-

PPGO017 - METODOLOGIA DO ENSINO E DA PESQUISA - Turma: 01 (2013.1)

Tópicos Aulas
Cronograma de Atividades Teórico/Práticas (20/03/2013 - 03/07/2013)

Apresentação da Disciplina.

Discussão do plano de ensino.

Sorteio dos seminários

AULA TEÓRICA: Importância da metodologia científica para leitura e elaboração de artigos. Etapas de uma pesquisa. Elaboração de projeto de pesquisa. Submissão à plataforma Brasil

AULA TEÓRICA: Pesquisa Bibliográfica. Uso da internet para pesquisa bibliográfica. Descritores ou palavras-chave. Uso do portal de periódicos CAPES. Lista Qualis.

* Os alunos deverão trazer computador

AULA TEÓRICA: Tipos e Estudo

SEMINÁRIOS: cada seminário deverá ser ministrado entre 40 e 50 minutos

1. Princípios Básicos em Pesquisa: randomização, cegamento, calibração, controle de vieses, grupos de comparação – Saulo e Eric

2. Cálculo amostral, técnicas de seleção de amostra – Jessa e Thalisson

3. Estudos epidemiológicos – Rauirys e Janaína 

Pesquisas com Animais de Laboratório. Submissão de projetos

SEMINÁRIOS:

4. Ensaios clínicos randomizados – Priscila, Laynna e Weslany

5. Concordância intra e interexaminador e controle de vieses.  Elaboração de questionários – Alessandra e Carolina

SEMINÁRIOS:

6. Pesquisa laboratorial. Questões éticas envolvendo pesquisa com animais – Thales e Manuela

7. Revisão de literatura, revisão sistemática e meta-análise – Isadora e Ana Thaysa

AULA TEÓRICA: Redação de artigo científico

Avaliação crítica de artigos científicos – Jessa e Thalisson, Priscila e Laynna, Weslany e Isadora, Ana Thaysa e Carolina

Avaliação crítica de artigos científicos – Janaína e Rauirys, Saulo e Eric, Thales, Manuela e Alessandra  

PROVA TEÓRICO-PRÁTICA

ENTREGA DOS PRÉ-PROJETOS DE PESQUISA

APRESENTAÇÕES DE PRÉ-PROJETOS DE PESQUISA - tempo de apresentação máxima de 10 minutos 

APRESENTAÇÕES DE PRÉ-PROJETOS DE PESQUISA - tempo de apresentação máxima de 10 minutos

- Janaína, Saulo, Eric, Rauirys, Isadora

Banca avaliadora composta por 2 alunos de mestrado de turmas anteriores.

APRESENTAÇÕES DE PRÉ-PROJETOS DE PESQUISA - tempo de apresentação máxima de 10 minutos

- Thalles, Manuela, Thalysson, Priscila

Banca avaliadora composta por 2 alunos de mestrado de turmas anteriores

APRESENTAÇÕES DE PRÉ-PROJETOS DE PESQUISA - tempo de apresentação máxima de 10 minutos

- Jessa, Ana Thaysa, Weslany, Laynna

Banca avaliadora composta por 2 alunos de mestrado de turmas anteriores

 

Apresentação da Disciplina. Discussão do plano de ensino. Sorteio dos seminários (03/04/2013 - 03/07/2013)

Apresentação da Disciplina.

Discussão do plano de ensino.

Sorteio dos seminários

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
20 27 03 10 17 24 08 15 22 29 05 12 19 26 03
1 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 3
4 201310**** 0 0 3 3 0 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 36
5 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201310**** 0 0 0 3 0 0 3 0 0 0 0 3 0 0 0 9
7 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201310**** 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
9 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 201310**** 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 6
12 201310**** 0 0 0 3 0 0 3 0 0 0 0 3 0 0 0 9
13 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 3
14 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201310**** 7,3 7.3 0 AM
2 201310**** 7,8 7.8 0 AM
3 201310**** 0,0 0.0 36 RF
4 201310**** 8,3 8.3 0 AM
5 201310**** 7,0 7.0 0 AM
6 201310**** 7,8 7.8 0 AM
7 201310**** 8,9 8.9 3 AM
8 201310**** 7,0 7.0 0 AM
9 201310**** 7,8 7.8 3 AM
10 201310**** 7,5 7.5 3 AM
11 201310**** 7,7 7.7 0 AM
12 201310**** 7,0 7.0 9 AM
13 201310**** 7,5 7.5 6 AM
14 201310**** 7,7 7.7 9 AM
15 201310**** 7,1 7.1 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos teóricos e metodológicos. O papel da Didática na pratica pedagógica. A aula e as técnicas de ensino superior. Interação professor/aluno no processo ensino/aprendizagem. Planejamento pedagógico: o Plano de Ensino. Avaliação no processo pedagógico. A Pesquisa e suas Classificações. Métodos Científicos. As Etapas da Pesquisa. Revisão de Literatura. Como levantar Informações para Realizar Pesquisas em Odontologia. Leitura, Fichamento, Resumo, Citações e Referências. Problema e Hipóteses de Pesquisa. O Projeto de Pesquisa. Elaboração e Apresentação do Relatório de Pesquisa. Como Apresentar Graficamente seu Relatório de Pesquisa. Como Elaborar Artigos para Publicação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As atividades da disciplina envolvem:
1. Aulas teóricas de assuntos pertinentes;
2. Apresentação de seminários;
3. Discussão crítica de artigos científicos;
4. Apresentação e discussão dos pré-projetos de pesquisa.

Serão utilizados computador, datashow, ponteira a laser
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
1. Cognitivo: através de prova escrita, apresentação de seminários e avaliação crítica de artigos científicos.
2. Afetivo: através da pontualidade, assiduidade e atitudes para com os professores, colegas, funcionários.

Os alunos terão três notas de zero a 10, referentes à apresentação de seminário (1ª Nota), apresentação crítica de artigo científico (2ª Nota) e prova teórica (3ª Nota).

OBSERVAÇÕES
1. Será considerado aprovado na disciplina, o aluno que obtiver freqüência igual ou superior a 75% da carga horária e média aritmética igual ou superior a 07 (sete) nas atividades escolares
Horário de atendimento:
Bibliografia: 1. Volpato G. Ciência: da Filosofia à Publicação. 6ª Ed. São Paulo (SP): Cultura Acadêmica; 2013.
2. Estrela C. Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. São Paulo (SP): Artes Médias;2001
3. Gil AC. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo (SP): Atlas;1996.
4. Hulley SB, Cummings SR, Browner WS, Grady D, Hearst N, Newman TB. Delineando a pesquisa clínica. Porto Alegre(RS): Artmed; 2003.
5. Rode SM, Dias KRHC, França CM. Handbook of Scientific Methodology – a guide for the dental researcher. São Paulo (SP): Imprensa Científica;2009.
6. Susin C, Rosing CK. Praticando Odontologia Baseada em Evidências. Canoas (RS): ULBRA;1999
(E-mail: editora@ulbra.br )
7. The Journal of Evidence Based Dental Practice (periódico).
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/03/2013
03/07/2013
Cronograma de Atividades Teórico/Práticas
03/04/2013
03/07/2013
Apresentação da Disciplina. Discussão do plano de ensino. Sorteio dos seminários
Avaliações
Data Descrição
03/07/2013 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 20/05/2024 19:21