-

DAA0280 - PLANEJ E AVALIACAO DA EDUCACAO - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de curso (12/12/2012 - 12/12/2012)
   Plano de curso 
Plano de curso da Disciplina Planejamento e Avaliação da Educação.
Desdobramentos do capitalismo sobre a educação (19/12/2012 - 19/12/2012)
Do projeto de estado ao projeto de escola (09/01/2013 - 09/01/2013)

SALERNO, S. C. E. K. Administração Escolar e Educacional: planejamento, políticas e gestão. Campinas: Alínea, 2007. p.27-45.

Definição de Política Pública (12/01/2013 - 12/01/2013)

SECCHI, L. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2010. p.1-13.

Tipos de Política Pública (16/01/2013 - 16/01/2013)

SECCHI, L. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2010. p.15-29.

Ciclo de políticas públicas (19/01/2013 - 19/01/2013)

SECCHI, L. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2010. p.33-58.

Política Educacional (23/01/2013 - 23/01/2013)

NEY, A. Política Educacional: organização e estrutura da educação brasileira. Rio de Janeiro: Wak ed, 2008. p. 15-32.

Planejamento e Gestão (26/01/2013 - 26/01/2013)

SALERNO, S. C. E. K. Administração Escolar e Educacional: planejamento, políticas e gestão. Campinas: Alínea, 2007. p.47-78.

Planejamento: Evolução e dimensões. (30/01/2013 - 30/01/2013)

CERVI, R. M. Planejamento e avaliação educacional. Curitiba: Ibpex, 2008. p. 43-71.

Avaliação Institucional: pressupostos (06/02/2013 - 06/02/2013)

SANCHES, R. C. F. Avaliação Institucional e Projeto pedagógico: articulação imprescindível. São Paulo: Letras do pensamento, 2011. p.25-34.

Avaliação Institucional: Histórico e desenvolvimento (23/02/2013 - 23/02/2013)

SANCHES, R. C. F. Avaliação Institucional e Projeto pedagógico: articulação imprescindível. São Paulo: Letras do pensamento, 2011. p. 35-78.

Avaliação e Competência (27/02/2013 - 27/02/2013)

TARDIF, J; DUBOIS, B. Construir dispositivos para a avaliação do desenvolvimento de competências: Como? in. PAQUAY, L; NIEUWENHOVEN, C; WOUTERS, P (Orgs.). A avaliação como ferramenta de desenvolvimento profissional dos educadores.Porto Alegre: Penso, 2012.  p. 138-151.

Revisão para prova escrita (02/03/2013 - 02/03/2013)
Prova escrita (06/03/2013 - 06/03/2013)

Temas para sorteio:

A lógica do capitalismo e a educação;

Do projeto de Estado ao projeto de escola;

Política pública e política educacional;

Planejamento e política educacional;

A avaliação institucional e competência

resultado da prova (09/03/2013 - 09/03/2013)
Seminário 1: Plano Nacional de Educação (13/03/2013 - 13/03/2013)
Seminário 02: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (16/03/2013 - 16/03/2013)
Seminário 3: Fundeb (20/03/2013 - 20/03/2013)
Seminário 4: SAEB e SINAES (23/03/2013 - 23/03/2013)
Seminário 5: Brasil profissionalizado e Reuni (27/03/2013 - 27/03/2013)
Seminário 6: Programa Cultura Viva (30/03/2013 - 30/03/2013)
Orientação: Trabalho final (03/04/2013 - 03/04/2013)
Orientação: Trabalho final (06/04/2013 - 06/04/2013)
Orientação: Trabalho final (10/04/2013 - 10/04/2013)
Orientação: Trabalho final (11/04/2013 - 11/04/2013)
Aula Extra.
Orientação: Trabalho final (13/04/2013 - 13/04/2013)
Orientação: Trabalho final (17/04/2013 - 17/04/2013)
Orientação: Trabalho final (18/04/2013 - 18/04/2013)
Aula Extra.
Entrega trabalho final (20/04/2013 - 20/04/2013)
Encerramento da disciplina (24/04/2013 - 24/04/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula DEZ JAN FEV MAR ABR Total
12 15 19 22 09 12 16 19 23 26 30 02 06 09 13 16 20 23 27 02 06 09 13 16 20 23 27 30 03 06 10
1 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 20109**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 20109**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 201010**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 20109**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 201010**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 201011**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 201010**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
35 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 201010**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 60
40 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201010**** 5,0 7,5 6,0 3.5 4.9 0 RN
2 201011**** 8,5 7,5 8,0 8.0 0 AM
3 201010**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 201010**** 8,0 9,5 8,0 8.5 0 AM
5 201010**** 2,5 10,0 8,5 7.0 0 AM
6 20109**** 8,0 0,0 6,0 0.0 2.4 0 RN
7 201010**** 8,5 9,5 8,5 8.8 0 AM
8 20109**** 8,5 9,5 9,0 9.0 0 AM
9 201011**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 20109**** 8,0 9,0 7,5 8.2 0 AM
11 20109**** 9,5 10,0 7,5 9.0 0 AM
12 20109**** 8,5 9,5 8,5 8.8 0 AM
13 201011**** 5,5 7,5 8,0 7.0 0 AM
14 20109**** 7,5 10,0 8,5 8.7 0 AM
15 20109**** 8,0 9,5 8,5 8.7 0 AM
16 20109**** 8,5 9,5 9,0 9.0 0 AM
17 20109**** 9,5 10,0 7,5 9.0 0 AM
18 201010**** 8,5 7,5 8,0 8.0 0 AM
19 20109**** 5,0 8,5 9,0 7.5 0 AM
20 20109**** 9,5 9,5 8,0 9.0 0 AM
21 20109**** 9,0 9,0 7,0 8.3 0 AM
22 201010**** 8,5 8,5 4,0 7.0 0 AM
23 20109**** 8,5 10,0 8,5 9.0 0 AM
24 20109**** 9,5 8,5 9,0 9.0 0 AM
25 20109**** 7,5 9,5 6,0 7.7 0 AM
26 20109**** 8,0 9,5 8,5 8.7 0 AM
27 20109**** 8,5 9,0 7,5 8.3 0 AM
28 20109**** 8,0 9,0 7,5 8.2 0 AM
29 20109**** 5,0 9,5 7,5 7.3 0 AM
30 201011**** 5,0 8,5 3,0 7.0 6.3 0 EF
31 20109**** 8,5 9,0 7,0 8.2 0 AM
32 201010**** 9,5 8,5 3,0 7.0 0 AM
33 20109**** 8,5 10,0 8,0 8.8 0 AM
34 20109**** 9,5 7,5 8,5 8.5 0 AM
35 201010**** 8,0 7,5 6,5 7.3 0 AM
36 201010**** 8,5 9,5 7,5 8.5 0 AM
37 20109**** 9,0 9,5 8,5 9.0 0 AM
38 20109**** 8,5 9,5 8,5 8.8 0 AM
39 201011**** 7,5 7,5 8,0 7.7 0 AM
40 201010**** 7,5 8,5 3,0 7.0 6.7 0 EF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: X
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os temas contidos neste plano serão efetivados através de aulas expositivas dialogadas, seminários, dinâmicas grupais e outros procedimentos que se adequarem ao contexto, buscando-se resgatar o conhecimento prévio dos alunos e problematizando a temática a fim de facilitar a construção do conhecimento conforme os objetivos definidos. Os recursos audiovisuais serão utilizados de acordo com a necessidade e disponibilidade: data show, quadro branco, pincel e DVD.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Continua, tomando por base o desenvolvimento gradual e qualitativo dos conhecimentos. Serão três avaliações:
• A primeira avaliação será uma prova escrita;
• A segunda consistirá na apresentação de seminários e por trabalhos escritos sobre temas dos seminários;
• A terceira avaliação será uma produção escrita sobre o conteúdo ministrado na disciplina.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/12/2012
12/12/2012
Apresentação do plano de curso
19/12/2012
19/12/2012
Desdobramentos do capitalismo sobre a educação
09/01/2013
09/01/2013
Do projeto de estado ao projeto de escola
12/01/2013
12/01/2013
Definição de Política Pública
16/01/2013
16/01/2013
Tipos de Política Pública
19/01/2013
19/01/2013
Ciclo de políticas públicas
23/01/2013
23/01/2013
Política Educacional
26/01/2013
26/01/2013
Planejamento e Gestão
30/01/2013
30/01/2013
Planejamento: Evolução e dimensões.
06/02/2013
06/02/2013
Avaliação Institucional: pressupostos
23/02/2013
23/02/2013
Avaliação Institucional: Histórico e desenvolvimento
27/02/2013
27/02/2013
Avaliação e Competência
02/03/2013
02/03/2013
Revisão para prova escrita
06/03/2013
06/03/2013
Prova escrita
09/03/2013
09/03/2013
resultado da prova
13/03/2013
13/03/2013
Seminário 1: Plano Nacional de Educação
16/03/2013
16/03/2013
Seminário 02: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
20/03/2013
20/03/2013
Seminário 3: Fundeb
23/03/2013
23/03/2013
Seminário 4: SAEB e SINAES
27/03/2013
27/03/2013
Seminário 5: Brasil profissionalizado e Reuni
30/03/2013
30/03/2013
Seminário 6: Programa Cultura Viva
03/04/2013
03/04/2013
Orientação: Trabalho final
06/04/2013
06/04/2013
Orientação: Trabalho final
10/04/2013
10/04/2013
Orientação: Trabalho final
11/04/2013
11/04/2013
Orientação: Trabalho final
13/04/2013
13/04/2013
Orientação: Trabalho final
17/04/2013
17/04/2013
Orientação: Trabalho final
18/04/2013
18/04/2013
Orientação: Trabalho final
20/04/2013
20/04/2013
Entrega trabalho final
24/04/2013
24/04/2013
Encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
06/03/2013 Primeira avaliação
30/03/2013 Segunda avaliação
20/04/2013 Terceira avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Resultado da terceira avaliação e prova final 22/04/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 10:20