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PPGS036 - QUESTÕES DE MÉTODO E METODOLOGIA EM PESQUISA: JUVENTUDES - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do programa da disciplina. Conhecimento das intenções de pesquisa dos alunos. (10/12/2012 - 10/12/2012)
Pontuar as ideias centrais que norteiam o curso. Discussão e organização das atividades.
A investigação sociológica como uma experiência em igualdade (17/12/2012 - 17/12/2012)
As escolhas temáticas de pesquisa e o fazer sociológico Investigação sociológica como pensamos deve ser uma experiência investigativa em igualdade; Algumas reflexões sobre a ética na história oral
facultativo (24/12/2012 - 24/12/2012)
facultativo (31/12/2012 - 31/12/2012)
Explorando alguns desafios metodológicos nas investigações sobre juventudes (07/01/2013 - 07/01/2013)
Investigação sociológica e a lógica da descoberta Um paradigma indiciário A importãncia do trabalho de campo: de perto e de longe A questão da verdade nas pesquisa sociológicas
A história oral como metodologia de pesquisa (14/01/2013 - 14/01/2013)
O que faz a história oral diferente Prática e estilos de pesquisa na história oral contemporânea.
Documentos como fonte de investigação sociológica (21/01/2013 - 28/01/2013)
Docuemntos como fonte de investigação sociológica
A história de vida como fonte de investigação sociológica (28/01/2013 - 28/01/2013)
Percurso histórico acerca do uso da história de vida como metodologia de pesquisa A história de vida em pesquisa sobre masculinidades
Grupos culturais como objeto de investigação sociológica (04/02/2013 - 04/02/2013)
Reflexões acerca dos estudos sobre juventudes Os punks e os darks como fonte de investigação sociológica
Refletindo sobre o uso de biografia nos estudos sociológicos (18/02/2013 - 18/02/2013)

- A biografia como instrumento de pesquisa sociológica

- Cuidados necessários nas abordagens biográficas

- críticas sobre a biografia de Mozard

O diário como fonte de interpretação sociológica. (25/02/2013 - 25/02/2013)

- Distinções e significado sobre a escrita de diário;

- Cuidados necessários para o uso de diários como isntrumento de pesquisada sociológica;

- Quarto de Despejo: uma análise interpretativa

Oficina de pesquisa (04/03/2013 - 04/03/2013)

- A construção de uma dissertação: o trabalho antes e durante e depois

- Debatendo sobre o uso da história de vida nos estudos sobre masculinidades

- E agora, o trabalho daqui para lá

Oficina de discussão sobre as pesquisas dos alunos (11/03/2013 - 11/03/2013)

- Reflexões acerca das pesquisas dos alunos

- Relato sobre a construção do projeto de pesquisa

Oficina de discussão sobre as pesquisas dos alunos (18/03/2013 - 18/03/2013)

- Reflexões acerca das pesquisas dos alunos

- Relato sobre a construção do projeto de pesquisa

Oficina de discussão sobre as pesquisas dos alunos (25/03/2013 - 25/03/2013)

- Reflexões acerca das pesquisas dos alunos

- Relato sobre a construção do projeto de pesquisa

Oficina de pesquisa: relato de experiência acerca da construção de uma dissertação (01/04/2013 - 01/04/2013)

- A construção de uma dissertação: o trabalho antes e durante e depois

- Debatendo sobre o uso da história de vida nos estudos sobre masculinidades

- E agora, o trabalho daqui para lá

Avaliação e conclusão do curso (08/04/2013 - 08/04/2013)

- A importância do planejamento no trabalho de construção da dissertação

- Avaliação e sugestões sobre a condução e conteúdo da disciplina

Frequências da Turma
# Matrícula DEZ JAN FEV MAR ABR Total
10 17 07 14 21 28 04 18 25 04 11 18 25 01 08
1 201210**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 201210**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 201210**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201210**** 9,5 9.5 4 AM
2 201210**** 10,0 10.0 4 AM
3 201210**** 10,0 10.0 4 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Linguagens e sociabilidades juvenis como elementos para a investigação sociológica. Problemas de anacronismo e etnocentrismo em pesquisas sobre juventudes. Interfaces de longe e de dentro dos contextos e das práticas investigadas. Potencialidades de interpretações sobre as linguagens juvenis nas investigações sociológicas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas, debates e oficinas sobre os projetos dos alunos. A dinâmica de desenvolvimento da aula será definida na aula anterior, levando-se em consideração o desenvolvimento do curso e o interesse d@s alun@s. Todavia, será exigida a leitura de textos, para fins de discussão por parte d@s alun@s.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: No curso serão adotados dois critérios de avaliação. O primeiro levará em considerada a assiduidade, pontualidade e participação em sala de aula. Os alunos que tiverem freqüência e que não entregarem o trabalho, ficarão com conceito reprovativo na disciplina para fins de avaliação.
O segundo critério refere-se à produção d@ alun@ em relação a apresentação do seminário e elaboração do trabalho final. Em relação ao seminário, será valorizada a capacidade de síntese dos textos sugeridos à leitura, a forma da apresentação (criatividade, clareza, ideias centrais e capacidade de envolver a turma) e o conteúdo apresentado. No que respeita à elaboração do trabalho final, ao qual devem ser incorporadas as leituras do curso, deve ser centrado no tema e na metodologia de pesquisa d@ alun@.

Horário de atendimento:
Bibliografia: ABRAMO, H. W. Cenas juvenis: punks e darks no espetáculo urbano. São Paulo: Scritta,. 1996.
AMARAL, Rita. Festas, Festivais, festividades: algumas notas para a discussão de métodos e técnicas de pesquisa sobre festejar no Brasil. ANAIS DO II COLÓQUIO FESTAS E SOCIABILIDADES – (CIRS/CASO/CEFET) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008. Disponível em: www.aguaforte.com/.../AnaisIIColoquioFestaseSociabilidades2008UFRN-RitaAmaral.pdf. Acesso em: 12/01/2010.
BRENNER et al. Culturas do lazer e do tempo livre dos jovens brasileiros. In: ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (org.). Retratos da Juventude Brasileira: análise de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania / Fundação Perseu Abramo, 2005.
CRISTOFORI, Cecília. Come nasce un paradigma – tra senso comune e scienze sociali, il caso della giovanezza. Milão: Editori Franco Angeli, 1997.
DEBERT, Guita. Problemas relativos à utilização da história de vida e história Oral in Cardoso, Ruth (org). Aventura Antropológica: Teoria e Pesquisa, Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1986, pp 141- 156.
ESTEVES. Martha de Abreu Meninas Perdidas: os populares e o cotidiano do amor no Rio de Janeiro da Belle Epoque. Rio de Janeiro,Editora Paz e Terra, 1989. 212 p.
GIANTURCO, Giovanna. L’intervista qualitativa: dal discorso al texto scrito. Milano. Angelo Guirini e Associati SpA, 2004.
GEERTZ, Clifford. Observando o Irlã. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 2004.
HAGUETTE, Teresa M. F.. Metodologias qualitativas na sociologia. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2000.
ELIAS, N. Mozart, sociologia de um gênio. Michael Schröter (org). Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1995.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo, Francisco Alves, 1960,
LOZANO, Jorge Eduardo Aceves. Prática e estilos de pesquisa na história oral contemporânea. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1998, pp. 15 a 25.
LUZ, L. C. X.. Vozes de rappers: experiências juvenis em Teresina. Tese (Doutorado em Serviço Social) — PUC/SP, São Paulo, 2007.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais. V. 17 (49), São Paulo, junho 2002.
MILITO, C. e SILVA, H. R. S.. Vozes do meio-fio. Rio de Janeiro: Editora Relume-Dumará, 1995.
MIGUÉLEZ, Miguel Martínez. Una ciencia total y antónoma. Disponível em: <http://prof.usb.ve/miguelm/cienciatotal. html..>. Acesso em 27/09/2005.
PAIS, José Machado. Lazeres e sociabilidades juvenis — um ensaio de análise etnográfica. Análise Social, vol. XXV (108-109), Lisboa, 1990 (4.° e 5.°), p. 591-644
PEREIRA, F. P.. Seja homem! Produção de masculinidades em contextos patriarcais. Tese de doutorado. PUC/SP, São Paulo, 2005.
PORTELLI, Alessandro. Una vita non appartiene a nessuna disciplina: La diversità della storia orale tra narrazione dialogica, lavoro della memória e lavoro Del linguaggio. In: Memorie di “classe”. Lavororare a scuola com Le fonti orali per leggere Il mondo contemporâneo. CAPECCHI Mauro e MARCONE, Remo. Bolseno, 2005, p. 31-47.
________. O que faz a história oral diferente. Revista Projeto História, São Paulo, PUC, n. 14, 1997, p. 25-39.
________. Forma e significado na história oral; a pesquisa como um experimento em igualdade. Revista Projeto História, São Paulo, PUC, n. 14, 1997, p. 07-24.
RIBEIRO, Manuela. E como é que, realmente, se chega às pessoas? Considerações introdutórias sobre as notas e o trabalho de campo como processo social. In: CARIA, Telmo H. Experiência etnográfica em Ciências Sociais. Edições Afrontamento. Porto, 2002.
ROSA, Celso Martins. Rap: comunicação e linguagens das bordas. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) — PUC/SP, São Paulo, 2005.
RIBEIRO, Renato Janine. A última razão dos reis: ensaios sobre filosofia e política. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
SOUSA, Gernama Henriques Pereira de. Memória, autobiografia e diário íntimo: Carolina Maria de Jesus: escrita íntima e narrativa da vida. In: Hermenegildo Bastos; Adriana de F. B. Araújo (Org.). Teoria e prática da crítica literária dialética. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2011, p. 86-108.
SPOSITO, Marília P. A sociabilidade juvenil e a rua; novos conflitos e ação coletiva na cidade. Tempo Social, São Paulo, v.5, n. 1/ 2, p. 161-178, 1993.
WILLIAMS, Raymond. Afração Bloomsbury. Pluaral; Sociologia, USP (6), 1999, p. 139-168.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/12/2012
10/12/2012
Apresentação do programa da disciplina. Conhecimento das intenções de pesquisa dos alunos.
17/12/2012
17/12/2012
A investigação sociológica como uma experiência em igualdade
24/12/2012
24/12/2012
facultativo
31/12/2012
31/12/2012
facultativo
07/01/2013
07/01/2013
Explorando alguns desafios metodológicos nas investigações sobre juventudes
14/01/2013
14/01/2013
A história oral como metodologia de pesquisa
21/01/2013
28/01/2013
Documentos como fonte de investigação sociológica
28/01/2013
28/01/2013
A história de vida como fonte de investigação sociológica
04/02/2013
04/02/2013
Grupos culturais como objeto de investigação sociológica
18/02/2013
18/02/2013
Refletindo sobre o uso de biografia nos estudos sociológicos
25/02/2013
25/02/2013
O diário como fonte de interpretação sociológica.
04/03/2013
04/03/2013
Oficina de pesquisa
11/03/2013
11/03/2013
Oficina de discussão sobre as pesquisas dos alunos
18/03/2013
18/03/2013
Oficina de discussão sobre as pesquisas dos alunos
25/03/2013
25/03/2013
Oficina de discussão sobre as pesquisas dos alunos
01/04/2013
01/04/2013
Oficina de pesquisa: relato de experiência acerca da construção de uma dissertação
08/04/2013
08/04/2013
Avaliação e conclusão do curso
Avaliações
Data Descrição
25/03/2013 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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