-

CLI/CEAD235 - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA - Turma: 51A (2025.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (20/10/2025 - 03/11/2025)

Disponível em:  https://br.freepik.com/vetores-gratis/fundo-de-conceito-de-educacao-on-line-plana_4360068.htm#fromView=search&page=3&position=8&uuid=ec9b0e12-d65a-43f0-bb9a-5b5fe8ebcc7f&query=Pesquisa+academica /

 

Caros estudantes,

Caros estudantes,

Seja muito bem-vindo(a) à disciplina Metodologia da Pesquisa, um espaço de estudo e reflexão voltado à construção da sua autonomia investigativa e ao fortalecimento da produção científica na área da Libras e da Educação de Surdos.

Ao longo do nosso caminho, vocês serão convidados a compreender as bases da metodologia científica, reconhecendo os tipos e abordagens de pesquisa nas ciências humanas; refletir sobre a ética da pesquisa em contextos bilíngues, incluindo consentimento em Libras e acessibilidade; aprender a estruturar seu próprio projeto de pesquisa, conectando suas experiências com os princípios da investigação acadêmica; e discutir a relação entre orientando e orientador, reconhecendo o papel da comunicação bilíngue e da autonomia na EaD.

Mais do que seguir etapas, vocês serão estimulados a pensar a pesquisa como uma forma de leitura e de autoria do mundo, capaz de contribuir para transformações sociais, linguísticas e culturais.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora Leila Rachel Barbosa Alexandre

 

CONHEÇA A PROFESSORA:

É Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG e Mestre em Letras pela UFPI, na área de concentração Estudos de Linguagem. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras – Português (UFPI). É professora efetiva da Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina), com lotação no curso de Licenciatura em Letras - Libras. É docente do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGEL/UFPI). É coordenadora do Colcha de Retalhos: Grupo de Estudos em Letramentos Acadêmicos. Atualmente desenvolve pesquisas sobre práticas de letramento acadêmico a partir das lentes da Teoria do Caos e da Complexidade.

   01_Plano_de_Ensino-_Metodologia_da_Pesquisa_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (20/10/2025 - 03/11/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (20/10/2025 - 03/11/2025)

 

1 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA E ABORDAGENS EM ESTUDOS SOBRE LIBRAS E EDUCAÇÃO DE SURDOS

 

1.1 Os critérios do conhecimento científico;

1.2 A estrutura básica do trabalho científico;

1.3 Especificidades da pesquisa na área de ciências humanas;

1.4 A pesquisa científica no campo da Libras e da Educação de Surdos: classificações e práticas;

1.5 O papel do pesquisador e a escrita científica no campo da Libras e da Educação de Surdos

 

2 ÉTICA, PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÃO NA PESQUISA EM LIBRAS

 

2.1 Ética na pesquisa: princípios e desafios em estudos com surdos;

2.2 Consentimento informado em Libras, acessibilidade e confidencialidade;

2.3 Estrutura do projeto de pesquisa: tema, problema, objetivos, justificativa, referencial teórico, procedimentos metodológicos e cronograma;

2.4 Relação orientando/orientador em contextos bilíngues e EaD.

  • Diferenciar os tipos de pesquisa com base em sua natureza, abordagem, fontes de informação, objetivos e procedimentos metodológicos.
  • Examinar métodos e técnicas de pesquisa desenvolvidos em estudos sobre Libras e Educação de Surdos, compreendendo sua aplicação e limitações nos diferentes contextos de investigação.
  • Discutir questões éticas na pesquisa com participantes surdos, abordando normas, diretrizes e desafios éticos na produção do conhecimento.
  • Entender a estruturação de um projeto de pesquisa de acordo com normas acadêmicas e demandas comunicativas específicas.

 

 

O pesquisador também é parte da pesquisa!

Quando pensamos em “pesquisa científica”, muitas vezes, imaginamos alguém distante, observando fatos de fora, com total neutralidade. Mas, nas Ciências Humanas, incluindo as pesquisas que envolvem Libras e Educação de Surdos, essa ideia muda completamente.

Aqui, o pesquisador é parte do processo de construção do conhecimento. Sua língua, suas experiências, sua história e suas crenças influenciam as perguntas que faz, as escolhas que toma e até as interpretações que elabora.

Isso quer dizer que, ao pesquisar, você também se pesquisa. Sua identidade (seja como surdo, ouvinte, intérprete ou professor) faz parte do percurso investigativo e dá à pesquisa singularidade e autenticidade.

Por isso, lembre-se que pesquisar é olhar para o mundo com perguntas que só você pode fazer.

 

Saiba mais em:

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A pesquisa científica hoje. In: A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Trad. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artes Médicas Sul: Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. p. 31-35.

Ao longo desta disciplina, você está sendo convidado(a) a pensar, planejar e vivenciar a pesquisa científica como uma prática ética, bilíngue e socialmente comprometida.
Mais do que aprender etapas técnicas, o objetivo é que você compreenda o sentido de pesquisar e se reconheça como parte ativa da produção de conhecimento na área da Libras e da Educação de Surdos.

Nos encaminhando para o final da disciplina, esperamos que as seguintes metas estejam sendo alcançadas:

  1. Compreender os fundamentos da metodologia científica e as diferenças entre os tipos e abordagens de pesquisa nas Ciências Humanas.
  2. Analisar pesquisas já realizadas na área da Libras, identificando como foram estruturadas metodologicamente e quais princípios teóricos as sustentam.
  3. Planejar seu próprio projeto de pesquisa, articulando tema, problema, objetivos, justificativa, referencial teórico, metodologia e cronograma.
  4. Aplicar princípios éticos em todas as etapas do processo investigativo, incluindo o uso do consentimento informado em Libras e o respeito à confidencialidade.
  5. Compreender a importância da relação entre orientando e orientador, especialmente em contextos EaD e bilíngues, valorizando a comunicação clara e a corresponsabilidade.
  6. Refletir sobre o papel do pesquisador(a) como sujeito de linguagem e de cultura, reconhecendo a Libras como meio legítimo de produção e comunicação científica.
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 20/10/2025 às 00:00 a 03/11/2025 às 23:59
    
Inicia em 20/10/2025 às 0h 0 e finaliza em 03/11/2025 às 23h 59
UNIDADE II (20/10/2025 - 03/11/2025)

ENCERRAMENTO E AVALIAÇÃO: AULA SÍNCRONA 2

 

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (20/10/2025 - 03/11/2025)

A avaliação será realizada de forma cumulativa, considerando todas as atividades desenvolvidas durante a disciplina. Cada atividade terá pontuação de até 10 pontos, com os seguintes pesos:

a) Fórum – Peso 2

b) Tarefa – Peso 2

c) Atividade avaliativa (prova) – Peso 6

A nota final será calculada levando em conta os pesos de cada atividade, de modo a refletir a contribuição proporcional de cada componente para o resultado total.

Cálculo da Nota Final:

 

Conforme a Resolução 177/2012. Art. 110 Será aprovado por média o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade do Artigo 117 sejam satisfeitos.

Art. 111 Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que:

I – Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente

Curricular e média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais;

II - Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis) resultante da média Aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.

SEGUNDA CHAMADA (20/10/2025 - 03/11/2025)
AVALIAÇÃO FINAL (20/10/2025 - 03/11/2025)
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1430 28/10/2025 17:25