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PPGPP095 - TÓPICOS DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do programa da disciplina e Exposição:O problema da educação no mundo moderno: reflexões sobre as bases da intervenção do Estado (15/08/2012 - 15/08/2012)
ARENDT, Hannah. A crise da educação. In: ______. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 2000. Também disponível em: http://redesocial.unifreire.org/pedagogia-noturno/arquivos/hanna-arendt-a-crise-na-educacao.pdf. Acesso em julho, 2011.
Sociedade moderna: legados e dilemas (22/08/2012 - 22/08/2012)
HELLER, Ágnes; FEHÉR, Ferenc. O pêndulo da modernidade. Tempo social: Revista de Sociologia da USP, v.6, n. ½, p. 47-82, 1994. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/sociologia/temposocial/pdf/vol06n12/Pendulo.pdf. Acesso em: julho, 2011. ROUANET. Sérgio Paulo. Iluminismo ou barbárie. In: _____. Mal-estar na modernidade: ensios. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p.9-45
Educação no Estado Moderno: instrumento da política e forma de conceber a atividade política (29/08/2012 - 29/08/2012)
FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do estado moderno no ocidente. Lua Nova, São Paulo, N. 71, p. 11-39, 2007. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Livro Primeiro).
Não Haverá Aula (05/09/2012)
Educação em Émile Durkheim: concepção e modelo (12/09/2012 - 12/09/2012)

DURKHEIM, Emile. Educação moral. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008 (Livro 1)

Educação em Karl Marx:concepção e modelo (19/09/2012 - 19/09/2012)

MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. In: MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas. São Paulo: Editora Alfa-Omegas.d., p. 39-103; 203-225. (86 p) MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. 2. 1d. São Paulo: Moraes, 1993.

Estado e educação: as controvérsias em torno das finalidades e as opões do Brasil (26/09/2012 - 26/09/2012)
SINGER, Paul. Poder, política e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.1, p. 5-15, jan/fev./mar, 1996.Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE01/RBDE01_03_PAUL_SINGER.pdf. Acesso em: jul., 2011. HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos Cedes, a. XXI, n. 55, p. 30-41, nov.,2001. FAVERO, Osmar. A educação nas constituintes brasileiras: 1823-1988. Campinas (SP): Autores Associados, 2005
Política Educacional na perspectiva liberal (03/10/2012 - 03/10/2012)
FRIEDMAN, Milton. Papel do governo na educação. In: _____. Capitalismo e Liberdade. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1984. DEITOS, Roberto Antonio. Liberalismo educacional: o receituário de Milton Friedman. In: ZANARDINI, Isaura Monica Souza; ORSO, Paulino José. Estado, Educação e Sociedade Capitalista. Cascavel: Edunioeste, 2008, p. 25-37
Política de educação na perspectiva de marxistas (10/10/2012 - 10/10/2012)
OFF, Clauss. Problemas Estruturais do Estado Capitalista. Trad. Bárbara Freitag. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984, p. 122-179; 216-235. AZEVEDO, Janete M. Lins de. A abordagem marxista. In: _____. A educação como política pública. Campinhas (SP): Autores Associados, 1997. (Col. Polêmicas do Nosso Tempo).
Educação em Max Weber: concepção e modelo (17/10/2012 - 17/10/2012)

WEBER, Max. Os letrados chineses. In: ______. Ensaios de Sociologia. Trad. Waltensir Dutra. 4ed. Rio de Janeiro: LTC, 1979, p. 471-502

Teoria do capital humano e a política de educação: teoria e influência na política de educação no Brasil (24/10/2012 - 31/10/2012)

SCHULTZ, Theodore W. O capital humano – investimento em educação e pesquisa. Trad. Marco Aurélio de Moura Matos. Rio de Janeiro: Zahar, 1973, p. 31-64. BRASIL. Plano Nacional de Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf. Acesso em: ago. 2011.

Educação para a democracia:pensamento de John Dewey teoria e influência no Brasil (07/11/2012 - 14/11/2012)

DEWEY, John. Democracia e Educação. Rio de Janeiro: Ática, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais para a formação de professores. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000511.pdf. Acesso em: 10 ago. 2011.

A política de educação numa visão sistêmica: teoria e influência no Brasil (21/11/2012 - 28/11/2012)

BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria Geral dos Sistemas: fundamentos, desenvolvimento e aplicações. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008. FARINHA, José. Abordagem sistêmica em educação - uma Perspectiva em Filosofia da Educação. Porto, Disponível em: http://w3.ualg.pt/~jfarinha/activ_docente/famcomintdef/matpedag/fe_trab.pdf. Acesso em: jul;, 2011. BRASIL. Plano de Desenvolvimento da Educação – razões, princípios e programas. Brasília, 2007

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
15 22 29 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28
1 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 3
4 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201210**** 7,3 7.3 0 AM
2 201210**** 8,0 8.0 0 AM
3 201210**** 9,0 9.0 0 AM
4 201210**** 7,1 7.1 0 AM
5 201210**** 9,0 9.0 0 AM
6 201210**** 7,3 7.3 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Problematização da educação na sociedade moderna, situando-a neste contexto em relação às demandas e condicionantes que esta lhe impôs e em relação ao Estado.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso será desenvolvido através de aulas expositivas, a serem ministradas pela professora, seminários e debates sob a responsabilidade dos alunos. Cada aluno apresentará dois seminários, abordando temas da Unidades III.
• Os seminários terão duração aproximada de uma hora e meia, seguidos de participação da professora e debates.
• RECOMENDA-SE: que os responsáveis pelos seminários elaborem um roteiro de exposição.
Para garantir um curso dinâmico e discussões proveitosas, recomendamos ainda:

a. Que todos façam as leituras indicadas.
b. A aquisição das obras indicadas, pois ainda que apenas uma parte seja trabalhada é importante a leitura/contato com a obra. A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco dispõe de várias delas, visite-a.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Teremos 3 avaliações:
1ª: Seminário com uma das teorias da UNIDADE III.1;
2ª: Seminário com uma política educacional identificando a influência da(s) teoria(s) enfocada(s) na UNIDADE III.2:
3ª: Elaboração de ensaio analisando uma Política Educacional a partir de uma das teorias estudadas.
 DATA DE ENTREGA: ATÉ 20 DIAS APÓS A CONCLUSÃO DA III UNIDADE (data provável 12 de dezembro).
Horário de atendimento: Às sexta-feira das 15 às 18 horas
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/08/2012
15/08/2012
Apresentação do programa da disciplina e Exposição:O problema da educação no mundo moderno: reflexões sobre as bases da intervenção do Estado
22/08/2012
22/08/2012
Sociedade moderna: legados e dilemas
29/08/2012
29/08/2012
Educação no Estado Moderno: instrumento da política e forma de conceber a atividade política
05/09/2012
05/09/2012
Não Haverá Aula
12/09/2012
12/09/2012
Educação em Émile Durkheim: concepção e modelo
19/09/2012
19/09/2012
Educação em Karl Marx:concepção e modelo
26/09/2012
26/09/2012
Estado e educação: as controvérsias em torno das finalidades e as opões do Brasil
03/10/2012
03/10/2012
Política Educacional na perspectiva liberal
10/10/2012
10/10/2012
Política de educação na perspectiva de marxistas
17/10/2012
17/10/2012
Educação em Max Weber: concepção e modelo
24/10/2012
31/10/2012
Teoria do capital humano e a política de educação: teoria e influência na política de educação no Brasil
07/11/2012
14/11/2012
Educação para a democracia:pensamento de John Dewey teoria e influência no Brasil
21/11/2012
28/11/2012
A política de educação numa visão sistêmica: teoria e influência no Brasil
Avaliações
Data Descrição
10/10/2012 Seminário com uma das teorias da UNIDADE III.1
21/11/2012 Seminário com uma política educacional identificando a influência da(s) teoria(s) enfocada(s) na UNIDADE III.2
12/12/2012 Elaboração de ensaio analisando uma Política Educacional a partir de uma das teorias estudadas.
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
ENTREGA DO ENSAIO DA DISCIPLINA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO 28/01/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 16:20