Metodologia de Ensino e Avaliação
| Metodologia: |
I Objetivos Possibilitar condições favoráveis à superação das defasagens e dificuldades na aprendizagem; Identificar os principais temas nos quais o discente teve dificuldade em assimilar o conteúdo e baixo rendimento acadêmico; Utilizar os diversos recursos pedagógicos e ferramentas educativas para auxiliar na superação das deficiências que o discente teve durante o estudo da disciplina no semestre anterior; Familiarizar o(a) discente com os conceitos e medidas de defesa sanitária animal; Capacitar o aluno a realizar o planejamento de saúde para a prevenção, controle e a erradicação de enfermidades de interesse econômico e zoonótico.
III Metodologia Conceito de Defesa Sanitária Animal a abordagem do tema ocorrerá por meio de aulas teóricas, realizadas utilizando slides em Power point, diretamente na tela de computadores ou projetados por meio de Data show. O conteúdo será abordado de forma dinâmica e interativa buscando explorar o pensamento crítico e a construção do conhecimento do aluno; Higiene e Saúde Pública o discente fará uma atividade teórico-prática que envolverá a limpeza e desinfecção de um setor de produção animal e produzirá um folder informativo sobre o processo; Enfermidades exóticas, emergentes e reemergentes será desenvolvido a partir da elaboração de um podcast onde o discente irá falar sobre as principais doenças de importância à saúde animal e pública; Controle de resíduos provenientes das atividades pecuárias esse tema será abordado na forma de estudo dirigido, com questões que simulam o ambiente real de trabalho; Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) a abordagem desse tema será a elaboração de um mapa mental por parte do discente, uma forma de organizar as informações que estimula a criatividade e a organização de pensamentos. Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE) (Mormo e Anemia Infecciosa Equina) o discente apresentará um seminário sobre esse tema, uma metodologia onde o discente faz uma exposição oral do tema, aperfeiçoando o domínio do assunto, organização e a desenvoltura frente ao público; Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal PNCEBT o tema será abordado em forma de estudo de caso, uma técnica que faz uma abordagem mais holística do tema, simulando um contexto real e propondo soluções específicas para um dado problema.
|
| Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Independente do instrumento utilizado para avaliar o discente, serão utilizados critérios como: assiduidade, participação, interesse, capacidade argumentativa e interpretativa. Aula teórica Será realizada a observação e análise de desempenho do aluno durante a aula, por meio de avaliação da participação e/ou exercícios de fixação. O discente será avaliado de forma contínua e processual. Os aspectos avaliados durante a aula serão: assiduidade, participação, interesse, capacidade argumentativa e interpretativa. Atividades práticas a avaliação irá se basear no desempenho do discente nas diferentes etapas da atividade. Desde o planejamento, estipular metas, organização do material, execução das técnicas, coleta dos resultados e elaboração de material de divulgação; PodCast é um formato de apresentação tecnológico, que desperta um maior interesse pela aprendizagem dos temas e torna os discentes mais ativos na construção do conhecimento. Estudo dirigido realiza a avaliação da aprendizagem pois promove a reflexão e a autonomia do aluno através de uma série de questionamentos sobre o tema abordado. Mapa mental é uma avaliação dinâmica, capaz de permitir a observação da capacidade de síntese de ideias, poder de organização, criatividade e pensamento crítico. Seminário técnica avaliativa que julga a organização, argumentação e oratória do discente. O modelo de avaliação estimula o protagonismo a autonomia e o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação. Estudo de caso é uma metodologia qualitativa que visa identificar problemas, levantar hipóteses, aplicar conhecimentos teóricos e propor/validar soluções. A avaliação se baseia na análise das estratégias utilizadas para o entendimento do caso e das soluções aplicadas ao problema.
|
| Horário de atendimento:
| 08:00h às 09:00h |
| Bibliografia:
| BÁSICA CORREA, W.M.; CORREA, C.N. Enfermidades infecciosas dos mamíferos domésticos. 2ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 1992. 843P. BRASIL. Apostilas, Instruções Normativas, Resoluções, Circulares, Regulamentos Técnicos e normas técnicas da Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária MAPA. M. HIPÓLITO; O. FREITAS. Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias dos Animais Domésticos. SP. Melhoramentos, 1975.
COMPLEMENTAR Anuário de Saúde Animal FAO-WHO, O.I.E. BRASIL. Apostilas, Instruções Normativas, Resoluções, Circulares, Regulamentos Técnicos e normas técnicas da Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária MAPA. |