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CPEV/CEAD032 - CURRÍCULO, PROPOSTA PEDAGÓGICA E PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Turma: 6 (2025.2)

Tópicos Aulas
Unidade I – Currículo na Educação Infantil: Fundamentos Legais (21/11/2025 - 21/11/2025)

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

 

 

Considerando o que o preconizam os documentos nacionais da Educação Infantil, a saber: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Parecer CNE/CEB nº 20/2009 e Resolução CNE/CEB nº 5/2009; Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil – Resolução CNE/CEB nº 1, de 17 de outubro de 2024, e BNCC (2017):

Esta disciplina - Currículo, proposta pedagógica e planejamento na Educação Infantil - insere-se no Eixo III - Cotidiano e ação pedagógica e configura-se como contexto transversal e interdisciplinar de integração de saberes teóricos, epistemológicos e metodológicos centrais na organização curricular da Educação Infantil, a partir de seus eixos estruturantes: interações e brincadeiras, e das especificidades do trabalho pedagógico em Creches e Pré-Escolas, as diferentes áreas do Conhecimento, a pedagogia e as diversas realidades escolares do país.

 

Unidade I – Currículo na Educação Infantil: Fundamentos Legais

1. Apresentação da Unidade

  • Apresentação do plano de curso.
  • Orientações iniciais sobre a organização da disciplina e expectativas da unidade.

2. Temas para Discussão

  1. Currículo: conceitos e definições

Abordagens clássicas e contemporâneas.

  1. Currículo na Educação Infantil

Particularidades dessa etapa educativa.

  1. O debate sobre o currículo na Educação

Tensões, disputas teóricas e perspectivas atuais.

  1. Configurações e considerações curriculares

Diretrizes, documentos normativos e desdobramentos para a prática pedagógica.

Metodologia:

  • Uso de slides para exposição dialogada.
  • Roda de conversa e compartilhamento de percepções.

3. Oficina de Reflexão

Atividade prática:
Oficina de reflexão sobre o Currículo na Educação Infantil.

  • Materiais necessários: lápis de cor, hidrocores, lápis, borracha.
  • Recomenda-se usar roupas leves e confortáveis (atividade envolve movimentos e dinâmicas criativas).

4. Atividade Prévia (para próxima aula)

Leitura obrigatória da bibliografia recomendada:

  1. FLÔR, D. C.; DURLI, Z. Educação Infantil e formação de professores. In: WIGGERS, V. Currículo na Educação Infantil. Florianópolis: Ed. UFSC, 2012.
  2. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2010.
  3. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n.º 9.394/96. Brasília: MEC, 1996.
  4. BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular (BNCC). Brasília: MEC/SEB, 2017.

 

   PLANO DA DISCIPLINA 
Pareceres e Diretrizes Curriculares da Educação Infantil: Implicações legais e pedagógicas para a organização do currículo (22/11/2025 - 22/11/2025)

Manhã – Primeiro Momento

1. Acolhida e apresentação geral do encontro
2. Discussão guiada sobre:

  • Pareceres e Diretrizes Curriculares da Educação Infantil
  • Implicações legais e pedagógicas para a organização do currículo;
  • Momento de organização de uma aula através de experiências.
    Recurso: Slides

Manhã – Segundo Momento

1. Exposição dialogada sobre:

  • BNCC para a Educação Infantil
  • Campos de experiências: sentidos, limites e possibilidades para um ensino humanizado
    2. Debate sobre:
  • A Proposta Curricular das escolas de Educação Infantil (análise comparativa)
  • Articulação com os estudos já realizados pelo grupo
    Recurso: Slides

22/11/2025 – Sábado à Tarde

Encaminhamentos e Orientações Práticas

1. Orientação para elaboração do Plano de Ensino da Educação Infantil:

  • Elementos constitutivos: objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação
    2. Oficinas Pedagógicas de Planejamento:
  • Construção colaborativa de planos
  • Socialização de ideias e ajustes

3. Referência teórica-base:

  • BNCC – Campos de Experiência
  • Foco nos princípios: interações, brincadeiras, educar e cuidar

4. Encaminhamento:

  • Entrega do Roteiro Orientador para observação e registro do trabalho docente

ATIVIDADE – Análise da Proposta Curricular da Escola em que Atua

Objetivo: Identificar coerências, avanços e lacunas na proposta curricular da instituição.

Questões norteadoras:

  1. O que consta nos documentos curriculares?
  2. O que realmente é realizado na prática pedagógica?
  3. Há alinhamento com as discussões atuais e com a BNCC da Educação Infantil?
  4. O que pode ser aprimorado para fortalecer o desenvolvimento integral das crianças?

 

Unidade II- Planejamento na Educação Infantil. (05/12/2025 - 05/12/2025)

 Infância, Escolarização e a Construção dos Projetos Político-Pedagógicos Locais

Quando falamos de infância e escolarização, não estamos diante de duas caixinhas que se encaixam automaticamente. A escola, muitas vezes, tenta enquadrar a criança em um molde pronto, enquanto a infância é justamente o contrário disso: movimento, curiosidade, imaginação, linguagem do corpo, desejo de experimentar o mundo de maneiras imprevisíveis.

E é aí que entra o pensamento de Maria Cristina Argenti Perez (2012). Ela puxa o freio desse modelo escolar engessado e afirma algo essencial: a escola precisa reconhecer as especificidades da infância para que a escolarização não se torne uma forma de silenciamento, mas um espaço de expansão.

Perez destaca:

1. A criança é sujeito social e cultural

A criança não chega à escola “vazia”. Ela carrega formas de pensar, sentir e expressar o mundo que precisam ser acolhidas; e não domesticadas. Isso exige que o currículo, o planejamento e as interações respeitem seus tempos, ritmos e modos próprios de aprender.

2. A relação família–escola não é detalhe

A autora lembra que a escolarização só ganha sentido quando dialoga com as experiências que a criança traz de casa. Ou seja, o PPP de uma escola de Educação Infantil precisa explicitar como compreende e integra a família no processo pedagógico; não apenas como apoio logístico, mas como parceira formadora.

3. A escolarização da infância deve considerar brincadeiras, afetos e experiências

A tensão entre “ensinar conteúdos” e “respeitar a infância” não precisa existir. A BNCC reforça que interações e brincadeiras são o eixo estruturante. Se o PPP não abraça essa perspectiva, torna-se um documento burocrático, sem alma.

PPP e construção local: o que está em jogo?

Cada escola constrói seu próprio Projeto Político Pedagógico. Isso significa que o PPP deveria expressar a identidade da instituição, seu território, sua visão de infância, suas práticas e seus desafios reais.

Mas nem sempre é assim. Muitas vezes, vemos PPP:

  • copiados de outros lugares,
  • desconectados da BNCC,
  • distantes das práticas da sala,
  • ou pouco participativos (professoras, famílias e crianças quase nunca são ouvidas).

Por isso, a análise que a turma fará é uma oportunidade preciosa de:

  • ler criticamente o documento da escola,
  • identificar coerências e incoerências,
  • localizar ausências importantes,
  • propor revisões que fortaleçam a prática pedagógica,
  • e compreender que planejar para a Educação Infantil é muito mais que “selecionar atividades”.

Primeira Avaliação: Análise do Projeto Político-Pedagógico da Educação Infantil à luz da BNCC

Para a apresentação em grupo (05/12), cada equipe deve analisar seu PPP e preparar slides buscando responder:

Aspectos do PPP a serem observados:

  • Como define “infância”.
  • Se reconhece a especificidade da criança pequena.
  • Como propõe o planejamento.
  • Como organiza tempos, espaços e materiais.
  • Clareza dos objetivos e metodologias.
  • Presença (ou ausência) da avaliação processual.
  • A relação família–escola.
  • A coerência com a BNCC.
  • Identificar os aspectos positivos do PPP.
  • Listar os pontos que precisam ser aprimorados.
  • Justificar com base na BNCC e em Perez (2012).

Produção do grupo em slides:

Finalização da aula e debate (05/12): Como planejar atividades na Educação Infantil?

O PPP precisa dialogar com o planejamento. O debate deve girar em torno de perguntas como:

  • O PPP orienta o planejamento ou é apenas um documento “para cumprir tabela”?
  • As professoras conseguem planejar de forma consistente com as necessidades das crianças?
  • Há espaço para escuta sensível, registro e documentação?
  • As práticas valorizam a brincadeira ou priorizam fichas e rotinas mecânicas?
  • O planejamento respeita os campos de experiência?

O objetivo é que cada grupo apresente não apenas uma análise crítica, mas também propostas para melhorar a prática pedagógica a partir do PPP analisado.

Encerramento

  • Reforço da importância do PPP como documento vivo.
  • Conclusão: pensar a infância exige escuta, sensibilidade e compromisso político.
  • Orientações finais e avisos.

 

Socialização dos Planos de Ensino e Apresentação do dia de intervenção na escola (06/12/2025 - 06/12/2025)

1. Socialização do Plano de Ensino

  • Cada grupo deverá apresentar o Plano de Ensino produzido e relatar como ocorreu a intervenção na escola.
  • A apresentação será em slides, seguindo o modelo sugerido.
  • Cada grupo deve incluir na apresentação:
    • A contação de história utilizada na intervenção;
    • Os jogos e brincadeiras realizados no dia;
    • Registro das práticas, fotos (se permitido) ou relatos das crianças e da professora regente.

2. Entrega do Plano de Ensino

O documento final deverá ser enviado para o e-mail:
📧 vanessanunes@ufpi.edu.br

3. Avaliação da Disciplina

Momento dedicado a:

  • Sugestões;
  • Críticas construtivas;
  • Impressões sobre a disciplina;
  • Pontos positivos e pontos a melhorar.

 

Professoras da Educação Infantil: entre as orientações curriculares e os desafios do cotidiano (10/12/2025 - 10/12/2025)

Especialização em Docência Infantil
Data: 10 de dezembro de 2025
Horário: 19h (horário de Brasília)
Formato: Transmissão online

Terceira Live Nacional da Especialização em Docência Infantil

🎥 “Professoras da Educação Infantil: entre as orientações curriculares e os desafios do cotidiano”

Profa. Dra. Maria Malta (PUC/SP);

Profa. Dra. Sinara Almeida (UFOPA).

 

Após a Live, cada estudante ou grupo deverá enviar uma atividade escrita para o e-mail:
📩 vanessanunes@ufpi.edu.br

📌 Formato da atividade:

Elaborar um Mapa mental sobre a live ou um texto Dissertativo em grupos de até 8 pessoas

Entrega até dia 11 de Dezembro de 2025.

 

Tomem esse momento como uma oportunidade de refletir, dialogar e transformar suas experiências em pensamento crítico. Vamos fazer dessa aula um espaço potente de escuta e criação coletiva!

 

 

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Data
Terceira Live Nacional da Especialização em Docência Infantil “Professoras da Educação Infantil: entre as orientações curriculares e os desafios do cotidiano” 10/12/2025

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