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PPGED069 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2012.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e discussao do Programa da Disciplina (21/03/2012 - 21/03/2012)
Universidade Federal do Piauí Centro de Ciências da Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Semestre Letivo: 2012/1 Disciplina ? Filosofia da Educação Créditos: 4.0.0 Carga Horária: 60 horas ProfªDrª Carmen Lúcia de Oliveira Cabral PROGRAMA DA DISCIPLINA I Ementa A disciplina procura desenvolver uma caracterização do estatuto da filosofia da educação, evidenciando a especificidade com que aborda o campo da educação tanto em uma perspectiva ontológica como a partir das epistemes que constituem a produção da cultura filosófica. Enfoca a filosofia como uma dimensão significativa na realidade educacional, discutindo as concepções filosóficas que definem a estrutura teleológica dos processos educativos, vistas tanto nas tendências gerais da filosofia como nos modos como vem sendo sistematizadas por educadores brasileiros. Estas discussões têm como fins primeiros analisar os aportes da filosofia na formação do educador. II Objetivos ? apreender o filosofar como processo de esclarecimento da realidade e sua conexão com a práxis educativa; ? compreender a especificidade da filosofia da educação como campo de conhecimento; ? analisar a constituição da filosofia da educação, acompanhando o domínio e superação das epistemes filosóficas; ? discutir as concepções filosóficas que fundamentam as teorias pedagógicas; ? refletir as implicações da filosofia da educação na formação do educador. III Conteúdos 1O filosofar e a educabilidade humana ? A especificidade da análise filosófica da educação: perspectivas de acontecimentos epistêmicos e históricos. ? As perspectivas de formação: clássica ? a Paidéia; medieval; moderna ? Projeto Iluminista;emergencial - contemporânea. 2Estatuto da Filosofia da Educação ? A teorização no campo da filosofia da educação. ? A sistematização do pensamento filosófico da educação no Brasil. 3 A filosofia da educação e a formação do educador. IV Procedimentos Aulas expositivas/dialogadas Grupos de discussão Painel Mesa redonda Debates V Avaliação a) Aspectos Legais Segundo a Resolução n. 043/95-CEPEX, os resultados das avaliações devem ser expressos por nota numa escala de 0 (zero) a dez (dez). Considera-se aprovado/a na disciplina o/a estudante que: a) freqüentar no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina; b) alcançar igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais. c) Aspectos Didático-Pedagógicos O processo avaliativo se caracteriza de natureza formativa, o que significa que todas as atividades desenvolvidas durante a realização da disciplina implicam no aferimento de conceito. O conceito final será a média aritmética simples dos conceitos parciais alcançados nas participações e de uma produção científica a ser definida: artigo ou resenha. VI Referências UNIDADE I Leituras Básicas: PERISSÉ, Gabriel. Introdução à Filosofia da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 7-50. VALLE, Lílian. Do enigma da aprendizagem. In: ______. Os enigmas da educação: a Paidéia democrática entre Platão e Castoriadis. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p.47-126. ______. Das origens: uma escola à altura dos sonhos revolucionários. In: _____. A Escola Imaginária. Rio de Janeiro: DP&A, 1997. p. 65-149. VEIGA-NETO, Alfredo J. Michel Foucault e educação: há algo de novo sob o sol? In: ______. (Org.). Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995. p. 9-56. Leituras Complementares: ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995. ADORNO, Theodor W. Mínima moralia. Lisboa: Edições 70, 2001. CASTIRIADIS, Cornelius. Figuras do pensável: as encruzilhadas do labirinto VI. TraduçãoEliana Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. ______. O mundo fragmentado: as encruzilhadas do labirinto/3. Traducao Rosa Maria Boaventura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. HILSDORF, M. Lúcia Spedo. Pensando a educação nos tempos modernos. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1998. JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. 3 ed. São Paulo: Marins Fontes, 1994. KANT, E. Sobre a pedagogia. Piracicaba (SP): Ed. da Universidade Metodista de Piracicaba, 1996. LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. 6 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000. SEVERINO, Antonio J. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p.619-634, set./dez. 2006. VON ZUBEN, Newton Aquiles. Filosofia e educação: atitude filosófica e a questão da apropriação do filosofar. Disponível em: http://fae.unicamp.br/html/vonzuben/fileduca.htm. Acessado em: 05/04/05. ZUIN, Antônio A. S; PUCCI, Bruno; RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton (Orgs.). Ensaios frankfurtianos. São Paulo: Cortez, 2004. UNIDADE II Leituras Básicas CARVALHO, Adalberto Dias de. Em torno do estatuto da filosofia da educação. In: ______. Epistemologia das ciências da educação. 3. ed. Porto: Afrontamento, 1996. p. 109-127. OZMON, Howard A.; CRAVER, Samuel M. Fundamentos filosóficos da educação. 6. ed. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2004. Leituras Complementares ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995. GIROUX, Henry. Teoria crítica e escolarização: implicações para o desenvolvimento de uma pedagogia radical. In: ______. Pedagogia radical: subsídios. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1983. p. 09-30. GIROUX, Henry. Teoria crítica e racionalidade na educação para a cidadania. In: _____. Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis (RJ): Vozes, 1986. p.221-268. KONDER, Leandro. Filosofia e educação: de Sócrates a Habermas. Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2006. MCLAREN, Peter. Pedagogia crítica: uma visão geral. In: ______. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre (RS): Artes Médicas, 1997. p. 189-230. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. SEVERINO, Antônio J. A compreensão filosófica do educar e a construção da filosofia da educação. In: ROCHA, Dorothy. Filosofia da educação: diferentes abordagens. Campinas (SP): Papirus, 2004. p. 9-36. SEVERINO, Antônio J. A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação. Petrópolis: Vozes, 1999. UNIDADE III Leituras Básicas CORAZZA, Sandra M. Infância & educação: era uma vez... quer que conte outra vez? Petrópolis: Vozes, 2002. KOHAN, Walter O. Infância. Entre educação e filosofia. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Porto Alegre: Contrabando, 1998. MAYER, Rui. Letras canibais: um escrito de crítica ao humanismo na educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempos, 2005. Leituras Complementares EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. Debates: ?Lições de um ignorante. Ressonâncias?. Campinas, v. 24, n. 82, p. 181-308, abr. 2003. DALBOSCO, CláudioAlmir; FLICKINGER, Hans-Georg (Org.).Educação e maioridade: dimensões da racionalidade pedagógica. São Paulo: Cortez, 2005.
Exposição e discussão do tema: A Filosofia e a Educabilidade Humana (28/03/2012 - 28/03/2012)
? A especificidade da análise filosófica da educação: perspectivas de acontecimentos epistêmicos e históricos.
Exposição e discussão do tema: A Filosofia e a Educabilidade Humana (04/04/2012 - 04/04/2012)
? A especificidade da análise filosófica da educação: perspectivas de acontecimentos epistêmicos e históricos. Continuação
Exposição e discussão do tema: A Filosofia e a Educabilidade Humana (11/04/2012 - 11/04/2012)
?? As perspectivas de formação: clássica ? a Paidéia; medieval; moderna ? Projeto Iluminista;emergencial - contemporânea.
Exposição e discussão do tema: A Filosofia e a Educabilidade Humana (18/04/2012 - 18/04/2012)
?? As perspectivas de formação: clássica ? a Paidéia; medieval; moderna ? Projeto Iluminista;emergencial - contemporânea.
Exposição e discussão do tema: A Filosofia e a Educabilidade Humana (25/04/2012 - 25/04/2012)
?? As perspectivas de formação: clássica ? a Paidéia; medieval; moderna ? Projeto Iluminista;emergencial - contemporânea.
Exposição e discussão do tema: A Filosofia e a Educabilidade Humana (02/05/2012 - 02/05/2012)
?? As perspectivas de formação: clássica ? a Paidéia; medieval; moderna ? Projeto Iluminista;emergencial - contemporânea.
Avaliação (09/05/2012 - 09/05/2012)
?? Primeira Avaliação da Aprendizagem
Exposição e discussão da Filosofia da Educação no Brasil (09/05/2012 - 09/05/2012)
?? Estatuto da Filosofia da Educação
Exposição e discussão sobre a Filosofia da Educação no Brasil (16/05/2012 - 16/05/2012)
?? Estatuto da Filosofia da Educação
Exposição e discussão da Filosofia da Educação no Brasil (16/05/2012 - 16/05/2012)
??? A teorização no campo da filosofia da educação.
Exposição e discussão da Filosofia da Educação no Brasil (23/05/2012 - 23/05/2012)
??? A teorização no campo da filosofia da educação.
Avaliação (30/05/2012 - 30/05/2012)
??? Segunda Avaliação da Aprendizagem
A filosofia da educação e a formação do educador (06/06/2012 - 06/06/2012)
??? Estudos de autores diversos
A filosofia da educação e a formação do educador (13/06/2012 - 13/06/2012)
??? Estudos de autores diversos
A filosofia da educação e a formação do educador (20/06/2012 - 20/06/2012)
??? Estudos de autores diversos
A filosofia da educação e a formação do educador (27/06/2012 - 27/06/2012)
??? Estudos de autores diversos
Avaliação (04/07/2012 - 04/07/2012)
??? Avaliação da Aprendizagem
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04
1 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
7 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201210**** 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 12
10 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 201210**** 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
12 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
14 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
18 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
19 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 201210**** 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
21 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 201210**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 8
23 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
25 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
27 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 201210**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
29 201210**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201210**** 8,0 8.0 0 AM
2 201210**** 7,2 7.2 0 AM
3 201210**** 9,0 9.0 0 AM
4 201210**** 8,7 8.7 0 AM
5 201210**** 9,2 9.2 0 AM
6 201210**** 8,4 8.4 0 AM
7 201210**** 9,3 9.3 0 AM
8 201210**** 7,7 7.7 0 AM
9 201210**** 8,1 8.1 0 AM
10 201210**** 7,4 7.4 0 AM
11 201210**** 8,3 8.3 0 AM
12 201210**** 8,8 8.8 0 AM
13 201210**** 9,1 9.1 0 AM
14 201210**** 8,2 8.2 0 AM
15 201210**** 9,2 9.2 0 AM
16 201210**** 8,7 8.7 0 AM
17 201210**** 9,2 9.2 0 AM
18 201210**** 8,9 8.9 0 AM
19 201210**** 7,9 7.9 0 AM
20 201210**** 8,9 8.9 0 AM
21 201210**** 7,9 7.9 0 AM
22 201210**** 8,4 8.4 0 AM
23 201210**** 8,5 8.5 0 AM
24 201210**** 9,0 9.0 0 AM
25 201210**** 7,2 7.2 0 AM
26 201210**** 8,6 8.6 0 AM
27 201210**** 8,3 8.3 0 AM
28 201210**** 8,3 8.3 0 AM
29 201210**** 8,7 8.7 0 AM
30 201210**** 9,1 9.1 0 AM
31 201210**** 9,1 9.1 0 AM
32 201210**** 8,2 8.2 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A disciplina procura desenvolver uma caracterização do estatuto da filosofia da educação, evidenciando a especificidade com que aborda o campo da educação tanto em uma perspectiva ontológica como a partir da "epistemes" que constituem a produção da cultura filosófica. Enfoca com um dos aspectos significativos da presença da dimensão filosófica na realidade educacional, de forma discursiva, as concepções filosóficas que definem a estrutura teleológica dos processos educativos, vistas tanto nas tendências gerais da filosofia como nos modos com vem sendo sistematizadas por educadores brasileiros. Estas discussões têm como fins primeiros analisar os aportes da filosofia na formação do educador.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas/dialogadas, com o recurso de sleides
Grupos de discussão
Painel
Mesa redonda
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: a) Aspectos Legais
Segundo a Resolução n. 043/95-CEPEX, os resultados das avaliações devem ser expressos por nota numa escala de 0 (zero) a dez (dez).
Considera-se aprovado/a na disciplina o/a estudante que:
a) freqüentar no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina;
b) alcançar igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais.

c) Aspectos Didático-Pedagógicos

O processo avaliativo se caracteriza de natureza formativa, o que significa que todas as atividades desenvolvidas durante a realização da disciplina implicam no aferimento de conceito. O conceito final será a média aritmética simples dos conceitos parciais alcançados nas participações e de uma produção científica a ser definida: artigo ou resenha.
Horário de atendimento: 14 as 18
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/03/2012
21/03/2012
Apresentação e discussao do Programa da Disciplina
28/03/2012
28/03/2012
Exposição e discussão do tema: A Filosofia e a Educabilidade Humana
04/04/2012
04/04/2012
Exposição e discussão do tema: A Filosofia e a Educabilidade Humana
11/04/2012
11/04/2012
Exposição e discussão do tema: A Filosofia e a Educabilidade Humana
18/04/2012
18/04/2012
Exposição e discussão do tema: A Filosofia e a Educabilidade Humana
25/04/2012
25/04/2012
Exposição e discussão do tema: A Filosofia e a Educabilidade Humana
02/05/2012
02/05/2012
Exposição e discussão do tema: A Filosofia e a Educabilidade Humana
09/05/2012
09/05/2012
Exposição e discussão da Filosofia da Educação no Brasil
09/05/2012
09/05/2012
Avaliação
16/05/2012
16/05/2012
Exposição e discussão sobre a Filosofia da Educação no Brasil
16/05/2012
16/05/2012
Exposição e discussão da Filosofia da Educação no Brasil
23/05/2012
23/05/2012
Exposição e discussão da Filosofia da Educação no Brasil
30/05/2012
30/05/2012
Avaliação
06/06/2012
06/06/2012
A filosofia da educação e a formação do educador
13/06/2012
13/06/2012
A filosofia da educação e a formação do educador
20/06/2012
20/06/2012
A filosofia da educação e a formação do educador
27/06/2012
27/06/2012
A filosofia da educação e a formação do educador
04/07/2012
04/07/2012
Avaliação
Avaliações
Data Descrição
25/04/2012 Primeira avaliação da aprendizagem
30/05/2012 Segunda avaliação da aprendizagem
04/07/2012 Terceira avaliação da aprendizagem
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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