-

PPGPP058 - TEORIA POLÍTICA - Turma: 01 (2013.1)

Tópicos Aulas
AULA 1: Apresentação da disciplina e exposição com o tema: Autoregulação e proteção - o dilema de nossa época (13/05/2013 - 13/05/2013)

“Autoregulação e proteção - o dilema de nossa época”, tendo por base o texto:• POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens da nossa época. Trad. Fanny Wrobel. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000, cap. 1-13.

   LEITURA COMPLEMENTAR DA PRIMEIRA AULA 
Este texto ajuda a compreender a relação entre Estado e Sociedade, abordando-a sob diferentes ângulos de análise.
AULA 2 - Exposição: Liberdades e princípios de organização da vida coletiva (20/05/2013 - 20/05/2013)

•BERLIN, Isaiah. Dois conceitos de liberdade. In: ______. Quatro ensaios sobre a liberdade. Trad. Wamberto Hudson Ferreira. Brasília: Editora da UnB, 1981, p. 133 – 175. (42 p).

AULA 3 - Exposição: As consequências políticas da expansão econômica ou como o comércio contribuiu para a formação do Estado e do homem modernos (27/05/2013 - 27/05/2013)

HIRSCHMAN, Albert O. As Paixões e os interesses: argumentos políticos para o capitalismo antes do seu triunfo. 2.ed. Trad. Lúcia Campelo. São Paulo: Paz e Terra, 2000, 119p

  AULA 3 - “As consequências políticas da expansão econômica ou como o comércio contribuiu para a formação do Estado e do homem modernos” 
Texto para a terceira aula: • HIRSCHMAN, Albert O. As Paixões e os interesses: argumentos políticos para o capitalismo antes do seu triunfo. 2.ed. Trad. Lúcia Campelo. São Paulo: Paz e Terra, 2000, 119p
AULA 4 - Exposição: Porque, para que e em que intervém o Estado (10/06/2013 - 10/06/2013)

• MAQUIAVEL, Nicolau. Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio. 2ed. Brasilia: Universidade de Brasília, 1982, Livro Primeiro (Introdução, cap. 1º a 8º; 16º ao 18º; 55º; 57º a 58º). • HOBBES, Thomas. Leviatã ou Matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. Trad. João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (cap. XIII – XIX; XXI).

AULA 5 - Exposição: A fonte do poder do Estado e os fundamentos da obediência (17/06/2013 - 17/06/2013)

• MONTESQUIEU, Charles Louis de Secondat. Do espírito das leis. Trad. Fernando Henrique Cardoso e Leôncio Martins Rodrigues. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Livros I ao V; XI -XIII) • LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. Trad. Júlio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 2001 (2ª tiragem), (cap. I ao XIII).

  TEXTO DE MONTESQUIEU PARA A QUINTA AULA 
Conforme acertado, estou encaminhando o texto de Montesquieu para nossa próxima aula. O conteúdo é Livros I ao V; XI -XIII
  TEXTO DE LOCKE PARA A QUINTA AULA 
Conforme acertado, estou encaminhando o texto de LOCKE para nossa próxima aula. O conteúdo cap. I ao XIII DO SEGUNDO TRATADO.
AULA 6 - Exposição: O fundamento da sociedade política (24/06/2013 - 24/06/2013)

Texto para a sexta aula: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social ou Princípios do Direito Político. Trad. Lourdes Santos Machado. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 1-114 (Introdução, Livros I, II e III)

  TEXTO - O CONTRATO SOCIAL DE ROUSSEAU 
O material para a sexta aula
NÃO HAVERÁ AULA (01/07/2013 - 01/07/2013)
AULA 7 - Seminário: A intervenção do Estado no pensamento liberal (08/07/2013 - 08/07/2013)

Texto para a sétima aula: SMITH, Adam. Teoria dos sentimentos morais. Trad. Lya Luft. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.139 – 216. (78 p).

AULA 8 - Seminário: O amor à liberdade e à igualdade (15/07/2013 - 15/07/2013)

Textos para a oitava aula: MILL, John Stuart. A liberdade; Utilitarismo. Trad. Eunice Ostrensky. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 85 – 142. (58 p) TOCQUEVILLE, Aléxis. A democracia na América: sentimentos e opiniões.Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 113 – 150; 357 - 373 (55 p)

AULA 9 - Seminário: A intervenção do Estado no pensamento de Marx (05/08/2013 - 05/08/2013)
Textos para a nona aula: MARX, Karl. A questão judaica. In: Manuscritos Econômicos – Filosóficos. Trad. Artur Morão. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1994, p. 35 – 63 (29 p). ______. A guerra civil na França; Crítica ao Programa de Gotha. In: ______. Obras Escolhidas. São Paulo: Editora Alfa-Omegas.d., p. 39-103; 203-225. (86 p)
AULA 10 - Seminário:“As formas legitimas de dominação e obediência” (12/08/2013 - 12/08/2013)
WEBER, Max. Os tipos de Dominação. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Trad. Regis Barbosa e Karien Elsabe Barbosa. 3.ed. Brasília, DF: Editora da Universidade de Brasília, 1994, p. 139-198. (59p.)
AULA 11 - Seminário: “Os métodos de escolha do Estado e as condições para que os cidadãos formulem seus pleitos” (19/08/2013 - 19/08/2013)
SCHUMPTER, Joseph A. Capitalismo, socialismo e democracia. Trad. Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Zahar, 1983, p. 313 – 353. (41 p) DAHL, Robert A. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: EDUSP, 1987, p. 25 – 62. (38)
AULA 12 - Seminário: “A satisfação dos interesses dos cidadãos pelo Estado” (31/08/2013 - 31/08/2013)
Esta aula substituirá a do dia 26.09 não ministrada em face de uma Banca de Dissertação no Mestrado em Políticas Públicas. Textos: OLSON, Mancur. A lógica da ação coletiva: os benefícios públicos e uma teoria dos grupos sociais. Trad. Fábio Fernandéz. São Paulo: EDUSP, 1999, p. 17 – 64 (48 p) DOWNS, Anthony. Uma teoria econômica da democracia. Trad. Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos. São Paulo: EDUSP, 1999, p. 25 – 56. (32 p.)
AULA 13 - Seminário: ?Cooperação e solidariedade num Estado democrático? (02/09/2013 - 02/09/2013)

DOUGLAS, Mary. Como as instituições pensam. Trad. Carlos Eugenio Marcondes de Moura. São Paulo: EDUSP, 1998, p. 14-74. (61 p).

AULA 13 - Seminário: “Cooperação e solidariedade num Estado democrático” (02/09/2013 - 02/09/2013)
DOUGLAS, Mary. Como as instituições pensam. Trad. Carlos Eugenio Marcondes de Moura. São Paulo: EDUSP, 1998, p. 14-74. (61 p)
AULA 14 - Seminário: A intervenção do Estado no pensamento liberal contemporâneo (09/09/2013 - 09/09/2013)
Textos para a décima quarta aula: HAYEK, Friedrich August von. O caminho da servidão. Trad. Anna Maria Capovilla et al. 5.ed. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990, cap. 1º ao 9º e 11º. RAWLS, John. Justiça como equidade. Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 55-112. (58 p.)
AULA 15 - • Seminário: “A socialização do Estado, a estatização da sociedade e os debates recentes” (16/09/2013 - 16/09/2013)
HABBERMAS, Jurgen. Mudança Estrutural da Esfera Pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Trad. Flávio R. Kotche. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003, p. 169 – 212. (44 p.) GIDDENS, Anthony. A terceira via: reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social-democracia. 5. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2005, partes I e II.
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO SET Total
13 20 27 03 10 17 24 08 15 05 12 19 31 02 09 16
1 201310**** 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 5
2 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 8
3 201310**** 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 12
4 201210**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 8
5 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
6 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
8 201310**** 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 60
9 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
10 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 4 12
11 201310**** 0 0 0 4 4 0 0 2 0 0 0 0 4 0 0 0 14
12 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
13 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
14 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
15 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 8
16 201210**** 0 4 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 12
17 201310**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 8
18 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201310**** 6,0 6.0 4 RN
2 201310**** 7,0 7.0 8 AM
3 201310**** 3,9 3.9 14 RN
4 201310**** 9,0 9.0 4 AM
5 201310**** 8,8 8.8 8 AM
6 201310**** 0,0 0.0 60 RF
7 201310**** 4,6 4.6 8 RN
8 201310**** 8,8 8.8 4 AM
9 201310**** 7,7 7.7 4 AM
10 201310**** 7,2 7.2 0 AM
11 201210**** 7,0 7.0 8 AM
12 201310**** 8,8 8.8 5 AM
13 201310**** 8,5 8.5 4 AM
14 201310**** 7,2 7.2 12 AM
15 201210**** 7,0 7.0 12 AM
16 201310**** 7,4 7.4 0 AM
17 201310**** 8,2 8.2 4 AM
18 201310**** 7,7 7.7 12 AM
19 201310**** 8,2 8.2 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Contratualismo: Hobbes, Locke e Rousseau. Pensamento Liberal: Iluminismo Escocês e Tocqueville. Teoria Política Contemporânea: Neoliberalismo, Neocontratualismo e Comunitarismo
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso será desenvolvido através de aulas expositivas, a serem ministradas pela professora, seminários e debates sob a responsabilidade dos alunos. Os seminários, da 7ª à 15ª aula, ficarão sob a responsabilidade de 2 alunos.
• Os seminários terão duração aproximada de uma hora e meia, seguidos de participação da professora e debates.
• RECOMENDA-SE: que os responsáveis pelos seminários elaborem um roteiro de exposição e apresentem os autores e obras, destacando contexto histórico e intelectual em que essa foi produzida, as questões levantadas, os argumentos apresentados e os procedimentos teóricos e metodológicos utilizados.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Teremos 3 avaliações:
1ª: Prova individual ― elaboração de texto dissertativo sobre tema da primeira unidade;
2ª: Serão duas formas de avaliação:
o 03 Textos dissertativos de até 3 páginas com os temas das exposições da segunda unidade a serem entregues ao final de cada aula (não serão recebidos posteriormente em nenhuma hipótese).
o 03 Textos dissertativos de até 3 páginas com os temas dos seminários (exceto aquele já apresentado pelo aluno em seminário).
o Apresentação de um seminário, que deve seguir os parâmetros definidos acima;
 A NOTA FINAL DA UNIDADE É A MÉDIA ENTRE AS DUAS MODALIDADES DE AVALIAÇÃO.
3ª: Elaboração de ensaio, envolvendo pelo menos dois dos AUTORES e TEXTOS estudados.
 DATA DE ENTREGA DOS TEXTOS: ATÉ 30 DIAS APÓS A CONCLUSÃO DAS AULAS (data provável de entrega: 02 de outubro).
OBS: Considerar-se-á ainda, para fins de avaliação, a participação nas aulas e o cumprimento de tarefas propostas ao longo do curso.
Horário de atendimento: 3ª feira das 16 às 18 horas.
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/05/2013
13/05/2013
AULA 1: Apresentação da disciplina e exposição com o tema: Autoregulação e proteção - o dilema de nossa época
20/05/2013
20/05/2013
AULA 2 - Exposição: Liberdades e princípios de organização da vida coletiva
27/05/2013
27/05/2013
AULA 3 - Exposição: As consequências políticas da expansão econômica ou como o comércio contribuiu para a formação do Estado e do homem modernos
10/06/2013
10/06/2013
AULA 4 - Exposição: Porque, para que e em que intervém o Estado
17/06/2013
17/06/2013
AULA 5 - Exposição: A fonte do poder do Estado e os fundamentos da obediência
24/06/2013
24/06/2013
AULA 6 - Exposição: O fundamento da sociedade política
01/07/2013
01/07/2013
NÃO HAVERÁ AULA
08/07/2013
08/07/2013
AULA 7 - Seminário: A intervenção do Estado no pensamento liberal
15/07/2013
15/07/2013
AULA 8 - Seminário: O amor à liberdade e à igualdade
05/08/2013
05/08/2013
AULA 9 - Seminário: A intervenção do Estado no pensamento de Marx
12/08/2013
12/08/2013
AULA 10 - Seminário:“As formas legitimas de dominação e obediência”
19/08/2013
19/08/2013
AULA 11 - Seminário: “Os métodos de escolha do Estado e as condições para que os cidadãos formulem seus pleitos”
31/08/2013
31/08/2013
AULA 12 - Seminário: “A satisfação dos interesses dos cidadãos pelo Estado”
02/09/2013
02/09/2013
AULA 13 - Seminário: ?Cooperação e solidariedade num Estado democrático?
02/09/2013
02/09/2013
AULA 13 - Seminário: “Cooperação e solidariedade num Estado democrático”
09/09/2013
09/09/2013
AULA 14 - Seminário: A intervenção do Estado no pensamento liberal contemporâneo
16/09/2013
16/09/2013
AULA 15 - • Seminário: “A socialização do Estado, a estatização da sociedade e os debates recentes”
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
DATA DA ENTREGA DO ENSAIO - 28 DE OUTUBRO 17/09/2013
A AULA DO DIA 9 DE SETEMBRO PERMANECERÁ NO HORÁRIO DAS 15 HORAS 09/09/2013
CONSULTA SOBRE A POSSIBILIDADE DE INICIARMOS A AULA NO DIA 09 ÀS 14:30 H 06/09/2013
NÃO TEREMOS AULA DIA 01 DE JULHO 25/06/2013
TRANSFERÊNCIA DA AULA DE TEORIA POLÍTICA PARA O DIA 12/06 09/06/2013
MODELO DE AVALIAÇÃO DE TEORIA POLÍTICA 30/05/2013
DESCONSIDERAR O TEXTO DE ISAHIAH BERLIN DISPONIBILIZADO PARA A AULA DE HOJE 20/05/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 16:21