francisco de alcantara neto

FIT - DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA/CCA

PPGGEO018 - METODOLOGIA DO ENSINO EM GEOGRAFIA - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do curso. Metodologia a ser utilizada. Discussão do modelo construtivo a ser empregado. ESTATÍSTICA: Uma Ferramenta para a Pesquisa em Ciência Animal (17/03/2015 - 17/03/2015)

Apresentação do curso. Metodologia a ser utilizada. Discussão do modelo construtivo a ser empregado. ESTATÍSTICA: Uma Ferramenta para a Pesquisa em Ciência Animal

   Aula 01 
Aula 01
  Aula 02 
Aula 02
  Qui-Quadrado 
Qui-Quadrado
  Exercício 01 
Exercício 01
  Exercício 02 
Exercício 02
  Exercício 03 
Exercício 03
Estatística básica (revisão). A estatística usada como uma ferramenta descritiva e aquela usada para a tomada de decisão. Construção da análise de variância a partir do desvio padrão. (19/03/2015 - 19/03/2015)

Estatística básica (revisão). A estatística usada como uma ferramenta descritiva e aquela usada para a tomada de decisão. Construção da análise de variância a partir do desvio padrão.

  Tabela F 
Tabela F
  Tabela q 
Tabela q (Tukey)
  Exercício 04 
Exercício 04
  ANVA NO EXCEL 
ANVA NO EXCEL
  Aula 03 
Aula 03
Princípios básicos da experimentação. Planejamento de experimentos. A análise de variância. O DIC versus Kruskal-Wallis. Comparação de médias. (24/03/2015 - 24/03/2015)

Princípios básicos da experimentação. Planejamento de experimentos. A análise de variância. O DIC versus Kruskal-Wallis. Comparação de médias.

  Aula 05 
Aula 05
  Aula 04 
Aula 04
A Técnica de Amostragem. Delineamentos em Blocos ao Acaso (DBC). Exemplo prático (26/03/2015 - 26/03/2015)

A Técnica de Amostragem. Delineamentos em Blocos ao Acaso (DBC). Exemplo prático

  Amostragem. 
Amostragem.
  Aula 06 
DBC.
  Exercício 05 
Exercício 05
Delineamentos em Blocos ao Acaso (DBC) versus Teste de Teste de Friedman – Analogia com o DBC. Quadrado Latino. Modelo. Exemplo. (31/03/2015 - 31/03/2015)

Delineamentos em Blocos ao Acaso (DBC) versus Teste de Teste de Friedman – Analogia com o DBC. Quadrado Latino. Modelo. Exemplo.

  Exercício 06 
Exercício 06
  Aula 07 
Aula 07
  Aula 08 
Aula 08
  Exercício 07 
Exercício 07
Não Haverá Aula (02/04/2015)

Não haverá aula

Ensaios Fatoriais. Um exemplo prático. (07/04/2015 - 07/04/2015)

Ensaios Fatoriais. Um exemplo prático.

  Fatorial Resolvido 
Fatorial Resolvido
Experimentos em parcelas subdivididas (“split plot”). Apresentação do modelo. (09/04/2015 - 09/04/2015)
Coeficiente de Correlação linear. Regressão. Significância do coeficiente de regressão. Coeficiente de Determinação. (14/04/2015 - 14/04/2015)

Coeficiente de Correlação linear. Regressão. Significância do coeficiente de regressão. Coeficiente de Determinação.

Uso de computadores - exercícios práticos. (16/04/2015 - 16/04/2015)

Uso de computadores - exercícios práticos.

  Exercício computador. 
Exercício computador.
Avaliação do conteúdo ministrado. (23/04/2015 - 23/04/2015)

Avaliação do conteúdo ministrado.

Apresentação do SAS. Delineamento inteiramente ao acaso com o uso do SAS. (28/04/2015 - 28/04/2015)
Exercício delineamento inteiramente ao acaso e testes de comparação de médias - SAS. (30/04/2015 - 30/04/2015)
Delineamento em blocos ao acaso. Análise de regressão polinomial com o uso do SAS. (05/05/2015 - 05/05/2015)
Análise de regressão. Delineamento em esquema fatorial com o uso do SAS. (07/05/2015 - 07/05/2015)
Delineamento em esquema fatorial e em parcela subdividaida. (12/05/2015 - 12/05/2015)

Aula Extra.

Delineamento em esquema de parcela subdividada (14/05/2015 - 14/05/2015)
Aula Extra.
Quadrado latino. Dispersão de frequência com aplicação do SAS. (19/05/2015 - 19/05/2015)
Aula Extra.
Testes não paramétricos. (21/05/2015 - 21/05/2015)
Aula Extra.
Aulas 01 a 04 (13/08/2012 - 13/08/2012)

Apresentação do Plano de Curso

  • Ementa: Enfoques teórico-metodológicos nos diferentes níveis do ensino de Geografia. Processo ensino-aprendizagem em Geografia. Relatos de experiências sobre o ensino de Geografia.
  • Metodologia e Recursos: Seminário (LAKATOS, E.M. e MARCONI, M.A.- Fundamentos de Metodologia Científica.  2ª ed. São Paulo: Atlas, 1990)
  • Avaliação: processual e contínua (a cada encontro será elaborado um comentário crítico das leituras e discussões efetuadas - "paper"; trabalho final: ensaio crítico)
Apresentação da Bibliografia Indicada
Análise dos textos indicados (Proposta para próxima aula - indicar novos artigos, textos, dissertações, teses, etc. em substituição àqueles que já foram objeto de estudo em outras disciplinas).
 
 
Congresso Internacional de História e Patrimônio (20/08/2012 - 20/08/2012)
Aulas 05-08 (27/08/2012 - 27/08/2012)
Enfoques teóricos-metodológicos nos diferentes níveis do ensino de Geografia.
Aulas 09-12 (03/09/2012 - 03/09/2012)
Enfoques teóricos-metodólogicos nos diferentes níveis do ensino de Geografia.
Aulas 13-16 (10/09/2012 - 10/09/2012)
Enfoques teóricos-metodológicos nos diferentes níveis do ensino de Geografia.
Aula 17-20 (17/09/2012 - 17/09/2012)
Processo ensino-aprendizagem em Geografia.
Aula 21-24 (24/09/2012 - 24/09/2012)
Processo ensino-aprendizagem em Geografia.
Aulas 25-28 (01/10/2012 - 01/10/2012)
Processo ensino-aprendizagem em Geografia.
Aulas 29-30 (08/10/2012 - 08/10/2012)
Processo ensino-aprendizagem em Geografia.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT Total
13 20 27 03 10 17 24 01 08
1 201210**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
2 201210**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201210**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
5 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201210**** 8,3 8.3 0 AM
2 201210**** 8,3 8.3 0 AM
3 201210**** 7,0 7.0 0 AM
4 201210**** 9,0 9.0 0 AM
5 201210**** 9,8 9.8 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Enfoques teórico-metodológicos nos diferentes níveis do ensino de Geografia. Processo ensino-aprendizagem em Geografia. Relatos de experiências sobre o ensino de Geografia
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As aulas serão ministradas em forma de seminários. Ao final de cada seminário os discentes elaborarão um “paper” (comentário critico) que deverá servir de base para a elaboração de um ensaio científico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos deverão entregar ao final da disciplina:<br />1 – Trabalho individual ao final de cada encontro. Elaboração de um comentário crítico.<br />2 – Trabalho individual: elaboração de um ensaio científico relacionado a uma das temáticas discutidas<br />
Horário de atendimento: A combinar
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/08/2012
13/08/2012
Aulas 01 a 04
20/08/2012
20/08/2012
Congresso Internacional de História e Patrimônio
27/08/2012
27/08/2012
Aulas 05-08
03/09/2012
03/09/2012
Aulas 09-12
10/09/2012
10/09/2012
Aulas 13-16
17/09/2012
17/09/2012
Aula 17-20
24/09/2012
24/09/2012
Aula 21-24
01/10/2012
01/10/2012
Aulas 25-28
08/10/2012
08/10/2012
Aulas 29-30
Avaliações
Data Descrição
08/10/2012 1ª Avaliação
30/11/2012 Ensaio Científico
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Entrega do trabalho final da disciplina 04/11/2012
Próxima aula - 27 de agosto 18/08/2012

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