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CTBJ/UFPI449 - DEFESA SANITÁRIA ANIMAL - PROGRESSÃO PARCIAL - Turma: 01 (2025.2)

Tópicos Aulas
Conceito de Defesa Sanitária Animal (19/09/2025 - 19/09/2025)
Higiene e Saúde Pública (26/09/2025 - 26/09/2025)
Enfermidades exóticas, emergentes e reemergentes (03/10/2025 - 03/10/2025)
Controle de resíduos provenientes das atividades pecuárias (10/10/2025 - 10/10/2025)
Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) (17/10/2025 - 17/10/2025)
Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE) – (Mormo e Anemia Infecciosa Equina) (24/10/2025 - 24/10/2025)
Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE) – (Mormo e Anemia Infecciosa Equina) (31/10/2025 - 31/10/2025)
Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT (07/11/2025 - 07/11/2025)
Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT (14/11/2025 - 14/11/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV Total
19 26 03 10 17 24 31 07 14
1 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023300**** 8,5 7,0 6,0 6,0 6.9 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: .
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: I – Objetivos
 Possibilitar condições favoráveis à superação das defasagens e dificuldades na aprendizagem;
 Identificar os principais temas nos quais o discente teve dificuldade em assimilar o conteúdo e baixo rendimento acadêmico;
 Utilizar os diversos recursos pedagógicos e ferramentas educativas para auxiliar na superação das deficiências que o discente teve durante o estudo da disciplina no semestre anterior;
 Familiarizar o(a) discente com os conceitos e medidas de defesa sanitária animal;
 Capacitar o aluno a realizar o planejamento de saúde para a prevenção, controle e a erradicação de enfermidades de interesse econômico e zoonótico.

III – Metodologia
 Conceito de Defesa Sanitária Animal – a abordagem do tema ocorrerá por meio de aulas teóricas, realizadas utilizando slides em Power point, diretamente na tela de computadores ou projetados por meio de Data show. O conteúdo será abordado de forma dinâmica e interativa buscando explorar o pensamento crítico e a construção do conhecimento do aluno;
 Higiene e Saúde Pública – o discente fará uma atividade teórico-prática que envolverá a limpeza e desinfecção de um setor de produção animal e produzirá um folder informativo sobre o processo;
 Enfermidades exóticas, emergentes e reemergentes – será desenvolvido a partir da elaboração de um podcast onde o discente irá falar sobre as principais doenças de importância à saúde animal e pública;
 Controle de resíduos provenientes das atividades pecuárias – esse tema será abordado na forma de estudo dirigido, com questões que simulam o ambiente real de trabalho;
 Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) – a abordagem desse tema será a elaboração de um mapa mental por parte do discente, uma forma de organizar as informações que estimula a criatividade e a organização de pensamentos.
 Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE) – (Mormo e Anemia Infecciosa Equina) – o discente apresentará um seminário sobre esse tema, uma metodologia onde o discente faz uma exposição oral do tema, aperfeiçoando o domínio do assunto, organização e a desenvoltura frente ao público;
 Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT – o tema será abordado em forma de estudo de caso, uma técnica que faz uma abordagem mais holística do tema, simulando um contexto real e propondo soluções específicas para um dado problema.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Independente do instrumento utilizado para avaliar o discente, serão utilizados critérios como: assiduidade, participação, interesse, capacidade argumentativa e interpretativa.
Aula teórica – Será realizada a observação e análise de desempenho do aluno durante a aula, por meio de avaliação da participação e/ou exercícios de fixação. O discente será avaliado de forma contínua e processual.
Os aspectos avaliados durante a aula serão: assiduidade, participação, interesse, capacidade argumentativa e interpretativa.
Atividades práticas – a avaliação irá se basear no desempenho do discente nas diferentes etapas da atividade. Desde o planejamento, estipular metas, organização do material, execução das técnicas, coleta dos resultados e elaboração de material de divulgação;
PodCast – é um formato de apresentação tecnológico, que desperta um maior interesse pela aprendizagem dos temas e torna os discentes mais ativos na construção do conhecimento.
Estudo dirigido – realiza a avaliação da aprendizagem pois promove a reflexão e a autonomia do aluno através de uma série de questionamentos sobre o tema abordado.
Mapa mental – é uma avaliação dinâmica, capaz de permitir a observação da capacidade de síntese de ideias, poder de organização, criatividade e pensamento crítico.
Seminário – técnica avaliativa que julga a organização, argumentação e oratória do discente. O modelo de avaliação estimula o protagonismo a autonomia e o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação.
Estudo de caso – é uma metodologia qualitativa que visa identificar problemas, levantar hipóteses, aplicar conhecimentos teóricos e propor/validar soluções. A avaliação se baseia na análise das estratégias utilizadas para o entendimento do caso e das soluções aplicadas ao problema.
Horário de atendimento: 08:00h às 09:00h
Bibliografia: BÁSICA
CORREA, W.M.; CORREA, C.N. Enfermidades infecciosas dos mamíferos domésticos. 2ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 1992. 843P.
BRASIL. Apostilas, Instruções Normativas, Resoluções, Circulares, Regulamentos Técnicos e normas técnicas da Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária – MAPA.
M. HIPÓLITO; O. FREITAS. Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias dos Animais Domésticos. SP. Melhoramentos, 1975.

COMPLEMENTAR
Anuário de Saúde Animal FAO-WHO, O.I.E.
BRASIL. Apostilas, Instruções Normativas, Resoluções, Circulares, Regulamentos Técnicos e normas técnicas da Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária – MAPA.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/09/2025
19/09/2025
Conceito de Defesa Sanitária Animal
26/09/2025
26/09/2025
Higiene e Saúde Pública
03/10/2025
03/10/2025
Enfermidades exóticas, emergentes e reemergentes
10/10/2025
10/10/2025
Controle de resíduos provenientes das atividades pecuárias
17/10/2025
17/10/2025
Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH)
24/10/2025
24/10/2025
Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE) – (Mormo e Anemia Infecciosa Equina)
31/10/2025
31/10/2025
Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE) – (Mormo e Anemia Infecciosa Equina)
07/11/2025
07/11/2025
Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT
14/11/2025
14/11/2025
Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT
Avaliações
Data Descrição
19/09/2025 1ª Avaliação
03/10/2025 2ª Avaliação
24/10/2025 3ª Avaliação
14/11/2025 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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