise quantitativa (como estatística descritiva) e qualitativa (como categorização e interpretação de narrativas), sempre em diálogo com o referencial teórico. Também será trabalhada a importância da discussão dos resultados, relacionando descobertas à literatura científica e ao contexto do desenvolvimento local. Além disso, os alunos serão orientados quanto à estruturação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), seus elementos essenciais e a possibilidade de transformação em produtos científicos, como artigos, capítulos, relatórios técnicos e materiais voltados às comunidades tradicionais. Por fim, serão apresentadas as normas da ABNT aplicadas à produção acadêmica, garantindo que o conhecimento produzido tenha validade formal e impacto social.

  • Conhecer técnicas básicas de análise de dados quantitativos e qualitativos.
  • Desenvolver a habilidade de discutir resultados à luz do referencial teórico.
  • Estruturar corretamente um TCC de acordo com normas acadêmicas.
  • Refletir sobre diferentes formas de socialização científica, inclusive com impacto direto em comunidades locais.
  • Aplicar as normas da ABNT na elaboração de trabalhos acadêmicos.

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- Como estruturar um artigo? Link: https://www.youtube.com/watch?v=LyLriqVyVRg

Você sabia que uma pesquisa só ganha relevância social quando seus resultados são compartilhados com a comunidade que serviu de base para o estudo?

Muitas vezes, o TCC ou artigo não é o único fim: pesquisadores têm produzido cartilhas, manuais, guias práticos e oficinas como produtos acadêmicos voltados diretamente às comunidades locais, garantindo que o conhecimento circule de forma útil e acessível.

Ao concluir esta unidade, espera-se que o estudante seja capaz de:

  • Organizar e analisar dados de pesquisa de forma crítica.
  • Interpretar resultados relacionando-os ao referencial teórico.
  • Estruturar corretamente um TCC em suas etapas essenciais.
  • Planejar a transformação do TCC em produto científico (artigo, capítulo, cartilha etc.).
  • Aplicar corretamente as normas da ABNT na produção acadêmica.
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (17/09/2025 - 17/09/2025)
  • A Nota valendo de 0,0 até 10,0: podendo conter questões objetivas e subjetivas. Horário para resolução: 8h:00min às 23:59h.
  • Participação nas Lives de Conteúdo: Avaliação contínua da participação dos alunos nas lives, considerando a contribuição nas discussões e o engajamento com os conteúdos apresentados.
  • Participação nos Fóruns de Discussão: A participação ativa e a qualidade das contribuições nos fóruns de discussão também serão avaliadas. Os alunos devem demonstrar entendimento dos conteúdos, capacidade crítica, e colaboração com os colegas nas discussões.

     O Sistema de avaliação da aprendizagem deverá seguir:

 

Atividade

Pontuação

Peso

Fórum

0 a 10

2

Tarefa

0 a 10

2

Prova

0 a 10

6

SEGUNDA CHAMADA (17/09/2025 - 17/09/2025)
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (13/09/2025 - 27/10/2025)

Seja muito bem-vindo(a) à disciplina "Pesquisa Aplicada ao Desenvolvimento Local"!

Nesta jornada acadêmica, você será convidado(a) a mergulhar nos fundamentos e nas práticas da pesquisa científica aplicada às realidades locais, com especial atenção às comunidades tradicionais. Nosso objetivo é despertar o olhar crítico, investigativo e transformador, preparando você para produzir conhecimento que dialogue com os territórios e que contribua para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Ao longo do percurso, exploraremos juntos temas como: Diferença entre senso comum e ciência; Referenciais teóricos e metodológicos; Técnicas de coleta e análise de dados; Aplicações da pesquisa no contexto do desenvolvimento local.

A participação ativa em fóruns, tarefas e encontros síncronos será fundamental para o seu crescimento. Estarei sempre ao seu lado, orientando e apoiando cada etapa dessa caminhada.

Vamos, juntos, transformar conhecimento em ação e pesquisa em prática para o desenvolvimento das comunidades locais!

Prof. Dr. Leonardo Pinheiro

CONHEÇA O PROFESSOR:

Dr. Leonardo Victor de Sá Pinheiro é Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Psicólogo pelo Centro Universitário Estácio de Teresina (CEUT). Professor efetivo do Curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e dos Mestrados Profissionais em Administração Pública (PROFIAP/UFPI) e Gestão Pública (PPGP). Membro permanente da Red Iberoamericana de Psicología de las Organizaciones y el Trabajo (RIPOT). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em Gestão e Sustentabilidade (GESUS) e do Núcleo de Pesquisa em Psicossociologia, Trabalho e Estudos Socioambientais (NUPYTES) em parceria com a PUC-Minas. Desenvolve pesquisas relacionadas aos seguintes temas: Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, Saúde Mental no Trabalho, Gestão Social, Gestão Pública, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Psicologia Ambiental, Nomofobia e Gestão em Contextos de Crises, Emergências e Desastres.

 

Saiba mais no Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8674914667876098   

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (13/09/2025 - 27/10/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (13/09/2025 - 27/10/2025)

  

Nesta primeira unidade, o foco será compreender os fundamentos que sustentam a pesquisa acadêmico-científica. Discutiremos a diferença entre senso comum e conhecimento científico, os aspectos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da pesquisa em ciências sociais aplicadas, além da definição de tema, problema, objeto e objetivos de investigação. Também será trabalhado o papel do referencial teórico como base para a construção do conhecimento científico. O objetivo é proporcionar ao aluno uma visão crítica e sólida sobre os pilares da pesquisa, estimulando a formulação de perguntas investigativas relevantes para o desenvolvimento local.

 

  • Diferenciar o senso comum do conhecimento científico, compreendendo seus limites e potencialidades.
  • Analisar os fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da pesquisa em ciências sociais aplicadas.
  • Refletir sobre a relevância social e científica de um tema de pesquisa voltado ao desenvolvimento local.
  • Elaborar um tema, problema, objeto e objetivos de pesquisa de forma clara e coerente.
  • Reconhecer a importância do referencial teórico como base para a construção do conhecimento.

- VÍDEOS:

Método e Metodologia: Link: https://www.youtube.com/watch?v=Ts_053Sd2jM

O que é Artigo Científico? Link: https://www.youtube.com/watch?v=9jp-n7SIW_4

Revisão Bibliográfica: Link: https://www.youtube.com/watch?v=7_CnkI6MnXM&t=4s

Quando e onde colocar citações? Link: https://www.youtube.com/watch?v=pGshErN6Atw

  

 

 

Você sabia que muitas práticas que hoje consideramos “ciência” já foram vistas como simples crença ou senso comum?

Por exemplo: durante séculos acreditou-se que doenças eram causadas por castigos divinos ou desequilíbrios de “humores” do corpo. Foi só com o avanço da pesquisa científica que descobrimos a relação entre micro-organismos e saúde, transformando completamente a forma de tratar e prevenir doenças.

Quer saber mais? Confira no site: https://www.youtube.com/watch?v=gbBPnh3wI-c

Ao concluir esta unidade, espera-se que o estudante seja capaz de:

  • Diferenciar o senso comum do conhecimento científico, reconhecendo seus limites e possibilidades.
  • Compreender os aspectos que fundamentam a pesquisa em ciências sociais aplicadas.
  • Identificar a relevância social e científica de um tema de pesquisa voltado ao desenvolvimento local.
  • Definir de forma clara e coerente tema, problema, objeto e objetivos de investigação.
  • Valorizar o papel do referencial teórico como base para a construção e sustentação do conhecimento científico.
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 17/09/2025 às 00:00 a 26/09/2025 às 23:59
    
Inicia em 17/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 26/09/2025 às 23h 59
UNIDADE II (13/09/2025 - 27/10/2025)

Nesta unidade II, avançaremos para a compreensão e aplicação prática dos diferentes tipos de pesquisa científica, fundamentais para o campo das ciências sociais aplicadas. Um enfoque especial será dado ao estudo de caso, por sua relevância no desenvolvimento local e na análise de realidades específicas. Também serão discutidas técnicas de coleta de dados, como entrevistas, questionários, observação, grupos focais e pesquisa documental, enfatizando a escolha adequada conforme o objeto de estudo. Por fim, serão abordados os aspectos éticos da pesquisa, fundamentais para garantir respeito às comunidades envolvidas e à produção de conhecimento responsável.

 

 

  • Diferenciar os principais tipos de pesquisa científica.
  • Compreender a importância e aplicabilidade do estudo de caso em contextos de desenvolvimento local.
  • Selecionar métodos e técnicas de coleta de dados adequados ao objeto de investigação.
  • Analisar criticamente as vantagens e limitações de cada abordagem metodológica.
  • Relacionar a escolha dos métodos às demandas concretas do desenvolvimento local, assegurando rigor científico e relevância social.

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- Como estruturar um artigo? Link: https://www.youtube.com/watch?v=ve91ttsCAN0 

 

 

Você já parou para pensar como diferentes pesquisas podem gerar resultados completamente distintos, mesmo quando estudam o mesmo tema? Além disso, a importância do diálogo entre os saberes dos povos tradicionais e o saber científico é fundamental!

Por exemplo: enquanto uma pesquisa quantitativa pode mostrar quantos turistas visitaram uma comunidade local, uma pesquisa qualitativa pode revelar por que eles escolheram aquele destino e como se sentiram na experiência, bem como conhecer os saberes locais possibilita entender melhor os modos de vida e cultura da comunidade.

Saiba Mais: https://www.youtube.com/watch?v=UQDSDzKClRE

Ao concluir esta unidade, espera-se que o estudante seja capaz de:

  • Diferenciar os principais tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa, experimental, social e participante.
  • Compreender o estudo de caso como estratégia central em ciências sociais aplicadas.
  • Selecionar e aplicar técnicas de coleta de dados de acordo com o objeto de investigação.
  • Relacionar os métodos e técnicas escolhidas à realidade do desenvolvimento local, garantindo pertinência e relevância social.
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 27/09/2025 às 00:00 a 11/10/2025 às 23:59
    
Inicia em 27/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 11/10/2025 às 23h 59
UNIDADE III (13/09/2025 - 27/10/2025)

 

Na terceira unidade, o foco está no tratamento e interpretação dos dados coletados, explorando técnicas de análise quantitativa (como estatística descritiva) e qualitativa (como categorização e interpretação de narrativas), sempre em diálogo com o referencial teórico. Também será trabalhada a importância da discussão dos resultados, relacionando descobertas à literatura científica e ao contexto do desenvolvimento local. Além disso, os alunos serão orientados quanto à estruturação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), seus elementos essenciais e a possibilidade de transformação em produtos científicos, como artigos, capítulos, relatórios técnicos e materiais voltados às comunidades tradicionais. Por fim, serão apresentadas as normas da ABNT aplicadas à produção acadêmica, garantindo que o conhecimento produzido tenha validade formal e impacto social.

  • Conhecer técnicas básicas de análise de dados quantitativos e qualitativos.
  • Desenvolver a habilidade de discutir resultados à luz do referencial teórico.
  • Estruturar corretamente um TCC de acordo com normas acadêmicas.
  • Refletir sobre diferentes formas de socialização científica, inclusive com impacto direto em comunidades locais.
  • Aplicar as normas da ABNT na elaboração de trabalhos acadêmicos.

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- Como estruturar um artigo? Link: https://www.youtube.com/watch?v=LyLriqVyVRg

Você sabia que uma pesquisa só ganha relevância social quando seus resultados são compartilhados com a comunidade que serviu de base para o estudo?

Muitas vezes, o TCC ou artigo não é o único fim: pesquisadores têm produzido cartilhas, manuais, guias práticos e oficinas como produtos acadêmicos voltados diretamente às comunidades locais, garantindo que o conhecimento circule de forma útil e acessível.

Ao concluir esta unidade, espera-se que o estudante seja capaz de:

  • Organizar e analisar dados de pesquisa de forma crítica.
  • Interpretar resultados relacionando-os ao referencial teórico.
  • Estruturar corretamente um TCC em suas etapas essenciais.
  • Planejar a transformação do TCC em produto científico (artigo, capítulo, cartilha etc.).
  • Aplicar corretamente as normas da ABNT na produção acadêmica.
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (13/09/2025 - 27/10/2025)
  • A Nota valendo de 0,0 até 10,0: podendo conter questões objetivas e subjetivas. Horário para resolução: 8h:00min às 23:59h.
  • Participação nas Lives de Conteúdo: Avaliação contínua da participação dos alunos nas lives, considerando a contribuição nas discussões e o engajamento com os conteúdos apresentados.
  • Participação nos Fóruns de Discussão: A participação ativa e a qualidade das contribuições nos fóruns de discussão também serão avaliadas. Os alunos devem demonstrar entendimento dos conteúdos, capacidade crítica, e colaboração com os colegas nas discussões.

     O Sistema de avaliação da aprendizagem deverá seguir:

 

Atividade

Pontuação

Peso

Fórum

0 a 10

2

Tarefa

0 a 10

2

Prova

0 a 10

6

SEGUNDA CHAMADA (13/09/2025 - 27/10/2025)
Frequências da Turma

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Notas da Turma

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Plano de Curso

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