Metodologia: |
O Estágio Supervisionado faz-se necessário ao curso, pois contribui para a formação de futuros professores de Matemática, oferecendo aos discentes abordagens e discussões sobre Educação Matemática, bem como técnicas de ensino aplicáveis em sala de aula. Favorece a integração entre a teoria e a prática formando no aluno uma consciência crítico-social contribuindo assim para os objetivos do curso. É fundamental na construção da identidade profissional do futuro docente, pois o mesmo permite que os acadêmicos reflitam sobre sua prática e, ainda, propicia a aproximação da realidade na qual irão atuar. Com o Estágio Supervisionado objetiva-se promover a preparação de professores da educação básica, possibilitando-lhes formação teórico-prática centrada na competência técnica, científica e política, instrumentalizando-os de competências e habilidades para continuar tematizando e reorganizando permanentemente sua atividade pedagógica.
O processo de formação e a trajetória da profissionalização docente e suas instâncias constitutivas; Laboratório e oficinas de: Planejamento, ação docente e avaliação; Construção de materiais didáticos; Utilização das novas tecnologias em educação.
Proporcionar aos discentes a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-los para o exercício da profissão e cidadania.
Formação de professores: identidades e saberes da docência. Práxis ou indissociabilidade entre teoria e prática e a atividade docente. Tornando-se professor de matemática: o caso de Allan em prática de ensino e estágio supervisionado. Planejamento de Ensino: aspectos didáticos. Tipos de Planejamento: Plano de curso. Plano de unidade. Plano de aula. Avaliação da aprendizagem Como Ensinar Matemática. O que é Essencial ao Ensino da Matemática? Algumas propostas de trabalho para o ensino consistente de matemática: Resolução de Problemas; Modelagem; Etnomatemática; História da matemática e Jogos matemáticos. O laboratório de ensino de Matemática e materiais didáticos manipuláveis Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de Matemática. Uso dos materiais de ensino-aprendizagem e recursos de áudiovisuais. Confecção de materiais de ensino-aprendizagem A Educação na Sociedade da Informação e o Papel das Novas Tecnologias na Transformação da Escola Desafios do uso das novas tecnologias em sala de aula.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Para o processo de avaliação serão consideradas as atividades: trabalhos individuais e em grupo, com apresentação por escrito e oral, tendo como base os critérios: participação, freqüência, pontualidade, fundamentação teórica, capacidade de problematizar situações em torno dos assuntos apresentados. |