Apresentação e discussao do Programa da Disciplina (21/03/2012 - 21/03/2012)
Universidade Federal do Piauí
Centro de Ciências da Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Semestre Letivo: 2012/1
Disciplina ? Filosofia da Educação Créditos: 4.0.0 Carga Horária: 60 horas
ProfªDrª Carmen Lúcia de Oliveira Cabral
PROGRAMA DA DISCIPLINA
I Ementa
A disciplina procura desenvolver uma caracterização do estatuto da filosofia da educação, evidenciando a especificidade com que aborda o campo da educação tanto em uma perspectiva ontológica como a partir das epistemes que constituem a produção da cultura filosófica. Enfoca a filosofia como uma dimensão significativa na realidade educacional, discutindo as concepções filosóficas que definem a estrutura teleológica dos processos educativos, vistas tanto nas tendências gerais da filosofia como nos modos como vem sendo sistematizadas por educadores brasileiros. Estas discussões têm como fins primeiros analisar os aportes da filosofia na formação do educador.
II Objetivos
? apreender o filosofar como processo de esclarecimento da realidade e sua conexão com a práxis educativa;
? compreender a especificidade da filosofia da educação como campo de conhecimento;
? analisar a constituição da filosofia da educação, acompanhando o domínio e superação das epistemes filosóficas;
? discutir as concepções filosóficas que fundamentam as teorias pedagógicas;
? refletir as implicações da filosofia da educação na formação do educador.
III Conteúdos
1O filosofar e a educabilidade humana
? A especificidade da análise filosófica da educação: perspectivas de acontecimentos epistêmicos e históricos.
? As perspectivas de formação: clássica ? a Paidéia; medieval; moderna ? Projeto Iluminista;emergencial - contemporânea.
2Estatuto da Filosofia da Educação
? A teorização no campo da filosofia da educação.
? A sistematização do pensamento filosófico da educação no Brasil.
3 A filosofia da educação e a formação do educador.
IV Procedimentos
Aulas expositivas/dialogadas
Grupos de discussão
Painel
Mesa redonda
Debates
V Avaliação
a) Aspectos Legais
Segundo a Resolução n. 043/95-CEPEX, os resultados das avaliações devem ser expressos por nota numa escala de 0 (zero) a dez (dez).
Considera-se aprovado/a na disciplina o/a estudante que:
a) freqüentar no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina;
b) alcançar igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais.
c) Aspectos Didático-Pedagógicos
O processo avaliativo se caracteriza de natureza formativa, o que significa que todas as atividades desenvolvidas durante a realização da disciplina implicam no aferimento de conceito. O conceito final será a média aritmética simples dos conceitos parciais alcançados nas participações e de uma produção científica a ser definida: artigo ou resenha.
VI Referências
UNIDADE I
Leituras Básicas:
PERISSÉ, Gabriel. Introdução à Filosofia da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 7-50.
VALLE, Lílian. Do enigma da aprendizagem. In: ______. Os enigmas da educação: a Paidéia democrática entre Platão e Castoriadis. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p.47-126.
______. Das origens: uma escola à altura dos sonhos revolucionários. In: _____. A Escola Imaginária. Rio de Janeiro: DP&A, 1997. p. 65-149.
VEIGA-NETO, Alfredo J. Michel Foucault e educação: há algo de novo sob o sol? In: ______. (Org.). Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995. p. 9-56.
Leituras Complementares:
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, Theodor W. Mínima moralia. Lisboa: Edições 70, 2001.
CASTIRIADIS, Cornelius. Figuras do pensável: as encruzilhadas do labirinto VI. TraduçãoEliana Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
______. O mundo fragmentado: as encruzilhadas do labirinto/3. Traducao Rosa Maria Boaventura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
HILSDORF, M. Lúcia Spedo. Pensando a educação nos tempos modernos. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1998.
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. 3 ed. São Paulo: Marins Fontes, 1994.
KANT, E. Sobre a pedagogia. Piracicaba (SP): Ed. da Universidade Metodista de Piracicaba, 1996.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. 6 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.
SEVERINO, Antonio J. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p.619-634, set./dez. 2006.
VON ZUBEN, Newton Aquiles. Filosofia e educação: atitude filosófica e a questão da apropriação do filosofar. Disponível em: http://fae.unicamp.br/html/vonzuben/fileduca.htm. Acessado em: 05/04/05.
ZUIN, Antônio A. S; PUCCI, Bruno; RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton (Orgs.). Ensaios frankfurtianos. São Paulo: Cortez, 2004.
UNIDADE II
Leituras Básicas
CARVALHO, Adalberto Dias de. Em torno do estatuto da filosofia da educação. In: ______. Epistemologia das ciências da educação. 3. ed. Porto: Afrontamento, 1996. p. 109-127.
OZMON, Howard A.; CRAVER, Samuel M. Fundamentos filosóficos da educação. 6. ed. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Leituras Complementares
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
GIROUX, Henry. Teoria crítica e escolarização: implicações para o desenvolvimento de uma pedagogia radical. In: ______. Pedagogia radical: subsídios. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1983. p. 09-30.
GIROUX, Henry. Teoria crítica e racionalidade na educação para a cidadania. In: _____. Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis (RJ): Vozes, 1986. p.221-268.
KONDER, Leandro. Filosofia e educação: de Sócrates a Habermas. Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2006.
MCLAREN, Peter. Pedagogia crítica: uma visão geral. In: ______. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre (RS): Artes Médicas, 1997. p. 189-230.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
SEVERINO, Antônio J. A compreensão filosófica do educar e a construção da filosofia da educação. In: ROCHA, Dorothy. Filosofia da educação: diferentes abordagens. Campinas (SP): Papirus, 2004. p. 9-36.
SEVERINO, Antônio J. A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação. Petrópolis: Vozes, 1999.
UNIDADE III
Leituras Básicas
CORAZZA, Sandra M. Infância & educação: era uma vez... quer que conte outra vez? Petrópolis: Vozes, 2002.
KOHAN, Walter O. Infância. Entre educação e filosofia. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Porto Alegre: Contrabando, 1998.
MAYER, Rui. Letras canibais: um escrito de crítica ao humanismo na educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempos, 2005.
Leituras Complementares
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. Debates: ?Lições de um ignorante. Ressonâncias?. Campinas, v. 24, n. 82, p. 181-308, abr. 2003.
DALBOSCO, CláudioAlmir; FLICKINGER, Hans-Georg (Org.).Educação e maioridade: dimensões da racionalidade pedagógica. São Paulo: Cortez, 2005.