Metodologia: |
1 ? EMENTA Introdução a Cinesioterapia: amplitude de movimento e relaxamento muscular, princípios e técnicas de reeducação neuromuscular e osteo-articular, movimentos involuntários, mobilidade articular. Exercícios resistidos, coordenação neuromuscular e equilíbrio, Facilitação Neuromuscular Proprioce3ptiva, noções sobre reeducação postural global.
2 ? OBJETIVOS Conhecer diferentes técnicas de cinesioterapia, planejar e programar condutas terapêuticas, utilizadas em diversas áreas da fisioterapia.
3 ? CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 Introdução à cinesioterapia; definição; objetivos e definição de algumas condições clínicas resultantes de lesões, traumas ou patologias. - Posições fundamentais para a realização de exercícios terapêuticos; - Exercícios terapêuticos: passivo, ativo, ativo-assistido, resistido; - Manipulação de segmentos e Manipulação de tronco; - Alongamento, definição, indicação, contra-indicação e exercícios; - Propriocepção; - Técnicas de relaxamento; - Terapia em grupo. Estágios de Inflamação metas e técnicas utilizadas no tratamento para cada fase; Fase aguda; Fase sub-aguda e Fase crônica. - Cinesioterapia em alterações posturais (prevenção e atuação); - Coluna, tratamentos específicos, Método Klapp; - Síndromes Dolorosas relacionadas à má postura; - Série de Willians. - Noções de Isostretching. Ombro, tratamentos específicos; Exercícios pendulares de Coodman. - Joelho, tratamentos específicos; Série de Nicholas. - Coordenação e equilíbrio; Série de Frenkell. - Noções do método KABAT (Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva). - Noções do método Bobath. - Noções do método Pilates. - Noções de Reeducação Postural Global; - Cadeias musculares. - Reeducação das marchas patológicas. - Bola suíça, exercícios básicos e aplicação clínica. 4 ? PROCEDIMENTO DE ENSINO As estratégias de ensino utilizadas nesta disciplina aplicadas serão: a) Atividades em sala, como debates, relatórios, análise de material audiovisual, estudos de casos e seminários; b) Atividades de campo: visitas a locais que ofereçam situações relativas ao conteúdo do momento. Para o desenvolvimento do processo ensino- aprendizagem das aulas teóricas serão utilizados recursos audiovisuais como: retroprojetor, projetor de slides, quadro-negro, equipamento de DVD. A utilização destes recursos terá como objetivo favorecer a participação ativa dos alunos no desenvolvimento de cada tema abordado. Nas aulas práticas será dada a ênfase nas atividades realizadas entre os alunos, que praticarão as técnicas de avaliação e tratamento fisioterapêutico entre si, com base na explicação teórica das mesmas. Para realizar recuperação do interesse de alunos com reduzido aproveitamento na disciplina, serão utilizados recursos capazes de reaproximar este da disciplina, a fim de evitar o aumento do seu desinteresse e uma reprovação. Os temas para os seminários, serão escolhidos pelos próprios alunos, para que eles possam abordar os assuntos, os quais ele sinta prazer em pesquisar, e que, ao mesmo tempo tenha espaço dentro da disciplina.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
5 ? SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO Serão realizadas avaliações de caráter contínuo, gradual, cumulativa, coerente, cooperativa e ampla; com distribuição ao longo do período letivo, em regime bimestral, sendo que o valor de cada avaliação será estipulado previamente. O formato da avaliação poderá ser: a) provas teóricas e práticas, b) seminários, c) relatórios em grupos e individuais. A participação do aluno em sala de aula e no desenvolvimento das atividades também será observada e considerada como critério de avaliação. O aluno será aprovado se obtiver nota igual ou superior a 7.0. 6 ? BIBLIOGRAFIA KISNER C; COLBY LA. Exercícios Terapêuticos: fundamentos e técnicas. São Paulo: Manole, 1992. XHARDEZ Y. Vade-Mécum de Cinesioterapia. São Paulo: Andrei, 2001. EDMOND SL; SHIONIS L; HARRINGTON C. Manipulação e mobilização: técnicas para membros e coluna. São Paulo: Manole, 2000. ADLER; BECKER; BUCK. PNF ? Método KABAT, Facilitação neuromuscular proprioceptiva. São Paulo: Manole, 1999. CARRIÉRE B. Bola Suíça: Teorias, exercícios básicos e aplicação clínica. São Paulo: Manole, 1999. GÉNOT C. Cinesioterapia. V1, V2, V3, 1989. SALGADO, ASI. Reeducação funcional proprioceptiva do joelho e tornozelo, 1995. GARDINER, MD. Manual de terapia por exercícios. 1995.
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