Área de Concentração
Doutorado
ESTADO, SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS
Linhas Pesquisa :
› CULTURA, IDENTIDADE E PROCESSOS SOCIAIS
ESTADO, SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS- Esta linha de pesquisa constitui-se em um espaço de reflexão teórica e de pesquisa que permite enfocar as interconexões de processos culturais e políticos e abarcar um conjunto de investigações e reflexões voltadas para questões relativas à relação entre sociedade civil e Estado, principalmente no que concerne aos processos de gestão social, seja aos diretamente relacionados às políticas públicas, seja aos que surgem e se recriam no bojo da sociedade civil, pela ação dos movimentos e outros atores sociais, gerando, muitas vezes,novas formas de governança que estabelecem mediações outras entre sociedade e Estado. Tais situações envolvem os diversos sujeitos coletivos e as subculturas de um mundo urbano e rural em seus processos de permanência, como é visível no próprio estado do Piauí. A abordagem desse leque de questões pelo ângulo das culturas e das identidades busca conhecer na vida em sociedade e, mais especificamente, na relação entre o Estado e a sociedade civil, uma qualidade que é refratária à abordagens que não contemplem aspectos relacionados à subjetividade e ao cotidiano, à memória coletiva, às representações sociais, à dimensão simbólica e imaginária, não apenas como epifenômenos da vida material mas como também integrante da tessitura social. Vale ressaltar que cultura e identidade são pensadas, aqui, numa perspectiva não essencialista e, portanto, como processos em curso na arena social,apreendidos a partir da dinâmica de relacionamento entre o indivíduo e os diferentes sentidos das práticas sociais,abarcando os padrões culturais, os estilos de vida e os processos sociais, buscando compreender o impacto destes últimos na reelaboração de identidades e papéis sociais e focalizando a interação entre indivíduo e sociedade pelo ângulo da constituição de atores coletivos.
› ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E MOVIMENTOS SOCIAIS
ESTADO, SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS- Esta linha de pesquisa refere-se aos estudos que vêm se implementando no âmbito das relações entre Estado e Sociedade Civil, especficamente no que concerne às práticas sociais e mobilizações dos movimentos sociais tanto no campo quanto na cidade em torno de sua participação na formulação, gestão e controle das políticas públicas. Objetiva, protanto, refletir sobre o papel dos movimentos sociais nas transformações sociais e políticas da sociedade brasileira e piauiense e na construção de novas relações entre as organizações da sociedade civil e a esfera governamental. As reflexões incidem sobre a análise do mundo contemporâneio e os novos desafios colocados aos movimentos sociais e aos novos sujeitos que se organizam em torno da construção de uma sociedade mais democrática. Através dessa linha, os estudos orientamse, também, para a análise de novas práticas sociais que vêm se construindo no âmbito das representações populares e ampliação do campo de atuação dos movimentos sociais que se explicitam na gestão e controle das políticas públicas. Serão enfocados eixos básicos que se constituem o substrato dos movimentos sociais, que está na redefinição das relações entre Estado e sociedade civil, entre público e privado. Serão analisadas as formas atuais de mobilização das camadas populares do campo e da cidade em defesa dos direitos de cidadania e participação na formulação e execução das políticas públicas.
Mestrado
ESTADO, SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS
Linhas Pesquisa :
› CULTURA, IDENTIDADE E PROCESSOS SOCIAIS
ESTADO, SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS- A LINHA CONSTITUI-SE EM UM ESPAÇO DE REFLEXÃO TEÓRICA E DE PESQUISA QUE PERMITE ENFOCAR AS INTERCONEXÕES DE PROCESSOS CULTURAIS E POLITICOS E ACABAR UM CONJUNTO DE INVESTIGAÇÕES VOLTADAS AOS PROCESSOS DE GESTÃO SOCIAL.
› ESTADO, POLITICAS PÚBLICAS E MOVIMENTOS SOCIAIS
ESTADO, SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS- A LINHA REFERE-SE AOS ESTUDOS QUE SE VÊM IMPLEMENTANDO NO ÂMBITO DAS RELAÇÕES ESTADO E SOCIEDADE CIVIL, ESPECIFICAMENTE NO QUE CONCERNE ÀS PRÁTICAS SOCIAIS E MOBILIZAÇÕES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, NO CAMPO E NA CIDADE, E AS RELAÇÕES ESTADO E SOCIEDADE.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb07.ufpi.br.instancia1 19/03/2024 00:16