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CPED/CSHNB005 - CRIANÇA, INFÂNCIA E ESCOLARIZAÇÃO - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina/Apresentação professora-alunos(as) (22/08/2025 - 22/08/2025)
Primeira Aula: - Reflexão crítica sobre a frase: Antes de ensinar o que quer que seja a alguém, é preciso, no mínimo, conhecer esse alguém. Nos dias de hoje, quem se candidata à escola, ao ensino básico, à universidade? (Michel Serres, 2013). - Apresentação professor e alunos (slide apresentação) Quem são vocês e o que esperam do curso; - Quem sou eu, e o que pretendo ensinar-aprender no curso... Segunda Aula: - Apresentação da disciplina, da proposta de trabalho e do desenvolvimento das atividades. - Exposição do cronograma de atividades.
A criança e a infância como um fenômeno central na cultura ocidental: marcos históricos, sentidos filosóficos (23/08/2025 - 30/08/2025)
- A prolongada dependência na infância; - Experiências educativas das crianças nas civilizações antigas; - Impacto do cristianismo sobre o entendimento da criança e da infância na Europa Ocidental; - Concepções modernas da criança e da infância na concepção dos seguintes pensadores: 1. CONDORCET, J. A. N. C. Cinco memórias sobre a instrução pública. São Paulo: UNESP, 2008. 2. COMÊNIUS, João Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2006. 3. LUTERO, Martin. Educação e reforma. Porto Alegre: Concórdia, 2000. 4.MONTAIGNE, Michel de. A educação das crianças. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 5. ROTTERDAN, Erasmo. De Pueris. A civilidade Pueril. São Paulo: Escala, s/d. 6. ROUSSEAU, Jean Jacques. O Emílio ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
A educação escolar da criança no Brasil como política pública (05/09/2025 - 13/09/2025)
- Políticas de integração da criança ao sistema colonial e imperial; - Propostas republicanas de escolarização da infância: educação infantil e ensino primário; - A transformação da criança em aluno.
Políticas e práticas educativas para a criança na ?sociedade digital? (19/09/2025 - 27/09/2025)
- Os impactos da revolução tecnológica na educação da criança; - O professor imigrante digital: ?no meu tempo o aluno não era assim!? - Alunos nativos digitais: ?as aulas são desinteressantes!?
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET Total
22 23 29 30 05 06 12 13 19 20 26 27
1 2025201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
2 2025201**** 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
3 2025201**** 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
4 2025201**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
5 2025201**** 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 4 0 12
6 2025201**** 4 4 0 0 0 0 4 0 4 0 4 0 20
7 2025201**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
8 2025201**** 3 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 11
9 2025201**** 4 0 0 0 0 0 4 0 4 0 4 0 16
10 2025201**** 4 4 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 11
11 2025201**** 4 4 0 0 0 0 4 0 4 0 4 0 20
12 2025201**** 4 4 0 0 0 0 4 0 4 0 4 0 20
13 2025201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2025201**** 3 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 11
15 2025201**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2025201**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 11
17 2025201**** 4 0 0 0 0 0 4 0 4 0 4 0 16
18 2025201**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
19 2025201**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 8
20 2025201**** 4 4 0 0 0 0 4 0 4 0 4 0 20
21 2025201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2025201**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
23 2025201**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
24 2025201**** 4 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 12
25 2025201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
26 2025201**** 0 3 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 11
27 2025201**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 2025201**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 8
29 2025201**** 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 8
30 2025201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2025201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
32 2025201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2025201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2025201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2025201**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
36 2025201**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 48
37 2025201**** 4 3 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 11
38 2025201**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 48
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025201**** 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
2 2025201**** 9,8 8,9 9.4 0 MATRICULADO
3 2025201**** 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
4 2025201**** 9,8 8,9 9.4 0 MATRICULADO
5 2025201**** 8,6 8,0 8.3 0 MATRICULADO
6 2025201**** 9,1 8,5 8.8 0 MATRICULADO
7 2025201**** 9,1 8,5 8.8 0 MATRICULADO
8 2025201**** 8,8 7,5 8.2 0 MATRICULADO
9 2025201**** 9,0 9,6 9.3 0 MATRICULADO
10 2025201**** 8,6 7,5 8.1 0 MATRICULADO
11 2025201**** 9,0 9,1 9.1 0 MATRICULADO
12 2025201**** 9,1 10,0 9.6 0 MATRICULADO
13 2025201**** 9,8 8,9 9.4 0 MATRICULADO
14 2025201**** 8,6 7,7 8.2 0 MATRICULADO
15 2025201**** 8,8 10,0 9.4 0 MATRICULADO
16 2025201**** 9,1 8,0 8.6 0 MATRICULADO
17 2025201**** 9,9 10,0 10.0 0 MATRICULADO
18 2025201**** 9,8 9,4 9.6 0 MATRICULADO
19 2025201**** 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
20 2025201**** 9,1 8,0 8.6 0 MATRICULADO
21 2025201**** 8,8 7,7 8.3 0 MATRICULADO
22 2025201**** 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
23 2025201**** 9,9 10,0 10.0 0 MATRICULADO
24 2025201**** 9,1 10,0 9.6 0 MATRICULADO
25 2025201**** 9,9 10,0 10.0 0 MATRICULADO
26 2025201**** 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
27 2025201**** 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
28 2025201**** 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
29 2025201**** 8,8 7,5 8.2 0 MATRICULADO
30 2025201**** 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
31 2025201**** 8,6 9,2 8.9 0 MATRICULADO
32 2025201**** 9,1 10,0 9.6 0 MATRICULADO
33 2025201**** 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
34 2025201**** 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
35 2025201**** 8,6 7,7 8.2 0 MATRICULADO
36 2025201**** 9,0 9,1 9.1 0 MATRICULADO
37 2025201**** 8,6 7,5 8.1 0 MATRICULADO
38 2025201**** 9,0 9,1 9.1 0 MATRICULADO

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Concepções elaboradas sobre a criança e a infância como um fenômeno historicamente demarcado por processos sociais e culturais. A criança e a infância nos projetos de socialização escolar pensados e planejados na contemporaneidade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A abordagem dos conteúdos terá como princípio norteador a prática reflexiva, problematizadora, discursiva e participativa. Será desenvolvida através das seguintes atividades pedagógicas:
- Exposições dialogadas; estudo e análise de textos pesquisa em sites e arquivos digitais, entre outros.
- A atividade prática da disciplina consistirá nos estudos de grupo e pesquisa bibliográfica.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os procedimentos de acompanhamento e avaliação da aprendizagem dos alunos serão
realizados conforme os critérios pedagógicos e legais presentes na Resolução n. 00/2019 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX, 2019, p. 13) que determina a observância de critérios qualitativos relativos, entre outros, à frequência, assiduidade, comprometimento com o desenvolvimento pessoal e coletivo, por parte do estudante; obrigatoriedade de frequência de no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina, uma vez que se trata de um curso presencial; alcance de média 7,0 (sete) nas atividades avaliativas regulares e, no mínimo nota 6,0, em caso de realização de avaliação final, resguardado o direito ao estudante de solicitar 2ª chamada para avalições, devidamente justificada e com submissão a parecer da coordenação do Curso.

As avaliações propostas para o desenvolvimento desta disciplina:
1ª – Elaboração de marcos históricos e filosóficos sobre a relação criança, infância e educação a partir das concepções de Lutero, Erasmo, Montaigne, Comênio, Rousseau e Condorcet.

2ª – Produção de conhecimento sobre os temas:
a) Desvalorização da profissão docente;
b) Ausência da família no processo de educação da criança;
c) Políticas públicas educacionais: a criança e a infância prisioneiras do sistema escolar;
d)Pensar a educação da criança fora do ambiente escolar.
Horário de atendimento: 14:00 às 18:00
Bibliografia: BÁSICA
AQUINO, J. G. Crise, acesso e reinvenção da experiência educativa contemporânea. In J. G. Aquino, S. Rizzo, R. Sayão, Y. de La Taille. Família e educação: quatro olhares (pp. 107- 142). São Paulo: Papirus, 2011
BAUMAN, Zigmund. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012.
COLLARES, C. A. L., & MOYSÉS, M. A. A. Preconceitos no cotidiano escolar: a medicalização do processo ensino-aprendizagem. In CRP/SP (Org.), Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
ELKIND, D. Sem tempo para ser criança: a infância estressada. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FARIA FILHO, Luciano Mendes. (0rg.). A infância e sua educação: materiais, práticas e representações (Portugal e Brasil). Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). História social da infância no Brasil. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KRAMER, Sônia. Infância e educação: O necessário caminho de trabalhar contra a barbárie. In S. Kramer, M. I. Leite, & D. Guimarães, N. M. Nunes. (Orgs.). Infância e educação infantil (pp. 269- 280). Campinas: Papirus. 1999.
KOHAN, Walter Omar (org.). Lugares da infância: filosofia. DP&A, 2004LIMA, L. G. Pós modernidade e a negação da infância. Revista Emancipação, 8(2), 35-47, 2008.
MARTINS FILHO, J. A criança terceirizada. São Paulo: Papirus, 2012
PRIORE, Mary Del (Org.) História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999.
VENÂNCIO, Renato Pinto (Org.). Uma história social do abandono de crianças. De Portugal ao Brasil: séculos XVIII-XX. São Paulo: Alameda; Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2010.

COMPLEMENTARES
CONDORCET, J. A. N. C. Cinco memórias sobre a instrução pública. São Paulo: UNESP, 2008.
COMÊNIUS, João Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
CORAZZA, Sandra Mara. Histórias da infância sem fim. Ijuí (RS): UNIJUÍ, 2004.
LUTERO, Martin. Educação e reforma. Porto Alegre: Concórdia, 2000.
MONTAIGNE, Michel de. A educação das crianças. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
MULLER, Verônica Regina. Histórias de crianças e infâncias: registros, narrativas e vida privada. Petrópolis (RJ): Vozes, 2007.
ROTTERDAN, Erasmo. De Pueris. A civilidade Pueril. São Paulo: Escala, s/d.
ROUSSEAU, Jean Jacques. O Emílio ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
STEARNS, Peter N. A infância. São Paulo. Contexto, 2006.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/08/2025
22/08/2025
Apresentação da disciplina/Apresentação professora-alunos(as)
23/08/2025
30/08/2025
A criança e a infância como um fenômeno central na cultura ocidental: marcos históricos, sentidos filosóficos
05/09/2025
13/09/2025
A educação escolar da criança no Brasil como política pública
19/09/2025
27/09/2025
Políticas e práticas educativas para a criança na ?sociedade digital?
Avaliações
Data Descrição
30/08/2025 1ª Avaliação
27/09/2025 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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