-

DCE0154 - FILOSOFIA DA EDUCACAO - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
Apresentação pessoal e do plano da disciplina. (11/12/2012 - 11/12/2012)
Apresentação detalhada do plano da disciplina descrevendo os objetivos gerais e específicos da Filosofia da Educação, bem como a natureza do processo avaliativo no transcorrer do semestre letivo.
A racionalidade mítica. (13/12/2012 - 13/12/2012)
Introdução à Filosofia. (18/12/2012 - 18/12/2012)
Sócrates e a coerência entre discurso e ação. (20/12/2012 - 20/12/2012)
Platão e a educação na Grécia Antiga. (25/12/2012 - 25/12/2012)
Platão e a educação na Grécia Antiga. (27/12/2012 - 27/12/2012)
Platão e a educação na Grécia Antiga. (01/01/2013 - 01/01/2013)
Aristóteles e a oposição à Platão: implicações científicas e didáticas. (03/01/2013 - 03/01/2013)
Aristóteles e a oposição à Platão: implicações científicas e didáticas. (08/01/2013 - 08/01/2013)
Aristóteles e a oposição à Platão: implicações científicas e didáticas. (10/01/2013 - 10/01/2013)
Exercício escrito sobre a ideia de educação no Período Antigo. (15/01/2013 - 15/01/2013)
A educação na Idade Média: Santo Agostinho. (17/01/2013 - 17/01/2013)
A educação na Idade Média: São Tomás. (22/01/2013 - 22/01/2013)
O desenvolvimento das universidades na Idade Média. (24/01/2013 - 24/01/2013)
A educação e o Período Moderno: Descartes e a Escolástica; a importância do sujeito cognoscente. (29/01/2013 - 29/01/2013)
A educação e o Período Moderno: Descartes e a Escolástica; a importância do sujeito cognoscente. (31/01/2013 - 31/01/2013)
A educação no Período Moderno: O Emílio de Rousseau. (05/02/2013 - 05/02/2013)
A educação no Período Moderno: O Emílio de Rousseau. (07/02/2013 - 07/02/2013)
A educação no Período Moderno: O Emílio de Rousseau. (12/02/2013 - 12/02/2013)
A educação na contemporaneidade: Jean Piaget. (14/02/2013 - 14/02/2013)
A educação na contemporaneidade: Lev Vigotsky (19/02/2013 - 19/02/2013)
O pragamatismo: John Dewey (21/02/2013 - 21/02/2013)
Apresentação de seminário. (26/02/2013 - 26/02/2013)
Liberdade e educação em John Dewey. (28/02/2013 - 28/02/2013)
Apresentação de seminário. (05/03/2013 - 05/03/2013)
Controle Social e educação em John Dewey. (07/03/2013 - 07/03/2013)
Apresentação de seminário. (12/03/2013 - 12/03/2013)
Educação tradicional vs. educação progressiva. (14/03/2013 - 14/03/2013)
apresentação de seminário. (19/03/2013 - 19/03/2013)
A natureza da liberdade em Dewey. (21/03/2013 - 21/03/2013)

Dewey e a liberdade na educação.

Apresentação de seminário. (26/03/2013 - 26/03/2013)
Planejamento escolar em John Dewey. (28/03/2013 - 28/03/2013)
Apresentação de seminário. (02/04/2013 - 02/04/2013)
O sistema de ensino finlandês e suas bases pragmáticas. (04/04/2013 - 04/04/2013)
Apresentação de seminário. (09/04/2013 - 09/04/2013)
A crítica de Hannah Arendt ao pragmatismo. (11/04/2013 - 11/04/2013)
O ensino à distância e a tecnologia como recurso: progresso ou controle? (16/04/2013 - 16/04/2013)
Foucault e a educação. (18/04/2013 - 18/04/2013)
Pierre Bourdieu e o capital intelectual. (23/04/2013 - 23/04/2013)
Avaliação da disciplina. (25/04/2013 - 25/04/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula DEZ JAN FEV MAR ABR Total
11 13 18 20 03 08 10 15 17 22 24 29 31 05 07 14 19 21 26 28 05 07 12 14 19 21 26 02 04 09 11 16 18 23
1 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 20125**** 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 67
6 20115**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 68
7 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20124**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 64
12 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 20125**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 68
16 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 20125**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 64
36 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 20124**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 64
42 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
2 20124**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 20125**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
4 201297**** 8,0 7,0 8,0 7.7 0 AM
5 20125**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
6 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 20125**** 7,0 10,0 8,0 8.3 0 AM
8 20124**** 7,0 7,0 8,0 7.3 0 AM
9 20125**** 7,0 10,0 8,0 8.3 0 AM
10 20125**** 7,0 10,0 8,0 8.3 0 AM
11 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
12 20125**** 7,0 7,0 8,0 7.3 0 AM
13 20125**** 7,0 10,0 8,0 8.3 0 AM
14 20125**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
15 20115**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
16 20125**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
17 20125**** 8,0 7,0 8,0 7.7 0 AM
18 20125**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
19 20125**** 8,0 8,0 9,0 8.3 0 AM
20 20125**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
21 20125**** 8,0 7,0 8,0 7.7 0 AM
22 20124**** 8,0 8,0 9,0 8.3 0 AM
23 20125**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
24 20124**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
25 20125**** 8,0 7,0 9,0 8.0 0 AM
26 20125**** 7,0 10,0 8,0 8.3 0 AM
27 20125**** 8,0 10,0 9,0 9.0 0 AM
28 201297**** 8,0 7,0 7,0 7.3 0 AM
29 201297**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
30 20125**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
31 20124**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
32 20125**** 8,0 7,0 7,0 7.3 0 AM
33 201297**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
34 20125**** 8,0 10,0 9,0 9.0 0 AM
35 201297**** 8,0 10,0 9,0 9.0 0 AM
36 201297**** 7,0 10,0 8,0 8.3 0 AM
37 20125**** 7,0 10,0 8,0 8.3 0 AM
38 20125**** 8,0 8,0 9,0 8.3 0 AM
39 20125**** 7,0 10,0 8,0 8.3 0 AM
40 20125**** 8,0 10,0 8,0 8.7 0 AM
41 20125**** 8,0 10,0 8,0 8.7 0 AM
42 201297**** 7,0 10,0 8,0 8.3 0 AM
43 20125**** 8,0 10,0 8,0 8.7 0 AM
44 20125**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Filosofia e filosofia da educação: concepções e especificidades da Filosofia; concepções de educação; tarefas da filosofia da educação; relação entre educação, pedagogia e ensino.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina transcorrerá de acordo com o andamento de aulas expositivas dialogadas e com o desenvolvimento de debates coletivos acerca da Filosofia da Educação.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem na disciplina consiste de quatro elementos específicos: duas provas escritas individuais, um seminário elaborado e apresentado em equipe de no máximo 05 integrantes e, além disso, uma nota de participação geral que levará em conta a contribuição de cada aluno nos processos pedagógicos normais. Todas as avaliações são de caráter obrigatório salvo justificativa legal apresentada para segundas chamadas.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/12/2012
11/12/2012
Apresentação pessoal e do plano da disciplina.
13/12/2012
13/12/2012
A racionalidade mítica.
18/12/2012
18/12/2012
Introdução à Filosofia.
20/12/2012
20/12/2012
Sócrates e a coerência entre discurso e ação.
25/12/2012
25/12/2012
Platão e a educação na Grécia Antiga.
27/12/2012
27/12/2012
Platão e a educação na Grécia Antiga.
01/01/2013
01/01/2013
Platão e a educação na Grécia Antiga.
03/01/2013
03/01/2013
Aristóteles e a oposição à Platão: implicações científicas e didáticas.
08/01/2013
08/01/2013
Aristóteles e a oposição à Platão: implicações científicas e didáticas.
10/01/2013
10/01/2013
Aristóteles e a oposição à Platão: implicações científicas e didáticas.
15/01/2013
15/01/2013
Exercício escrito sobre a ideia de educação no Período Antigo.
17/01/2013
17/01/2013
A educação na Idade Média: Santo Agostinho.
22/01/2013
22/01/2013
A educação na Idade Média: São Tomás.
24/01/2013
24/01/2013
O desenvolvimento das universidades na Idade Média.
29/01/2013
29/01/2013
A educação e o Período Moderno: Descartes e a Escolástica; a importância do sujeito cognoscente.
31/01/2013
31/01/2013
A educação e o Período Moderno: Descartes e a Escolástica; a importância do sujeito cognoscente.
05/02/2013
05/02/2013
A educação no Período Moderno: O Emílio de Rousseau.
07/02/2013
07/02/2013
A educação no Período Moderno: O Emílio de Rousseau.
12/02/2013
12/02/2013
A educação no Período Moderno: O Emílio de Rousseau.
14/02/2013
14/02/2013
A educação na contemporaneidade: Jean Piaget.
19/02/2013
19/02/2013
A educação na contemporaneidade: Lev Vigotsky
21/02/2013
21/02/2013
O pragamatismo: John Dewey
26/02/2013
26/02/2013
Apresentação de seminário.
28/02/2013
28/02/2013
Liberdade e educação em John Dewey.
05/03/2013
05/03/2013
Apresentação de seminário.
07/03/2013
07/03/2013
Controle Social e educação em John Dewey.
12/03/2013
12/03/2013
Apresentação de seminário.
14/03/2013
14/03/2013
Educação tradicional vs. educação progressiva.
19/03/2013
19/03/2013
apresentação de seminário.
21/03/2013
21/03/2013
A natureza da liberdade em Dewey.
26/03/2013
26/03/2013
Apresentação de seminário.
28/03/2013
28/03/2013
Planejamento escolar em John Dewey.
02/04/2013
02/04/2013
Apresentação de seminário.
04/04/2013
04/04/2013
O sistema de ensino finlandês e suas bases pragmáticas.
09/04/2013
09/04/2013
Apresentação de seminário.
11/04/2013
11/04/2013
A crítica de Hannah Arendt ao pragmatismo.
16/04/2013
16/04/2013
O ensino à distância e a tecnologia como recurso: progresso ou controle?
18/04/2013
18/04/2013
Foucault e a educação.
23/04/2013
23/04/2013
Pierre Bourdieu e o capital intelectual.
25/04/2013
25/04/2013
Avaliação da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:35