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PPGSNP090 - CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA - Turma: 01 (2013.1)

Tópicos Aulas
Cronograma de desenvolvimento da disciplina (21/03/2013 - 09/05/2013)

Apresentação da disciplina; Fatores de formação e sustentabilidade agropecuária e ambiental; Erosão do solo; Práticas conservacionistas; Métodos para avaliação da erosão do solo; Planejamento conservacionista; Recuperação de áreas degradadas; Primeira avaliação;

Cronograma de desenvolvimento da disciplina - segunda parte (16/05/2013 - 11/07/2013)

Capacidade de uso e aptidão agrícola de terras;

Agrossistemas sustentáveis;
Estradas rurais;
Manejo integrado de bacias hidrográficas;
Visita ao NUPERADE e reconhecimento de degradação ambiental extrema;
Primeira avaliação;
Segunda avaliação.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
21 04 11 18 25 02 09 16 23 06 13 20 27 04 11
1 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201210**** 8,0 8.0 0 AM
2 201210**** 8,0 8.0 0 AM
3 201310**** 8,5 8.5 0 AM
4 201210**** 8,5 8.5 0 AM
5 201210**** 8,5 8.5 0 AM
6 201310**** 8,5 8.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: 1) Importância da conservação do solo e da água; 2) Hidrologia (Ciclo hidrológico e seus componentes; Principais processos físicos hidrológicos: precipitação, interceptação, infiltração, retenção superficial, detenção superficial e escoamento superficial; Análises hidrológicas: precipitação e escoamento superficial; Técnicas de predição da enxurrada: vazão máxima da enxurrada (tempo de concentração e tempo de equilíbrio) e volume total da enxurrada; 3) Erosão hídrica do solo (Considerações gerais; Mecanismo de erosão hídrica: desagregação, transporte e deposição nas formas de erosão entres sulcos, sulcos, voçorocas e cursos d’água; Fatores que afetam a erosão hídrica: chuva, solo, topografia, cobertura e manejo solo e práticas conservacionistas; Práticas Conservacionistas (Práticas vegetativas; Práticas edáficas e Práticas mecânicas); 4) Modelagem da perda de solo por erosão hídrica (Monitoramento hidrossedimentológico: da parcela à bacia hidrográfica); 5) Erosão eólica do solo (Considerações gerais; Mecanismos de erosão eólica: desagregação, transporte e deposição do solo pelo vento; Fatores que afetam a erosão eólica: vento, solo, topografia, vegetação, uso da terra e práticas conservacionistas; 6) Matéria orgânica do solo; 7) Classificação de terras no Sistema de Capacidade de Uso – classes, subclasses e unidades de capacidade de uso; Utilização do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos para o planejamento conservacionista; 8) Introdução à Poluição do solo e dos recursos hídricos; 9) Métodos de abertura de amostras e importância do estudo da geoquímica de solos e sedimentos visando o manejo de bacias hidrográficas; 10) Técnicas avançadas para o estudo de Manejo e Conservação do Solo e da Água; 11) Elementos traços, maiores e terras raras como traçadores de processos erosivos e pedogenéticos: alternativa para o monitoramento e conservação do solo e da água em biomas brasileiros.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Exposições teóricos, aulas práticas de campo e laboratório; viagens técnicas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Uma prova teórica e uma prova prática.
Horário de atendimento: Sexta-feira - período da tarde
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/03/2013
09/05/2013
Cronograma de desenvolvimento da disciplina
16/05/2013
11/07/2013
Cronograma de desenvolvimento da disciplina - segunda parte
Avaliações
Data Descrição
20/06/2013 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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