O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a atuação da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí e o seu papel na promoção de educação política, considerando esse conhecimento de fundamental importância para o desenvolvimento de uma consciência social para o coletivo e de uma maior participação política. Para isso, será testada a hipótese de que a Escola do Legislativo do Piauí com seus programas de educação, cursos e outras atividades similares, exerce seu papel, gerando um efeito importante em seus participantes no sentido de torná-los maiores conhecedores do sistema político e também das atitudes políticas congruentes ao sistema democrático, além disso, que a relação da Escola com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, contribui para a dinâmica desse trabalho.
Abordar-se-á neste Estudo de Caso, a relação entre o poder legislativo, a escola legislativa e o público atendido, além de outros fatores que podem explicar o nível de engajamento, interesse e participação desses atores. Esse estudo procura apresentar a educação política como uma variável explicativa relevante na formação das pessoas, mas busca também evidenciar que outros fatores influenciam nessa formação, buscando responder as seguintes problemáticas: A Escola Legislativa tem exercido seu papel de promover educação política aos cidadãos ou visam educar estritamente seus corpos burocráticos? Existem entraves para que esse trabalho seja desenvolvido plenamente?