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DCE0143 - ESTAGIO SUPERVISIONADO II MATEMATICA - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do sítio eletrônico da ceo ufpi (10/12/2012 - 10/12/2012)

Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento dos Estágios Supervisionados das Licenciaturas da UFPI.

   ESTÁGIO.docx 
documentos importantes para o estágio
Apresentação do sítio eletrônico da ceo ufpi-parte 2 (12/12/2012 - 12/12/2012)

Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento dos Estágios Supervisionados das Licenciaturas da UFPI.

Apresentação do sítio eletrônico da ceo ufpi-parte 3 (14/12/2012 - 14/12/2012)

Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento dos Estágios Supervisionados das Licenciaturas da UFPI.

Lei de Estágio (17/12/2012 - 19/12/2012)
Seminário sobre o Manual de Estágio (21/12/2012 - 09/01/2013)
aula de campo (11/01/2013 - 30/01/2013)

Visita às escolas para inspecionar os alunos

apresentação do plano de aulas para atividades de campo (01/02/2013 - 13/02/2013)

Nesta parte os alunos são orientados como se confecciona planos de aulas e como se portar como professor diante dos alunos.

aula de campo (15/02/2013 - 27/03/2013)

Visita aos alunos nas escolas onde eles estão estagiando.

aula de campo (01/03/2013 - 15/04/2013)

Visita às escolas onde os alunos estão estagiando.

aula de campo (18/03/2013 - 24/04/2013)
avaliação (26/04/2013 - 26/04/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula DEZ JAN FEV MAR ABR Total
10 12 14 17 19 21 07 09 11 14 16 18 21 23 25 28 30 01 04 06 08 13 15 18 20 22 25 27 01 04 06 08 11 13 15 18 20 22 25 27 01 03 05 08 10 12 15 17 19 22 24 26
1 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201010**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 20083**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 20083**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 201010**** 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
6 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 20109**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 20094**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 20109**** 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
19 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 20109**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 201010**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 20109**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 20109**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
27 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20109**** 8,0 9,0 10,0 7,0 8.5 0 AM
2 201010**** 7,5 8,0 8,5 7,0 7.8 0 AM
3 20109**** 7,5 8,5 8,0 7,0 7.8 0 AM
4 20109**** 8,5 9,0 10,0 8,0 8.9 0 AM
5 20109**** 10,0 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
6 20083**** 9,0 10,0 9,5 10,0 9.6 0 AM
7 20094**** 8,5 9,0 9,5 9,0 9.0 0 AM
8 20109**** 10,0 9,5 9,5 9,5 9.6 0 AM
9 201010**** 8,0 7,5 8,5 8,0 8.0 0 AM
10 20094**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
11 20109**** 8,0 9,5 8,5 9,0 8.8 0 AM
12 201010**** 9,5 10,0 10,0 10,0 9.9 0 AM
13 201010**** 7,0 8,0 0,0 0,0 3.8 0 RN
14 20109**** 7,0 8,0 0,0 0,0 3.8 0 RN
15 201010**** 8,5 9,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
16 20109**** 8,0 7,5 8,5 7,8 8.0 0 AM
17 201011**** 8,5 9,0 10,0 9,5 9.3 0 AM
18 20109**** 8,5 10,0 8,8 9,8 9.3 0 AM
19 20094**** 8,0 7,8 8,0 9,0 8.2 0 AM
20 20109**** 10,0 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
21 20094**** 8,0 5,6 0,0 0,0 3.4 0 RN
22 20083**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 0 AM
23 201010**** 8,0 8,6 7,8 7,0 7.9 0 AM
24 20094**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 0 AM
25 20109**** 8,0 6,0 0,0 0,0 3.5 0 RN
26 20094**** 8,0 7,0 0,0 0,0 3.8 0 RN
27 20094**** 9,0 10,0 9,0 8,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Projeto de Estágio; Estágio observacional escolar (Ensino Fundamental e Médio) e não-escolar.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O Estágio Supervisionado faz-se necessário ao curso, pois contribui para a formação de futuros professores de Matemática, oferecendo aos discentes abordagens e discussões sobre Educação Matemática, bem como técnicas de ensino aplicáveis em sala de aula. Favorece a integração entre a teoria e a prática formando no aluno uma consciência crítico-social contribuindo assim para os objetivos do curso. É fundamental na construção da identidade profissional do futuro docente, pois o mesmo permite que os acadêmicos reflitam sobre sua prática e, ainda, propicia a aproximação da realidade na qual irão atuar. Com o Estágio Supervisionado objetiva-se promover a preparação de professores da educação básica, possibilitando-lhes formação teórico-prática centrada na competência técnica, científica e política, instrumentalizando-os de competências e habilidades para continuar tematizando e reorganizando permanentemente sua atividade pedagógica.

O processo de formação e a trajetória da profissionalização docente e suas instâncias constitutivas;
Laboratório e oficinas de:
Planejamento, ação docente e avaliação;
Construção de materiais didáticos;
Utilização das novas tecnologias em educação.

Proporcionar aos discentes a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-los para o exercício da profissão e cidadania.

Formação de professores: identidades e saberes da docência.
Práxis – ou indissociabilidade entre teoria e prática e a atividade docente.
Tornando-se professor de matemática: o caso de Allan em prática de ensino e estágio supervisionado.
Planejamento de Ensino: aspectos didáticos.
Tipos de Planejamento: Plano de curso. Plano de unidade. Plano de aula.
Avaliação da aprendizagem
Como Ensinar Matemática. O que é Essencial ao Ensino da Matemática?
Algumas propostas de trabalho para o “ensino consistente de matemática”:
Resolução de Problemas; Modelagem; Etnomatemática; História da matemática e
Jogos matemáticos.
O laboratório de ensino de Matemática e materiais didáticos manipuláveis
Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de Matemática.
Uso dos materiais de ensino-aprendizagem e recursos de áudiovisuais.
Confecção de materiais de ensino-aprendizagem
A Educação na Sociedade da Informação e o Papel das Novas Tecnologias na Transformação da Escola
Desafios do uso das novas tecnologias em sala de aula.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para o processo de avaliação serão consideradas as atividades: trabalhos individuais e em grupo, com apresentação por escrito e oral, tendo como base os critérios: participação, freqüência, pontualidade, fundamentação teórica, capacidade de problematizar situações em torno dos assuntos apresentados.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/12/2012
10/12/2012
Apresentação do sítio eletrônico da ceo ufpi
12/12/2012
12/12/2012
Apresentação do sítio eletrônico da ceo ufpi-parte 2
14/12/2012
14/12/2012
Apresentação do sítio eletrônico da ceo ufpi-parte 3
17/12/2012
19/12/2012
Lei de Estágio
21/12/2012
09/01/2013
Seminário sobre o Manual de Estágio
11/01/2013
30/01/2013
aula de campo
01/02/2013
13/02/2013
apresentação do plano de aulas para atividades de campo
15/02/2013
27/03/2013
aula de campo
01/03/2013
15/04/2013
aula de campo
18/03/2013
24/04/2013
aula de campo
26/04/2013
26/04/2013
avaliação
Avaliações
Data Descrição
17/12/2012 1ª Avaliação
13/03/2013 2ª Avaliação
15/04/2013 3ª Avaliação
26/04/2013 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Outros Manual do Estágio Supervisionado
Site Coordenadoria de Estagio Obrigatório da UFPI
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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