Área de Concentração
Doutorado
DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
Linhas Pesquisa :
› ORDENAMENTO TERRITORIAL E GESTÃO DE CONFLITOS NOS AMBIENTES COSTEIROS
DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE- Desenvolve pesquisas para a conservação e recuperação de sistemas ambientais de zonas costeiras com vistas a gerar conhecimento em bases interdisciplinares. Planeja e operacionaliza sistemas de gestão ambiental. Considera processos de ocupação, conflitos socioeconômicos de comunidades e políticas públicas e governamentais direcionadas ao desenvolvimento sustentável (turismo, agronegócio, energia, irrigação, dentre outros). Estuda dinâmica de ambientes costeiros e de conflitos oriundos das contradições entre dinâmica socioambientais específicas.
› PLANEJAMENTO E GESTÃO DE ZONAS SEMI-ÁRIDAS E ECOSSISTEMAS LIMÍTROFES
DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE- Gera conhecimentos científicos e tecnológicos interdisciplinares em bases multidisciplinares das potencialidades de zonas semi-áridas e seus ecossistemas limítrofes. Centra os estudos na dinâmica geoambiental, conservação e uso sustentável dos recursos naturais e atividades produtivas. Pesquisa os mecanismos de mitigação de impactos e recuperação de áreas degradadas e desertificadas. Propõe uma gestão integrada de bacias hidrográficas. Desenvolve inovações tecnológicas para o enfrentamento da seca e adaptação à mudanças climáticas. Concebe estratégias participativas de planejamento e gestão.
› TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE-
› PLANEJAMENTO E GESTÃO E POLÍTICAS SOCIOAMBIENTAIS
DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE-
› RELAÇÕES SOCIEDADE-NATUREZA E SUSTENTABILIDADE
DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE-
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 07:54