
1 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA E ABORDAGENS EM ESTUDOS SOBRE LIBRAS E EDUCAÇÃO DE SURDOS
1.1 Os critérios do conhecimento científico;
1.2 A estrutura básica do trabalho científico;
1.3 Especificidades da pesquisa na área de ciências humanas;
1.4 A pesquisa científica no campo da Libras e da Educação de Surdos: classificações e práticas;
1.5 O papel do pesquisador e a escrita científica no campo da Libras e da Educação de Surdos
2 ÉTICA, PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÃO NA PESQUISA EM LIBRAS
2.1 Ética na pesquisa: princípios e desafios em estudos com surdos;
2.2 Consentimento informado em Libras, acessibilidade e confidencialidade;
2.3 Estrutura do projeto de pesquisa: tema, problema, objetivos, justificativa, referencial teórico, procedimentos metodológicos e cronograma;
2.4 Relação orientando/orientador em contextos bilíngues e EaD.

- Diferenciar os tipos de pesquisa com base em sua natureza, abordagem, fontes de informação, objetivos e procedimentos metodológicos.
- Examinar métodos e técnicas de pesquisa desenvolvidos em estudos sobre Libras e Educação de Surdos, compreendendo sua aplicação e limitações nos diferentes contextos de investigação.
- Discutir questões éticas na pesquisa com participantes surdos, abordando normas, diretrizes e desafios éticos na produção do conhecimento.
- Entender a estruturação de um projeto de pesquisa de acordo com normas acadêmicas e demandas comunicativas específicas.

O pesquisador também é parte da pesquisa!
Quando pensamos em “pesquisa científica”, muitas vezes, imaginamos alguém distante, observando fatos de fora, com total neutralidade. Mas, nas Ciências Humanas, incluindo as pesquisas que envolvem Libras e Educação de Surdos, essa ideia muda completamente.
Aqui, o pesquisador é parte do processo de construção do conhecimento. Sua língua, suas experiências, sua história e suas crenças influenciam as perguntas que faz, as escolhas que toma e até as interpretações que elabora.
Isso quer dizer que, ao pesquisar, você também se pesquisa. Sua identidade (seja como surdo, ouvinte, intérprete ou professor) faz parte do percurso investigativo e dá à pesquisa singularidade e autenticidade.
Por isso, lembre-se que pesquisar é olhar para o mundo com perguntas que só você pode fazer.
Saiba mais em:
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A pesquisa científica hoje. In: A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Trad. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artes Médicas Sul: Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. p. 31-35.

Ao longo desta disciplina, você está sendo convidado(a) a pensar, planejar e vivenciar a pesquisa científica como uma prática ética, bilíngue e socialmente comprometida.
Mais do que aprender etapas técnicas, o objetivo é que você compreenda o sentido de pesquisar e se reconheça como parte ativa da produção de conhecimento na área da Libras e da Educação de Surdos.
Nos encaminhando para o final da disciplina, esperamos que as seguintes metas estejam sendo alcançadas:
- Compreender os fundamentos da metodologia científica e as diferenças entre os tipos e abordagens de pesquisa nas Ciências Humanas.
- Analisar pesquisas já realizadas na área da Libras, identificando como foram estruturadas metodologicamente e quais princípios teóricos as sustentam.
- Planejar seu próprio projeto de pesquisa, articulando tema, problema, objetivos, justificativa, referencial teórico, metodologia e cronograma.
- Aplicar princípios éticos em todas as etapas do processo investigativo, incluindo o uso do consentimento informado em Libras e o respeito à confidencialidade.
- Compreender a importância da relação entre orientando e orientador, especialmente em contextos EaD e bilíngues, valorizando a comunicação clara e a corresponsabilidade.
- Refletir sobre o papel do pesquisador(a) como sujeito de linguagem e de cultura, reconhecendo a Libras como meio legítimo de produção e comunicação científica.
FÓRUM I
Período de Habilitação:
20/10/2025 às 00:00
a
03/11/2025 às 23:59
Inicia em 20/10/2025 às 0h 0 e finaliza em 03/11/2025 às 23h 59